Tempo de leitura: < 1 minuto

Em seu Twitter, o jornalista Fernando Rodrigues aponta um dado bastante peculiar e curioso na pesquisa CNT/Sensus. É que o candidato José Maria (PSTU) aparece com 3% das intenções de votos na pesquisa espontânea e apenas 1,9% na estimulada.
Ou inverteram na hora de divulgar, ou… Mistério!

3 respostas

  1. Não é mistério, não. É erro de dimensionamento de amostra, assim como deve ter havido distorções na estratificação amostral, pois fica meio difícil de acreditar que uma amostra de 2000 pessoas seja representativa em relação a uma população de cerca de 135 mulhões de eleitores em todo o país, …!!!
    Amostra pessimamente dimensionada, sabe-se lá como foi estratificada, primcipalmente por razões financeiras, dá nisso, …!!!
    O pior é que depois de divulgada, vira “verdade”, …, para uns, …!!!

  2. Não é erro não…. uma coisa nada tem a ver com a outra…. isso quer dizer que os 1,9% que na estimulada disseram votar nele, na espontanea tb. Os eleitores dele são mais decididos que os dos demais candidatos. Como os lideres diminuiram seus percentuais, tem espaço para que o dele na espontânea aumente.. Nenhum mistério seu pimenta. E Sérgio, para de tentar enxergar posibilidade de seu Serra ganhar… Dilma subiu a Serra e fica olhando o José lá de cima…. rsrsrs…

  3. EXTRAÍDO DOS COMENTÁRIOS DO PROPRIO BLOG DO FERNANDO.. MAIS ÓBVIO IMPOSSÍVEL.. TRSITE DE VER O PIMENTA REPUBLICAR UMA TENTATIVA TOSCA DE MANIPULAÇÃO DESSE COLUNISTA E NEM AO MENOS EXPRESSAR UMA OPNIÃO LÓGICA. MAS ENFIM FICA REGISTRADO.
    “Fernando, mais uma vez você mostrou que tipo de analista político você realmente é. Não há estranheza alguma no fato do Zé Maria ter percentual maior na pesquisa espontânea. É evidente que o eleitor do Zé Maria, dada a natureza do candidato e do partido, é muito mais informado e convicto do seu voto do que os demais eleitores. Muitos destes eleitores desconhecem os candidados, e precisam ser ESTIMULADOS pela pesquisa para optar corretamente. Isto fica claro na votação de 5% do Lula na pesquisa espontânea. Estes eleitores estimulados migram para os candidatos hegemônicos na pesquisa estimulada, o que faz o percentual do Zé Maria despencar. Muito, muito estranho é tua tentativa tosca de desqualificar a pesquisa com base nisso.”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *