Tempo de leitura: 2 minutos

Bené "triturou" Cyro de Mattos ao vivo

Uma entrevista realizada na manhã desta terça-feira, 20, pelo jornalista Ederivaldo Benedito, com o presidente da FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), o poeta Cyro de Mattos, acabou se transformando em um enorme bate-boca. O acalorado debate aconteceu ao vivo, no programa Bom Dia Bahia (Rádio Nacional AM 870).
Bené, como o jornalista é conhecido, interpelou Cyro com uma daquelas perguntas incômodas. Ele quis saber por que a Ficc utilizou o trabalho do radialista Marcos Soares para produzir uma obra sobre a história da Desportiva Itabunense, sem reconhecer a autoria do material. Soares produz e apresenta o programa semanal “Túnel do Tempo”, na rádio Difusora, onde conta a história dos velhos tempos do futebol amador na cidade.
O conteúdo do programa foi transformado em texto pela jornalista Rosi Barreto e está reproduzido fielmente no livro da Ficc. Mas ao autor só foi reservada uma menção de pé de página, meio escondida, como se o seu trabalho tivesse apenas inspirado a obra e não sido a sua matéria-prima.
Bené tocou no tema e Cyro acusou o golpe, dizendo que o jornalista falava o que queria, e negando a apropriação intelectual do trabalho de Soares. A discussão esquentou e o apresentador do Bom Dia Bahia lembrou de um poema recentemente publicado por Cyro no jornal Diário Bahia, cujo título é “O Anticomunicador”. Segundo Bené, a provocação pode ter sido para ele, o que o poeta não desmentiu, mas disse que o poema é atemporal e poderia eventualmente se adequar ao perfil de “determinados profissionais”.
Ao fim da entrevista, um morador de Ferradas, Gustavo Veloso, que também se encontrava no estúdio, acusou o presidente da Ficc de falta de critérios na liberação de recursos para projetos. Cyro ficou ainda mais nervoso, tentou se defender, mas o tempo do programa acabou enquanto ele gritava com o microfone desligado.
Um horror!

15 respostas

  1. Adoraria estar na rádio para ouvir o Sr. Dr. Cyro de Mattos falar da falta de critérios na liberação de recursos para projetos. Éridículo a forma como ele trata os artistas da cidade.

  2. Bené,vc tocou na ferida do cara, o diploma de jornalista é valido mas também tem que repeitar o direito de cada cidadão expressar as suas idéias, esses poetas de itabuna vivem pongando nas ideias dos outras, valeu Bené vc tá muito bem nas suas entrevistas, sempre imparcial.

  3. Adoraria estar na rádio para ouvir o Sr. Dr. Cyro de Mattos falar da falta de critérios na liberação de recursos para projetos. É ridículo a forma como ele trata os artistas da cidade.

  4. Cai a máscara,desnuda-se a personalidade.Pois bem, dito cidadão é o memo que processa e pede indenização a duas professoras e ao jornal Agora, em razão do uso da sua obra literária. As primeiras, por se utilizarem de um texto – se não me falha a memória, numa tese acadêmica; e, o último, por ter imprimido a sobredita tese. Em ambos casos, a principal razão: os demandados não terem a devida autorização para uso e publicação da obra. Contudo, a autoria do texto, como de direito, lhe fora atribuída. Acrescente-se a isso que a querela desde alhures poderia ter sido resolvida numa simples sentada de mesa dos envolvidos, a quatro. Agora deixar de atribuir a autoria da obra a seu verdadeiro autor, constitui não apenas uma questão de natureza ética, mas, e, sobretudo, de surrupio intelectual.

  5. bem, o bené é assim… meu nobre coleguinha de filosofia uesciana, aprendemos diariamente a questionar os problemas do sistema…
    rssssss
    no mais doa em quem doer, pois se fôssemos nós estaríamos cometendo tambem uma injustiça.

  6. Esse Cyro é engraçado,é bacharé em direito e não conseguiu ser “adivogado” é escritor e não vende livro é agora o presidente da FICC(AFUNDAÇÃO ITABUNENSE DE CYRO NO CIRCO), ainda mais vai ter assitir TI TI TI, pois, se veste péssimo.

  7. Horrível esse Ederivaldo Benedito! Não caberia a ele ficar acusando o convidado de nada. Tem que tomar umas aulas primeiro!!
    E depois vem dizer que é jornalista. Faça-me o favor!

  8. Fui frequentador do Campo da Desportiva.É de fato uma graça, eu nunca vi assistindo ou participando,ou até me assustei quando ouvir o Dr. Cyro, falando de futebol. A história realmente é toda do rapaz da emissora AM. – Programa Túnel do Tempo
    O resto é galhofa.

  9. Esse Bené é muito antipático,gosta de provocar as pessoas gosta de brigar, de discórdia de confusão,onde ele anda deixa o rastro dele podre,cheio de complexos, ele já foi internado como louco não deveria ter saído!!!!

  10. Temos que tirar o chapéu para o jornalista Ederivaldo Benedito. Ele foi de uma coragem que muita gente deveria ter, ao denunciar o presidente da Ficc. Ouvimos sempre o Tunel do Tempo e ficamos sabendo do desejo do radialista em públicar seu livro. Fomos ao lançamento do tal e olha a surpresa!!!!! Quem foi mesmo o autor? O que Marcos pretende fazer agora? Deixar como está??

  11. CONHEÇO DERIVALDO DESDE CRIANÇA E FOI MEU VIZINHO NA RUA 25 DE AGOSTO NO ALTO MIRANTE. DESDE CEDO DEMONSTROU TER SIDO PICADO PELO VIRUS DO JORNALISMO.
    RAPAZ ESFORÇADO, CEPLAQUEANO E ADVOGADO COMPETENTE, PORÉM A VOCAÇÃO MAIOR É PARA O JORNALISMO, ONDE TEM SE REVELADO COM UM BRILHANTISMO ÍMPAR.CORAJOSO, NÃO FOGE DE UM BOM COMBATE.
    PARABENS, DERI E MUITO SUCESSO,
    LEGAL…

  12. Acho válida a denúncia feita pela Ederivaldo, mas, também acho que foi desnecessário e altamente deselegante a forma com que ele se posicionou na entrevista. Estava ouvindo o Rádio e fiquei horrizado. Esta é um tipo de briga que não há vencedores, apenas perdedores.
    Como diria Boris: “Uma vergonha”.

  13. Cyro é uma decepção na FICC (Que saudade da gestão de Ritinha Dantas).Ótimo poeta, péssimo gestor cultural. Parece muito com Hélio Pólvora, que também é assim, seu talento é para escrever, não para gerir. Perde até para Marcelo Santos e Flávio Simões. Muito vaidoso. Mas Bené extrapolou, foi deselegante. Se é convidado, não poderia ser tratado assim. No mais, a FICC precisa mudar muito e tirar um bando de incompetentes que não sabem fazer muita coisa. A mesma coisa acontece no CCAF.

  14. O Senhor cyro de Matos é um homem muito ocupado. Tenho medo das pessoas quando atingem esse estágio. A alegação de que “não tenho tempo nem de respirar”, me faz lembrar dos grandes: Ariano Suassuna; perdia horas admirando e pensando no por que dos bois possuírem os chifres caídos. Os chamados, cabanos. J.K. adorava perder tempo assistindo os repentistas e violeiros improvisando nas praças públicas. Josoé de Castro (geografia da Fome), pescava carangueijo nas horas de lazer. Jorge Amado adorava sentar junto de uma Baiana de Acarajé, para olhar seus “mamilos”. Veríssimo pedia para que se olhasse mais “Os lírios dos Campos”…com licença, doutor!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *