Tempo de leitura: 4 minutos

“O sul da Bahia vai se consolidar como uma das maiores áreas de consumo de gás natural no Nordeste”

Vice-presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães é hoje uma espécie de comunista executivo. Como diretor-presidente da Bahiagás, compete a ele estar à frente do projeto de levar o gás natural a diversos municípios sul-baianos, a partir da base de distribuição do Gasene.
Nesse rápido bate-papo com o Pimenta, Magalhães fala das perspectivas para a região e revela que tirou férias na Bahiagás, mas não para descansar. Enquanto o executivo sai de cena, entra em campo o político, que assumiu uma das posições estratégicas na coordenação de campanha do governador Jaques Wagner.
O comunista diz que está engajado em “um processo que vem dando certo e está transformando a Bahia”.
Leia abaixo uma síntese dessa conversa:   
Pimenta – Há quatro meses o gás natural chegou à região e isso gerou uma grande expectativa pela possibilidade de atração indústrias. Qual é o cenário hoje?
Davidson Magalhães –
Inicialmente, tanto a região sul quanto o extremo-sul estão sendo beneficiadas com a chegada do gás natural. Estão sendo fechados diversos contratos com empresas como a Suzano, a Veracel, Nestlé, Trifil. Todas elas vão receber o fornecimento do gás natural.
Pimenta – A partir de quando?
Davidson –
Uma parte no início do ano que vem e outras já agora. Isso já está bastante avançado. Nós instalamos um núcleo comercial da empresa na região, já projetando uma futura sede regional da Bahiagás. O potencial do mercado local cria as condições para uma atuação mais estruturada da empresa aqui na região e esse é um dado positivo. O segundo tem a ver com o investimento. Nós já fizemos algumas licitações para o início das obras (da rede de distribuição do gás natural na região) e parte delas já está acontecendo. A nossa agenda está bastante avançada.
Pimenta – Qual o volume de gás natural que a Bahiagás pretende comercializar na região?
Davidson –
A perspectiva para o conjunto da região é de ultrapassar diversos estados do Brasil. Em quatro anos, ultrapassaremos os 500 mil metros cúbicos. Essa estimativa está atrelada aos empreendimentos já existentes, ou seja, ao que já existe hoje em nossa cidade. Nem contabilizamos a demanda que será gerada com o Porto Sul, que vai trazer um potencial muito grande. O sul da Bahia irá se consolidar como uma das principais áreas de consumo de gás natural no Nordeste.
Pimenta – Falando de política, você assumiu também um posto na coordenação da campanha do governador Jaques Wagner. Qual é o seu papel na campanha?
Davidson –
Eu já tirei férias na Bahiagás e estou fazendo parte da coordenação política da campanha, com a missão de contribuir para a continuidade desse projeto que tem feito a Bahia avançar. Em uma recente avaliação de desempenho entre os governadores dos estados brasileiros, Wagner é o segundo melhor do país, o que demonstra que estamos engajados num projeto que está dando certo, que está transformando a Bahia, particularmente na nossa região. É gratificante estar envolvido nesse projeto político.
Pimenta – As pesquisas mostram César Borges à frente na disputa para o Senado. Você acha que as esquerdas conseguirão eleger dois senadores?
Davidson –
 Não acredito que essa frente vá se manter, pois as últimas eleições do Estado da Bahia têm mostrado que os candidatos ao Senado tendem a acompanhar o desempenho de toda a chapa majoritária. As pesquisas hoje trazem o PMDB na última colocação, o que nos leva a crer que, ao invés do César Borges puxar o PMDB para cima, a candidatura do Geddel é que puxará a de César Borges para baixo. A Dilma está disparada na Bahia, consolidando a presença política da dobradinha Wagner e Dilma. E essa identidade política significa que o eleitor baiano não se confundiu e a tendência é disso se refletir no Senado, com a vitória de Lídice e Pinheiro.
Pimenta – Como você, que é vice-presidente do PCdoB na Bahia, analisa o papel que o partido vem desempenhando no governo Wagner?
Davidson –
O partido, além de ter uma presença na Secretaria de Saúde do Estado, está à frente da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e nós estamos na Bahiagás. Foi a primeira vez que tivemos espaço administrativo em nível estadual e, a partir daí, acho que nós cumprimos bem a tarefa que nos foi dada. Penso que ajudamos politicamente e administrativamente.
Pimenta – O que você espera do desempenho do PCdoB nessas eleições?
Davidson –
O PC do B vai sair fortalecido, como já ocorreu na eleição municipal, com a vitória de 18 prefeitos, 19 vice-prefeitos e agora acredito que vamos ampliar as nossas bancadas estadual e federal. Temos dois deputados federais e acredito que vamos chegar a três e cumprir nosso objetivo, que é o de consolidar o projeto representado hoje pela candidatura de Dilma.
Pimenta – Na condição de itabunense, que perspectivas você enxerga para a cidade?
Davidson –
 Eu acho que Itabuna está vivendo um momento extremamente alvissareiro. Há 100 anos, começamos o ciclo do cacau e agora está começando um novo ciclo, com um novo paradigma de desenvolvimento para a região. Isso é o maior presente que a cidade poderia ter: uma alternativa para o cacau; não é contra e nem a despeito do cacau, mas para além da economia cacaueira. Coincidentemente, há um século a cidade se emancipou no curso do crescimento do ciclo do cacau e agora, exatamente no ano do centenário, inicia o curso de um novo ciclo, um ciclo virtuoso.

15 respostas

  1. NÃO TENHO DUVIDAS QUE A NOSSA REGIAO SERÁ UM POLO COSUMISTA DE GÁS NATURAL.
    AS ESPECTATIVAS DE CRECIMENTO DA REGIÃO É AMPLA E CLARA, POIS ESTAMOS PRÓXIMO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS COMO O PORTO SUL, O AEROPORTO,A LINHA FERREA QUE LIGARÁ O SUL DO ESTADO COM A REGIÃO DAS LAVOURAS DE GRÃOS,COMO ALGODÃO,MILHO, SOJA… E MINÉRIO. ITABUNA E REGIÃO ESTÃO ENTRANDO NUM RITIMO DE CRECIMENTO AMPLO E FAVORÁVIO AO DESENVOLVIMENTO, ESTAMOS VIRANDO UMA PAGINA DE SOFRIMENTO ONDE QUEM ESTAVA NO PODER NADA FAZIA DE CONCRETO PELA NOSSA REGIÃO, MAS GRAÇAS AOS NOVOS LIDERIS COMO DAVISON MAGALHÃES, ALICE PORTUGAL, WENCESLAU,PCdoB, MOSTRAM DEDICAÇÃO E ESFOÇO PARA QUE O CRECIMENTO NÃO FIQUE ESTAGUINADO SO NESSES EMPREEDIMENTOS.
    À BUSCAR

  2. NÃO TENHO DUVIDAS QUE A NOSSA REGIAO SERÁ UM POLO COSUMISTA DE GÁS NATURAL.
    AS ESPECTATIVAS DE CRECIMENTO DA REGIÃO É AMPLA E CLARA, POIS ESTAMOS PRÓXIMO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS COMO O PORTO SUL, O AEROPORTO,A LINHA FERREA QUE LIGARÁ O SUL DO ESTADO COM A REGIÃO DAS LAVOURAS DE GRÃOS,COMO ALGODÃO,MILHO, SOJA… E MINÉRIO. ITABUNA E REGIÃO ESTÃO ENTRANDO NUM RITIMO DE CRECIMENTO AMPLO E FAVORÁVIO AO DESENVOLVIMENTO, ESTAMOS VIRANDO UMA PAGINA DE SOFRIMENTO ONDE QUEM ESTAVA NO PODER NADA FAZIA DE CONCRETO PELA NOSSA REGIÃO, MAS GRAÇAS AOS NOVOS LIDERIS COMO DAVISON MAGALHÃES, ALICE PORTUGAL, WENCESLAU,PCdoB, MOSTRAM DEDICAÇÃO E ESFOÇO PARA QUE O CRECIMENTO NÃO FIQUE ESTAGUINADO SO NESSES EMPREEDIMENTOS.

  3. A região Sul da Bahia viveu dois momentos na sua história diametralmente opostos: o auge do cacau, que trouxe riquezas e a vassora de bruxa que varreu as oportunidades e a esperança de muitos, todos sabemos. A gente se perguntava: o que será de Ilhéus? E de Itabuna? Quando parecia que a esperança havia perdido para o desânimo, eis que a Bahia ousa eleger um candidato do PT. E junto com Lula Wagner trouxe o GASENE, que representa mais energia para a produção, mais emprego e renda, mais possibilidades… Tudo mais. E o Porto Sul? Sobre isso a gente pode falar depois. Que a Bahia continue “cheia de gás” para promover o desenvolvimento de todas as regiões – não só da capital – trazendo desenvolvimento e melhores condições de vida para todos nós.

  4. Oh Maria Bonita.
    Tá doendo.
    Preste mais atenção ao “teclar”. Dá uma conferidazinha antes de postar.
    Sobre Alice Portugal, elenca pra nós, pobres viventes, o que ela fez em Brasília durante os dois mandatos, alem de engordar.
    Fernando
    Ilheus/Ba

  5. É LAMENTAVÉL A PROPAGANDA DO NADA, É O QUE ESSE GAROTO PROPAGANDA TÁ FAZENDO, UMA DEPUTADA FEDERAL QUE TEM EM TODAS AS ELEIÇÕES VOTOS DE ITABUNA E REGIÃO E NÃO CONSEGUE UMA EMENDA PARA CIDADES DO SUL DA BAHIA E TÃO POUCO SAI EM DEFESA DA REGIÃO. O ESTADO TÁ PAGHANDO ESSE RAPAZ PARA FICAR POR LÁ EM SALVADOR ,POR QUE ITABUNA NÃO AGUENTOU ELE.E O RESULTADO ,VAI QUEBRAR A BAHIAGÁS PARA ELEGER O SEU MENUDO , O QUE EU ACHO ? UMA PENA NÃO VAI PARA LUGAR NENHUM…

  6. Se vc quiser saber o que Alice Portugal fica fazendo lá em Brasilia Sr Florencio…
    Pergunte ao Reitor da UESC, pois a 1ª piscina Olimpica do Sul da Bahia que será construida na UESC, foi ela quem mandou a verba….A quadra coberta da UESc, foi Alice Portugal quem mandou a verba …….A primeira pisicna para Saltos do sul da Bahia , foi Alice Portugal quem mandou a verba…
    Quer saber mais?? Pergunte ao pessoal que trabalha na Trifil…Lá tinha uma Revista íntima na Trabalhadoras….Alice Portugal junto com o SINTRATEC e WENCESLAU conseguiram acabar com isso com uma ação no MPF…
    Ih vai em Camacan tb que vc acha emenda dela…Aqui em Itabuna o dinheiro que ela mandou pra construir algumas quadras nos bairros está “preso” na Caixa, sabe porque?
    O Sr. Prefeito de Itabuna nao tirou o nome da Prefeitura de um órgão que funciona como o SPC de nós pessoas físicas…Por isso o $$ está lá retido..
    Tem muita coisa que ela fez viu…é bom vc se informar antes de sair atirando sem ter provas..

  7. DAVISON MAGALHÃES HONRA ITABUNA E A BAHIA.
    O Presidente da Bahia Gás, Davidosn Magalhães não é especialista em geologia ou geofísica do petróleo nem é engenheiro químico, más como eu pedagogo e historiador, sabe que o gás natural como encontrado na natureza é uma mistura variada de hidrocarbonetos gasosos cujo componente preponderante é sempre o Metano. Que o gás natural não associado apresenta os maiores teores de Metano, enquanto o gás natural associado apresenta proporções mais significativas de Etano, Propano, Butano e hidrocarbonetos mais pesados; que, além dos hidrocarbonetos fazem parte da composição do gás natural bruto outros componentes, tais como o Dióxido de Carbono (CO2), o Nitrogênio (N2), Hidrogênio Sulfurado (H2S), Água (H2O), Ácido Clorídrico (HCl), Metanol e impurezas mecânicas. É só pesquisar.
    O Presidente dessa empresa sabe e nós sabemos que o gás natural é o mais limpo dos combustíveis fósseis, e que possui características que favorecem uma maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam e reduzem os impactos ambientais.
    Tal vez o senhor Fernando Florêncio não saiba de nada disso. Ele também não sabe que os profissionais citados acima atuam no processamento dos combustíveis e que no gerenciamento de mercado atuam os com formação em ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA. O INCITATUS CÔNSUL E SACERDOTE ROMANO, Fernando e outros mercenários de FICHAS SUJAS DEPUTADOS FEDERAIS do Sul da Bahia, desconhecem é que o presidente da Bahia Gás é professor universitário e MESTRE EM ECONOMIA; formação mais que suficiente para ocupar a espaços de maior envergadura como a Presidência da Petrobrás ou o Ministério de Minas e Energia.
    Quanto aos desinformados e aos FICHAS SUJAS só cabe as asneiras da política e ignorância.
    AO CONTRÁRIO DE MUITOS, DAVISON MAGALHÃES HONRA ITABUNA E A BAHIA!!!

  8. Davidson Magalhães foi meu professor na UESC no curso de Economia, pensei q ele fosse economista…
    Na minha opinião todo investimento aqui na região é bem vindo, sobretudo o de combustíveis.
    E que venham outros…

  9. Amigo estudante.
    Desculpe,mas não conhecia emendas tão importantes.É pq conheci Alice Portugal com outras prioridades.Realmente, emendas prioritárias.Afinal nadar no Cachoeira não é um negócio.
    Mas continuo insistindo. Ela engordou bastante, inclusive seu patrimônio declarado ao TRE.Aumentou em 40%.
    Antonio Hermirio de Morais, dono da Votorantin (a maior empresa privada do país)teve apenas 4%% na sua evolução patrimonial.
    Virgilio Alberto:
    Falei sobre o Davidson entender de gás.E o pimenta de ir à lua.
    Gideon.
    O Fernando que vç conhece, com certeza não sou eu.Se ligue, “mermão”.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

  10. “Esse moço entende de gás?”
    Se não entende, também não é necessário entender!
    Seu cargo é de chefia. Quem tem de entender de gás são os técnicos a ele subordinados.
    Um general precisa ser especialista em todas as tarefas e manobras do seu Exército? Não!
    Um general comanda uma Força Tarefa (Organização por Tarefas), composta pela tropa combatente e vários grupos especializados que lhe dão apoio: Engenharia, Artilharia, Comunicações, Logística, etc.
    O general só precisa identificar o momento certo para emprego desses meios. Além disso, precisa contar com um Estado-Maior – Oficiais de Pessoal, de Logística, de Operações e de Inteligência – competente.
    O Davidson é o general da Bahiagás.
    E está se saindo muito bem!

  11. SR. FERNADO!! O SR. FOI AQUELE QUE DEU ENCIMA DA DEPUTADA E ELA LHE DEU UM CANTO DE CARROCERIA? E AGORA FICA CHAMANDO ELA DE GORDA!!!???

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *