Tempo de leitura: 2 minutos

– Em 12 meses, Itabuna cria 673 empregos.
– Ilhéus gera quase três vezes mais: 1.717 vagas

Construção civil corta vagas em Itabuna, polo de serviços e comércio (Foto Waldyr Gomes).

A economia itabunense gerou magérrimos 20 novos empregos em julho, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) levantados pelo Pimenta. Trata-se de um dos piores resultados do ano para o município de mais de 210 mil habitantes e polo comercial e de prestação de serviços do sul da Bahia.
O comércio, aliás, cortou 64 postos de trabalho no mês passado, enquanto o setor de serviços abriu 47 novas vagas com carteira assinada. Nos sete primeiros meses de 2010, o município abriu somente 513 vagas, quando computados os resultados de todos os setors. Se levados em conta os últimos 12 meses, a cidade gerou em um ano apenas 673 empregos.
Setores que puxavam os bons índices de emprego retraíram em julho. Dentre os exemplos, a construção civil. Apesar de abrir 307 novas vagas neste ano, cortou 12 empregos em julho.
ILHÉUS
O saldo de empregos com carteira assinada foi melhor em Ilhéus, com o registro de 95 novas vagas. Os destaques positivos foram comércio (63 novos postos de trabalho) e indústria (40). A construção civil e a agropecuária seguiram em mão contrária e cortaram, respectivamente, 24 e 20 vagas, afetando o saldo do mês de julho.
Além de abrir 95 vagas no mês passado, Ilhéus está à frente de Itabuna no acumulado do ano e dos últimos 12 meses. De janeiro a julho, a economia ilheense abriu 854 novas oportunidades com carteira assinada. Entre julho de 2009 e julho deste ano, criou novas 1.717 vagas, quase três vezes mais que Itabuna.

7 respostas

  1. Zelão diz:- A dolorosa verdade
    Os dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego revelam a triste situação econômica de Itabuna, que os nossos dirigentes desinformados insistem em negar: – Estamos falidos!
    Basta que se observe com cuidado a situação do comércio e da prestação de serviços médicos, outrora duas das principais fontes de referência do nosso desenvolvimento e que atraiam para aqui; a população de toda a Região Sul e Extremo Sul do Estado.
    Hoje, são poucas empresas itabunense que sobrevivem a duras penas. Grande parte dos profissionais da área médica estão migrando para Vitoria da Conquista ou para Salvador.
    Nossos dirigentes, hoje festejam a invasão das lojas das grandes redes de varejo que estão se estabelecendo aqui, mais para atender as suas logísticas de expansão no mercado do nordeste, atraídas pelos benefícios fiscais concedidos e que pouco contribuem com o desenvolvimento econômico regional, salvo o pequeno número de empregados, quase sempre recebendo salários inferiores aos pagos para a realização dos mesmos serviços, aos empregados das lojas das mesmas empresas situadas no sul e no sudeste.
    Somos hoje uma economia sem perspectivas. Somos prisioneiros dos nossos próprios erros do passado e vítimas da nossa própria crise de idéias. Elegemos dirigentes populistas despreparados, incapazes de propor politicamente, saídas que nos leve a um futuro de desenvolvimento.

  2. Mesmo assim, quando alguém procura um imóvel pára comprar e/ou alugar, o preço está na estratosfera, …!!!
    Imagina se a cidade estivesse bombando, …?!?!?!

  3. E onde é que esse povo de Itabuna tá achando dinheiro prá encher a cara, desfilar no shopping e andar de carrão? Será que está trabalhando em Ilhéus?

  4. as 400 vagas de empregos no itao so foi historia pra boi dormi fazer o povo de otario gastar dinheiro com curriculo pra nem chegar ser chamado pra entrevista

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *