Tempo de leitura: < 1 minuto

É o comentário inevitável de muita gente que passa pela Avenida do Cinquentenário, em Itabuna. A obra de “revitlização” ali realizada demandou muitos recursos (orçamento de R$ 4,5 milhões), mas nem de longe o benefício justifica o custo.
O tal piso intertravado, por exemplo, está se “destravando” em alguns pontos. Além disso, foi mal-assentado e está irregular, o que dificulta a locomoção numa obra  em que o governo local declarou ter observado como critério a preocupação com a mobilidade.
Nesse quesito, vale ressaltar que algumas senhoras e senhoritas já “inauguraram” o fabuloso piso. Por inaugurar, entenda: as vítimas foram submetidas ao ridículo de despencar no chão, após perder o equilíbrio nos altos e baixos do passeio.
Outro fator de desagrado é estético. Como o dinheiro não deu para executar o projeto da maneira como ele foi concebido, a Prefeitura acabou instalando luminárias, realmente bonitas e moderníssimas, em postes feios e velhos, que não combinam com o novo equipamento. Está, com todo respeito, um “Frankstein”.

15 respostas

  1. É seu pimenta como sei que este blog é petista, gostaria de lhe informar que sou baiano, natural de Itabuna mas resido em Guarulhos há vinte e dois anos e quase todos os anos vou à minha cidade natal, quero te dizer que a cidade de Guarulhos é administrada pelo PT e na avenida principal foi feito um calçadão com o mesmo tipo de piso das calçadas de Itabuna com muito desnível e buracos também, então vejo que o problema não é partidário e sim administrativo.

  2. Esteticamente HORRÍVEL!!!
    Lamentavelmente os responsáveis pela obra (principalmente pelo projeto) não usou o mínimo de critério de beleza e estética.
    Fiz o teste: fui a cinqüentenário por volta das 19 h., sem o movimento do comércio, e percorri todo o passeio. As reclamações são verídicas. O passeio é feio, horrível.
    Será que por trás desta “OBRA” existe outros valores (monetário mesmo) que nós não vemos?
    O bolso de alguém deve ter ficado mais cheio.

  3. Cheguei a votar em Juçara porque achava que Azevedo não teria apoio e capacidade para gerir Itabuna da forma devida. Mas, como diz Millor Fernandes “de onde menos se espera, daí é que não sai nada”.

  4. O dinheiro não deu pra fazer tudo? Eu pensei que havia orçamento, o projeto com tudo detalhado e licitado para execução… Se não foi feito, temos uma grande irregularidade.
    Eu nem acho que deveria “apressar” a inauguração.
    “Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” (Ayrton Senna)

  5. Sim, pimentinhas
    O PISO DA PAULINO VIEIRA ESTÁ TODO SOLTO E FOI FEITO NA GESTÃO DE GERALDO SIMÕES ???
    ALGUÉM AQUI SE LEMBRA ? POIS É SÓ PASSAR POR LÁ E VER !
    A CINQUENTENÁRIO, FORA O DETALHE DO ASSENTAMENTO, FICOU TODA LINDA.
    AGORA SIM, SINTO ORGULHO DE SER ITABUNENSE.
    ABRAÇOS.

  6. Eu acho que o caro blogueiro deve está com dor de cotovelo… apesar de ser de oposição ao governo, você deveria dar o braço a torcer e parabenizar a prefeitura de sua bela obra. Eu sei que nem tudo é perfeito na administração de Azevedo, mas essa obra é uma das coisas de seu governo que temos que tirar o chapéu.
    Obs. Não sou partidário nem puxo saco de prefeito algum.

  7. Zelão diz: – Favores trocados!
    A questionada “maquiagem da avenida do cinquentenário” por valores que não se justificam (5 milhões) pelo piso dos passeios que foi condenado tecnicamente pelos engenheiros da Caixa Econômica, que por isso vetaram o repasse da verba do governo federal, através da Caixa, apresenta outro grave problema na nova iluminação que; mesmo sendo moderna e de qualidade técnica (led), mostrou-se incompatível para aplicação em postes com baixa altitude e que por isso não permite a expansão da área de luminosidade de cada luminária.
    Tendo sido o custo mais elevado da “maquiagem,” os comentários que circulam na cidade, é de que as tais luminárias foram adquiridas pela prefeitura, sem qualquer estudo de viabilidade técnica, como forma de “agradecimento” a uma empresa do ramo de materiais elétricos instalada no comércio de Itabuna, por a mesma ter sido a “principal financiadora da campanha do capitão prefeito,” que assim, “generosamente” retribui o favor recebido.

  8. Minha esposa já teve 2 pares de sandálias perdidos. Agora andar na Cinquentenário somente pra cruzar a avenida, vai pela Paulino Viera e volta pelo calçadão. =/
    As luminárias são 10, mas realmente os postes não acompanham a perfeição futurística.
    Mais uma vez, que pena. É triste ver essas coisas que teriam tudo para sere perfeitos.
    Me lembro quando Geraldo na sua vez deu outra cara em todo o centro da cidade, não somente uma avenida e até em outros lugares como Juracy Magalhães, São Caetano, Conceição dos quais receberam novos e futuristas semáforos. Hoje muitos funcionam apenas como um antigo, sem contar os segundos.

  9. Nos meus cinco anos de graduação mas outros de pós e mestrado, sempre aprendi que o maior custo de uma obra é Mão de Obra ou máquina.
    O que vi na obra de Itabuna foi máquinas da prefeitura trabalhando e funcionários desqualificados que também são do cabide de prefeitura.
    Um obra complexa e de exigido controle de qualidade com esta de nossa avenida deveria ser coordenada por um Eng. com experiência e pavimentos de fluxo de pedestres. Queria entender como o Sr. Prefeito Azevedo acreditou que um Técnico de informática teria competência para tal atividado.
    Este ao menos poderia ter inovado e usado sua experiência [De dono de um provedor ilegal de internet] e ter colo calocado internet WiFi na Av., assim darímos utilide os bancos de cimento, toscamente instalados em nossa Ciquentenério.
    Meu Deus, além de piso ainda há bancos que num breve futuro serão utlizados com balcão pelos camelôs !
    Mesmo odiando nepotismo votei em Jussara, porque previa a imcompetência de Azevedo, mas este me surpreendeu e a cada dia surge algo pequeno e mal pensado.
    Povo, ele não teve competência para cuidar de um Detran, onde roubavam descaradamente debaixo de seu bigode !
    Querem saber ? tenho saudade de Fernando Gomes !!!

  10. E OS COMERCIANTES, ESTÃO DESESPERADOS COM A PERDA DAS MADAMES DE SALTO ALTO, É CLARO QUE ELAS NÃO VÃO SE ARRISCAR À IR ATÉ A CENTENARIO PARA NÃO PAGAR “MIICCOOOO”.

  11. deus é mais.
    ALGUEM LA DIZ QUE O PREFEITO DE UMA OUTRA CIDADE , O PREFEITO PTISTA USOU ESTE MATERIAL, OU ELE É INCOMPETENTE OU TEM A MESMA INDOLE DO BAHIANO CAPITAO E SEUS SECRETARIOS (ANOES), mAMOES DO VERBO MAMAR). INFELIZMENTE ESTA CONTAMINAÇAO TEM EXISTIDO EM TODOS OS PARTIDOS POLITICOS. A CORRUPIÇAO SEGA ESTES BOBOCAS E O PIOR QUE A POPULAÇAO SE DIVIDE ENTRE DEFENSSORES E DEFENSSORES DESTES ABUTRIS DO PODER PUBLICO. E EXISTE NESTA CIDADSE , DEFENSSOR PUBLICO OMISSO, VEREADORES OMISSOS E APROVADORES DESTE DESGOVERNO.
    TEMOS 13 VEREADORES NEHUM DELES CHAMOU OU CHAMA A SOCIEDADE PARA JUNTOS , EXIGIR DO PODER PUBLICO EXPLICAÇOES DESTE DESGOVERNO, POREM APROVAO TUDO QUE O CAPITAO MANDA PARA A CAMARA APROVAR, OS QUE SE DIZEM OPOSIÇAO A DEFESSA DELES É “NAO ESTAVA PRESENTE”, OU “NAO VOTEI FORAM OS 9 OU 10, SAO MAIORIA” E OUTROS TEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE “FOI OS 52 MIL ELEITORES QUE PREFERIRAM ESTE PREFEITO NAO PODEMOS FAZER NADA.”
    CADE A SOCIEDADE ORGANIZADAS, PASTORES PROTESTANTES , PADRES, BISPO, ASSOCIAÇAO DOS PROFESSORES, SINDICATOS. O DR CLODOALDO JÁ FOI PRA FRANÇA??????????

  12. Tem gente que reclama, viu seu pimentas
    Eu passei na cinquentenário com minha namorada umas 3 vezes e ela não perdeu nenhum par de sandálias ! Algumas partes estão onduladas por conta da pressa, mas no geral ficou padronizada.
    A iluminação realmente é fantástica (LED) falaram que é da Philips, mas com aqueles postes velhos não combinou tanto. Agora a ideia dos bancos e dos vasos de plantas foram muito boas. Mas tem que ter guardas pra não levarem os bancos. A avenida ganhou outro aspecto.
    Parabéns ao prefeito !! Continue trabalhando
    ps… Não sou partidário e nem puxa-saco de ninguém

  13. Por incrível e paradoxal que pareça, no aspecto estético, a aveniada melhorou um pouco, pois, AINDA NÃO TEMOS OS CAMELÔS que enfeiavam o centro da cidade (apesar deles serem necessários!!! ? !!!). Porém, e na verdade, é preocupante a situação dos desníveis, no tipo de piso (contrário às mulheres que usam salto alto – e a alguns homens “cinquentenários”, que também tropeçam nele), além do “reajunte” de areia que une as pedras (sabão).
    Eu acho que CADA LOJISTA deve fazer uma melhora no seu próprio piso, pode?

  14. PARABENS AZEDO
    VOCE É OTIMO
    É O PREFEITO QUE ITABUNA NAO MERECIA
    É UMA CENTENARIA ORFÃ DE POLITICOS , AUTORIDADES, SINDICALISTAS, SOCIEDADES ORGANIZADAS, ESTUDANTES ORGSANIZADOS , UNIVERSITARIOS COM SENTIMENTOS CIVIS.POBRE CIDADE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *