Tempo de leitura: 2 minutos

Câmara de Buerarema destruída foto Pimenta na Muqueca
Portas e janelas foram da Câmara foram destruídas e sede, incediada (Foto Pimenta na Muqueca).

Os protestos realizados na manhã desta sexta-feira, 28, em Buerarema, deixaram muita destruição e prejuízos que ainda não foram contabilizados, mas certamente são grandes. Os manifestantes invadiram a sede da Câmara de Vereadores e acabaram com tudo o que viram pela frente. Com o uso de gasolina, eles atearam fogo no prédio. Móveis e documentos foram destruídos e as paredes internas ficaram totalmente escurecidas pelas chamas.  O incêndio somente não avançou porque os bombeiros foram acionados e conseguiram debelar o fogo.

Cenas de guerra em Buerarema (imagem reproduzida do programa Alerta Total - TV Cabrália)

O protesto era contra a decisão do juiz Eserval Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral, que determinou nova mudança no comando do município em menos de dez dias. Em 17 de maio deste ano, o prefeito eleito em 2008, Mardes Monteiro, retornou ao cargo, garantido por sentença do juiz Antônio Hygino Filho. Ele estava afastado desde julho de 2009, quando teve cassado o registro de candidatura devido ao julgamento de contas irregulares em uma gestão anterior. No período de afastamento, quem exerceu o comando foi o presidente da Câmara de Vereadores, Eudes Bomfim.

Nesta quarta-feira, 26, nova reviravolta no caso a partir de um mandado de segurança acatado pelo TRE, que determinou a volta de Eudes Bomfim ao cargo. Tanto vai-e-vem provocou indignação entre moradores, mas o ato de protesto descambou para o vandalismo e acabou sendo criticado por boa parte da população. Além de ter destruído a Câmara, os manifestantes pretendiam depredar a casa do presidente do legislativo municipal, o que foi evitado pela polícia.

Móveis da Câmara Municipal foram lançados no meio da rua Góes Calmon, a principal de Buerarema, e queimados juntamente com pneus. Por alguns momentos, o tráfego no local ficou impedido. Além dos bombeiros, soldados do 15º Batalhão da Polícia Militar ajudaram a controlar a situação.

Oito viaturas e cerca de 20 homens da Companhia Independente de Policiament Especializado (Cipe), antiga Caerc, foram acionados, além de parte da equipe da CETO, também da PM.

Nas ruas próximas ao conflito, comércio fechou as portas (Foto Pimenta).

Atualizado às 14h59min

25 respostas

  1. Quanta pusilanimidade e “fexibilidade” dessa senhora chamada justiça. A nossa justiça é uma caixa de pandora. Acho que essa metáfora é bastante sugestiva para definir aquilo que tem criado todos os males sociais, e pouquíssimos benefícios pro povo. Só nos resta a esperança de continuarmos lutando pra mudar essa realidade.

  2. CARAMBA , TODOS DEVEM FAZER PROTESTO , EM PROL DE SEUS DIREITOS.
    PORÉM PROTESTO PACIFÍCO , QUE NÃO DESTRUA O BEM PÚBLICO.
    INFELIZMENTE AS VEZES A POPULAÇÃO TEM QUE AGIR DESSA FORMA PARA QUE A JUSTIÇA POSSA TOMAR UMA DECISÃO DEFINITIVA , E ASSIM PRENDER NOVAMENTE AS REDÉAS DA SITUAÇÃO!
    SO ACHO QUE A JUSTIÇA NÃO DEVERIA ESPERAR QUE ACONTECA ESSE TIPO DE COISA PARA TOMAR POSIÇÕES CORRETAS,E NÃO FICAR POR DEBAIXO DO PANO BENEFICIANDO A QUEM TEM NA MANGA ($$$$)

    MAIS AINDA TEM GENTE QUE FALA QUE COISA ERRADA É SO EM ITABUNA! RSRSRS

  3. COM CERTEZA A NOSSA (IN)JUSTICA ESTA REINANDO EM BUERAREMA PRIMEIRO OS INDIOS SE APOSSARAM DE FAZENDAS NA REGIÃO E OS PROTESTOS FORAM IMENSOS, AGORA ESTAMOS VENDO, ESTA BARBARIDADE QUE A JUSTIÇA ESTA FAZENDO COM A POPULAÇÃO DE BUERAREMA, TEM QUE SE TER RESPEITO E FAZER A COISA CERTA DR. HIGINO QUE E O JUIZ DA COMARCA DE BUERAREMA DEVE SER OUVIDO E TENHO CERTEZA QUE ELE SABERA TOMAR A DECISÃO CORRETA E DENTRO DA LEI PARA QUE A POPULAÇÃO VA DORMIR SABENDO QUEM E O PREFEITO E ACORDE COM O MESMO PREFEITO, HOJE SE DORMI COM UM E NÃO SE SABE NEM QUEM VAI ESTAR AMANHA SENTADO NA CADEIRA DE PREFEITO.

  4. foi bom isso ter acontecido lOgoo assim alguem toma providencia isso é uma Falta de respeito com a populaçao bueraremense uma injustiça pq se o povo elegeu ele quer q ele governe e naum uma outra pessoa principalmente o presidente da camara de vereadores
    ainda demoraram pra fazer isso nos a populaçao de buerarema estamos sendo feitos de bestas com toda essa ‘PALHAÇADA’

  5. Democraticaticamente deve ser a maneira como se resolve as ações políticas e sociais. Agora quando o POVO decide através do voto quem será o seu líder e não é respeitado fica difícil. Mais uma vez querem empurar guela abaixo uma criatura sem a menor condição de governar e que não foi escolhida pelo POVO. Lembremos que sempre que a Democracia é desrespeitada o POVO tem todo direito de reagir. E fala sério Buerarema esperou pra caramba.

  6. Isso foi mais que merecido ! Buerarema vive as traças e nada se faz .. Depois disso acreditamos que algo vai mudar. Infelizmente será assim que terão que resolver situações prejudiciais à cidade, com atos de vandalismo, porque conversas não se resolvem ! Está certo mesmo, teremos que protestar em direitos do nossos bens publicos, cetissimo o que fizram !

  7. Tem gente que fala que vivemos uma democracia, mas que democracia é esta, diante da qual, vale o querer de quem paga para cometer qualquer injúria perante o próximo? Se a justiça cumprisse os princípios democráticos e vitais para sociedade, a situação não estaria no patamar da violência explícita, sem que quase ninguém tome uma providência decente.

    E ainda nos referimos às guerras tribais africanas, como se aqui fosse o paraiso.

  8. Manifestações sempre existirão, isso é fato. A (super hiper mega ultra) morosidade do Judiciário realmente causa revolta, mas convenhamos, atos extremistas sempre tiram a razão de que a possui. Pensamento: “Como empossaremos um representante escolhidos por (alguns) vandalos?”. Porque sim, é vandalismo, é NOSSO dinheiro sendo queimado. Não gente, o caminho não é esse, nossa gente não é assim e isso não foi vontade de todos. A revolta deve ser demonstrada com passeatas,greves, panelaços, apitaços e afins… não com queima de documentos e dinheiro públicos.
    As pessoas tem que entender que o problema agora não está com o LEGISLATIVO, está com o JUDICIÁRIO.
    Não fiquemos calados, mas também, não ajamos como os bárbaros que não somos.

  9. Alô Buerarema, motivos para a sua população está revoltada é o que não falta. Paz,paz,paz é o que todos precisam, mas para que haja paz também precisa haver respeito e é o que não está acontecendo nessa querida cidade. O povo vai às urnas, elege um candidadto administrar o seu município e pessoas sem escrúpulos querem lhe tirar o seu direito. Afinal, vivemos numa democracia! Ou não?

  10. • Alô Buerarema, motivos para a sua população está revoltada é o que não falta. Paz,paz,paz é o que todos precisam, mas para que haja paz também precisa haver respeito e é o que não está acontecendo nessa querida cidade. O povo vai às urnas, elege um candidato para administrar o seu município e pessoas sem escrúpulos querem lhe tirar o seu direito. Afinal, vivemos numa democracia!

  11. vandalismo e a falta de respeito das autoridades com os moraddores desta pacata cidade. todo na cidade parada. um dia era um prefeito no outro ja era o outro e etc. enquanto isto a cidade minguando, a sociedade fez a justiça com as proprias maos. agoraaa sim vao resolver os problemas de buerarema. espero que o prefeitos das cidades vizinhas que com seus secretariose vereadores e etvc comprados parem e tenham medo , digo RESPEITO

    LUTA PELO RSPEITO É CHAMADO VANDALISMO
    E AS ROBALHEIRAS DE PREFEITOS , VEREADORES É CHAMADA CORRUPIÇAO . POREM NAO VEM ESTE BATALHAM EMCIMA DESTES MAGINAS DE COLARINHO. POIS SAO AUTORIDADES , COM LEIS FEITAS POR ELES PARA PROTEGER ELES MESMO. O POBRE QUE POSSA TER SIDO PRESSO NESTA REAÇAO DE CANCASSO DE ESPERAR UMA AÇAO VERDEDEIRA, VAI FICAR PRESO, POREM OS COMPRADORES DE VOTO E OSAPROVEITADORES DOS COFRES PUBLICOS , ESTARAM EM SUAS CASAS REUNIDOS TOMANDO VINHO , RINDO DO POVO QUE OS ELEGEO POR 10OU NAO IMPORTA O VALOR.. SEI QUE NAO SEREI APROVADO NESTE DESABAFO. MORRO EM ITABUNA , NASCIR EM BUERAREMA

  12. O pior de tudo isso, so o povo que perde. Pior ainda, vai chegar o dia do pagamento dos salarios e a velha historia: nao vou pagar debito que o outro fez. Ninguem merece!!!

  13. Que povo que se destrói !!!
    Não sou de Buerarema… mas vez por outra vejo as terríveis notícias de lá…
    Elegem um prefeito ficha suja…a justiça não cassa de vez o sujeito e fica desse jeito…e por fim, partidários do tal Mardes resolvem destruir o patrimônio dos próprios moradores de Buerarema…
    Quem vai ter que consertar tudo isto? O próprio povo de Buerarema… a custo da saúde, educação etc…
    Vocês estão no buraco amigos…aprendam a votar melhor em outras eleições…

  14. Tudo isso é só interesses políticos. O Juíz/desembargador que julgou o mandado de segurança é parente do Sr. Eraldo Rocha. Que inclusive, estava hospedado na casa do ex-prefeito Orlando Filho, para dá posse ao Sr. Eudes Bonfim, nesta sexta-feira. É muito SUSPEITO, a descisão. Ano político e o Sr. Eraldo Rocha precisa do apoio do grupo do Sr. Orlando/ Eudes.
    Aguarde!!! Sr. Eraldo, que terás muitos votos em Buerarema. O povo de Buera, deixou de ser “besta”.

  15. Pelo menos o dinheiro vai ser gasto para consertar o que o povo insatisfeito destruiu e assim nao vai para o bolso dessa quedrilha que se instalou em buerarema.Estao se achando donos,ja nao chega o que comeram esses oito anos?

  16. Seu Telmo!

    Acho até interessante suas palavras. Realmente o povo elegeu em 2008 o Dr. Mardes e ele deveria ta no cargo de prefeito. Assim também em 2004, o povo elegeu democraticamente Orlando Filho e numa manobra no TRE Dr. Mardes, 2º colocado, assumiu o poder durante 06 meses. E o que vc diz disso?´Essa duas comparações que faço tem um diferencial: e 2004, Orlando Filho tinha ficha limpa e não respondia processo na justiça e nunca fora condenado, portanto estava legalmente livre e em condições de ser candidato. Ja nas eleições de 2008, o caso é diferente. Seu candidato, Dr. Mardes, tem ficah suja, responde processo por improbidade administrativa, foi cassado pelo TRE e pela Câmara de vereadores. Portanto, nessa caso não podia ser candidato. Estava INELEGIVEL. E isso todo mundo sabia, inclusive você. E porque mentiram esse tempo todo para o povo?? DEPOIS QUE DR. MARDES SE ENVOLVEU COM POLITICA…BUERAREMA NÃO É MAIS A MESMA. NÃO TEMOS MAIS PAZ E NEM HARMONIA.

    Senhora Mirella!
    Achar tudo isso bom? é brincadeira. mande quebra e tocar fogo na sua casa e veja se é bom!
    Acho melhor vocês ao invés de ficar ai na rua fazendo baderna, procure ajuda aos mais necessitados e contar a eles a verdade!!

  17. Algumas pessoas dizem parabens a população de Buerarema…Ná verdade não é bem assim;pois á população de Buerarema não resume-se em cinqueta pessoas do lado do D°Maldição que se juntaram p/quebrar tudo!!
    Lembrando de que estas pessoas já estão indentificadas todas serão ponidas (…).

  18. Depois da obcessão desse Dr. Mardes por nossa cidade ela nunca mais foi a mesma, ele semeou o ódio entre as pessoas a ponto de atos TERRORISTAS E VANDALISMO serem confundidos com movimento de protesto.Foi eleito sim com maioria dos votos mas a custo de muitas mentiras, tanto que nem candidato podia ser e conseguio se eleger e tomar posse apoiado por uma justiça(injusta).Sr. Mardes porque não se candidata na cidade onde mora e esqueça essa tão sofrida Buerarema, quem sabe assim seus colegas de profissão votam no senhor(RSRSRS…). Pelo que sei nem eles te suporta, isso diz bem quem tu és.

  19. Parabéns aos sensatos! A verdade é uma só. MArdes estava INELEGÌVEL!!!!! Ou seja cometerera algo que não foi aprovado peças leis do nosso Pais, por isso foi cassado, mas conseguiu enganar a muitos se dizendo candidaro, agora veja onde estamos, pura ambiçaõ. Os salários foram pagos agora de acordo com o que tinha em caixa sendo que uma funcionária da sade que trabalhou menos de dez dias recebeu 2.500,00 só porque é eleitora de MArdes ´e assim que as coisas funcionam na geestão do doutô, mas isso ninguém enxerga né????????

  20. Como disse uma vez e volto a reptir, idependente de quem voltou em quem, só sei que nossa pacata cidade esta se acabando ou até quem sabe já “acabada”, por falta de uma administração correta. só vejo que todos só querem sair beneficiados, claro os mais fortes e como sempre a corda sempre arrebenta no lado mais “fraco”, e quem é esse lado? A população é claro!!! Que estão todos, todos!!!! Idiguinados com a sutuação de nossa querida cidade que jão não é a mesma… Só pesso que BUERAREMA volte um dia a ser a nossa antiga BUERAREMA de antes. H oje tenho a minha cidade como (LUTO) espero que ela possa ressusitar!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Mesmo um pouco distante de Buerarema, fico triste e indignado com as coisas que estão acontecendo. Ligo a Tv, leio os jornais, acesso a internet..tá lá Buerarema! Só noticias ruim. Não aparece uma notícia boa.Tudo isso por causa de uma simples prefeitura. Todo mundo querendo mamar nas tetinhas da viuva. Oh! vaquinha boa! Afinal, são 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais) de arrecadação mensal e um salário de prefeito de R$10.000,00. Tem coisa melhor? É por isso essa briga toda. Se prefeito e vereador não ganhasse salarios pra administrar e fiscalizar, tenho certeza que não teríamos candidatos.
    Ainda tenho fé e esperança que tudo isso acabe.Estou me preparando aqui fora pra voltar a minha terra e tentar salvá-la das mãos dos mal feitores. Quem for vivo, verá!!Vamos fazer uma nova história em Buerarema. AGUARDEM!!!!!

  22. É muito triste vê essa pequena cidade tão destruida, vejam outras cidades como Buerarema tão organizada e com a população feliz, eta gente infeliz é por isso que é melhor viver longe daí. As pessoas deveriam usar mais a cabeça e crescer, se realizar como cidadão e formar um carater de verdade e oferecer aos seus filhos um futuro melhor.Mudem isso gente e mostre que o municipio de Buerarema pode ser bem falado e receber elogios de seus moradores e adimiração de quem mora fora da cidade e adora esse pequeno lugar que me deixa muita saudades…UMA NOVA HISTÓRIA DEVE ACONTECER EM BUERAREMA…
    FORÇA E FÉ

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *