Tempo de leitura: < 1 minuto

Do site de Cláudio Humberto
Pesquisa Vox Populi realizada entre 10 e 13 deste mês revela que a candidata a presidente Dilma Rousseff passou a abriu vantagem de sete pontos percentuais sobre seu principal adversário, José Serra. O placar, na pesquisa estimulada, está em 43% x 36%. Marina Silva (PV) segue co 8%. A pesquisa foi realizada em 214 municípios, junto a três mil entrevistados. Na pesquisa espontânea, a vantagem de Dilma é ainda maior: 28 x 20%. Serra perde em todas as faixas etárias, exceto dos 24 aos 29 anos.
Nos estados, a vantagem da candidata petista fica ainda mais clara. Se em Alagoas Serra está na frente (39×35%), na Bahia perde de goelada (54×25%).
Leia na íntegra

22 respostas

  1. Nos estados onde a população é menos educada, tem menor poder aquisitivo, menos informação, onde as bolsas – os óbolos governamentais – são as grandes fontes de renda, já que a miséria impera, há menos saneamento básico, certamente a Dilma vai melhor, …!!!
    Como a própria nota diz: “Na Bahia é de goleada”, …!!!
    Antigamente se dizia que os militares queriam que a população continuasse sem educação, sem cultura, pois era mais fácil se manter no poder. E agora, …?!?!?!
    Mudaram as pessoas, mas os métodos continuam os mesmos, …!!!
    Brasil, o país do futuro (muito distante), pois o presente e o futuro a curto/médio prazo está perdido, …!!!
    Fazendo uma analogia com a democracia num país onde mais de 50% dos eleitores não têm sequer o primeiro grau completo, imaginem a seguinte situação: Uma família formada por um casal e três filhos pequenos resolve almoçar. Os pais votam a favor de uma refeição balanceada (nutritiva), mas os três filhos – a maioria – por ainda não ter consciência das coisas, preferem um sanduba e um sorvete (“alimentos” com bastante gordura, sal e açúcar), que não são nem um pouco mutritivos. Como na democracia, a maioria vence, todos terão que comer o sanduba e tomar o sorvete, …!!!
    Que maravilha, …!!!
    Prá frente, Brasil, …, nem que seja de marcha ré, …!!!

  2. SÉRGIO OLIVEIRA, se a Bahia é tão ruim assim como você diz, o que você ainda está fazendo aqui??? Deveria se mudar para outro estado, Sâo Paulo, por exemplo…!!! Será que você é realmente um EDUCADOR ou pensa que é???
    Democracia é isso mesmo, se não está satisfeito e, além de tudo, não contribui positivamente para mudar o cenário, em vez de criticar os que são contrários a sua opinião, com sua verborragia peculiar, faça algo construtivo: pegue seu penico e saia de mansinho…!!!

  3. O nome ñ é VOX POPULI e sim VOX DILMA! O dono do Vox é articulista da campanha de Estela, digo Dilma, publicando comentários favoráveis a ela no jornal Correio Brasiliense. Aí fica difícil dar credibilidade as pesquisas do VOX… A não ser em estados como a Bahia e a maioria do nordeste, onde o nível de educação das pessoas é muito baixo.

  4. Nos estados onde sempre foram beneficiados pelos governos anteriores e nitidamente de comportamento conservador direitista, Serra continua em vantagem. No sul do país não é difícil constatar o medo que pessoas tem dos “comunistas” que seqüestrarão suas contas bancárias e acabarão com o sistema. e se depender do Serra, quem vai seqüestrar contas bancárias são as concessionárias de estradas e seus pedágios.
    Além disso, em Minas onde estão 10 das 25 melhores universidades do país e nitidamente tucano, Dilma está vencendo. Vai ver que esses miseráveis analfabetos dos estados mais pobres se recordam de suas vidas oito anos atrás e refletem (se o pensamento de direita preconceituoso permiti-los)a melhora de vida conseguida, os amigos que vem sendo empregados, as obras que estão acontecendo e decidem concientemente em votar no governo que realmente veio para alavancar o Brasil e não ser apenas um pau mandado dos mais ricos do globo, FMI e cia.

  5. Meu caro amigo aí de cima, o problema da educação na Bahia e no Brasil vem de longas datas e a elite que outrora governava este país, não estava nem aí pra educar o povo. E outra coisa: os milicos foi quem começaram a incentivar o povo a educar-se. Lembre-se do MOBRAL e outros programas do governo federal naquela época. E justamente, os governos passados tinham medo de instruir o povo com a desculpa de que “se povo for instruído (educado) ele vai derrubar o governo”. E é esse objetivo que o atual governo quer: EDUCAR O POVO PRA MELHOR DESENVOLVER O PAÍS COMO UM TODO E NÃO UMA MINORIA PODEROSA DA ELITE. E estamos no caminho certo. Rumo ao desenvolvimento com educação para todos: TOPA, PROUNI e outros projetos educacionais que FHC nem tchum pra educação. O interesse da elite ex-dominante, era educar uma parte da população (da panelinha) pra continuar mandando e mamando nas tetas do estado pra sempre mas, acabou. Eles querem voltar mas o povo está atento e Serra mais uma vez, vai dançar. DILMA E WAGNER para o Brasil e a Bahia continuar crescendo junto com o povo, com mais saúde, educação, mais emprego, novos investimentos, novo modelo de governar e segurança, que por sinal, nessa área está nos devendo. Mas vai melhorar sim. Se Deus quiser! viu, seu Sergio Oliveira!

  6. Eu tenho um sobrinho, que leva o meu nome e estudou agronomia na UESC, ganhou uma BOLSA pelo CNPQ para fazer doutorado na Unicamp. Pelo raciocínio deste cidadão aí em cima, todas as bolsas que o país distribui são absolutamente desnecessárias. Quanta ignorância, meu DEUS!! Tenho em minhas mãos um texto da Revista Espaço Acadêmico, nº 98 de Julho de 2009. Texto este, escrito por Clóvis Roberto Zimmermann, Doutor em Sociologia pela Universidade de Heidelberg na Alemanha e professor de Ciências Políticas da UFRB-Salvador-Ba. O mesmo faz um relato do “Programa Bolsa Família: lições da experiência alemã”. Reli esta semana um texto produzido pela UNESCO RELACIONANDO E DEMONSTRANDO RESULTADOS dos impactos de programas de Transferência de Renda em diversos países do mundo, a exemplo do México, Chile, Colômbia, França, países asiáticos e até a Prefeitura de Nova Iorque pretendia implantar um Programa semelhante. Então, companheiro, procure se informar para andar dando palpites. As formas civilizadas de recuperação das camadas da população de renda mais baixas são elaboradas a partir de discussões elaboradas nos meios acadêmicos e a partir de experiências vividas em outros pais. Não foi atoa ou sem qualquer estudo que se implantou o nosso Bolsa Família, já haviam experiências no meio acâdêmico (como o citado acima)em que jovens passaram a ter mobilidade vertical a partir de incentivos do Estado. Por que discriminas os de baixo? Lembre-se desta frase: Pai, obrigado por esconderes dos poderosos e as revelastes aos pequeninos ! Um grande abraço.

  7. Pra sua informação, Lula foi o presidente que faz fez PELA educação, em todos os tempos. Muito do contrário eram às práticas de seu amigo Serra e sua turma demoníadica e dos psdbestas !!!!!!!!!!
    O desespero já bateu em amigo ????
    Não pode mais ser o país das elites, porque nossas elites, em geral, não hesitam em vender tudo o que este país possui — como o senhor, aliás, incentivou fazer — para que a “raça superior” venha aqui e explore nossas riquezas de maneira “eficiente” e “lucrativa”.
    Li boa parte de seu discurso, senhor José Serra.Talvez eu seja hoje o que o senhor foi,na minha idade, quando era um jovem, que presidia a União Nacional dos Estudantes e apoiava o governo João Goulart no Comício da Central. Quando o senhor defendia o socialismo que hoje condena, o patriotismo que hoje trai, o desenvolvimento autônomo do Brasil do qual hoje o senhor debocha.O senhor, como Fernando Henrique, é útil aos donos do Brasil — sim, Serra, o Brasil tem donos, porque 1% dos brasileiros mais ricos tem o mesmo que todos os 50% mais pobres — porque foi diferente no passado e, hoje, cobre-se do que foi para que não lhe vejam o que é.
    O símbolo do Brasil que não pode mais, que não pode ser mais como o fizeram.
    Não pode mais o Brasil ser das elites, porque nossas elites, salvo exceções, desprezam nosso povo, acham-no chinfrim, malandro, preguiçoso, sujo, desonesto, marginal. Têm nojo dele, fecham-lhe os vidros com película para nem serem vistos.
    Não pode mais ser o país das elites, porque nossas elites, em geral, não hesitam em vender tudo o que este país possui — como o senhor, aliás, incentivou fazer — para que a “raça superior” venha aqui e explore nossas riquezas de maneira “eficiente” e “lucrativa”. Para eles, é claro, e para os que vivem de suas migalhas.
    Não pode mais ser o Brasil dos governantes arrogantes, como o senhor, que falam de cima — quando falam — que empolam o discurso para que, numa língua sofisticada, que o povo não entende, negociem o que pertence a todos em benefício de alguns.
    Não pode mais ser o país dos sábios que, de tão sabidos, fizeram ajoelhar este gigante perante o mundo e nos tornaram servos de uma ordem econômica e políticas injustas. O país dos governantes “cultos”, que sabem miar em francês e dizer “sim, senhor” em inglês.
    Não pode mais ser o país do desenvolvimento a conta-gotas, do superávit acima de tudo, dos juros mais acima de tudo ainda, dos lucros acima do povo, do mercado acima da felicidade, do dinheiro acima do ser humano.
    O Brasil pode hoje mais do que pôde no governo do que o senhor fez parte.
    Pôde enfrentar a mais devastadora crise econômica mundial aumentando salário, renda, consumo, produção, emprego quando passamos décadas ouvindo, diante numa crise na Malásia ou na Tailândia que era preciso arrochar mais o povo.
    Pôde falar de igual para igual no mundo, pôde retomar seu petróleo, pôde parar de demitir, pôde retomar investimentos públicos, pôde voltar a investir em moradia, em saneamento, em hidrelétricas, em portos, em ferrovias, em gasodutos.
    Pôde ampliar o acesso à educação, ainda que abaixo do que mereça o povo, pôde fazer imensas massas de excluídos ingressarem no mundo do consumo e terem direito a sonhar.
    Pôde, sim, assumir o papel que cabe no mundo a um grande país, líder de seus irmãos latino-americanos
    O Brasil pôde ser, finalmente, o país em que seu povo não se sente um pária. Um país o nde o progresso não é mais sinônimo de infelicidade.É por isso, Serra, que o Brasil não pode mais andar para trás. Não pode voltar para as mãos de gente tão arrogante com seu povo e tão dócil aos graúdos. Não pode mais ser governado por gente fria, que não sente a dor alheia e não é ansiosa e aflita por mudar.
    Não pode mais, Serra, não pode mais ser governado por gente que renegou seus anos mais generosos, mais valentes, mais decididos e que entregou seus sonhos ao pragmatismo, que disfarça de si mesmo sua capitulação ao inimigo em nome do discurso moderno, como se pudesse ser moderno aquilo que é apoiado pelo Brasil mais retrógrado, elitista, escravocrata, reacionário.
    Há gente assim no apoio a Lula e a Dilma, por razões de conveniência-político eleitoral, sim. Mas há duzentas vezes mais a seu lado, sem qualquer razão senão a de ver que sua candidatura e sua eleição são a forma de barrar a ascensão da “ralé”. o nde houver um brasileiro empedernidamente reacionário, haverá um eleitor seu, José Serra.Normalmente não falaria assim a um homem mais velho, não cometeria tal ousadia.Mas sinto esta necessidade, além de mim, além de minha timidez natural, além de minha própria insuficiência. Sinto-me na obrigação de ser a voz do teu passado, José Serra. É um jovem que a Deus só pede que suas convicções não lhes caiam como o tempo faz cair aos cabelos, que suas causas não fraquejem como o tempo faz fraquejar o corpo, que seu amor ao povo brasileiro sobreviva como a paixão da vida inteira. Que o conhecimento, que o tempo há de trazer, não seja o capital de meu sucesso, mas ferramenta do futuro.
    Vi um homem, já idoso, enfrentar derrotas eleitorais e morrer como um vitorioso, por jamais ter traído as idéias que defendeu. Erros, todo humano os comete. Traição, porém, é o assassinato de nós mesmos. Matamos quem fomos em troca de um novo papel.Talvez venha daí sua dificuldade de dormir.
    Na remota hipótese de vencer as eleições, José Serra, o senhor será o derrotado. O senhor é o algoz dos seus melhores sonhos.

  8. Eu só leio esse tal de “Sérgio” ( é um professor da Uesc, é???), falando do Rio Grande do Sul; que os filhos nasceram lá; que a esposa é de lá e não sei o quê, não sei o quê, etc e tal!
    Só anda criticando Lula Dilma e o PT ( tem trauma de Diogo Mainardi – provinciano), o que fica óbvio que ele é do PSDB/DEM da turma de Fernando Henrique/Serra/Aécio, etc, etc…
    O que ele diz da Yêda Crusius (Governadora do Rio Grande do Sul – PSDB – que junto com Serra, Aécio e Cia,PROMOVERAM UMA CAMPANHA CONTRA O PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFESSORES) e dos Pampas Gaúchos, com aqueles escândalos, assassinatos, corrupção, caixa dois?
    Vai embora rapaz! Toma vergonha, pega o seu dinheiro e vai pra o primeiro mundo, (???), lá do Sul do País ( ao menos você acredita, nisso).
    Sai daqui! Vai viver feliz, intelectual! Você está num Estado (Bahia)e numa Região (Nordeste) onde os coronéis da política expulsaram milhões de nordestinos, com a conivência dessa “raça” que você defende para enriquecer São Paulo, Rio, Minas, etc, etc, etc.
    Você ensina isso a seus “pobres” alunos, Sérgio?
    Foram mais de 20 (vinte) anos de atraso ( que com certeza você compartilhou, ou ao menos foi omisso), virtude do “modus operandi” de assassinar consciências e vida, na política da Bahia e o modo de governar.
    Vem na Zona Rural ver a iluminação chegando, a população se alimentando, fruto das cooperativas e do incentivo a agricultura familiar e as pequenas propriedades rurais em detrimento do latifúndio, (cantado por Chico Buarque), e como anda a auto-estima desse povo sofrido, que ACM, Fernando e Henrique e CIA/LTDA deixaram!
    Sai da frente do computador e dessa sala ( ao menos é você quem anuncia que é professor universitário, não é isso? se estiver equivocado, peço-lhe desculpas!), e vem ver a vida, cara!
    Deixa de proselitismo, verborragia e boçalidade!
    Se você acha que o Rio Grande do Sul (tchê), é uma maravilha, vai pra lá viver no País da “ALICE”!

  9. QUÁ,QUÁ,QUÁ,QUÁ,QUÁ,QUÁ,QUÁ,QUÁ…
    SERRA DEU TCHAU, SERRA DEU TCHAU, SERRA DEU TCHAU…
    E TOME 13, E TOME 13, E TOME 13…

  10. SR. SERGIO OLIVEIRA, BOM É O SEU ESTADO R.GRANDE DO SUL, CHEIO DE PESSOAS CULTAS E INTELECTUAIS, QUE ELEGEU UMA GOVERNADORA TUCANA, QUE ATÉ MESES ATRÁS SÓ NÃO FOI CASSADA POR CORRUPÇAO E ROUBO DE DINHEIRO PÚBLICO PORQUE TEM NO BOLSO A MAIORIA DOS DEPUTADOS. JÁ QUE VC SE ORGULHA TANTO DO SEU ESTADO E DESPREZA O NOSSO, A PORTA DA RUA OU BR 101 E O AEROPORTO DE ILHEUS É A SERVENTIA DA CASA, VOAYGE.
    -E A MELHOR RESPOSTA O SR. PAULO JÁ LHE DEU.

  11. Pessoas conservadoras, ou burras, ou as duas coisas ao mesmo tempo, tentam desqualificar o voto dado a Dilma Rousseff. Isso só mostra o nível mental em que essas pessoas afundam. Tentar minimizar a preferência do eleitorado brasileiro tendo como referência a classe social e nível intelectual do eleitor, é de uma estultícia sem tamanho.
    Ora, se Dilma se mostra mais forte nas regiões e classes sociais menos privilegiadas, isso só revela o descaso que governos anteriores sempre tiveram com esses Estados e cidadãos.
    Se os indicadores sociais mostram que a distribuição de renda que o governo Lula pôs em prática elevou socialmente pessoas, isso é um mérito que deve ser reconhecido e não desprezado.
    Bom, inteligência não é previlégio de todos. É por isso que nossos professores ganham tão mal. Alguns só “ensinam” besteiras. Nem aprenderam a pensar.

  12. SR.SERGIO,
    SEGUINDO A LINHA DOS COMPANHEIROS QUE DEFENDEM A SUA SAÍDA DESTA TERRA DE TUPINIQUINS ,COMO PENSA V. Sª O ACONSELHO A SEGUIR IMEDIATMENTE PARA SUA TERRA NATAL, POIS AQUI NÃO PREISAMOS DE PSEDO INTELECTUAIS QUE PODERIA ESTAR MUITO BEM NA SUA TERRA E NÃO SEI POR QUE VEIO PARA AQUI.PECISAMOS DE PESSOAS QUE NOS AJUDE A CONSTRUIR OS PATAMARES DE EDUCAÇÃO DESTA REGIÃO ATRAVÉS DA ENTIDADE QUE VOCE REPRESENTÂ(UESC) SE NÃO TEM CONDICÃO PARA ISSO. TCHAUUUUUUUUUU

  13. Aos “inteligentes” de plantão:
    Primeiramente, gostaria de dizer que eu fiz Mestrado e Doutorado com bolsa, sendo uma do CNPq também, …!!!
    Uma coisa é uma bolsa de Mestrado, Doutorado e Pós-Doc, outra bem diferente é uma esmola, um óbolo, …!!!
    Só quem não sabe das coisas para não saber distinguir uma coisa da outra. Isso mostra o quanto as pessoas ignoram as coisas, …!!!
    Outros dizem que estamos numa “democracia”, mas não admitem que haja quem pensa de forma diferente, …, e querem que a pessoa vá embora, …!!! Então quando vocês estavam na oposição, durante o governo do FHC, vocês foram morar fora do país, …, deixaram de externar as suas opiniões, …?!?!?!
    Um grande feito do atual governo, tanto na Bahia quanto no resto do país, foi o projeto “Tiro Para Todos”, pois hoje não importa se a pessoa é pobre ou rica, negro ou branco, homem ou mulher, alto ou baixo, magro ou gordo, basta botar a cara na rua, ou mesmo dentro de casa, pode levar um tiro a qualquer momento, …!!! Esse, sem sombra de dúvidas, é o “projeto” mais “democrático” dos últimos anos, …!!!
    As estatais estão totalmente deficitárias, inclusive a PETROBRAS (só ganha da BP), …, a carga tributária é uma das maiores do planeta (mas os serviços que recebemos em troca são os piores possíveis), os banqueiros nunca lucraram tanto, a infra-estrutura do país é precária, falta inclusive saneamento básico, a educação nas escolas públicas é horrível, a saúde pública é uma lástima, …!!!
    Dentre outras coisas, os gastos públicos estão estourando, e nós temos que pagar juros altíssimos e muitos impostos, além de sofrer retração induzida no consumo, para sustentar uma máquina pesada e ineficiente, …, só levamos a pior com as negociações com países vizinhos, tais como Paraguai, Bolívia, e por aí vai, os aposentados estão totalmente endividados com tantos emréstimos consignados, pois não se respeita o limite máximo de 30%, mas o povão, a massa ignara, recebe uma esmola mensalmente, e acha que está tudo bem, …!!!
    No dia em que essas pessoas entenderem que a economia mundial poderá virar para outro lado e a resultante não mais beneficiar o Brasil, como está ocorrendo agora, …, aí já será muito tarde, pois nenhuma reforma consistente está sendo feita, pois tira a popularidade do governo, …!!!
    Nem sempre o caminho aparentemente mais fácil é realmente o melhor, …!!!
    Quem viver, verá, …!!!
    Quanto a mim particularmente, não interessa o que vier por aí, pois a minha situação já está definida mesmo, graças a Deus, …!!!
    Agora, eu quero é ver esse pessoal que hoje me critica, reclamando uma barbaridade, e eu dando risada, pois mesmo sendo a Dilma a vencedora, por ter uma formação técnica, será favorável a dar uma freada daquelas para arrumar as coisas, …!!!
    Como muita gente só sabe das coisas depois que elas acontecem, …, então vamos aguardar, …!!!

  14. Eu já vi esse filme, narrado po esse conservador, pequeno burguês, “professor”,doutor, etc, projetado pela boca de Regina Duarte. Oh, que medo que eles têm da ascenssão social dos pobres. Coitados.
    Essa é a grande ira deles. Pobre não tem direitos. Os pobres são uns pobres coitados, incultos, mal educado! É isso que eles acham dos pobres. Por isso odeiam Lula, ex-operário, nordestino retirante.
    Enquanto os “doutores” gozam de bolsas pagas com o dinheiro que deveria servir para qualificação dos pobres. Oh, que medo que ele têm do povo.
    Agora, os “professores” já deviam ter aprendido, com Lula e FHC, que nível de escolaridade não é sinônimo de excelência, não.
    Precisam voltar pra escola!

  15. Esse daí calado ainda está errado. Nem na UESC tem vez. kkkkk só pq é uma bolsa de mestrado desvirtua-se de sua essência é? E a Petrobrás só ganha da BP?? Em oito anos (era Lula) a Petrobrás saiu da 24ª posição para a 4ª entre as maiores empresas de energia do mundo, o valor de mercado da Companhia subiu de 96,8 bilhões de dólares para 199,2 bilhões.
    e onde raios vc achou que é interessante (sic) escrever …!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!…!!! …!!! … !!!
    Coisa chata se já não bastasse seu pensamento retrógrado de República do Café-com-Leite! Dane-se direita elitista de merd*.

  16. Sérgio Oliveira disse:
    “Blá, blá, blá, blá, blá, blá… Lula é o anticristo, blá, blá, blá… o país precisa de reformas, blá, blá, blá… só o PSDB/DEM podem ajeitar a casa!?!?!… blá, blá, blá… tenho pós-doutorado, não preciso de ninguém, blá, blá, blá…”
    Os bloguistas disseram:
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…

  17. Sr.SÉRGIO PARA QUE SERVE TANTO ESTUDO E
    TANTA QUALIFICAÇÃO?
    SE O ÓBVIO O SENHOR NÃO CONSSEGUE DESCIFRAR.
    ÉSSA BARCA QUE O SENHOR DEFENDE É FURADA,
    ACORDA PRA VIDA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *