Tempo de leitura: < 1 minuto

Há certa polêmica instalada em Ilhéus, que coloca Porto Sul e turismo em polos antagônicos, como se um não pudesse conviver com o outro. Por outro lado, comenta-se que diversos empresários estão somente aguardando sair o licenciamento ambiental do projeto para construir seus hotéis na região norte ilheense. Acreditam eles que, longe de prejudicar, o porto atrairá negócios, gente e dinheiro, beneficiando inclusive a hotelaria.
Nesse sentido, é emblemático o outdoor colocado esta semana em diversos pontos de Ilhéus. Com “assinatura” de dois dos principais hoteis da cidade – além de CDL, Maçonaria e Rotary -, a peça expõe em letras garrafais: “Queremos o Porto Sul. Precisamos de empregos!”.
A verdade é que as divergências em torno do Complexo Intermodal Porto Sul começam a mudar de foco. Em vez dos tradicionais “contra” e “a favor”, estão engrossando a voz os que apoiam o projeto, exigindo porém que os impactos ao meio ambiente sejam minimizados.

11 respostas

  1. Se as praias ficarão sem bauneabilidade… como pode pensar em banho de mar?? Os navios que transportarem o minerio poluem as praias, veja o exemplo de Vitória-ES, alguem aqui ja se banhou nas prais de Vitória??

  2. É bom apenas verificar que os 02 hotéis ficam na praia do sul, portanto, longe do local do Porto da BAMIM ( não do Porto Sul que sequer existe projeto ou licenciamento). Com sempre, o pensamento individualiado que impede Ilhéus e de se transformar em um polo turístico relevante no Brasil. Do ponto de vista legal não se pode impedir a construçaõ do porto por ser obra de interesse público. Mas o licenciamento deve considerar o local ideal da sua instalação. No caso da BAMIM, primeiro foi escolhido o local para depois licenciar. Predomimam interesses unicamente econômicos da empresa, uma vez que estudos contratados pelo próprio Estado da Bahia indicam que o local do porto é o menos indicado para a construção do ponto de vista ambiental. A BAMIM ( com apoio do Estado) quer construir onde é mais barato.Onde o navio pode chegar mais perto da costa, diminuindo os custos com a construção.Empresa de capital estrangeiro em paraíso fiscal, está pouco ligando para o desenvolvimento da região, que só ocorrerá verdadeiramente quando existirem investimento para formar capital humano.

  3. Balela pura, podem gritar o que quiser isso nao mais dependente de gritos é apenas para aparecer. Seraá que o pessoaldessa rede de hoteis está pessando em eleição?

  4. A campanha aí são dos Hotéis da Orla Sul que quer a Orla Norte deserta e sem turista. Se inviabilizam a construção dos novos hotéis no norte, quem ganhará? quem? quem? Acertou que apostou nos que estão na Orla Sul. O mais besta desenha uma vaca na parede e tira 20 litros de leite. O tempo dirá quem está certo!

  5. O Porto Sul deveria ser uma unanimidade não só em Ilhéus mais em toda região. O impacto ambiental deverá ser levado em conta e analisado, e a solução tem que ser encontrada.
    Quanto mais a gente se divide mais fica fácil aos nossos adversários postergar soluções para essa importante e descriminada região.
    “Caititú fora da manada é pirão para onça”.

  6. Eu não suporto mais esses naturebas ordinários que vivem para impedir o desenvolvimento das pessoas que precisam de empregos, precisam de trabalhar.
    A maioria destes naturebas que pregam o não à tudo são funcionários públicos que tem seus salários pagos de quqlquer jeito.
    Ilhéus faliu, isso aqui não tem mais atração alguma, os turistas não vem mais para cá, o povo está a perigo, jovens indo embora à procura de emprego.
    NATUREBAS VOCÊS SÃO OS VERDADEIROS INIMIGOS DA SOCIEDADE.

  7. Os hoteis a serem construidos na zona norte portanta ao lado do porto não iniciaram suas obras porque os ambientalistas e orgãos ambientais estaduais e municipais não liberaram as licenças. Então os ambientalistas querem ver Ilhéus pior. Bom é seu NATURA que desmatou area igual a do porto sul. O complexo intermodal é da região. SOCORRO esses naturebas são uma ROCHA.
    Porreta

  8. Os hoteis a serem construidos na zona norte portanto ao lado do porto não iniciaram suas obras porque os ambientalistas e orgãos ambientais estaduais e municipais não liberaram as licenças. Então os ambientalistas querem ver Ilhéus pior. Bom é seu NATURA que desmatou area igual a do porto sul. O complexo intermodal é da região. SOCORRO esses naturebas são uma ROCHA …….podre.
    Porreta

  9. é incrível o egoísmo das pessoas que gritam: “eu quero trabalhar”, não importando o que venha a ocorrer com o resto. Tenho certeza que quando contriram o porto do malhado, muitos aplaudiram, hj a realidade é o deserto de areia branca que se fez na praia da avenida, antes cartão postal da cidade, e o mar inundando as casas que ficam nas praias no sentido norte. A falta de estudo no assunto e ignorância das pessoas que pessam apenas no capitalismo e degradam a natureza é o retrato da ignorância. Precisam entender sobre sustentabilidade e sobre o princípio da prevenção para que mais tarde suas ações não venham a ter o retorno da natureza (com essa não tem argumento). Não se trata de “naturebas” como disseram, o problema é que o capitalismo selvagem e irracional ocasionou a inversão de valores.

  10. é incrível o egoísmo das pessoas que gritam: “eu quero trabalhar”, não importando o que venha a ocorrer com o resto. Tenho certeza que quando contriram o porto do malhado, muitos aplaudiram, hj a realidade é o deserto de areia branca que se fez na praia da avenida, antes cartão postal da cidade, e o mar inundando as casas que ficam nas praias no sentido norte. A falta de estudo no assunto e ignorância das pessoas que pessam apenas no capitalismo e degradam a natureza é o maior problema. Precisam entender sobre sustentabilidade e sobre o princípio da prevenção para que mais tarde suas ações não venham a ter o retorno da natureza (com essa não tem argumento). Não se trata de “naturebas” como disseram, o problema é que o capitalismo selvagem e irracional ocasionou a inversão de valores.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *