Tempo de leitura: < 1 minuto

A pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada ontem à noite traz números que, se confirmados nas urnas, podem trazer uma bela vantagem para a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) no cenário nacional, principalmente quando se leva em conta que o seu principal adversário, José Serra (PSDB), quase não sai daqui. Ainda ontem, o tucano visitou Bom Jesus da Lapa.
Vamos ao levantamento: ouviu 1.008 pessoas, de 3 a 5 de agosto, e apresentou Dilma com 56% dos votos contra 23% de Serra. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV) aparece com 5%. Os demais candidatos não pontuaram.
Na espontânea, Dilma aparece com 39% e Serra pontua com 12% e Marina, 3%. Em um cenário de segundo turno, quando confrontados Dilma versus Serra, a petista impõe 61% a 26%. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais.

10 respostas

  1. A Bahia sempre foi conhecida – e reconhecida – como um estado de vanguarda, de revolução, de luta, mas agora está entre os menos politizados, …!!!
    O baixo nível de informação, educação, e instrução, além de baixa renda, ingredientes da mediocridade que ora nos assola, reflete na maioria das pessoas, que se rendem a míseras espórtulas, ao invés de buscar, com dignidade, uma oportunidade no mercado de trabalho, …!!!
    No norte e no nordeste, a garantia do bolsa isso, bolsa aquilo é quem está predominando, infelizmente (e na Bahia não é diferente), …!!!
    É o reflexo de um lugar onde grande parte da população vive de óbolos, de migalhas (e termina vendendo o voto, única arma que pode dispor, única oportunidade capaz de mudar uma realidade, numa democracia), …!!!
    Isso nos lembra muito a política do tijolo, da telha, do pedaço de pão, da falta dedignidade, imposta – outrora – pelos coronéis, hoje adotada, de forma velada, pelos que se dizem “progressistas”, …!!!
    O baixo nível de instrução, de educação, sempre foi – e continuará sendo – o opróbrio da humanidade. Com isso nos aproximamos cada vez mais, via similaridades, das regiões mais atrasadas do planeta, que ficam nos rincões, nos grotões, africanos e asiáticos, …!!!
    Dentro de pouco tempo esse mesmo povo corre sério risco de ser tratado não como resíduo, mas como rejeito, como escória, (tal qual boa parte da zona rural chinesa), …!!!
    Só tenho a dizer: Triste Bahia, …!!!

  2. O GOVERNO FHC, EM SUMA, CIVILIZOU UM TANTO O PT, QUE FOI OBRIGADO A ADERIR À CARTILHA DO ADVERSÁRIO E FAZER UM GOVERNO DE CONTINUIDADE.
    __________________________________________________________________________________
    Aqui e ali, li que o debate da Band foi chato porque todos falaram mais ou menos a mesma coisa etc e tal; por isso, disseram, Plínio teria ajudado a sacudir a pasmaceira. Olhem: eu avalio que faltou, sim, POLÍTICA ao embate. Os candidatos optaram por uma abordagem mais administrativa e gerencial, talvez em excesso. Mas atenção! Essa suposta “chatice” é um dado positivo. Debates animados eram aqueles do tempo em que Lula, com ar enfezado, ia à televisão defender o socialismo, o calote na dívida, o fim do Plano Real, a punição para aqueles que fizeram o Proer, o fim da Lei de Responsabilidade Fiscal — aquela baboseira toda que já constituiu o discurso do PT e que hoje é vocalizado por Plínio de Arruda Sampaio.
    O fato de Serra, Dilma e Marina falarem muitas coisas parecidas é uma boa notícia — porque, afinal de contas, já superamos a fase do candidato que ia à TV para declarar que, se vencesse, iria virar a mesa. Eleição ruim, desastrosa, foi a de 1989. Se Lula tivesse vencido, teria levado o Brasil à breca. Se Brizola tivesse vencido, teria levado o Brasil à breca. Como o vitorioso foi Collor, então o Brasil foi à breca. Entenderam? Mas os debates eram quentíssimos, do tipo que deixaria acordados alguns analistas que cochilaram anteontem e que depois escreveram os comentários com os joelhos ou com o copo, sei lá eu.
    __________________________________________________________________________________
    O CERTO MESMO É QUE O PT TÁ TORRADO MUITA GRANA NOSSA COM SEUS COMPARSAS IDEOLÓGICOS, E NOSSAS TÃO PROMETIDAS INFRAESTRUTURAS NUNCA SAEM DO PAPEL, ONAUGURAÇÕES MESMO SOMENTE DAS TAIS PEDRAS FUNDAMENTAIS.

  3. Dilma vem mostrando seu talento e competência. Ela não é apenas a candidata de Lula, mas a candidata mais preparada. No debate, Dilma mostrou que conhece o Brasil e está disposta a seguir o caminho iniciado por Lula.

  4. Como sempre Sérgio Oliveira mostra seu ranço de reacionário empedernido.
    É um coitado, para quem a banda já passou e ele não escutou a musica.

  5. Se conforma Sergin, porque essa moçada, mesmo indignada, teve que ouvir por muito tempo que “quem tá por cima é quem mete”. Não sou da turma mais entendo que agora é a vez dela. Triste Brasil, oh quanto é semelhante!

  6. DILMA “PLASTIFICADA”, NO DEBATE GAGUEJOU O TEMPO TODO,Ô INSEGURANÇA…; MARINA,COM AQUELA CARINHA DE “CARNEIRO SOFRIDO”,ENFEITA DEMAIS AS PALAVRAS QUE ESQUECE DO VERDADEIRO SENTIDO DO DEBATE;
    SEM DÚVIDA SERRA FOI MUITO MELHOR. JÁ ESCOLHI MEU CANDIDATO: SEEERRRRAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. É cada “comentarista” tentando dizer alguma coisa, mas só faz revelar a indigência mental que os caracteriza. Extamente quando as classes sociais, que foram historicamente rejeitadas, começam a ascender, eles, os indigentes mentais, enxergam sinais de decadência.
    Usam vocabulários pernóstico tentando impressionar. Sinceramente, são uns sofistas de entupir esgoto.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *