Tempo de leitura: < 1 minuto

No programa Bom Dia Bahia (Rádio Nacional AM 870) da última terça-feira, o jornalista e apresentador Ederivaldo Benedito submeteu o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania a um “fuzilamento” de acusações (confira nota a respeito). O poeta Cyro de Mattos, o presidente, passou pela experiência de enfrentar um “paredón” verbal e, ao final do programa do Bené, tiveram que  reajuntar os cacos do autor de “Vinte poemas do rio”.
Hoje, Bené abriu o programa com pedidos de desculpas. Aos ouvintes, por terem acompanhado um bate-boca nunca antes verificado no rádio itabunense entre figuras de tão alto nível. E ao poeta, que parafraseou Firmino Rocha e declamou, agonizante: “deram um fuzil ao jornalista”.
Bené reconhece que exagerou. Afirma manter as críticas ao presidente da FICC, mas admite que lhe faltou equilíbrio na entrevista. “Quem me conhece há 30 anos sabe que sou defensor do debate de ideias, sem ataques pessoais”, declarou o jornalista durante o Bom Dia Bahia.
Ficou hasteada a bandeira branca.

14 respostas

  1. Ainda bem que esse “jornalista” teve o bom senso de pedir desculpas, afinal, os ouvintes não são obrigados a compartilhar a total falta de profissionalismo deste que se considera uma figura de alto nível…então que Deus nos proteja das figuras de baixo nível.

  2. Quem conhece Bené a 30 anos no rádio eu não sei o que acha dele, mas quem já teve a oportunidade de conversar com ele sobre algum assunto que exiga equilíbrio,sabe muito bem que Bené é o que se chama popularmente de “pé no saco”.
    O que ele fez na rádio nacional com uma figura tão importante para cultura regional como Cyro de Matos mostra o que ele sempre faz com as pessoas que defendem posições que devergem das defendidas por ele. Falta ética, postura, respeito….
    Pedir desculpa as vezes é mais fácil do que assumir uma postura ética no momento certo. Não estou tentando defender o Cyro por algum possível deslize, mas esperava muito mais de um jornalista com tanto tempo de estrada como o Bené. A desculpa vem com cara de conselho dado por outra pessoa que avisou a Bené que não pegou bem.

  3. Parabéns Bené! Você agiu igualmente aos grandes homens e mostrou ser astuto, de grande inteligência.
    Com sua atitude, o senhor não deixou outro caminho ao escritor que não seja aquele de admitir que realmente deu uma pescadinha no projeto do radialista do Túnel do tempo.
    Desejo conhecê-lo para levar a minha admiração pelo gesto de inteligência.

  4. Bené,quem te conhece a muito tempo,sabe que você é uma pessoa de bem,e que quando está no seu direito defende até o fim as suas convicções.Não ouvir o programa e confesso que gostaria de ter ouvido pois sei que você é explosivo mas sempre dentro da linha de um raciocinio lógico.Nós ouvintes e amigos de você,lhe apoiamos porque sabemos que você é HOMEM o suficiente para não fugir de qualquer que seja o debate.Seja sempre você mesmo,e nunca mude a sua identidade ideologica,pois nós acreditamos em pessoas DESTEMIDAS e atuante igual a você.Porque existe muito jornalista que não tem a sua coragem de dizer as coisas que todos os seus ouvintes gostaria de ouvir.Nós ITABUNENSE,temos a HONRA de ter você como nosso PORTA VOZ.Fique com DEUS e seja sempre assim…………..

  5. Duas coisas disparadas não têm volta: “A flecha e a palavra”. Diante de tudo, pode-se afirmar, que não houve vencedor. Dizem que” “quem têm, não mete vergonha”, portanto, o episódio e digno de repúdio.

  6. Ouço Bené, quase, diariamente. Acho figura importantíssima do radio itabunense. Qualquer pessoa pode errar ou se equivocar em suas declarações, porém, se desculpar, é para pessoas probas; nobres de coração.

  7. Acho uma tremenda falta de ética para um profissional tarimbado da imprensa de Itabuna perder o chão durante uma entrevista.Trantando-se de Cyro de Mattos, uma das poucas pessoas cultas que têm muito a acrescentar para a nossa cultura e cidadania,não me resta outra saída senão comentar que o bom senso passou longe desse jornalista.Apesar de inteligente, Benedito não sabe como conduzir suas emoções e, portanto, não está apto para ser entrevistador.Há quem faça isso melhor do que ele!

  8. ESSES DIAS EU VI BENÉ TOMANDO UM TRANCO DE FERNANDO GOMES, QUE FALAVA QUE O REPÓRTER NÃO CONHECIA A CIDADE DE ITABUNA COMO ELE….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, A RESPEITO DO RIO.

  9. Que gesto de inteligência amigo!!! acorda!!!!esse Bené recebeu foi uma regulagem de alto escalão e não teve alternativa, ele é totalmente desequilibrado, não raciocinaria assim tão educadamente se não fosse mandado.

  10. Realmente o nosso amigo de 30 anos é uma pessoa incrível nas palavras, principalmente se não concordarem com ele, não que ele seja o dono da verdade, como ele costuma dizer no seu programa que não é, no entanto, em se tratando de personalidade, quem já teve um encontro, ou um embate com o Sr. Cyro de Matos, é deste saem também só os coelhos que sejam bom para sua toca, sabe que é outro ser tão gênio nas palavras escritas e por vezes tão áspero nas palavras.
    Enfim, entre mortos e vivos e não é título de um poema qualquer, vamos dizer que o café com leite se salvaram. O importante, que num festival comemorativo do Centenada, faltou a própria arte do poeta num festival múltiplo, é múltiplo mesmo? Ou seja, nossa cidade é maior do que jornalistas, radialistas, poetas, poemas… O que se ouviu naquele dia no programa Bom dia Bahia, foi apenas a demonstração de seres elétricos, mas que bom que faltou a energia que deram em nosso saudoso Alcântara, querendo desbravar e não bravar nossa querida Itabuna.
    Só pelo espetáculo, tipo comédia pastelão, vale dizer entre a arte do morcego de morder e assoprar, que tanto Bené quanto Cyro naquele dia, tornaram a situação mais fétida que o agoniante Rio Cachoeira, porém, mas límpido que o pensamento de uma criança maltrapilha a perambular sem destino com uma mão estendida pela não tão nova ainda Cinquentenário. Ou seja, já dizia algum sábio, esqueci a frase, Desculpa rs!

  11. NA VERDADE O QUE ACONTECEU FOI ÓTIMO,
    POIS ESSES POETAS DE UMA ¨NÓTA SÓ¨,
    SE ACHA A ULTIMA GOTA DE ÁGUA NO DESERTO,
    OS CARAS SÃO UNS BUROCRATAS DE PRIMEIRA, BEM FEITO.
    MAS O QUE EU GOSTARIA DE CHAMAR A ATÊNÇÃO,
    É QUE POR MUITO MENOS QUE ISTO,
    O EX. APRESENTADOR DESTE PREGRAMA,
    FÁBIO ROBERTO, PERDEU O SEU PROGRAMA.
    -É MEU CARO BENÉ,
    -QUEM TE VIU,
    -QUEM TE VÊ.

  12. Parabéns Bené. Já tem gente xingando demais no rádio itabunense. Vc, Orlando Cardoso, Cacá, Nadson…entre outros, tem grande responsabilidade para manter o rádio iatabunense como atrativo.

  13. Conheço o Bené de longas datas, más que o nosso Poeta nunca visitou a velha Desportiva eu não tenho nenhuma dúvida. Por isso deu uma boa
    ” pescada ” no Túnel do Tempo, da nossa boa AM.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *