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Acidentes aumentam na proporção em que cresce o número de motos nas ruas (foto Ardilhes Moreira/G1)

O crescimento do número de motocicletas em circulação no Brasil foi tema de matéria da Folha de São Paulo há uma semana e volta a ser discutido, pela mesma publicação, no editorial de hoje (clique AQUI se for assinante). Provoca uma reflexão necessária.
Em 2001, apenas 26% das cidades brasileiras tinham mais motos do que carros. Hoje, os veículos de duas rodas são maioria em 46% das cidades.
Segundo apuração da Folha, em 2005 havia 7,4 milhões de motocicletas, enquanto atualmente elas já são 15,3 milhões, numa variação de 105% em cinco anos!
Infelizmente, parte da consequência desse crescimento está na elevação da demanda para os coveiros. No ano de 1996, o Brasil registrou 725 motociclistas mortos contra 8 mil no ano passado (aproximadamente 22 óbitos por dia).
Para combater o que o jornal define bem como uma “estupidez alarmante”, aponta-se a necessidade de punir com rigor as infrações e abusos de motociclistas e investir em um transporte público eficiente.
Não se pode desconhecer as vantagens das motocicletas, mas a irresponsabilidade reiterada,em combinação com a falta de políticas públicas, faz com que esses veículos continuem sendo o meio de transporte mais rápido para o cemitério.

7 respostas

  1. Até que enfim alguem para falar dessa coisa ruim e talvez igual ao cracke em Itabuna por exemplo, é preciso que todos os poderes do municipio, a imprensa e a sociedade civil organizada abra os olhos para este mau que são uma boa parte destes motoqueiros em itabuna pois são mau educados não respeitam a nada e ainda estão envolvidos, repito parte deles, com o tráfico de drogas que são os pseudos moto taxi. ACORDA ITABUNA, vamos levar esse assunto a sério por todos.

  2. TEREMOS CADA VEZ MAIS JOVENS OU MORTOS OU DEFICIENTES, É PRECISO UMA GRANDE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO, ESSA PRESSA DOS MOTOQUEIROS NOS OS TEM LEVADO A LUGAR MELHOR NENHUM.

  3. Rapaz, que preconceito estúpido é esse? Comparar uso da moto ao uso do crack?
    Respeitem os motoqueiros,,,,a maioria deles depende das motos como meio de sobrevivência,,,,Não saiam atirando para todos os lados,,,,colocando todos no mesmo saco,,,,
    A grande maioria dos que possuem motos, certamente não dispõem de condições financeiras p/ ter um carro, e não devem ser marginalizados por conta disso,,,,
    A situação dos mototáxi,,,,,que não honram as atividades,,,,é culpa dos políticos locais que não tomam partido do assunto, que não regularizam o serviço, e assim se isentam de fiscalizá-los com eficiência,,,simplesmente lavam as mãos,,,,
    Conheço bem os dois lados, pois tenho carro e moto, e reconheço que existem excessos por parte de motoqueiros aqui na cidade,,,,mas a maioria exerce com dignidade sua atividade,,,e muitas delas são vítimas da falta de segurança a que as atividades de moto-táxis os expõe,,,e ainda assim continuam na labuta, pois dela certamente depende ele e mais esposa, filhos,,,,,ok?
    Na questão dos acidentes/óbitos que ocorrem com motociclistas, realmente são dados alarmantes,,,e de alguma forma acompanham o crescimento de motos na rua,,,
    É uma pena,,,mas vários acidentes ocorrem entre colisão carros e motos, e nem os condutores das motos estão errados na história, mas certamente sempre levam a pior no acidente,,,,
    Bem lembrado é a necessidade de um transporte público eficiente,,,,,mas sabemos que isso não é a realidade das cidades brasileiras,,,,então, o que era pra ser um transporte alternativo, acaba sendo o transporte principal de vários cidadãos,,,
    Se é o caminho mais rápido p/ o cemitério,,,,não sei,,não tenho certeza,,,,mas, morre muita gente em acidentes de carros,,,,morre muita gente vítimas do tráfico,,,,morre muita gente à espera de atendimento nos hospitais,,,,,
    É uma discussão longa,,,,,até cabe pensar como tem tanto motoqueiro com carteira de habilitação?
    Tem muita gente ganhando com isso,,,,,,e tem muita gente pagando com a vida por isso,,,,
    Vamos saber separar as coisas,,,,,nem todos que estão nas ruas,,,,,montados em uma moto, são marginais, irresponsáveis e estão desejando pagar com a própria vida no trânsito,,,
    Todos, sem exceção,,,são vítimas da falta de políticas sérias por parte de nossas autoridades,,,,
    Aqui em Itabuna então,,,é muito largada,,,,não estão nem aí,,,,,

  4. Então, eu vou sugerir que cada pessoa que compre uma moto volte à auto-escola para uma reciclagem.
    Aqui em Ilhéus o caso é sério… Os motocilistas desconhecem as convenções do Código Nacional de Trânsito.
    Ninguém respeita mais motocilistas do que eu quando estou dirigindo. Reconheço as desvantagens de estar sobre duas rodas. Mas, mesmo assim, às vezes me aborreço por conta das traquinagens da maioria deles. A pior de todas é achar que entre carro e meio-fio é espaço para ultrapassagem.
    Isso não tem nada a ver com a profissão de moto-taxista. O problema é dos motocilistas em geral.

  5. Estou pensando em montar uma funéraria ou um centro de reabilitação para ganhar dinheiro dos motoqueiros, pena que não tenho curso de adestrador para ensinar os “cachorros loucos”.

  6. Generalizar é coisa de gente burra. A Folha de São Paulo principalmente em seus editoriais sempre atacou os motociclistas em defesa dos seus anunciantes a indústria automobilística. O Brasil sem motocicletas não existe principalmente São Paulo. Os Estados Unidos que sempre combateu este tipo de veículo, onde até pizza é entregue de carro, lá é explicável, pois o americano sempre teve gasolina barata e sempre teve o domínio deste combustível até com guerra. Mototáxi em Itabuna transporta milhares de pessoas dia o que falta é a regulamentação municipal que o senhor Weley Melo secretario de transporte nega a fazer em defesa do interesse dos seus antigos patrões, donos de empresas de ônibus e em detrimento do interesse de milhares de mototaxistas e usuários deste transporte dentro de Itabuna que não possuem condições de ter um automóvel. Muito da imprensa tem abordado os acidentes com motocicletas sem mostrar estatísticas, em Itabuna em 2009 a Settran registrou 42% dos acidentes da cidade aconteceram com motocicletas, ainda é muito, mas os carros ocasionaram mais acidentes que as motos. O trânsito não pertence só aos carros e todos que usamos merecemos respeito.
    Podemos diminuir os acidentes com motos e carros com educação, educação, educação.

  7. montados em uma moto, até o pessoal da SETRAN comete imprudencias.
    ultrapassam pela direita, andam na contra mão e outras irregularidades
    absurdas são cometidas por eles.
    passem a observar!!!
    ou se faz uma fiscalização severa com relação ao transito de motos, ou
    vai morrer muita gente ainda.

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