Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi exatamente num dia 5 de agosto, há quatro anos, que nascia de parto natural o blog Pimenta na Muqueca. Movidos pelo objetivo de fazer um jornalismo sem amarras, dinâmico, com um toque de irreverência, os jornalistas Davidson Samuel e Ricardo Ribeiro encontraram na internet o melhor caminho: rápido, interativo e – o mais importante para dois “lisos” – baratíssimo (ou, naquela época, de graça mesmo).
O Pimenta começou utilizando o serviço Blogger, do Google, e depois teve mudanças, até chegar ao formato em que se encontra. Ao longo desses quatro anos, o site foi gradativamente conquistando a fidelidade de milhares de leitores e tem hoje mais de 330.000 visitas e  1.000.000 de page views por mês (medido pelo Google Analytics).
É uma grande alegria ver esse trabalho sendo tão reconhecido e produzindo resultados positivos para a sociedade. A cada desmando denunciado, descaso revelado e arbitrariedade combatida, o Pimenta mostra a que veio. Não nos interessa o jornalismo protocolar e burocrático, mas sim o exercício da comunicação como arma em defesa do interesse público.
Nesse mês de aniversário, o Pimenta receberá algumas mudanças no visual e novos serviços serão acrescentados. Na essência, o site continua com o mesmo espírito de sempre e a vontade de melhorar a cada dia.
Aos nossos leitores, comentaristas e aos que nos ajudam a fazer um dos blogs de notícias mais acessados da Bahia, muito obrigado!

Seção nostalgia: clique AQUI para ver a primeira nota postada no Pimenta, ainda no Blogger.

41 respostas

  1. PARABÉNS!tenho o site do pimenta adicionado nos meus favoritos, costumo dizer que o blog é o meu pai nosso de cada dia, pois ao amanhecer procuro ficar por dentro das notícias que permeiam por aqui e aí a fora.Também por não ter tempo de assistir os jornais locais.O pimentame deixa atualizado. Continuem assim.

  2. PARABÉNS ao melhor “ponto” de informação do Sul da Bahia!
    Aqui eu fico sabendo dos acontecimentos da cidade de Itabuna, quase em tempo REAL.
    Infelizmente é aqui no Pimenta que fico sabendo de TODA desordem, bagunça, ladroagem dessa política IMUNDA dessa cidade!!
    O “Infelizmente”, não é pelo blog Pimenta, mas pelos “insensíveis do poder público”
    Mas uma vez parabenizo o blog Pimenta na Muqueca e seus criadores!
    PARABÉNS e SUCESSO!!!!!!!!!!!!!!

  3. parabéns pela seriedade, honestidade nos fatos e comentarios e pela credibilidade conquistada e que passa segurança aos seus leitores, muitos anos de vidas e felicidades

  4. Gostaria de parabenizá-los por mais um ano de existência. Porém, como só Deus é perfeito, e fazendo esta ressalva gostaria de informá-los que em muitas de suas matérias-políticas, fica a impressão que o site não é imparcial. Posso até concordar que em muitas das vezes podemos encarar isto sob um determinado ponto de vista, em que nós leitores vemos e compreendemos a nota. Mas, na maioria dos casos parece-nos que esta visão de parcialidade fica assim estabelecidade, realmente dando a impressão que nos quer trazer o lado ideológico da coisa. Sendo assim, vale aqui a colaboração de um assíduo leitor deste meio de comunicação.

  5. Zelão diz: – O filho adotivo de uma união “não gay”!
    Sem dor… Uma ova!
    Se não foi Cesário, obrigatoriamente, doeu!
    Talvez os amigos tenham esquecido as “contrações” para parir a idéia. O receio de que não nascesse como era esperado. A ansiedade que dá em por um filho no mundo e, mais difícil ainda, de mantê-lo vivo e saudável.
    Mas valeu a pena, o rebento cresceu forte e saudável!Ta certo que após o nascimento, muitas noites foram consumidas e muitas incertezas tomaram conta da alma dos pais extremados, sempre preocupados em fazer da cria algo bem melhor, mantendo-o distante das tentações; da corrupção e do oportunismo (nem caro nem barato), diante da necessidade de nutri-lo e aos próprios pais.
    O filho jovem logo se tornou “aborrecente” para alguns e companheiro e parceiro inseparável para muitos dos que acompanham os seus passos, que por certo o levam para um futuro adulto (não adúltero) promissor.

  6. Parabéns muito boa a ideia do blog e melhor ainda agora com o site, tem momentos que voces são chatos mas vale muita a pena agente abrir na net e ver noticia de Itabuna e região em qualquer lugar.
    Parabéns Ricardo Ribeiro e Parabéns Davidson Samuel.

  7. ” O valor das coisas não está no tempo em que elas duram , mas na intensidade com que acontecem.”
    PARABÉNS A TODA EQUPE DO PIMENTA PELOS CINCO ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS A SOCIEDADE REGIONAL CACAUEIRA !

  8. Merece mais que bolos e champanhes. Merece obrigado por quebrar a situação monocórdica da mídia tradicional. Meninos, vocês ganharam
    a instantaneidade dos bons tempos do radiojornalismo com bom texto: claro, conciso e objetivo. É isso ai… Mil vidas ao Pimenta e seus idealizadores.

  9. Aplausos e parabéns !!
    Acompanho desde o nascimento. Conheço as origens desta iniciativa. Em mais um ano de vida, vale lembrar que quem continua ganhando os presentes, somos nós, leitores seguidores. VIVA O PIMENTA !!!!

  10. Pois é…
    Com o R2CPRESS nasce a blogosfera regional. Com o Pimenta a nossa blogosfera torna-se adulta.
    Para comprovar a intensidade com que as coisas acontecem aqui no Pimenta, em QUATRO anos de vida o Pimenta já conseguiu prestar CINCO anos de serviços à sociedade regional cacaueira, como bem disse o nosso amigo Luciano Anunciação no comentário anterior.
    Parabéns Davidson, Ricardo e todos aqueles que fazem o Pimenta arder, pois é esta a sua MISSÃO.
    Carlos Mascarenhas

  11. PARABÉNS!!! A todos que ajudam a realizar esse belissimo trabalho da nova midia que surge e veio pra ficar.
    Sinto-me parte desta familia que ajuda a região a expor sua opiniões…
    Nossa! Só posso desejar muito e muito crescimento e muita informação!

  12. Um hábito adquirido e do qual nao abro mao, é o de atualizar-me do que acontece nomundo da noticia. E, diàriamente, de domingo a domingo, busco as informaçoes nesse veiculo.
    Entao, o minimo que posso fazer é parabenizar toda a equipe que, diuturnamente, fazem esse blog. Voces merecem o respeito de toda a comunidade e de minha parte, parabéns, muito obrigado por manter em performance e atualizado este veiculo, levando a informaçao dentro da etica e do respeito.
    ornan lapa serapiao dos santos

  13. Olha, neste momento de festa só tenho a parabenizar esta equipe, todo o trabalho desenvolvido para informação do povo é significante, e torna-se ainda mais valioso quando aliado a honestidade e transparência na informação. Parabéns a todos, e continuarei a fazer as visitas diárias a este site para continuar informado sobre itabuna e região!

  14. Parabêns é pouco; vocês deram voz ao itabunense comum; aquele que não quer aparecer mais tem o que dizer. Não percam a identidade; perseverem; não se deixem levar por oportunistas que as vezes querem calar a “voz” da comunidade!!!! Mas do que “Pimemta na Muqueca” em muitos casos vocês foram “PImenta na Empada” daqueles que querem fazer a “festa” as custas da igenuidade ou boa-fé dessa massa carente que forma a população itabunense. Força e Fé!!!!!!

  15. O “Pimenta” é a prova de que tudo que é feito com competência e inteligência tem espaço e torna-se duradouro.
    Parabéns, para o “Pimenta” e para o jornalismo nascido em nossa Região!

  16. Prá se ter um nascimento há de acontecer uma união,
    um expresso barnabé talvéz.
    Eu sem querer vi a zorra crescer, do coito ao orgâsmo até
    a parição
    O jornalismo é antigo, o pimenta é o novo jornalismo, que…
    que…. que….. o jornalismo….. Aí a coisa acontece de tempos
    em tempos, os especiais se aproximam…… aí o jornalismo vive.
    Vai Valendo, porque o jornalismo é antigo….. E aí……

  17. Considero o ‘Pimenta na Muqueca’ o melhor site da região.
    As atualizações são feitas constantemente…daí o motivo
    das minhas visitas,várias vezes ao dia…
    Parabéns a toda equipe e continuem fazendo sempre esse
    jornalismo com seriedade,responsabilidade e verdade…
    (nossa,quanto ‘ade’!!!rssss)
    Aquele abraço pra todos vcs!!!

  18. Citando os nomes de Davidson Samuel e Ricardo Ribeiro, parabenizo a equipe que faz do site “PIMENTA NA MUQUECA” um vetor de convergência de vários pontos de vistas e opiniões divergentes, confirmando que esse espaço prima pelo espírito democrático e, principalmente, pelo
    respeito à liberdade de expressão.
    Que outras iniciativas produtivas e inteligentes como essa, possam
    brotar desse solo fértil, que sempre foi o sul da bahia.
    Parabéns e um grande abraço.

  19. pPARABENS
    VOCES FAZEM ANIVERSARIO
    E NÓS GANHAMOS PRESENTE
    TENDO VC ATIVAMANTE
    PRICIPALMENTE NESTE MOMENTO POLITICO.
    DEUS OS ABENÇOE , HOJE , AMANHA E SEMPRE.
    FAÇAM DAS CRITICAS, MOTIVOS PARA CRESCIMENTO.

  20. Parabéns, meninos!
    N sabemos mais viver sem o Pimenta na Muqueca. Virou rotina, virou mania, virou um delicioso vício. Nós é que agradecemos à vcs!

  21. Muito bom quando se conquista respeito e credibilidde junto ao público alvo.
    O trabalho do Pimenta ratifica a acertiva de que juntar letras não é tarefa fácil principalmente quando o resultado dessa mistura tem por finalidade principal a verdade dos fatos.
    Pimenta vai conquistando o seu espaço porque prima pelos fatos e não desvia para o pessoal (seguindo na linha do respeito).
    Emocionado desejo vida longa ao Pimenta.
    Paz e Luz.
    Fique com DEUS (sempre).

  22. Davidson e Ricardo, sintam nossa alegria pelo trabalho que vcs fazem e nosso orgulho de ter no meio profissionais do gabarito de vcs. Mais e mais sucesso para o Pimenta. Parabéns!!!

  23. Parabéns! Imprensa se faz com seriedade e imparcialidade. Gosto muito de ler o Pimenta e até participo em algumas ocasiões.
    Durabilidade para vocês!

  24. Quero parabenizar a competente equipe do Pimenta pelo trabalho realizado ao longo desses quatro anos, ao tempo em que desejo a perpetuação do imediatismo, da coragem e do equilíbrio no trato da notícia. Sucesso!
    abraços carinhosos

  25. Para quem, como eu, viveu dos dois lados – diria até que foram três, já que primeiro fui apenas leitor, depois “suspeito” de ser autor e, mais adiante, sócio-colaborador -, a alegria é multipla.
    Como leitor, vivemos o prazer de nos deliciarmos com o bom texto do blog, todo dia, o dia todo; como colaborador, o prazer foi ajudar a fazer a coisa acontecer; e, ainda nos tempos de anonimato da turma, aparecer como suspeito da autoria dos textos era algo que nos elevava o ego.
    Ou seja, de dentro, de fora ou do lado, viver o Pimenta é algo que nos engrandece como profissional e como cidadão.
    Parabéns a todos. De cá, seguimos alimentando um dos filhos do Pimenta – é neto de vocês dois, canalhas! – o nosso O Trombone. Sei que o melhor presente que um filho poderia dar ao pai seria seguir o exemplo de sua honradez. E,honrando as lições, todos os dias pedindo a bênção do ‘pai Pimenta’, vamos com O Trombone, seguindo o caminho da nossa ancestralidade.
    Valeu, men.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *