Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

Wagner e Geraldo: relação mudou.

O relacionamento político do governador Jaques Wagner com o ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões, vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, não é mais o mesmo. Aquela proximidade de GS com o mandatário-mor da Bahia é coisa do passado.
O início do esfriamento começou com a candidatura de Juçara Feitosa na última sucessão municipal. O governador queria o próprio Geraldo como candidato. Deu no que deu: uma acachapante vitória – mais de 12 mil votos de frente – do Capitão Azevedo (DEM).
Depois, o ex-alcaide embirrou com o nome do senador César Borges para compor a chapa majoritária situacionista. Como não bastasse, liderou o movimento a favor de Waldir Pires como candidato ao Senado da República em detrimento de Walter Pinheiro.
Qual será o próximo aborrecimento do governador Jaques Wagner com Geraldo Simões? Tem gente apostando em Miralva Moitinho, que preside o diretório municipal do PT, como pré-candidata a prefeita de Itabuna na sucessão de 2012.
FIDELIDADE
Loiola, o infiel.

Como sempre acontece no período eleitoral, volta à tona a discussão sobre a reforma política. Depois da eleição, o assunto é esquecido, já que não interessa aos senhores políticos, aos senhores “homens públicos”.
Tem também o lado hilariante da reforma, o famoso jeitinho brasileiro. Acabam de inventar a tal da fidelidade “enviesada”. Ou seja, não há infidelidade se um parlamentar de um partido apoiar um candidato de outra agremiação partidária, desde que façam parte da mesma coligação.
Tem até a fidelidade “enviesada” no plano nacional. Clóvis Loyola, presidente da Câmara de Vereadores, vai votar em Augusto Castro (PSDB), candidato a deputado estadual, em detrimento do companheiro de partido, o também candidato César Brandão (PPS).
Como argumento, o edil, nobre representante do povo, diz que o PPS, junto com o DEM, faz parte da coligação do candidato à presidência da República, o tucano José Serra.
Pois é. Fidelidade partidária enviesada. Esses políticos, hein!
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

34 respostas

  1. Tem piada mas sem graça do que a POLITICA ………mas consegue tirar gargalhadas……………kakakakakakakakakakkaakakak vagner e geraldo o que isso tem de segnificado ………….

  2. Não precisa nem o Governador ficar zangado, pois ele mesmo já se enterrou vivo, ao figurar como um dos fichas sujas, …!!!
    E será que ainda pensa em política por qui, …?!?!?!
    Já imaginou a oposição chamando de “Vassourão Ficha Suja”, …!!!
    Pelo jeito, tem “nome” e “sobrenome”, …!!!
    Se ainda existissem os “showmícios”, eu recomendaria que ele contratasse, para cantar e “dançar”, a dupla sertaneja, que vem virando sensação nas penitenciárias: “Bruno e Nardoni”, …!!!
    Sò mais uma coisa: Se essa Sra. Miralva sair candidata a Prefeita, a diferença não será mais uma surra de 12.000 votos, como na última vez, mas de 50.000, …!!!
    Até um poste ganhará as eleições para essa candidata, de tanto inexpressiva politicamente que ela é. É tudo que o cuma precisa – e quer – para voltar (depois não se queixem), …!!!
    Esse pessoal tem que entender que – se quer começar politicamente, começa como Vereador, …, depois vai crescendo aos poucos, ao longo do tempo, …, caso contrário, só receberão pau na moleira, …!!!
    Tem gente cujo entendimento é bastante difícil, …!!!

  3. É lamentável a situação politica do PT em Itabuna, Geraldo foi eliminando figuras como Badega, Jõao Manoel, Josias Gomes, Everaldo, Lula Viana, Adeum para em seu lugar colocar Miralva, Jussara como lideranças, nem Itabuna nem o PT merecem isso.
    Geraldo tá colhendo o que plantou e o governador terá de fazer um esforço grande para trazer Azevedo para seu palanque.

  4. E tem gente do PT de Ilhéus que enxerga Geraldo como uma grande liderança.
    Vão afundar junto com ele, mas não leva o PT Ilheense de roldão, a reação está sendo tomada.

  5. Sempre votei no PT, mas terei que concordar com Sérgio… Se o capitãozinho colocou 12.000 votos de diferença contra Juçara, qualquer pessoa, vai colocar 50.000 contra esta Srª Miralva.
    Cada dia que passa entendo porque chamavam Geraldo de Cabeça de Pitu.
    Assim como João Paulo, pergunto onde estão as outras figuras políticas deste partido…

  6. Zelão diz: – Wagner X Geraldo
    Dizer que não é apenas como antes o relacionamento entre o Governador Jaques Wagner e o Deputado Geraldo Simões, é dizer muito pouco sobre a verdadeira situação política entre os dois, que mesmo admitindo-se analisá-la sob a ótica da “democracia interna do PT,” ultrapassa toda e qualquer coerência. Existe sim um clima de antagonismo entre os dois, que leva a Wagner a permitir que o seu grupo trame deliberadamente pela não reeleição de Geraldo.
    Nos ciclos mais altos da direção do PT baiano o que se comenta é que Geraldo Simões, foi quem provocou o rompimento, por ter colocado as suas ambições políticas em rota de colizão com as do próprio governador, ao querer interferir em toda a esfera do governo, a partir da Seagri.
    Aceitar ser secretário de governo, foi o primeiro grande erro de Geraldo. Assim, deixou de ser um político com mandato, para ser um “assessor nomeado,” exercendo um cargo de confiança como os demais nomeados pelo governador. Possuidor de estilo próprio em fazer política e acostumado a dar as cartas no seu “curral eleitoral,” Geraldo, não soube avaliar corretamente a correlação de forças dentro do poder estadual.
    A sua não candidatura a prefeitura de Itabuna em 2008, e, a consequente derrota da sua esposa e candidata, Juçara Feitosa, foi apenas a “desculpa” que faltava a Wagner( Wagner queria que Geraldo fosse o candidato e pedisse exoneração do governo)para se livrar da “figura incomoda” que Geraldo passou a representar dentro do seu governo.
    Há, inclusive, quem aposte, dentro do próprio PT, que Geraldo Simões não conseguirá a reeleição.

  7. Seu pimenta
    Ficou claro que Azevedo não foi pra caminhada de Serra e Paulo Souto, por que vai apoiar JAQUES WAGNER. Azevedo não é burro…
    GERALDO CONSEGUIU DESTRUIR A MILITÂNCIA ANTIGA DO PT. ELE SE RENDEU AOS CAPRICHOS DE MIRALVA MALVADA. SE ELA SAIR CANDIDATA EM 2012, VAI TOMAR UMA LAVADA HISTÓRICA E GERALDO SIMÕES PODE TERMINAR DE SE ENTERRAR DE VEZ NA POLÍTICA

  8. É Marco Wense, agora acabei de crer que você de um simples “Comentarista político” não passa de um mero “Colunista social político”, daquele que vive a elogiar ou criticar a depender da “maré”. Acho que você está querendo se afogar ou melhor, nadar, nadar e morrer na praia, em Ilhéus, lógico. Aliás, pelo que ando sabendo sobre a saúde aí de Itabuna, o CAPS ADULTO não está funcionando e o Hospital São Judas, aquele de loucos, só está internando os doentes que dão pouco trabalho, cuidado, kkkkkkkkkkk.
    Geraldo Simões é e continuará, por muito tempo, sendo a grande liderança política de Itabuna, foi Coordenador da Campanha vitoriosa de WAGNER em 2006 e será Coordenador também vitorioso agora em 2010.
    Acho que Geraldo Simões não embirrou com o nome de “César” Borges, apenas disse o que toda a militância do PT da região não teve oportunidade de dizer para o Governador, que ele, WAGNER, dissesse o que nós teríamos que explicar ao eleitor o fato de pedir voto para um “ex-governador” que chegou na cidade de Itabuna, em praça pública, e disse que água e óleo não se misturava, se negando a ajudar a população da cidade, quando o prefeito era um seu companheiro de partido, o PT. E ficou tão provado que seria difícil os petistas militantes e simpatizantes votarem nele, que o “César” percebeu e tratou de livrar a pele dele e foi para outra coligação, mesmo sabendo que o candidato GEDEL não vai prá lugar nenhum. Farinha pouca meu pirão primeiro.
    Quanto ao apoio a WALDIR PIRES, Geraldo foi apenas coerente, pois Pinheiro achava que “Cesinha” Borges, como ele vinha tratando o ex-governador, era bom para a coligação e WALDIR um bom nome do PT para estar ao lado de Otto Alencar, eis que, quando o Otto foi para a Vice, Pinheiro pleiteou a vaga para ele, em detrimento do WALDIR PIRES que ele achava um bom nome do PT.
    Quanto a 2012, fique tranqüilo que teremos dois nomes para você escolher, ou sair da toca: O do atual e futuro Deputado Federal, votado por mais de 100 mil, podendo chegar a 150 mil eleitores na Bahia inteira e o mais votado de Itabuna, GERALDO SIMÕES e o da futura Suplente, ou, quem sabe, Senadora da Bahia JUÇARA FEITOSA.
    Pelo visto, ou você sabe e não quer admitir ou você não sabe de nada mesmo. Mas, como diria a velho Eduardo Anunciação, com binóculos ou sem binóculos, um dia você enxergará.
    Acho também, que vou pleitear sua coluna do Diário Bahia.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  9. EXISTE UM DITADO QUE DIZ,-¨QUEM TEM BOCA FALA O QUE QUÉR¨,
    MAS PELO MENOS VAMOS FALAR A VERDADE, NÃO EXISTE NADA DE DIFERENTE NA RELAÇÃO ENTRE GERALDO E WAGNER, O QUE TEM É A VONTADE DAQUELES QUE EM OUTRAS ADMINISTRAÇÕES DO ESTADO, NUNCA FORAM CONTEMPLADOS EM CARGOS, COMO POR EX. SECRETARIOS DE ESTADO, NA NOSSA REGIÃO NINGUEM HAVIA SIDO AINDA NOMEADO, NA ADMINISTRAÇÃO DO PT GERALDO E ADEUM FORAM NOMEADOS POR COMPETÊNCIA E EM UMA REFORMA ADMINISTRATIVA ENTREGARAM OS CARGOS, DAI SURGE OS BOATOS COM A ENTREGA DO CARGO POR PARTE DO DEPUTADO GERALDO SIMOÊS, DE QUE WAGNER E GERALDO ESTÃO BRIGADOS, MAS FIQUEM SOSSEGADOS POIS A AMIZADE DOS DOIS CONTINUA COMO SEMPRE FOI, INABÁLAVEL!!

  10. Sérgio Oliveira
    Pela primeira vez concordo com um comentario seu, ate eu que gosto do PT nao votaia em Miralva nem a pau!!!
    Espero que Luis Sena saia candidato para que a esquerda de Itabuna volte a governar senao o grupo de FG agradece a Geraldo e vao se perpetuando no poder mudando o nome dos bois e mantendo a boiada!!!

  11. Geraldo deseja projetar para a sucessão municipal de Itabuna 2012 a “Miralva Malvada,” gostei da nomenclatura, melhoria seria se fosse Miralva Mavaldeza, ela age da mesma forma do ACM, quando um município da sua DIREC, não atende um pedido dela, ela persegue os pleitos daquele município, igualzinho a Mavaldeza, não é?
    Quando ela sentar na cadeira do Executivo Municipal, vai usar dos mesmos artifícios do presente, “para os amigos tudo, para os inimigos os rigores da LEI”, caso ela consiga chegar lá, nas apostas de Geraldo, ele saiu perdendo, como o itabunese é sábio, vai saber em que votar nas próximas eleições.

  12. São as consequências da politica daqueles que abandonam gente importantes que sempre procurou ser fiel. O ex-prefeito Geraldo Simões por várias vezes vem sendo derrotadas de forma politica. O desgaste de GS tá muito grande. Perdeu a eleição para o Capitão Azevedo, em seguida perdeu a Secretaria de Agricultura, a Secretaria de Educação, perdeu para Josias Gomes, onde optou por Waldir Pires para candidato a senador e, Josias escolheu Walter Pinheiro, então perdeu para Josias e Walter Pinheiro. Sem contar muitos amigos. Agora tá quase tendo a sua maior derrota, o seu nome da incluído na lista dos fichas sujas.

  13. É zelão, você que já naufragou há muito tempo, mas não se emenda mesmo. De tanto tomar porrada, apoiar e trabalhar para derrotados não deixa de destilar seu ódio por GERALDO SIMÕES, fala como se você tivesse os milhões de votos dos baianos nas suas mãos.
    Dizer que Geraldo tem curral eleitoral é colocar cabresto no povo de Itabuna. É por isso que o seu candidato a prefeito de Itabuna nas eleições de 2008 não teve votos sequer para ser vereador da cidade.
    Como “Marqueteiro político” frustrado, deveria se preocupar em começar a rezar e pedir perdão a Deus pelos pecados do ódio e inveja que destila sobre aqueles bem sucedidos.
    É feio receber comida, comer e cuspir no prato. Seja generoso e agradecido. Ore a Deus rapaz e meça suas palavras. Por que tanto rancor?

  14. continuo acreditando que GS será um dos mais votados deputados do PT na bahia. Mais não entendo como um mensaleiro pode acreditar que será eleito!!! não cabe na minha cabeça isso. Aliás, o povo de Itabuna deve pará de falar em Fernando Gomes. Que coisa horrível. Não tem mais político por aqui?? é preciso pensar em alguém dinâmico, rápido, empreendedor e honesto. Continuará Geraldo e o companheiro Wagner, se DEUS quiser.

  15. Vcs poderiam ter mais respeitos com as pessoas, principalmente com uma pessoa que sempre lutou pela sua classe e vcs professores sabem disso!!!!

  16. Isso mesmo, seria ótimo ter uma prefeita com tanta competência e honesta. Além do mais uma mulher guerreira e que luta para defender os seus ideais!!!!!

  17. Sérgio só errou ao fazer crer em seu omentário que o caminho natural para a prefeitura de Itabuna, seja um mandato de vereador. Analisando a história política da cidade, pode-se afirmar que esse não é o caminho, pois, até aqui nenhum dos prefeitos eleitos teve essa trajetória.

  18. coloque mesmo Geraldo Vassourinha de bruxa sua amiga MIRALVA para ser candidata a prefeita em 2012 que nossa REELEIÇÃO ESTÁ GARANTIDA !!!!
    É O 25 MINHA GENTE !!

  19. Não entendi porque meu comentário não foi aberto, com isso ratifico: el cabecita de pitu continua o mesmo só faz mentir mentir e mentir ´´e o inadimplente da palavra.De relação a Mirarva Mortinha só me faz rir, “canidata” á que???? há há há……

  20. caro “eu pago pra ver”(o nome já diz “pago” ou seja $$$$) e du batista,acho interessante tanto “amor” pelo cabecita de pitu,pois,se são de itabuna,deveriam ter vergonha de lutarem e puxar tanto saco,pois,como Deputado Federal JAMAIS ajudou a cidade(talvez seja pela surra que tomou 2004/2008)não mandou p/ Itabuna qualquer recurso da união,já que poderia incluir emenda no orçamento,voces ficam ainda a idolatrar esse rapaz???

  21. Caro rodriguinho”.
    Pelo visto, você torce contra o progresso de nossa Itabuna, votando em Fernando Gomes, o sangue de Cristo tem poder, e no volúvel e conivente, Azevedo.
    A nossa sorte é que temos em Brasília o LULA, do PT – Partido dos Trabalhadores, melhor e mais aprovado Presidente que o Brasil já teve, que governa para os brasileiros e, em especial, mandou para Itabuna de 2005 até agora mais de 300 milhões para obras de infra-estrutura urbana como: construção de casas populares, saneamento básico, construção de barragem e melhoria na rede de abastecimento de água dentre outras.
    É uma pena que os seus prefeitos, o ex e o atual, que era vice do outro e nada disse ou fez, não tenham dado o devido destino aos recursos recebidos. Ainda bem que tem milhares iguais a você que já se arrependeram da escolha porque se deram conta do engodo e da mentira e já sentiram o quanto nossa cidade perdeu com a má aplicação do dinheiro público.
    É uma pena que a grande maioria dos vereadores foram eleitos comprando os votos de pessoas raivosas e descomprometidas com a cidade como você e por isso, venais, não fiscalizam e por isso não propõem denúncias ao Ministério Público.
    E só pra refrescar sua memória, tenho nível superior, um bom trabalho, concursado, amo minha cidade e não me conformo com o atraso que vivemos nesses últimos 5 anos e meio, com a volta dos buracos nas ruas, desvio de dinheiro da saúde, por isso a perda da Gestão Plena, filas para marcar consultas, falta de remédio nos postos de saúde, a volta da dengue que ano passado matou pessoas e outras mais.
    O que me conforta é que o povo brasileiro vai eleger DILMA Presidenta do Brasil, o povo baiano vai reeleger WAGNER Governador da Bahia e GERALDO SIMÕES Deputado Federal, e eleger LIDICE DA MATA E WALTER PINHEIO Senadores e reeleger JOTA CARLOS Deputado Estadual.
    Acorda rodriguinho, que o sol tá passando por cima da sua cabeça.

  22. Zelão diz pra sêo pago pra ver:
    Caro desafeto;
    Fique certo de uma coisa: – Geraldo não precisa de mais um puxa-saco (apesar de gostar). Foi justamente por viver cercado de “idólatras” que só diziam amém, que a esperança política do interior, exarcebou o seu ego, cercou-se de incompetentes vorazes, acreditou nos falsos amigos e está hoje ameaçada de desaparecer.
    Sempre votei em Geraldo e ajudei em todas as campanhas (desde a primeira) no que me foi possivel ajudar, mas, sempre me reservei o direito de criticar livrimente, e o fiz sempre com independência, justamente por não mamar nas têtas do poder. E quando me foi possível,fiz as críticas pessoalmente.

  23. Lembrando que a Miralva malvadeza, não ganhou nem para vereadora…
    Quanto aos “professores” que dizem que Miralva lutou pela classe, faz me rir! A maioria (esmagadora) não suportam ela!!
    Sua atuação no DIREC? MEU DEUS!! SEM COMENTÁRIOS… Até dentro do próprio PT, seu nome nunca seria citado…
    No mínimo seria mais coerente o Sr. Cabeça de Pitu, manter como candidata a prefeita a Srª. Juçara…

  24. Caro rodriguinho”.
    Pelo visto, você torce contra o progresso de nossa Itabuna, votando em Fernando Gomes, o sangue de Cristo tem poder, e no volúvel e conivente, Azevedo.
    A nossa sorte é que temos em Brasília o LULA, do PT – Partido dos Trabalhadores, melhor e mais aprovado Presidente que o Brasil já teve, que governa para os brasileiros e, em especial, mandou para Itabuna de 2005 até agora mais de 300 milhões para obras de infra-estrutura urbana como: construção de casas populares, saneamento básico, construção de barragem e melhoria na rede de abastecimento de água dentre outras.
    É uma pena que os seus prefeitos, o ex e o atual, que era vice do outro e nada disse ou fez, não tenham dado o devido destino aos recursos recebidos. Ainda bem que tem milhares iguais a você que já se arrependeram da escolha porque se deram conta do engodo e da mentira e já sentiram o quanto nossa cidade perdeu com a má aplicação do dinheiro público.
    É uma pena que a grande maioria dos vereadores foram eleitos comprando os votos de pessoas raivosas e descomprometidas com a cidade como você e por isso, venais, não fiscalizam e por isso não propõem denúncias ao Ministério Público.
    E só pra refrescar sua memória, tenho nível superior, um bom trabalho, concursado, amo minha cidade e não me conformo com o atraso que vivemos nesses últimos 5 anos e meio, com a volta dos buracos nas ruas, desvio de dinheiro da saúde, por isso a perda da Gestão Plena, filas para marcar consultas, falta de remédio nos postos de saúde, a volta da dengue que ano passado matou pessoas e outras mais.
    Acorda rodriguinho,que o sol tá passando por cima da sua cabeça.

  25. Muto bla bla blá mas os nossos politicos eleitos sao os reflexos do nosso eleitorado!Uma cidade como Itabuna eleger Alcântara, Fernando Cuma,Geraldin (bom prefeito no primeiro mandato)e agora o peixe ensaboado Azevedo( díga-se de passagem, o mais sabido de todos eles)nunca mete mao em cumbuca, dá sim para todos, finge que acredita que quem manda na prefeitura sao alguns secretários, e com muita sabedoria e treitas vai levando como pode essa prefeitura cheia de dividas de outros governantes e ainda aconsegue agradar a gregos e troianos.
    è so ver a quantidade de candidatos querendo o seu apôio!!!!

  26. Hoje o que sobra em Itabuna são pessoas de bem, de caráter, competentes e honestas. Quer um exemplo maior que Peixoto do posto universal?
    Agora o maior problema é transferir essas pessoas para o meio politico, porque geralmente essas pessoas nao aceitam as canalhices politicas.
    E ai todo mundo ja sabe o que acontece, a cidade paga caro por isso, olha o centenário ai? Nas viagens que faço quando me perguntam tenho até vergonha de falar sobre ele. Mas paciência, acho que minha geração nao vai ter esse prazer de ver uma cidade punjante como diz o prefeito, deixar isso para meu filho de 3 anos.

  27. O presente que Itabuna merece no seu aniversário:
    Inelegibilidade para Fernando Gomes, Geraldo Simões e Nilton Azevedo.
    Essa história de fernandismo, geraldismo, azevedismo… Ridícula.
    Esses três incompetentes fora da política, far-se-ia uma limpeza nos postulantes ao Executivo em 2012 e surgiriam novos nomes a partir da reflexão, discussão e debates intensos.
    Caso contrário, a ladainha vai continuar e Itabuna verá apropriações indébitas de valores devidos ao INSS/Receita Federal, obras mal acabadas, promessas não cumpridas, nosso Rio Cachoeira cadavérico, ruas escuras e esburacadas, violência crescente, péssimo serviço público, mamatas na Emasa e, principalmente, uma administração distante das normas mais elementares de controle interno, administração, pudor com o erário público, dentre outras coisas tão comuns aos bons governos.
    Itabuna merece 101, 102, 103… muitos anos de vida e felicidade.
    Quanto aos seguidores de Cuma, Geraldin e o Capitão, aviso que as discussões não engrandecem Itabuna. São meros devaneios de gente apaixonada pensando no próprio umbigo.
    Parabéns, Itabuna… Ficha Limpa neles!!!

  28. Cara Emilie, se os professores não suportam Miralva, pq ela sempre ganhou ás eleições da API/APLB. Se informe primeiro, antes de comentar sua mentiras e invejas!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *