Tempo de leitura: < 1 minuto

Índice de infestação bate 16,3% em junho

Tinham razão os agentes de combate a endemias que foram às ruas na última quinta-feira, 17, protestar contra os baixos salários e a falta de condições de trabalho. Ontem, o Departamento de Vigilância à Saúde concluiu o segundo ciclo de visitas de combate aos focos de mosquito da dengue.

O que se apurou é preocupante: a cidade novamente registra altos índices de infestação da dengue. Mesmo após a troca do larvicida usado no combate ao Aedes aegypti, a infestação atingiu 16,3% neste segundo ciclo, encerrado na última sexta, 18.

É quase o dobro do percentual registrado em 2009, quando o município sofreu a sua maior epidemia. Naquele período, foram 15 mil casos de pessoas atingidas pela dengue e nove óbitos.

Os agentes de combate a endemias reclamam que estão indo a campo sem apoio necessário. Dos 12 veículos enviados pelo governo federal para as ações contra a dengue, afirma um agente, apenas três são usados neste trabalho.

Outra situação considerada absurda é que só 30 dos 109 novos agentes exercem a função. Os demais ou foram desviados para outras áreas ou seriam parentes de Gasparzinho, o fantasminha camarada.

27 respostas

  1. Sr. Pimenta vc sabia que o Coordenador ..Sandoval esta de férias!!!!com epidemias no inverno???imagine no verão!!!!eta!!governo do DEM!!!!!!!

  2. Em Vitoria da Conquista há uma gincana , onde a premiação é de 22 mil reais, sendo 8 mil para o primeiro colocado. Por isso o índice é só 4%.
    Em Itabuna, na cidade onde não tem prefeito, os agentes em edemias, às 13 horas come biscoito boca zoio com tubaina. Isso foi visto na rua Joaquim Batista, no bairro Santo Antonio

  3. enquanto,manter supervisores coniventes com a coordenaçao,jamais os mesmos,poderao tomar providencias sabendo-se que essas mesmas pessoas se mantem a frente dos trabalhos tendo em troca beneficios e garantias desde quando se encaixe no esquema.e cada dia chegando mais.
    prepare-se,para outra epidemia.

  4. Vamos apostar que vão colocar a culpa em alguem, poderá ser o governo passado, poderá ser as omissões de visitas aos domicilios, poderá o numero reduzido de agentes, 109, é menor ainda, quando o ex-secretario de Cuma comandava a saude, que tinha mais de 120 em campo e ele passava por ruim porque obrigava os “apadrinhados” a trabalhar e os ofendidos iam reclamar com o prefeito, poderá ser culpa de quem, só faltou falar da INCOMPETENCIA DO SECRETARIO ATUAL que comemorou antes da hora, bem que o Promotor Clodoaldo Anunciação disse no rádio que era cedo pra comemorar alguma coisa, tinha razão ele, agora com baixos salários como ficam os agentes, os salarios estão mais baixo do que os salarios do governo de Fernando Gomes, porque eles, os supersecretários cortaram adicionais, assim nao dá pra ter o controle da dengue mesmo. Sr. Pimenta, precisa falar mais.

  5. ESTAMOS NO PERIODO DA COPA;MES FRIO APARTIR DO DIA 21/06.INVERNO CHEGAMOS A UM INDICE DE 16% QUASE 17%….REFLETIMOS.TRACAMOS O REMEDIO,AUMENTAMOS O QUANTITATIVO DE AGENTES QUE HOJE SOBRA DISENVOLVEMOS VARIOS MULTIROES,CONTRATAMOS CHAVEIROS PARA ABRIR AS CASAS FECHADAS,DINHEIRO SEM ATRAZO.A CULPA É DE QUEM?DE 80%DOS SUPERVISORES DE ÁREA, 90% DOS SUPERVISORES GERAIS,100%DO COORDENADOR,100%DO SECRETARIO DE SAUDE,100% DOS RESPONSAVEIS DA VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA QUE SABEM E VINGEM QUE NAO SABEM.

  6. trabalho,desenvolvendo esta atividade ardua desgastante, mais vejo ao meu lado absurdos comentarios de envolvimentos de agentes com supervisores,de supervisores com coordenadores, que tudo se inicia numa mesa de bar em troca de alguns copos de cerveja.a maioria usando deste artificio se beneficiam de alguns previlegios que somente quem tem conhecimento é quem trabalha no dia a dia.

  7. engraçado,temos o mosquito e nao temos a doença.será que estao esperando o dia do aniversariode itabuna???? isso NAO PODE.

  8. EM PRIMEIRA MAO,PREVILEGIO DESTE BLOG.
    ESPERAMOS QUE AS MODERAÇOES SEJAM MENOS,
    PORQUE A VERDADE SEUS INTERNAUTAS ESTAO
    DIZENDO.ESTE BLOG, ESTAR FAZENDO UM GRAN-
    DE TRABALHO DE UTILIDADE PUBLICA.UM ABRAÇÃO

  9. OS IMOVEIS FORAM VISITADOS;SE ESTAR FALTANDO, VEICULOS,MATERIAIS ESENSIAIS,DEVIAM PARAR.ESTE ANO COM TANTAS DIFICULDADES RELATORIOS APONTAM QUE FORAM REALIZADAS TODAS AÇOES.AFINAL FORAM REALIZADAS MESMO AS VISITAS OU NAO? AFINAL CONSTAM REALIZAÇOES CONCRETIZADAS. 1,2, CICLOS.TRABALHAMOS PARA BAIXAR INDICES,NAO PARA AUMENTAR.ESTAMOS COM QUASE 17 IMOVEIS COM A PRESENÇA DO MOSQUITO NO QUANTITATIVO DE CADA 100.ISSO É UM ABSURDO, ISSO É FALTA DE COMANDO.INRESPONSABILIDADE COM O DINHEIRO PUBLICO.

  10. VAL CABRAL CHAMA AZEEDO DE MARIONETE E BONECO DE VENTRICULO.

    A MULHER DE VAL CABRAL AINDA ESTÁ NO RESTAURANTE POPULAR?
    SE FOSSE FERNANDO GOMES ELA JÁ TERIA INDA PARA…

  11. Uma coisa eu seiiiiiiiiiiii.funcionários não falta,mas,tem umas mesmo linha de frente na caminhada por melhor salário mas,trabalho que é bom NADA.

    FALTA É UMA COORDENAÇÃO CAPACITADA COM RSPONSABILIDADE E OUTRA,NÃO TRABALHOU RUA…

    A DEFESA CIVIL FICA PARASITAS DESFILANDO SEM HORÁRIO PARA NADA, DENTRO DE UMA SALA O DIA TODO DISPUTANDO UM COMPUTADOR PARA BRINCAR,PODE INVESTIGAR ATÉ DORMIR NO EXPEDIENTE DORMEM,O CAPITÃO SABE E GILSON SABE,E VIEIRA JÁ FOI AVISADO,É DINHEIRO JOGADO FORA,DO NOSSO BOLSO CLARO!!!!

  12. Sr. Pimenta Bom Dia:
    Isto é um uma afronta a população de Itabuna, mas deve ser encarado por alguns como parte das comemorações do CENTENÁRIO, O Órgão que deveria estar alertando a população pois a representa (entre aspas) é o CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, contudo o mesmo esta sendo denunciado pelo Ministério Púbico ( vide blog Trombone de 04/06/2010) por ter em sua Composição três Entidades Irregulares, uma dela a representada pela atual Presidente que não existe em nosso município, portando não poderia estar fazendo parte do Conselho e outras duas que também estão a representar o segmento dos USUÁRIOS de forma Irregular, como se pode ver Este Conselho esta Fragilizado e não vem fazendo seus trabalhos de forma correta, pois ele é o representante da COMUNIDADE e não esta prestando como deveria contas á esta COMUNIDADE que representa: Onde esta o Comitê da DENGUE?, o mesmo tem feito reuniões para apreciar estes resultados e fazer a devida comunicação á População? Onde estão as ATAS destas reuniões e onde foram realizadas ? Como se pode ver a Secretaria de Saúde de Itabuna segundo os resultados apresentados é Ineficiente, e a Sociedade Civil Organizada pelas suas respectivas Entidades também não vem cobrando a atuação dos Órgão Públicos responsáveis pela Saúde. Estamos necessitando de maior seriedade com A VIDA DA NOSSA POPULAÇÃO, TEM GENTE MORRENDO POR FALTA DE EFICIÊNCIA DA SAÚDE, ISTO É CRIME, QUEM SERÁ RESPONSABILIZADO? NÃO VENHA DIZER QUE SERÃO OS MORTOS .COM A PALAVRA :
    CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, COMITÊ DA DENGUE, MINISTÉRIO PÚBLICO, GAC. E SEUS FILIADOS, IMPRENSA, CAMARA DE VEREADORES, ENTIDADES RELIOGIOSAS (IGREJAS CATÓLICA E EVANGÉLICAS) SINDICATOS ETC.
    QUE DEUS EM SUA INFINITA COMPAIXÃO TENHA PIEDADE DE NOSSA CIDADE .

  13. a quem recorrer,vc que estar lendo meu comentario agora,faz parte dessas situaçoes? porque estes comentarios resumidos dará um belo documento para investigar, e colocar na cadeia as pessoas responsaveis e criminosas que compartilham com todas estas inresponsabilidade.é isso que queremos para nosso povo, para nossa familia,eu so lhe pergunto: ja sentiu na pele a dor de uma inresposabilidade…..

  14. Bom dia amigos leitores,

    È um absurdo mesmo, ver comentarios como este. Coordenador de férias, agentes sem uniforme e matérias para trabalhar! cadê o Promotor Público esta calodo porque?, O Indice de quase 17% cadê o Prefeito Azevedo, Secretário Vieira não estão vendo isto ou estão esperando morrer mais crianças.

    Vieira tire o Coordenador Sandovaldo e Gilmar urgente pois os mesmo não tem interece em ajudar o Municipio.

    Grato desde já.

    Moradores.

  15. falta pessoas de pulso,liberdade para tomar suas proprias decisoes,imaginem vc sendo um boneco, que atraves das cordas programadas limitará suas açoes.para que exemplo melhor, vejam o prefeito quem comanda, quem dar as cartas,seja politico pois vale mais do que vidas de quem quer ser profissional.

  16. nao acredito que alguem deste governo nao leia estes comentarios por ser um blog bastante popular e dar a oportunidades a nos leigos opiniao, ou alguma denuncia,do que realmente anda acontecendo.votei para este governo,mais procuro ser um funcionário publico, fazer a minha obrigação com responsabilidade.nao podemos confundir as coisas, vejo ai nestes comentarios um verdadeiro descaso, para beneficiar a quem? entao o rapaz estava certo quando denunciou as pessoas que estavam sendo beneficiadas pelo seus chefes.vc pode e deve tomar iniciativa.nao podemos deixar seguir assim.

  17. 7.dires,conselho municipal,ministerio publico,camara de vereadores,sociedade organizadas,secretaria de saude.vigilancia epidemiológica,coordenação,supervisores,agentes sem compromissos.quando os citados entenderem dos seus deveres e obrigaçoes,jais irao passar a mao na cabeça de quem quer que seja.

  18. falta coragem para colocar as pessoas em seus devidos lugares.
    o gestor tomar pé, do seu dever,nao serve, substitua,de oportu
    nidade para quem quer retomar dando-lhes todo apoio nescessarios.

  19. é brincadeira,nao sei o que esse pessoal andam fazendo mesmo.aqui em itabuna trabalham para aumentar os indices, enquanto em outras cidades tralham com objetivo para diminuir.o pior que dizem que falta isso e aquilo mais os trabalhos foram realizados.ou é mentira,fica dificil entender, por favor entenda isso. a cada 100 imoveis 17 contem a presença do mosquito,falta sabe o que?comando.

  20. comentarios contudentes,este blog, eu confio pois a cada dia cresce
    estara salvando uma comunidade lembra do rapaz da funasa valdelio domingos dos santos que a anos denunciava os chefes omissos,afasraram o rapaz por ser serio, e bastante profissional, o mesmo dizem que ficou louco, depresivo,acredito em voces.

  21. Gente, o problema é que as coisas estão de pernas pro ar. quanto mais a pessoa age correto mas é perseguida, então os “camaradinha” não faz e finge que faz o trabalho, porque se se achar ruim sair da linha é punido pelos superiores… Outra coisa, a verba da Prefeitura tem que dar pra pagar os empregados de 1º escalão e eles não ganham pouco, não; vocês já viram essas pessoas se queixarem de salários atrasados?

    Então…

  22. Fora Coordenador, Fora Supervisores sem compromisso e tambem agentes fantasmas ministerio Publico neles.

    Precizamos de pessoas onestas nesta coordenação.

    Vieira vc esta vendo isto?

    acorda………………

  23. Sr. Vieira, o senhor consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir à noite? Capitão, as mortes que ocorreram e ocorrerão tem como principais culpados vocês!!! Tropa deficiente e ineficaz!!!

  24. olha esses indices sao mentirosos 16,3% ainda nao foram concluido os trabalhos ou seja nao fecharam. o indice é bastante superiou.

  25. A culpa do crescimento de índice de infestação predial da dengue não é dos agentes de endemias e sim da população que está mal acostumada e mal educada. Cada morador tem que ter em mente que tem que limpar os quintais, fechar os tanques ou qualquer outra coisa que guarde água é do morador. Ninguém tem obrigação de entrar nas casas e fazer mutirões para limpar a sujeira dos outros. Ninguém é criança!!! Multa em quem não não cuida de sua casa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *