Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

Azevedo: homem de muitos homens.

Uma coisa é certa: o prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (DEM), vai ter seus candidatos a presidente da República, governador, Senador (dois nomes), deputado federal e estadual. O democrata não vai votar em branco e nem anular o voto.
Outra coisa, também certa, é que ninguém sabe o que passa pela cabeça do chefe do Executivo.  A regra, portanto, é o mistério. A exceção, pelo andar da carruagem, é que Azevedo não vai votar em Paulo Souto para o cobiçado Palácio de Ondina.
E aí vem logo a perguntinha sobre a fidelidade partidária, se alguma represália pode acontecer em decorrência do apoio do alcaide a um candidato – Jaques Wagner (PT) ou Geddel (PMDB) – de outro partido.
Não vai acontecer nada. Nada mesmo. Salvo se Souto ganhar a eleição e, como consequência, não mandar um só centavo para os dois últimos anos do governo do Capitão, assim como fez o então governador César Borges com o então prefeito Geraldo Simões.
Em relação ao Parlamento federal, o nome mais cotado para receber o disputado apoio do prefeito, é o de Luiz Argôlo, do PP do ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que sonha com o cargo de secretário de Estado em um eventual segundo mandato de Wagner.
O apoio do prefeito Azevedo a Luiz Argôlo, que não tem nenhum vínculo com o sul da Bahia, em que pese seu esforço para trazer verbas federais para o município, abre a porta para que o democrata escolha um deputado estadual da Região, mais especificamente de Itabuna.
Não fica bem apoiar dois candidatos – federal e estadual – de fora, como se Itabuna não tivesse nomes dignos e competentes para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.
O médico Renato Borges da Costa, do PMDB do ex-ministro Geddel Vieira Lima e presidente do diretório municipal, é o que tem mais chance de receber o importante apoio do prefeito do centenário.
Alguns renatistas, considerados como bem próximos do candidato, defendem até uma contrapartida ao apoio do chefe do Executivo. Ou seja, Renato Costa apoiaria a reeleição do prefeito-capitão na sucessão de 2012.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

7 respostas

  1. hahahaha!! quem acredita em Renato costa.. ele vai dar apoio ao capitão? nesta eleição ele ta baixando a cabeça para cuma e se contradizendo na frente de todos..
    Bobo é acreditar nele..

  2. Zelão Diz: – Qual é a verdadeira importância?
    Se nem mesmo o “capitão prefeito” está preocupado, ou em contrário; está muito preocupado, em dicidir e revelar o seu voto, porque então se dá tanto valor ao seu mudismo?
    Tem os que acreditam, que o “capitão prefeito” será capaz de transferir e de distribuir entre a sua quase dezena de apoiados, os mais de cinquenta mil votos que obteve na eleição para prefeito e que sempre foram seus, sem depender de mais ninguém.
    Talvez seja esse o “grande conflito” do capitão. Ter que comprovar nas urnas o “montão de votos” que o fizeram acreditar que eram frutos do seu carisma e prestígio político, tendo que enfrentar a Fernando Gomes que apoia Gedel e a Maria Alice, que apoia a Paulo Souto e ainda ter que ver questionado o seu prestígio com Geraldo Simões, ao apoiar Wagner.
    Se ganhar e provar o seu prestígio, será o novo líder da política de Itabuna. Se perder, compra a passagem para sair do poder.

  3. Sinceramente, é difícil entender o pq de tanto mistério e tanta preocupação com opção de Azevedo p/ Governo do Estado,,,,,
    tenham os pés no chão,,,,Azevedo já não tem a mesma aprovação que teve na eleição,,afinal ele saiu ganhando nas lambanças do PT municipal, ao lançar esposa do dono de nosso partido,,,e ainda aquela atrapalhada de Cap. Fábio na reta final,,,,
    Azavedo faz um governo ruim,,,,,tá cercado de pessoas incompetentes,,,,o que não o isenta de nada, pois a responsabilidade é dele,,,
    Sinceramente,,,,deixa Azevedo apoiar Gedel, azar o dele,,,,,quem traz dinheiro pra Itabuna é o Governo Federal,,,,
    Gente,,,Azevedo, não é o Lula q tem 80% de aprovação, e em algumas capitais chega a 95%,,,,
    Azevedo é uma invenção da falta de opções em nossa cidade,,,
    E a gente paga por isso,,,

  4. É como falaram ai em cima, quem acha que Azevedo influencia alguma coisa como lider politico esta completamente enganado, quem viver verá.
    Ja Renato Costa, ja votei nele 2 vezes para deputado, estava inclinado a votar novamente, mas essa proximação com cuma queimou e muito o filme dele, espero que após as eleiçoes ele se de conta disso, e nao cometa mais esse erro, de achar que existem coisas mais importantes que ética,respeito e nome.

  5. assim com este prefeito mamulengo,existe varios vereadores na camara ,que sao vereadores de um mandato só,por ex;raimundo polvora,rose castro,e outros mais,nao vou votar em nenhum desta camara,tem que sair todos renovaçao na camara de vereadores …..

  6. Eu continuo batendo na mesma tecla.Povo ITABUNENSE vamos tomar vergonha na cara e não votar em nenhum candidato apoiado por essa CORJA DE MALFEITORES e APROVEITADORES do harario PUBLICO DE ITABUNA.Vamos afastar de vez essa Cambada de POLITICOS FICHA-SUJAS que só fizeram SUGAR,todo DINHEIRO de ITABUNA.POVÃO não vamos deixar eles nos enganar mais uma vez,e BANIR de VEZ da vida PUBLICA esses politicos aproveitadores e enganadores.Vamos votar em gente NOVA NA POLITICA,vamos dar um voto de credito em GENTE NOVA,compromissada com o destino de nossa cidade,que esta a deriva.Fora (AZ.GS.FG.etc)vamos garimpar novas lideranças ,até acertar………..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *