Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Jornal Bahia Online:

Investidores do Complexo Intermodal Porto Sul já começam a estudar um “plano B” que trasferiria a localização do Porto Off-Shore da Ponta da Tulha, em Ilhéus, para o litoral de Belmonte, em função das últimas investidas orquestradas pelos ambientalistas contrários à implantação do projeto na região norte de Ilhéus.

Uma fonte ligada ao governo da Bahia, garantiu, com exclusividade, ao Jornal Bahia Online, que a movimentação já existe e que estudos preliminares dão conta de que para atender a mudança, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste – que será responsável pelo transporte de minério de ferro de Caetité ao terminal portuário da Bahia Mineração – “seria ampliada em cerca de 180 quilômetros para chegar ao destino da nova localização do terminal”.

Leia matéria completa

31 respostas

  1. Bom se isso for verdade, já era nossa região, sem emprego, sem dinheiro, kd os nossos politico regionais????, eles foram votados para lutar pela nossa região, agora se o porto for para Belmonte, continuem votando neles, pois se um investimento desse nao acontecer na nossa região, já era.
    Viva a inconpetencia politica regional.

  2. Tomara mesmo que vá pra lá!

    Isso é resultado do “olho grande” dos moradores de Ilhéus, pois com a especulação dessas obras, trataram de aumentar os imóveis. Por isso que o cacau passou o que passou!
    A exemplo dos apartamentos da Morada do Bosque que custavam 40 mil no início de 2009, hoje estão com preço mínimo de 75 mil e reformados ficam por 90 mil. Isso é um absurdo!
    Terrenos de 12 X 30 na Av. ACM com preço de 150 mil.
    Uma casa de 3 quartos na rua Nossa Senhora das Graças por 200 mil reais, isso é piada!
    Querem ver os preços pesquisem no http://www.rbimoveis.com !

    O ilheense tem que viver de caranguejo!

    Desenvolvimento não quer dizer enriquecimento!

  3. Não posso acreditar que o futuro econômico de Ilhéus poderá ir por água abaixo por causa do egoísmo de (pseudo)ambientalistas. Da mesma forma que a Bahia riu dos gaúchos quando “tomou” deles a fábrica da Ford, Belmonte pode “rir da cara” de Ilhéus.

  4. Sei não…
    Isto está cheirando a FACTÓIDE do pessoal do Jornal Bahia Online.
    O tempo dirá.
    Qual a fonte primária desta notícia???

    Ilheense 1

  5. Se realmente esta notícia acontecer será um desastre para Ilhéus e região !! Esse porto seria a saída da crise da região, onde haveria geração de emprego direto e indireto, oportunidades de negocios… valorização de imóveis.. eu disse valorização e não SUPER-VALORIZAÇÃO de imóveis como anda acontecendo… entre outros benéficios… O impacto ambiental aconteceria com certeza, mas e a parte economica para a regiao ?? Será q esses “ambientalistas” olham isso ??

  6. Crescimento é diferente de desenvolvimento,são fatores distintos,será que seria realmente bom para Ilhéus? Iria crescer ou desenvolver? cresceriam favelas,violência,poluição,trânsito ou esses aspectos seriam desenvolvidos? Sinceramente a maioria absoluta dos ilheenses não teem dados ou conhecimentos suficientes para sustentarem suas opiniões,pois poucas informações nos foram passadas,e quando foram será que mostravam a verdade?.As respostas ficarão com Belmonte ou Ilhéus? será que não é uma informação”plantada” paratestar a opinião pública e causar alvoroço na região e intensificar a disputa dos pró e contra?

  7. Que vergonha!!!
    Agora os ambientalista de Serra Grande e Itacaré estão com seus carros importatos enquando o povo morre de fome e os jovens se entregam aos drogas por falta de emprego.
    Serra Grande não vai demorar ser propriedade da Natura… ai sim vcs vão ver o que é “progresso”.
    Dona Valery e companhia deve está felizes.

  8. A Bamin, estrategicamente, começa a fazer chantagem. Em Belmonte, os investimentos seriam bem maiores do que em Ilhéus. Eles teriam de construir o minerioduto.

  9. Quanto mais longe melhor!!!
    Gostaria de saber qual seria a real vantagem de se instalar esse porto em nossa região!! Empregos? Quantos??
    Costumo ir à Lagoa Encantada, pois sou pescador esportivo, e me espanta a lavagem cerebral que uma grande empresa de mineração tem feito naquela gente! Pessoas carentes de tudo, pricipalmente de informações precisas! Lá, se “compra” pessoas com espelhos e perfumes!!! Isso é coisa do passado!!!
    Penso que falta uma conscientização sobre o que é turismo!!!
    Apenas como exemplo, quero citar uma situação real q tem acontecido em Goiás, onde após um estudo de mercado, chegou-se à conclusão de que um espécime de Tucunaré (peixe nativo da Amazônia), vivo, chega a custar o equivalente a 50 vezes o preço dele morto!!! Cobntra essa conta não há argumentos!!!!

  10. Já era de se esperar, que mais uma vez a mesquinhez de alguns que vinheram morar por aqui agora, e algumas ONGS das quais nunca ouvi falar, ou se já ouvi nunca se manifestou preocupada com outros Impactos Ambientais que não só Ilhéus mais toda a região vem sofrendo, e agora sem mais nem menos aparecem do nada e se dizem preocupados com o futuro de Ilhéus, ou melhor deles próprios, Ilhéus já perdeu a Petrobras… Ilhéus já perdeu a Brasil Gás…Ilhéus já perdeu o Shooping Iguatemi…Ilhéus já perdeu a Shell…Ilhéus já perdeu o Moinho…Ilhéus já perdeu o Restaurante Popular…Ilhéus já perdeu o 2º Batalhão de Policia Militar…Ilhéus vai perder o Disque 190… O que é que Ilhéus tem que perder a mais para o verdadeiro povo daqui de Ilhéus acordar e defender o Complexo Intermodal, alguns destes se quer vinheram a se concretizar de fato, ficou só no papel porque o verdadeiro povo de Ilhéus não se manifestou em sua defesa. Será que lá em Belmonte vai ter Impacto Ambiental? Será que o Impacto Ambiental é só em Ilhéus? Será que estes “pseudos Ambientalistas” vão fazer protesto na Globo contra a construção do Complexo Intermodal em Belmonte?

  11. Se isso ocorrer de fato, não será so Ilheus que irá perder mas toda a nossa Região. Esse porto de é de fundamental importancia para nossa região, trará grandes investimentos, cabe a gora aos nossos prefeitos e Deputados, viabilizarem tal empreitada.

  12. Politicos Imcompetentes de Maraú cadê vocês??? Se Ilheus não quer o Porto a opção natural é Maraú seus Imcompetentes!!! Acorda!! É por este motivo que Maraú não se desenvolve,ainda não tem estradas asfaltadas, vive no ostracismo… Por culpa de vocês!!!

  13. Dá para perceber que houve uma completa falta de planejamento. Tudo não passou de “oba-oba” em ano eleitoral. Ou se trata de “chantagem” para induzir os interessados de Ilhéus a tomar posição.

  14. Bem. Considerando que o projeto desse complexo deixa lacunas sobre seu real impacto no meio ambiente, é preciso saber que tipo de projeto os ambientalistas, que agora defendem com unhas e dentes aquela localidade, tem à apresentar à população para que finalmente a cidade de Ilhéus e região tenham seu potencial aproveitado. (durante anos e anos não apresentou-se nada grandioso e efetivo). Culpa dos próprios ambientalistas é, por nunca terem despertado suas mentes para elaborar plano com impacto real (empregos, impostos) e financeiro tal qual este apresentado pelo governo do estado.

  15. Se isso ocorrer vai haver guerra civil em Ilhéus. Onde estão nossas autoridades? Os pseudo-ambientalistas que estão com os bolsos cheios de dinheiro querem a desgraça do nosso povo. O dono da Natura, o bilionário Guilherme Leal é devedor de mais de 2 bilhões em impostos. Ou seja, ele vive às custas do “meio ambiente” e de sonegação. O dono da Globo tem uma mansão em Itacaré e não quer perder a sua belíssima vista… Me poupe… O dono da ONG Floresta Viva está abarrotado de grana de “convênios” cujos resultados ninguem conhece. A pirada da Socorro era “assessora” do gringo que morreu na queda do avião e estava especulando terra e dizendo que iria construir um hotel com campo de golfe. E campo de golfe não devasta a restinga? Olha, amigos, temos que reagir, senão… a vaca vai definitivamente para o brejo.

  16. Com o histórico que essa região tem quando se refere a economia e política, não há surpresa alguma quanto à notícia. Ilhéus e Itabuna vivem de orgulho do passado. E nem deveriam porque todo o dinheiro ganho na fase áurea ia para os grandes centros e salões da Europa e Estados Unidos. Agora, depois da penúria em que a região se encontra, meia dúzia de falsos ecologistas divulgam a infeliz e falsa idéia que a população desempregada daqui não quer os mega-investimentos do Porto Sul e obras correlacionadas. Paciência. Mais algumas décadas e sumiremos do mapa a continuar essa visão de pobres-coitados. Eia!

  17. PAREM COM ISSO! NÃO TEM ONG CERTA PRA FAZER PARAR ESSES INVESTIMENTOS!
    ISSO TUDO É CONVERSA FURADA! ESSAS ONGS QUE LAVAM DINHEIRO NA REGIÃO E NADA FAZEM PELA POPULAÇÃO E PRINCIPALMENTE A NATURAZA, FICAM JOGANDO ESSAS INFORMAÇÕES FALSAS NO AR! ARRUMEM SUAS MALAS E PARTAM DAQUI!!!

  18. Ninguém entende o que esse projeto pode causar no meio ambiente, hoje a mata atlântica não possui nem 20% do que tinha, seria devastador, o que adianta riqueza e desenvolvimento sem uma qualidade de vida que a própria natureza nos propicia e também não concorda cm a ida para Belmonte, o mais viável seria a interligação dessa rodovia que vai para o porto de Aratu, economicamente mais barato e ambientalmente mais correto, sem danos ao meio ambiente, acho que Ilhéus tem um potencial muito grande para se investir no turismo, é muito mais rentável, pois englobam todos, já no caso do porto o principal beneficiado seria o governo e a Bahia mineração, o povo ficaria com subempregos já que o processo será todo mecanizado, então não vale a pena, vamos exigir dos governantes em melhorar a infra estrutura da cidade para receber melhor o turista, dar apoio e financiamentos para quem quer abrir uma pequena empresa, isso sim seria uma melhor opção, em vez de destruir o ecossistema, vamos usa ló de forma consciente e alavancar o turismo ecológico.

  19. E quem é que vai investir em turismo? O Estado? O Municipio? Os Empresários? Acorda!!! desde que se falou pela 1ª vez em vassoura de bruxa que Ilhéus vem tentando sobreviver do turismo, temos um Estado que só tem olhos para capital, temos um Municipio quebrado pelos maus gestores e falta de recursos, os ditos Empresários, parece piada, porque aqui em Ilhéus só investe quem é de fora, os daqui que tem uma certa condição nada faz, o povo não tem educação, joga lixo na rua ou coloca fora do horário da coleta, taxista, dono de hotel ou pousada e barraqueiro combram do turista pela cara, você pode pagar mais, cobra-se mais, me poupe…E desde quando turismo ecológico gera renda para uma parcela significativa de pessoas, só meia dúzia ou até mesmo uma dúzia de pessoas no máximo, e o resto? Podemos sim ter este investimento para cidade e toda a região, o que devemos discutir é de que forma vamos compensar, aonde vamos compensar, fassam uma pesquisa nos jornais e blogs locais e procurem uma foto aérea do local, já tá tudo no capim, não tem mais nada para desmatar porque os donos de hotéis e pousadas já o fizeram, me poupem viu!!!

  20. e desde quando turismo e desenvolvimento não podem conviver em conjunto?!
    Fica claro que por trás desses (pseudo)ambientalistas esta as empresas hoteleiras estrangeiras, a família Marinho detentora da rede globo e por aí vai…

  21. Fica um monte de ambientalista babacas querendo dar uma de bacana, cade que eles falam alguma coisa sobre o projeto de Guilherme leal para a costrução de um campo de golfe nessa mesma area ou proxima? Pq? ele pode é naturalista, ideologista sobre a natureza e é dono da Natura e são todos amiguinhos……..vou te dizer……..

  22. Desculpem mas não concordo com as opiniões de Marcos e Amoitabuna, nós não podemos nos dar ao luxo de perdermos investimento de tal envergadura, já pensou se por acaso tivessem descoberto o minério por aqui?, o que fariam os pseudo ambientalistas, mandariam a riqueza pra outro lugar? ou deixariam de explorar?
    Chega de hipocrisia barata! Ilhéus, Itabuna e região irão ser beneficiadas e muito em decorrência deste complexo, com ferrovia, porto, aeroporto, já com o gás natural em Itabuna e com tudo isso os governos federal e estadual terão que criar infra-estrutura urbana, com novas vias, avenidas, universidade, hospitais, etc., porque será inevitável o crescimento destas duas cidades. O que deveríamos estar buscando e reividicando são ações de fato e não projetos, como duplicação Itabuna-Ilhéus, água para Itabuna, duplicação da Br101, siderurgicas, pólo textil aproveitando a ferrovia, universidade federal, etc. e assim finalmente sairmos deste marasmo criado pela falência da cacauicultura.
    Região Metropolitana já!!!!!

  23. QUEM ESTA BANCANDO ESSAS ONGS???
    O DONO DA NATURA QUE ESTA COMPRANDO TUDO NA REGIAO E SE TORNANDO O MAIOR LATIFUNDIÁRIO DA BAHIA?????????

    UMA VERGONHA.

  24. sou baiano moro no espirito santo,mais eu acho que
    o porto deve mesmo ir para belmonte.vcs de ilheus
    deixaram muito a desejar desde da época mais antiga
    do cacau.fico com vergonha de saber que as duas maiores
    fábrica de chocolates do brasil não é da bahia o que
    pelo menos deveria ser de ilheus,de onde sai a maior safra do cacau.
    mais não,garoto que é do espirito santo e a cacau show que é
    de são paulo,pois belmonte tem que a sua oportunidade!!!

  25. Belmonte espera de braços aberto para esse empreedimento, estamos torçendo que dê tudo certo, a nossa cidade também necessita de empregos, Ilheus já teve sua época de ouro, não soube manter, problemas seus, moradores… Há, e isso não é conversa fiada não, o prjeto tá em tramitação.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *