Tempo de leitura: 2 minutos
Karla Lúcia: pressão no "driblador".
Karla: pressão no "driblador".

Se a enrolação é grande, bote a boca no trombone (ou, em tempos de Copa na África, na vuvuzela). Pois os servidores públicos municipais seguiram a receita, emparedaram o prefeito-driblador Capitão Azevedo (DEM) e obtiveram resultado.

Depois de dar “bolo” seis vezes nos servidores e vê-los fazendo barulho nas ruas do centro de Itabuna, Azevedo recuou. Além de receber os representantes dos servidores, também fez publicar o decreto municipal que institui a Mesa de Negociações Única e Permanente.

Uma audiência foi marcada para esta segunda-feira. Os servidores serão recebidos pelo prefeito e demais membros da Mesa de Negociações, às 14h30min, quando o município terá de apresentar a sua contraproposta à pauta da campanha salarial dos servidores.

A presidenta do Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv), Karla Lúcia Oliveira, observa que a tentativa de diálogo com o governo ocorre desde o final de março. Só agora o Capitão aceitou sentar-se à mesa. A categoria pede 14,7% de aumento.

Azevedo: bolo e negociação.

Nas contas do sindicato, a prefeitura deve 5,1% do reajuste parcelado em 2009. A este percentual, some-se os 9,6% de reajuste do salário mínimo neste ano, percentual também aplicado para corrigir salários dos servidores.

Além do reajuste, os servidores querem o “cesta-alimentação”, uma espécie de tíquete-refeição, de valor único e mensal de R$ 170,00, além do retorno de direitos como produtividade e insalubridade. A prefeitura retirou, no ano passado, a insalubridade até de quem trabalha na Central de Regulação do SUS.

Karla Lúcia diz que a exigência é de que o adicional por insalubridade seja restituído imediatamente, além de pagamento de retroativo dos profissionais da Central de Regulação e atendentes na saúde.

Outros dois pontos da campanha dos servidores são o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) e a discussão aberta pelo Regime Jurídico Único, criando apenas como opção o estutário, acabando com o celetista. Essa proposta do governo é, inicialmente, rejeitada pelos barnabés.

“Estamos mostrando aos colegas que o estatutário acaba com direitos como o previdenciário e também o FGTS”. Questionada, Karla Lúcia observa que a mudança para regime estatutário obriga o funcionalismo a ter uma previdência própria.

“Esse sistema é ruim. Quem se aposentou com cinco salários mínimos e optou pela previdência própria do funconalismo, hoje recebe apenas um salário”. O município possuía o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Itabuna (Iapsemi), já extinto.

7 respostas

  1. cachorro que late muito não morde… fazem pressão e até auterão a voz para falar de Azevedo, chegam na sala de reunião do Homi, ficam todos mansos, falam pouco e saem de lá abraçando azevedo, tirando foto… rsss é nisso que da sempre!

  2. E O SINDICATO DOS FUNCIONARIOS DA EMASA POR QUER QUE ELES O PRESIDENTE DA EMASA E O PREFEITO NAO QUEREM ACEITA? TODAS AS CATEGORIAS DE FUNCIONARIOS PUBLICOS TEM SINDICATO SO OS FUNCIONARIOS DA EMASA QUE NAO PODEM TER. NOS QUEREMOS O SINDAE COMO NOSSO REPRESENTANTE

  3. vamos parar,se não chegar a um acordo é um direito nosso e tem que sair essa mês ainda,vamos lá sindicato nos pagamos 17,00 para isso

  4. DIA 17/06 GRANDE CAMINHADA SAIDA DO JARDIM DO Ô ATÉ A PMI A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE ( SERVIDORES MUNICIPAIS)

    GUARDA MUNICIPAL
    AGENTES DE TRANSITO
    AGENTE DE ENDEMIAS
    AGENTES COMUNITÁRIOS
    FUNCIONÁRIOS INTERNOS
    TODOS NESTA CAMINHADA.

  5. Te adoro Karla, você é de fato muito linda e sempre que a vejo fico agitado, muitissimo encantado.
    Como sindicalista reconhece as suas qualidades, a sua postura, a sua liderança, mas como mulher, acredite, sou fã de carteirinha e te admiro profundamente, te curto lindamente.
    Beijos lindos Karlinha.

  6. a retirada da Insalubridade dos funcionários …..é uma grande safadeza!!!falta de Respeito do Tal SARGENTO GILSON!!!!!!e nem venha pra cá dizer que EU NAÔ SABIA!!!!!!!!prefeito sem palavra ,prefeito sem vergonha….prefeito mentirozo…a regulação continua a mesma coisa FARTA TUDO!!!!UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *