Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

OS CONCORRENTES: Souto, Wagner e Geddel (Foto Google).

Paulo Souto e Geddel Vieira Lima, respectivamente candidatos ao governo da Bahia pelo DEM e PMDB, tem a mesma opinião em relação ao horário eleitoral que começa no próximo dia 17.
O ex-governador e o ex-ministro acham que vão crescer nas pesquisas de intenção de voto com o início da propaganda no rádio e na TV. Geddel diz que vai se aproximar de Souto, que, por sua vez, diz que vai se afastar mais ainda do peemedebista.
As últimas consultas populares, incluindo a do instituto Datafolha, apontam o candidato do PT, Jaques Wagner (reeleição), na dianteira. E mais: seria reeleito logo no primeiro round.
A turma de Wagner também acha que o ex-ministro das Relações Institucionais do governo Lula, que passou incólume pelo escândalo do mensalão, vai crescer nas pesquisas.
Como é improvável que Wagner, em um eventual segundo turno, fique de fora da disputa pelo Palácio de Ondina, a briga entre Souto e Geddel promete muitas emoções e, quem sabe, a depender do andar da carruagem, uma troca de farpas.
Souto versus Geddel. A expectativa fica por conta de quem vai dar a primeira alfinetada no esperado horário eleitoral.

DOBRADINHAS

O já descrente eleitor fica sobressaltado com as tais das “dobradinhas” que aparecem em época eleitoreira e, depois, como num passe de mágica, desaparecem para sempre.
Aliás, a “dobradinha” mais esperta da eleição de 2010 é, sem dúvida, a que Geraldo Simões fez com Ângela Souza (PSC).  A deputada, que busca sua reeleição para o Parlamento estadual, vai apoiar o petista em Ilhéus.
O petista, no entanto, além de não pedir um só voto para Ângela no seu principal reduto, que é Itabuna, não faz nenhum esforço para que geraldistas ilheenses votem na candidata evangélica.
É a dobradinha do “toma-lá” sem o “dá-cá”. Da ingenuidade enfrentando a esperteza.

FERNANDO GOMES

Se não fosse José Serra, a chapa completa do ex-prefeito Fernando Gomes seria a mesma de Geddel, candidato ao governo da Bahia pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o pragmático PMDB.
O ex-prefeito de Itabuna e o ex-ministro da Integração Nacional vão votar em Renato Costa (deputado estadual), Lúcio Vieira Lima (federal), os dois senadores da chapa majoritária e o próprio Geddel para o cobiçado Palácio de Ondina.
O voto diferente fica por conta da sucessão presidencial, já que Geddel vota na petista Dilma Rousseff e Fernando Gomes no tucano José Serra.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

4 respostas

  1. SE GEDDEL E PAULO SOUTO SE UNIREM NÃO METE MEDO EM NINGUEM,
    QUANTO MAIS OS DOIS SE MATAM POR VOTOS, WAGNER CRESCE.
    WAGNER LÉVA ÉSSA NO PRIMEIRO TURNO E COM FOLGA.
    COM ÉSSA ALIANÇA COM ANGELA SÓ QUEM TEM A PERDER É GERALDO SIMÕES.
    QUANTO A FERNANDO E GEDDEL,EU APOSTO QUE OS DOIS VOTAM EM SERRA.

  2. Pouco a pouco o Brasil vai dando sinais de superação da condição de marionete dos grandes meios de comunicação. A Globo, por exemplo, é a emissora que mais tem perdido audiência. Hoje, temos opções. O Jornal Nacional não é mais “a verdade” absoluta. O JN é agora uma opinião dentre outras. Outras vozes ecoam, outras emissoras, outras mídias. Vejam, por exemplo, a força deste site. Aqui, quem quer pode emitir a sua opinião para um lado ou para o outro, com o único filtro do respeito, aspecto que louvo e admiro. Em relação à Política e ao PSDB, afirmo sem medo de errar que não há mais o que fazer. Serra está tão perdido que volta e meia vem à Bahia, que é o quarto colégio eleitoral do país, uma vez que Dilma já o superou no Rio Grande do Sul, em Minas e até em São Paulo. No Nordeste, a candidata do PT tem 49 por cento das intenções de voto. Por todos os lados, em todos os cantos as pessoas são unânimes no reconhecimento dos avanços conquistados e promovidos pelo projeto de Lula, que é também de Dilma, que ajudou o presidente no comando do importantíssimo cargo de Ministra da Casa Civil, que é também de Jaques Wagner que – como todos sabem – assumiu o Ministério das Relaçoes Institucionais no momento em que Lula mais precisou de apoio ao longo dos seus dois mandatos. O mundo inteiro reconhece Luís Inácio Lula da Silva como vencedor. E Dilma Rousseff? Será que ela tem gabarito para ser presidente do país? Basta acompanhar as suas participações nas entrevistas e nos debates. Ninguém – a não ser Lula – conhece melhor o projeto e os programas em desenvolvimento no Governo atualmente. Portanto, não há o que temer. Felizmente, nossa nação atingiu a maioridade e está mais do que na hora de uma mulher provar para tantos quantos queiram ver que não é o nível de estudo, a cor da pele, ou o sexo que determinam a competência de um político, mas o seu grau de amor ao ser humano e a sua capacidade de trabalhar para a realização do ideal de construir um país e um mundo justo para todas as pessoas, sem distinções.

  3. Em 2006 elas também garantiram que um venceria e venceu outro! Na Bahia já está mais do que provado que pesquisa não consegue prever qual é a vontade do povo! A Bahia é um estado muito grande, com mais de 9 milhões de eleitores! É impossivel que uma pesquisa com uma amostragem tão pequena possa prever o ganhador dessa disputa.

  4. pense em um homen honesto na politica e calos brasileiror deputado estadual de senhor do bonfim , é o unico pt que é elogiado pelos propio amigos , e mudou a cara de senhor do bonfim .

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *