Tempo de leitura: < 1 minuto

Confira no vídeo abaixo o que a união de Tatau, Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho e de 1.500 estudantes da rede pública foi capaz de fazer: uma bela interpretação do hino à Independência do Brasil na Bahia. A nova versão foi criada pelo maestro Fred Dantas.
A gravação ocorreu no dia 18 de maio último, no Teatro Castro Alves, organizada pela Secretaria de Educação da Bahia e pela seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). O Hino ao 2 de Julho tornou-se, neste ano, o Hino Oficial do Estado.
Clique no play. É de arrepiar!

9 respostas

  1. A propósito, o que as Secretarias de Educação e Cultura têm feito para divulgar a importância e o sentido do 2 de julho nas cidades do interior do estado, …?!?!?!
    Mais uma vez, tudo é feito apenas visando a Capital, …!!!
    No interior, as pessoas sabem apenas que se trata de mais um feriado, …!!!
    Outra curiosidade: Quando eu morei no Rio Grande do Sul, percebi que as pessoas costumam ter bandeiras do estado nas residências (orgulhosamente expostas em locais de destaque nas salas das residências), locais de trabalho, e por aí vai, …!!!
    Resolvi comprar uma bandeira do Brasil, uma da Bahia e outra do Rio Grande do Sul, pois a minha filha é gaúcha. Para minha surpresa, só encontrei o produto num site em São Paulo (bandeiras de pano, com os mastros), …!!!
    Por aqui, tirando a minha própria casa, praticamente ninguém que eu conheço possui uma bandeira do estado da Bahia à mostra dentro de casa. Será que o povo daqui realmente tem “orgulho de ser baiano”, …?!?!?!

  2. Posso te garantir que o baiano é um dos povos que mais tem orgulho de sua terra, morei em São Paulo e atualmente estou em Minas Gerais. E convenhamos, foi-se o tempo que hastear uma bandeira na porta de casa é sinônimo de orgulho de uma pessoa ou um povo para sua terra. Hastear bandeiras de estados só fomenta separatismo no Sul, conheci muitas pessoas de lá que cultivam este sentimento, se tiver que hastear bandeira então que hasteie uma bandeira do Brasil. Temos que fomentar e incentivar um mundo sem fronteiras onde os povos ajudem uns aos outros é que no final das contas a sua nacionalidade seja o que menos importa. A época do nacionalismo tem que ir é pro saco mesmo.

  3. Lindo d+ o hino! Pena que tão pouco o cantamos e muito menos é conhecido pelos baianos! Outro dia num evento do Dia Nacional da Agricultura familiar no teatro municipal de Ilhéus, estava na programação cantar o Hino na abertura e a mídia falhou na hora de iniciar e NINGUÉM SABIA CANTAR O HINO. Mas…teve uma mocinha corajosa que resolveu “puxar” o Hino à capela mesmo, e saiu feiiiioooo, pois quase ninguém sabia cantá-lo…mas valeu a coragem da moça! Acho que era Marília o nome da intrépida e valorosa baiana.

  4. Discussões à parte,muito bom vídeo!Sei que muitas pessoas,assim como eu,se arrepiam ao ouvir não só o Hino á 2 de Julho,o Hino Nacional e outras canções.Numa sociedade como a nossa,onde vivenciamos jovens consumindo drogas,tirando o sossego de seus pais e se matando numa carnificina sem fim,demonstrações de civismo e amor á pátria são vistos somente em época de copa do mundo de futebol.Concordo com as palavras do apresentador Raimundo Varela,onde afirma que se o Governo Federal investisse mais no serviço militar obrigatório,numa sociedade onde todo ano cerca de 1 milhão de jovens completam 18 anos,os números da violência seriam outros.Quem puder assista ao vídeo fibra de herói(canção fibra de herói-Youtube)que ressalta um pouco do amor ao nosso país.

  5. OUVINDO A LETRA DO HINO DA BAHIA, QUE APESAR DE MUITO BONITO E ALTAMENTE SUJESTIVO, PASSEI ENTENDER PORQUE ELE LEVOU TANTOS ANOS PARA SER HOMOLOGADO E OFICIALIZADO HINO DO ESTADO DA BAHIA.
    E APROVEITO PARA RESPONDER AO ILMO. ACADÊMICO E SAPIENTE SERGIO OLIVEIRA, COM UMA PERGUNTA: COMO VC QUER QUE NÓS BAIANOS TIVESSE-MOS ORGULHO DE UM ESTADO QUE DURANTE 40 ANOS FOI GOVERNADO POR DESPOTAS E DITADOR DE MEIA BOCA? CREIO QUE AGORA EM QUE VIVEMOS EM UM ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO, POSSAMOS NOS ORGULHAR DE ASTEAR A NOSSA BANDEIRA EM FRENTE DAS NOSSAS CASAS.
    VIVA A BAHIA, AGORA SIM DE TODOS NÓS.

  6. Talvez o Sr. Mathias tenha um pouco de razão, pois ao mostrar o Simon arrumando as malas para ser árbitro da Copa na África do Sul, ele colocou uma bandeira do Rio Grande do Sul, mas não a do Brasil, na mala, …!!!

  7. Este hino na era Wagner está sendo executado em todas as cerimônias públicas. É o começo de uma nova era. Nas administrações passadas qeum disse que este hino era tocado? Pensem na frase: “Com tiranos não combinam brasileiros corações”. Então, quem queria assumir que era tirano? Acho que o 2 de Julho deveria ser uma festa cívia em toda a Bahia, assim como é o 7 de Setembro para o Brasil.

  8. Muito boa a iniciativa desse site de divulgar coisas importantes como essa.
    Gostaria de saber como salvar esse vídeo no meu pc para assistir off line.
    Obrigado.
    Da Redação: Olá, “Antenado”. Envie-nos o seu e-mail para que possamos encaminhar o vídeo em Windows Media Player (wmp).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *