Tempo de leitura: < 1 minuto

Até o início desse mês o prefeito Capitão Azevedo (DEM) andava com uma ideia fixa na cabeça: mudar o nome da avenida do Cinquentenário para “Centenário”.
Desistiu, como aqui foi dito.
A bola da vez é a praça Octávio Mangabeira (praça Camacan). Depois de erguer ali um monumento aos maçons, o governo quer mudar o nome do logradouro para Praça da Bíblia.

26 respostas

  1. Por favor, sugiram ao Capitão mudar o nome da cidade.
    Acho que o povo dessa cidade nunca sentiu tanta vergonha de ser chamado de “Itabunense”.

  2. Porque praça da Biblia? deverá ser praça ecumenica, pois sou mulçumano e acredito no Alcorão. Ainda mas que o Brasil é um pais laico. Contudo até aceito, que dê nome a outras praças: do candomblé, de maomé etc

  3. Temos que ter cuidados com a história…
    Temos que ter responsabilidade com a memória de um povo. Mudar mudam nomes de logradouros pode ser um acinte à comunidade.
    A avenida é do “Cinquentenário”, alusão aos cinquenta anos de Itabuna. Avenida do “Centenário”, necessariamente, dev ser outra, a dos cem anos de Itabuna, óbvio! Se não existe a construção de uma avenida na data dos “cem” anos, fica-se, então “sem” avenida!
    A praça Camacan tem essa denominação dada pelo povo. Nunca vai mudar. O nome do insígne Otávio Mangabeira dado à praça está guardado, no Cartório. Não que o ilustre político não mereça a honraria, mas é uma questão de meória, de história. É a vontade do povo! Dele, do povo, ao menos isso não se pode tirar: vontade, memória, história!

  4. Temos de ter cuidados com a história…
    Temos que ter responsabilidade com a memória de um povo. Mudar nomes de logradouros pode ser um acinte à comunidade.
    A avenida é do “Cinquentenário”, alusão aos cinquenta anos de Itabuna. Avenida do “Centenário”, necessariamente, deve ser outra, a dos cem anos de Itabuna, óbvio! Se não existe a construção de uma avenida na data dos “cem” anos, fica-se, então, “sem” avenida!
    A praça Camacan tem esta denominação dada pelo povo. Nunca vai mudar. O nome do insígne Otávio Mangabeira dado à praça está guardado, no Cartório. Não que o ilustre político não mereça a honraria, longe disso, mas é uma questão de memória, de história. É a vontade do povo! Dele, do povo, ao menos isto não se pode tirar: vontade, memória, história!

  5. Ridículo.
    A proposta de uma homenagem é justamente não esquecer a história. Toda vez que muda-se o nome de uma praça ou qualquer coisa que seja, a cada governo ou por causa de um grupo que se acha importante, só mostra que o povo não se importa com seu próprio passado e que o ego da “elite” só quer ser amaciado. Irei colocar/trocar o nome das ruas de Ilhéus/Itabuna para cada mulher que eu conquistar, assim ganho moral com elas, além de outras “cositas” mais.
    Att, Eduardo.

  6. “Praça da Bíblia”? O prefeito só pode estar de brincadeira, né? Tenho uma sugestão melhor: “Praça dos Sem-Vergonha”, em homenagem aos desavergonhados gestores da nossa cidade e aos tb desavergonhados eleitores que insistem em votar neles e cair na conversa fiada dessa turma.

  7. Mudar nome de logradouro não é coisa simples, não é verbal. Tem todo um trâmite que passa pela aprovação da câmara. A população também tem que manifestar. A Avenida J.S Pinheiro que tentaram colocar outro nome, passou pela Câmara? Os nomes que deveriam ser mudado na cidade são os nomes daquelas pessoas que continuam vivas e que usaram o dinheiro público para fazer viaduto, ruas com seus próprios nomes. O que é uma vergonha! (como diz o apresentador preconceituoso de uma rede de TV, que nem gosto de citar o nome).

  8. Não dá pra entender…. durante a reforma da praça o monumento da Biblia que ali já estava há muito tempo foi sumariamente retirado (um verdadeiro absurdo o fato de ele não estar contemplado no projeto de reforma da praça)…agora colocar o nome de “Praça da Biblia”??? E cadê a Biblia??? aiai

  9. Se os comentaristas acima tivessem boa memória, lembrariam que por muitos anos, uma biblía aberta sobre uma mão existia e era o único monumento na praça. Infelizmente retiraram o símbolo que representava a palavra de Deus, Luz que nos ilimuna o caminho, da praça que fica no centro da cidade.
    Apesar de ser continuamente criticado e em tudo o que faz, apoio essa iniciativa do prefeito.

  10. Nesta cidade que é tão violenta, um símbolo como esse seria importante ser reerguido para, quem sabe, nos fazer lembrar que precisamos de Deus.

  11. Porque essa ideia fixa de mudar nome das coisas? Vá procurar realizar uma obra de grande relevância em Itabuna e dê nome a ela, ou seja, FAÇA UMA NOVA AVENIDA QUE ITABUNA JÁ ESTÁ PRECISANDO!

  12. E porque não mudar?!
    Acredito que muita gente de Itabuna nem saiba o nome daquela praça, a grande maioria conhece como sendo “PRAÇA CAMACAN ou PRAÇA DO CAÇUA”.

  13. Manda esse prefeito procurar algo mais útil pra fazer….como arrumar a avenida Roberto Santos, que está um horror. Depois que ocorrer algum acidente ele vai tomar as providencias como “prefeito”…

  14. Capitão Azevedo, pelo amor de Deus, deixe de ser burro e trate logo de demitir o incompetente secretário de Saúde, este tal Dr. Antonio Vieira. Ah… meu Deus, mudar nome praça pra quê.

  15. Sugiro também a mudança do nome da praça do Jardim d’Ó para “Praça ‘Bispo’ Edir Macedo. Vamos antecipar a guerra religiosa no Brasil.

  16. MEU DEUS!!!! QUANTA INUTILIDADE.
    OS BAIRROS DA CIDADE ESTÁ CHEIO DE BURACOS E O ASFALTO NÃO EXISTE MAIS,O CANAL DO SÃO CAETANO ESTÁ CHEIO DE LIXO E MATO,COM PROLIFERAÇÃO DE RATOS, COBRAS, LACRAIAS, BARATAS E OUTROS BICHOS, PRECISANDO URGENTE DE UMA LIMPEZA.
    PELO AMOR DE DEUS PARA DE ENFEITAR O CENTRO DA CIDADE E TRABALHAR NOS BAIRROS…..

  17. Parece até os vereadores de uruçuca que tem a intenção de trocar o nome de uma praça para praça da bíblia tbm para esse povo é uma obra e tanto, na verdade politicos são tudo farinhado mesmo saco

  18. Otávio Mangabeira, um dos homens mais sensatos que pisou este chão bahiano, terá seu nome retirado de um logradouro itabunense.
    “Conte-me um absurdo e eu lhe mostrarei um precedente na Bahia.”
    Assim um dia, Otávio exprimiu toda o seu espanto com os acontecimentos de sua Terra.
    Bem, depois que o ACM substituiu o nome do aeroporto de Salvador – 2 de Julho – pelo de seu filho, por que não fazer o mesmo com uma praça em Itabuna?
    Lá (em Salvador), a data mais importante da História Bahiana foi trocada pelo nome de um cheirador que morreu de overdose. Aqui, pelo menos, será a Bíblia – o livro dos homens.

  19. Que M… isso!!!
    Concordo com Eduardo: “A proposta de uma homenagem é justamente não esquecer a história”.
    Aff..quanta ignorância!
    Olha para os senhores políticos…tenho feito pesquisa nos bairros e posso afirmar que a população vive em estado crítico!
    Senhores e Senhoras…..saiam do gabinete e vão até estes bairros!!!!! Eles não tem o básico que uma prefeitura pode oferecer. Infraestrutura como: sistema de esgoto, local adequado para lixo, rua calçada, praça de lazer entre outros. Vejo crianças sem opções. Vejo adultos desempregados aos montes e sem qualificação. E não adianta inventar cursinhos aqui acolá no centro da cidade, pois as pessoas dos bairros distantes não tem como se deslocarem por falta de dinheiro mesmo.
    E os políticos debatendo-se aos tapas para verem quem é o melhor, discutinho nome de praça.
    P.Q.P…………é revoltante isso!

  20. Concordo que o nome seja esse desde que se coloque o monumento que faça jus ao nome, como ser praça da Biblia sem a Biblia?Que disparate é esse?Pois que volte o monumento retirado!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *