Tempo de leitura: 2 minutos

Segundo a polícia, maioria das
mortes está ligada ao tráfico

(Foto Oziel Aragão)

O XilindróWeb noticia um dado que vai muito além da frieza dos números: cem vidas foram ceifadas em Itabuna de 1º de janeiro a 30 de junho. É quase que uma morte a cada dois dias.
O número assombroso é confirmado pela 6ª Coordenadoria de Policiamento do Interior (Corpin). O delegado regional Moisés Damasceno aponta o perfil das vítimas e a motivação da maioria dos crimes.
Os mortos geralmente têm entre 15 e 28 anos, nem concluíram o ensino médio e possuem algum tipo de ligação com o tráfico de drogas.
Os assassinatos, invariavelmente, são motivados por dívida ou disputa pelo ponto para o tráfico. A polícia ainda aponta outro problema: cresceu – e muito – o número de armas de fogo em circulação no município.
A Polícia Militar, observa Damasceno, efetua uma média de duas a cinco apreensões de armas por dia. Quase que literalmente, as armas estão “parindo” em Itabuna. Confira reportagem completa de Oziel Aragão (clique aqui).

Corpo de José Denisson, 17, assassinado na porta do Ciso em maio (Foto Pimenta/25.05.10).

11 respostas

  1. Estamos, literalmente, numa guerra.
    Itabuna se transformou em uma cidade violenta em que as pessoas têm medo de sair das suas casas e quando um familiar sai, o restante fica apavorado.
    Essa mancha de sangue misturado com a falta de compromisso dos governantes faz a população não acreditar em soluções racionais, aceitando passivamente a morte dos nossos jovens.
    Triste Centenário!

  2. OS POLICIAIS CIVIS PRECISAM CRUZAR MENOS OS BRAÇOS. ESSE POVO PARA DE TRABALHAR POR TUDO E POR NADA.
    POLICIAL CIVIL É PAGO PARA INVESTIGAR OS CRIMES E ISSO ELES NAO FAZEM.
    SE MATAM, NAO SÃO INVESTIGADOS, ACREDITAM NA IMPUNIDADE.

  3. ENQUANTO FOR BANDIDOS MENOS MAL, ELES GOSTAM DE EMOÇÕES FORTE ESTÃO ENCONTARNDO NÉ? “TÔ MORRENDO DE PENINHA DELES”. TENHO PENA É DE QUEM TRABALHA 30 DIAS, FAZ HORA EXTRA, CORRE ATRAS E VEM UM BANDIDO DESSE ASSALTAR. O DIRETOR DO CISO NA EPOCA DISSE QUE O DEFUNTO ERA UM BOM ALUNO, ME FAÇA UMA GARAPA DE LIMÃO BALÃO, UM ALUNO QUE SEGUNDO ELE IA POUCO A ESCOLA, CLARO QUE NÃO SABERIA DIZER QUE TIPO DE ELEMENTO ERA, NÃO O CONEHCIA NEM DE CORREDORES DA ESCOLA.

  4. Com uma polícia despreparada, desaparelhada e mal remunerada, como evitar o crescimento da violência em nosso estado. O governo estadual por sua vez não se preparou para agir e conter a escalada da violência em nosso estado. Com o aumento da pobreza no país, a falta de um projeto novo de educação, socialização e de políticas públicas nos bairros periféricos, nos leva ao patamar de indices cada vez mais alto de violência. É apavorante e irracional aceitar tais indices, uma vez que, o governador Jaques Vagner e os postulantes a câmara estadual não venha a público escalrecer de uma vez por todas o que eles farão para barrar essa calamidade bestial e sangrenta em nosso estado. Com a palavra, “os nossos políticos”!

  5. Nada do que alegam aí, é justificativa para o que está acontecendo. Quando o jovem tem boa índole, encontra êxito no que quer, quando quer, porque a maioria não quer nada, muitos os pais dão duro para dar do bom e do melhor e tem o retorno da pior forma possível. Tudo culpa das leis e dos políticos.
    A lei não permite que os pais procurem saber o que os filhos fazem, com quem andam, porque isso é invasão de privacidade. Filho ou filha que esconde o que faz, é um cidadão defeituoso, um indivíduo capaz de muitas coisas, inclusive botar os pais pra fora de casa para torná-la boca de fumo. Muito te acontecido. Quem fez esta lei, está querendo soltar os filhos dos outros nas mãos dos traficantes. Se uma menina aos treze anos resolve tomar anticoncepcional, os pais não precisam saber, e quando aparecer de aids, sequestrada, estuprada, usada e abusada, escravizada por pedófilo, ninguém vai dar jeito… Nem o ECA, vai cobrar dos bandidos os prejuizos que tem causado à sociedade. Está cobrando o mau caminho oferecido pelo goleiro Bruno e seus comparsas por incluirem o menor em suas artimanhas macabras?
    É assim, se não aceita repreensão dos pais, o mundo esmaga!
    Grandes feitos de um povo vanguardista…

  6. Greve da Polícia Civil em Itabuna só causa problema para Defunto!
    Sabemos que o papel da polícia militar é antes de tudo prevenir, estão expostos, quase que diuturnamente aos bandidos, num enfrentamento constante e, quase sempre eficaz.
    Por outro lado, os policiais civis: leiam-se: agentes, escrivães, delegados e técnicos do IML, ficam sentados nos seus gabinetes refrigerados, esperando a violência passar em forma de: tiroteios, assaltos, agressões, latrocínios e homicídios.
    São informados dos crimes, sempre, através da Polícia Militar, que não mede esforços, inclusive, são humilhados pelos civis, quando apresentam meliantes, vítimas, arruaceiros e assassinos na central de ocorrências que funciona no Complexo Policial de Itabuna, ficando muitas das vezes, mais de uma hora, esperando a boa vontade dos escrivães e delegados plantonistas, para atenderem a bendita ocorrência policial.
    É com tristeza que recebemos as notícias dos assassinatos e assaltos que ocorrem em Itabuna, notadamente os assassinatos de jovens, pois, por natureza, a fala dos incompetentes de plantão, redunda-se: envolvimento com drogas, como se não estivesse em questão a perda de uma vida.
    Se não bastasse, a negligência das equipes de investigadores, aliados à incompetência, que ficam em seus gabinetes esperando que as famílias//vítimas da violência executem papel de polícia, informando, mandantes e/ou possíveis suspeitos na tentativa de elucidar os casos, remetendo os processos à instância superior. re
    O IML- desenvolve as atividades, com uma “fartura” de material, que causa inveja aos melhores seriados policiais de TV atualmente.
    Os Delegados….. O Coordenador é competente, mas a Delegada Galega…. o que aparece nela é apenas o nome, que é respeitado em Itabuna.
    A capacidade de fogo “financeiro” dos policiais civis é outro ponto que preocupa os melhores economistas do país. Quero que nos ensinem a fórmula de como fazer patrimônio tão vistoso e em tão curto espaço de tempo, dois ou três carros, casa de praia, apartamentos, agiotagem etc…..
    E a imprensa Itabunense, calada, impotente, coitada, com medo?
    Muitos criticavam Manoel Leal de Oliveira, será que a morte do Jornalista, calou a boca dos “Jornalistas”? Jornalista também investiga, denuncia…os crimes de mando, as bocas de fumo, os “arregos” dos que recebem para proteger à sociedade … a tão famosa Clínica de aborto da Av. Amélia Amado. Qual dos homens que não possui um amigo que não tenha levado uma mulher pra abortar por lá????? A Clínica é… aquela dos pés de cacau na frente….. cadê vocês nobres Jornalistas?
    Greve da Civil só causa problema para defunto!

  7. Sr. Secretário de Segurança Pública da Bahia
    Itabunenses, cansados de tanta violência, inclusive, falta de policiamento ostensivo, para inibir a violência que assola a Bahia, principalmente a nossa Itabocas, urge, convocar os policiais que estão à disposição de prefeituras, assembléias e camaras de vereadores exercendo as funções de vereadores, Secretários, deputados e prefeitos, para que retornem aos seus quarteis e exerçam as funções para as quais prestaram concursos.
    Tal medida, reduziria os percentuais de violência da nossa cidade,e, acabaríamos com os desvios de recursos, sucos e desvios de Vale Transporte dos Professores, já que as presenças “deles” nos quadros da Prefeitura de Itabuna,não impediram tais desvios, quem sabe, dos quartéis, conseguirão. Noss cargos favorecem as quadrilhas que se instalaram na cidade “Sentenária”.
    Não discuto ficha suja ou limpa, discuto servidores que descumpriram os pressupostos básicos de promoverem a ordem e à segurança dos baianos/itabunenses.
    Já dizia Sellen, “Pobre Região Rica”. Itabunenses afirmam- “Rica Região de Incompetentes,Corruptos e Coronéis do Atraso”.

  8. “Cidade”
    Cidade “sentenária”!
    Cidade de Geraldo…
    Cidade de Fernando…
    Cidade do Loiola…
    Cidade do Clodoaldo?
    Cidade do Tráfico…
    Cidade dos Crimes Passionais…
    Cidade dos Corruptos e Corrompidos…
    Cidade dos Marajás…
    Cidade dos crimes insolúveis…
    Cidade do menor IDH
    Cidade dos ENENs Arrumados…
    Cidade dos Jovens Assassinados…
    Cidade dos Jovens Abandonados…
    Cidade do Vale sem transporte…
    Cidade de Ninguém…
    Êta, Terra Porrêta!
    Cidade do Além!

  9. O desconhecido chamado Luca
    Dizia ele, “ENQUANTO FOR BANDIDOS MENOS MAL, ELES GOSTAM DE EMOÇÕES FORTE ESTÃO ENCONTARNDO NÉ? “TÔ MORRENDO DE PENINHA DELES”. TENHO PENA É DE QUEM TRABALHA 30 DIAS, FAZ HORA EXTRA, CORRE ATRAS E VEM UM BANDIDO DESSE ASSALTAR. O DIRETOR DO CISO NA EPOCA DISSE QUE O DEFUNTO ERA UM BOM ALUNO, ME FAÇA UMA GARAPA DE LIMÃO BALÃO, UM ALUNO QUE SEGUNDO ELE IA POUCO A ESCOLA, CLARO QUE NÃO SABERIA DIZER QUE TIPO DE ELEMENTO ERA, NÃO O CONEHCIA NEM DE CORREDORES DA ESCOLA.”
    Nobre Senhor,se formos instalar nas ruas de Itabuna o sentimento de “olho por olho, dente por dente” certamente o percentual de crianças, jovens e adultos mortos por conta do envolvimento com as drogas será descomunal.
    Meu caro Luca, percebe-se na sua narrativa grosseira, até pelo tipo de letramento utilizado, que és um desconhecedor dos problemas que afetam sua rua, seu bairro, sua cidade, seu país, o nosso continente, o planeta Terra e acho que até V. residência. As Drogas estão destruindo as relações, as pessoas, as famílias, as escolas, com reflexo na sociedade.
    Talvez, o senhor seja o grande culpado! Coms com essa linha de raciocínio, o senhor deveria adquirir uma ilha, escolher as pessoas para se relacionar, pois com certeza, na empresa que o senhor trabalha, não rua em que o senhor mora, no bairro que o senhor reside, na cidade, no estado, no país e no continente que o senhor reside, o senhor é exceção,sem problemas, com um modelo familiar,que está imune a qualquer tipo de problema, inclusive, possuir um irmão, primo, filho ou até neto, que esteja envolvido ou poderá ser cooptado pelas drogas, só assim o senhor mudará os conceitos e perceberá quanto é importante debater, questionar, sugerir, participar, sem condenar ou agredir.
    Agindo assim, deixará de ser confundido com um bandido do discurso utópico!
    O Senhor é o Grande culpado da violência que se instalou em Itabuna!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *