Tempo de leitura: 2 minutos

O Pimenta entrou em contato com o presidente da Emasa, Alfredo Melo, e o questionou sobre os rumores de nova investida do capital privado sobre a empresa. Melo reconheceu que existe o interesse e disse que a Emasa é hoje a “menina dos olhos” de grandes grupos empresariais.
“A esquerda quer o controle nas mãos da Embasa e a direita quer transferir para o capital privado”, diz Melo, acrescentando que a tentativa de venda é uma ideia latente. “O empresário não se dá por vencido”, comenta.
Ao contrário da privatização, Melo afirma defender o fortalecimento da Emasa e sua transformação em empresa metropolitana. “Por que não podemos disputar concessões em outros municípios da região?”, indaga. Segundo ele, a empresa hoje não é deficitária, mas também não gera lucro. “Estamos empatando”, resume.
O presidente acredita que o interesse do capital privado pela empresa tenha a ver com a previsão de recursos públicos, a fundo perdido, para investir em saneamento. Melo diz que a Emasa tem condições de captar tais recursos, provenientes do Orçamento Geral da União e do PAC, mas diz preferir que a empresa continue sendo uma sociedade de economia mista cujo controle majoritário é do município de Itabuna.
“Tanto a Embasa quanto os empresários privados estão de olho nos recursos a fundo perdido para o saneamento e na tarifa do serviço”, observa. Sobre a briga com a  Embasa, que exige retomar o controle do abastecimento em Itabuna após o fim do contrato de comodato firmado com a Emasa, Melo desconversa. “Essa é uma discussão que ainda vai durar 50 anos”, projeta o presidente.

21 respostas

  1. Tenha santa paciência.
    A Emasa não consegue colocar água na torneira do itabunense, e quer ser metropolitana.
    Envolta em escândalos, um em cima do outro, virou menina dos olhos de quem, seu moço???

  2. Atrai é o OLHO grande por que a EMASA é uma maquina de fazer dinheiro.
    Se não fosse promissor nimguem queria sair da França para o sul da Bahia invertir no que não for promissor…..
    A EMASA por um acaso não é um patrimonio da EMBASA?

  3. tá!!! bom dotor Alfredo, eu vou logo informando a estes poderosos da direita e da esquerda, que somente querem a empresa EMASA, vcs não importa quem teram um pepino grande para comer, são 400 trabalhadores que estão preparados e disponiveis pro que der e vier, vai ser briga, ruas feixada, prefeitura ser poder abir as portas porque nóis as feixaremos, seus veriadores!!! prestem bem atenção porque vai sobrar faisca de fogooooooo para vcs tb, então tratem de trabalhar pelo povo e não pelos motivos politicos.
    O BICHOOOOOOOO VAIIIIIIIIII PEGARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

  4. Parece brincadeira do Presidente da Emasa sugerir transformação da Emasa em um empresa Metropolitana, se a mesma nao esta dando conta da cidade de Itabuna, como vai poder atender Ilheus. Falar em metropolitana estava para passar um e-mail para Marcel Leal, que com muito propriedade falou sobre a polemica Ilhes/Itabuna,sugerindo que pensassemos em uma ItaIlheus. Em primeiro lugar so o proximo censo dira se teremos condiçoes de criar uma regiao metropolitana. Em segundo lugar seria necessarios termos uma população superior a 1.024.000 habitantes e em terceiro lugar quem seria a Metropole Ilheus ou Itabuna?
    Eduardo Carvalho

  5. O que o POVÃO DE ITABUNA,quer é agua em suas TORNEIRAS,coisa que esses INCOMPETENTES não consegue solucionar.Vamos ser racional nesta hora e ver qual o melhor caminho a seguir.Porque está faltando pouco para ITABUNA ter um problema sério por falta de agua.Como é que ITABUNA quer atrair grandes industrias se não temos agua suficiente para oferecer.Só vejo conversa politica de solução para o problema,enquanto isso,a população que esta sofrendo e muito com essa situação por falta d`agua.Se a EMASA não tem condições de cumprir com suas obrigações,que repasse a quem realmente possa solucionar este problema que é serissimo.Está perto do VERÃO,e já vamos nós de novo sofrer as consequências por falta d`agua.Só vejo politicos,de toda especie ,aparecendo aqui dizendo que irá resolver o problema de agua de ITABUNA.Só conversa fiada,e querendo nos enganar a cada ano que passa.A população de ITABUNA ,tem que se mobilizar e fazer um movimento que chame atenção dos orgãos publico a nível NACIONAL.Porque AGUA É VIDA,e nós ITABUNENSE estamos morrendo sem agua aos pouco……….

  6. Enquanto se discute a ordem cronólogica de nascimento, entre, o ovo e a galinha, pagamos um alto preço pela inércia que se abate sobre nossos ombros. A geração de hoje, precisa elevar o nível desta discussão e intervir no presente para possibilitar que num futuro próximo, possamos resolver os impactos negativos causados para o meio ambiente. Não podemos aceitar que a discussão desse tema seja propriedade privada daqueles que transitoriamente ocupam os postos públicos. A sociedade civil e o Ministério Público precisam assumir seus papéis e agir como protagonistas nesse debate.

  7. Rapaz, o Alfredo Melo, não tá nem aí pra EMBASA e falar em Empresa Metropolitana extrapola o absurdo,,,,,,
    Aqui em Itabuna quase 50% dos domicílios não possuem hidrômetro, não temos tratamento de esgoto nos bairros,,,,,

  8. ELE É AMIGO DE FERNANDO GOMES, ELES QUEREM VENDER A TODO CUSTO A EMASA E PRA ISSO NÃO COLOCAM ÁGUA EM BAIRROS PERÍFERICOS SÓ NAS MANSÕES E PREDIOS CONDOMINIAIS, PARA PRESTAR UM DESERVIÇO.

  9. Alfredo Mello é um sonhador, um sonhador sem os pés no chão que vive no mundo da lua. Quem tem interesse na EMASA permanecer como está são as duas últimas administrações municipais que tem a empresa como moeda de troca. Vivem a oferecê-la a quem quer que seja tentando vender uma coisa que a eles não pertence, tal qual um cafetão com sua rapariga, com o devido respeito a essas pessoas. Outro equívoco desse senhor é insistir na idéia de manter a empresa como uma empresa de economia mista, isto é, nos moldes da EMBASA, da PETROBRÁS, da ELETROBRÁS, em suma como uma grande estatal municipal. Só que para isso existe um preço a ser pago e esse preço é altíssimo na base dos tributos a serem pagos como PIS, COFINS, INSS, etc,etc. E esses tributos são cobrados em cima do faturado pela empresa e não do arrecadado. Para funcionar a contento e ser mais enxuta a EMASA deveria ser transformada em uma autarquia municipal que de cara eliminaria todos esses tributos, aumentando assim a receita da empresa. Só que tem um entrave para essas pessoas, elas não poderiam mais inchar a empresa com contratações e cargos comissionados e nem terem seus recursos à mão para fazerem o que quiserem. Ah, isso eles não querem. Querem é continuar metendo a mão e pelo menos tentar vendê-la para usufruir algum dinheiro antes que a EMBASA consiga de volta o que legalmente lhe pertence. Enquanto isso a população que se lasque com falta de água e de esgotamento sanitário e o rio cachoeira que morra de vez. Essa é, sem dúvida, a premissa desses caras. Alfredo ainda tem a cara de pau de dizer que a EMASA nas atuais condições não é deficitária. Muito bem, então me explique porque a direção da empresa não paga o aluguel da sede que ocupa na Rua São Vicente de Paula há mais de cinco anos? Essa dívida já soma a bagatela de 523 mil reais. O prédio pertence à FAELBA – Fundação COELBA de Previdência Complementar, entidade de previdencia complementar dos empregados da COELBA. Portanto estes senhores estão retirando esse montante do patrimônio dos trabalhadores da COELBA, em resumo estão lesando os trabalhadores da COELBA há longos 5 anos. Existe um processo a tramitar na justiça cobrando esse pagamento que simplesmente não é julgado e nem apreciado pela justiça em Itabuna. Porque será, hein?
    Isso sem contar a dívida com energia elétrica acumulada com a própria COELBA. Como não é deficitária então? Assim, gostaria de saber o que essa direção da EMASA e a Prefeitura Municipal estão fazendo a respeito, aí eu mesmo respondo: NADA!! estão empurrando com a barriga objetivando ganhar tempo e ver no que dá. Em resumo as duas últimas administarções da EMASA foram e são um desastre para a população, mas para os amigos do poder estão sendo ótimas. Sem dúvida um belo presente para os 100 anos da cidade.

  10. Até hoje não compreendo o porque do prefeito continuar mantendo este indivíduo como presidente da Emasa. Isso vai acabar co graves consequências judiciais e policiais para o Capitão que é marionete do sargento!!!!

  11. POR DETRÁS DESTAS EMPRESAS “ESTRANGEIRAS” ESTÁ UMA CHAMADA F.G, QUE SEMPRE VEM LUTANDO PARA BOTAR OS MILHÕES QUE A EMASA ARRECADA POR MÊS, NO BOLSO, DE DIREITO POIS DE FATO ISTO JÁ ACONTECE, ATRAVÉS DE CONTRATAÇÕES SUPER FATURADAS.
    É MUITA CARA DE PAU DESTE ALFREDO MELO DIZER QUE A EMPRESA NÃO DAR LUCRO, SENDO QUE NÓS PAGAMOS UMA DAS TARIFAS MAIS CARA DO BRASIL, LEVANDO-SE EM CONTA QUE ESSES DIRIGENTES CANALHAS NOS COBRA UMA TARIFA EXTORSIVA DE 70% PARA TRATAMENTO DE ESGOTO E O MESMO É JOGADO DE FORMA INATURA NO RIO CACHOEIRA, E ISTO ACONTECE SOBRE A LENIENCIA DAS “OTORIDADES” DESTA NOSSA MISERAVEL CIDADE, INCLUSIVE COM A COMPLACENCIA DOS ORGÃOS E ONGS AMBIENTAIS, QUE ESTÃO AI GRINTANDO PARA IMPEDIR O COMPLEXO INTERMODAL MAS FAZEM VISTAS GROSSAS PARA TAL CRIME AMBIENTAL.
    -MAS O POVO DESTA MISERAVEL CIDADE MERECE ISTO E MUITO MAIS, É MAIS UM PRESENTE DE GREGO QUE IREMOS RECEBER NESTE, “CEM TER NADA”.

  12. A maior herança dos apaniguados políticos é a cara de pau. Essa empresa é uma verdadeira gambiarra. Não consegue nem fornecer água diariamente no centro de itabuna, e vem esse “mané” querer nos convencer que ela é uma pérola cobiçada. Fala sério!

  13. O CERTO É QUE SE VOLTAR PARA O GOVERNO ESTADUAL,
    AQUELES QUE ESTÃO ACOSTUMADOS AS DESMASELAS PRÁTICADAS
    NESTA EMPRESA IRÃO DEVOLVER AOS COFRES DA EMPRESA MUITO
    DINHEIRO, ESSE PRESIDENTE, DIZ QUE A AMASA NÃO DÁ LUCRO E NÃO DÁ PREJUIZO, ENTÃO DEVOLVE AO GOVERNO QUE VAI FAZER A EMPRESA, PRODUZIR.
    UMA AUDITORIA SERIA BEM VINDA.

  14. Esse Presidente Verde, não fala coisa com coisa, o que ele está fazendo é so cobrar Tx. de Esgoto e jogar o esgoto no rio, como todos que entraram para administrar a Emasa. Ele teve ideia de tratar o esgoto antes de entrar para a Emasa . E agora Dr. Alfredo?

  15. Só um tonto como esse Alfredo Melancia poderia sair com essas verborragias e gafes descomunal, asquerosas e sorrateiras. Tá na hora desse secretário carioca entender que aqui não é lugar para aproveitares e salteadores do erário público. Vá plantar bananeira seu verde de merrrdaaa!!!

  16. Será que esta privatizaçâo é pra fujir das dividas que empresa tem? Ou pra daqui alguns anos o municipio querer retornar a titularidade do municipio? alfredinho demitio 7 fucionarios porque estava alertando os escandalos que acontece na empresa e por isso procurao impossivel pra legalizar tal coisa.lembre-se que ja tentaram outras vezes e nao conseguio.o sindicato dos fucionarios da emasa já esteve neste debate e conseguio mudar a coisa.se cuida alfredo,o SINDAE É FORTE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *