Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) vem a público lamentar o episódio ocorrido no Hospital de Base de Itabuna, no último dia 16, quando uma equipe da TV Itabuna, liderada pelo jornalista Ederivaldo Benedito Santos, tentou produzir matéria pautada pela emissora, sobre as dificuldades de funcionamento daquela unidade, cujo assunto, de fundamental importância para a comunidade, vem sendo amplamente discutido no município e na região.
A tentativa de impedir o livre trabalho da Imprensa fere os princípios democráticos e a liberdade de expressão, direitos conquistados pela sociedade brasileira. Nesse sentido, o Sinjorba repudia quaisquer tipos de agressão, moral ou física, aos profissionais de comunicação no exercício de suas funções, o que significa uma atitude condenável, sob todos os aspectos, e demonstra o despreparo dos seus autores para o exercício de cargos públicos.
É lamentável ainda que a iniciativa da imprensa na apuração dos graves problemas estruturais do Hospital de Base de Itabuna seja transformada em caso de Polícia, numa clara tentativa de intimidação ao livre exercício da profissão.
Itabuna, 19 de agosto de 2010.
A DIRETORIA

14 respostas

  1. É lamentável que uma instituição pública, no caso o HBLEM, através de seus diretores, venha a agredir o princípio constitucional de liberdade de imprensa.
    Seus diretores estão perdidos com tantas denúncias de irregularidades que a população “assistida” pela instituição vem fazendo.
    O HBLEM virou caso de polícia sim, pelo descaso, pela má administração e irresponsabilidade dos apaziguados políticos indicados para fraudar o parco dinheiro público da saúde.
    Ministério Publica neles!

  2. É clara é a tentativa da direção do HBML de desviar a atenção do cenário de descaso, imcompetência, corrupção, entre outros vícios que ali fizeram morada. Deixa eu calar minha boca. Se provocarem, vou falar…

  3. O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães é uma daquelas obras idealizadas pra alguns ganharem dinheiro, e enganar o povo. Alguns incautos acham que foi uma obra de vulto realizada pelo escroque Fernando Cuma. Nada disso. Muito dinheiro foi desviado alí, e continuam metendo a mão.

  4. Olha!!! sei não!!! averiguem direito pq td que o Ederivaldo se mete tem confusão, alguma ele aprontou por lá…com aquela arrogância que lhe é peculiar sei não….

  5. Eu tenho uma sugestão para o pessoal do Sindicato: Experimenta tentar mostrar os pacientes amontoados nos corredores dos Hospitais do Estado, em Salvador, …!!!
    Certamente será servido um “lanchinho” para vocês, pela Polícia, à base de fanta com bolacha, …!!!
    Vai lá, …, mané, …!!!

  6. Caros leitores, o HBLEM não pode ser tratado como a casa da mãe Joana que entram sem pedir autorização, o que podemos vivenciar neste dia foi um jornalista sem ética que gritava pelo corredor do hospital com palavras de baixo calão e querendo chamar a atenção de todos que ali estavam,o que a diretoria tentou fazer foi tão somente preservar a integridade das pessoas que ali trabalham,ele não teve em momento algum educação em falar e respeito pelass pessoas, foi filmando tudo e a todos q via pela frente.queremos respeito Sr Benedito, afinal somos também trabalhadores e lutamos por essa instituição.

  7. PL 193 – Garantia de mecanismo de fiscalização, com controle social e participação popular, em todos os processos como financiamento, acompanhamento das obrigações fiscais e trabalhistas das emissoras, conteúdos de promoções de cidadania, inclusão, igualdade e justiça, cumprimento de percentuais educativos, produções nacionais.
    PL 199 – Criar mecanismos de fiscalização, inclusive com ações punitivas, para emissoras de rádio e TV que veiculem conteúdos que desvalorizem, depreciem ou estigmatizem crianças e minorias historicamente discriminadas e marginalizadas (negros, LGBTs, comunidades de terreiro, mulheres, pessoas com deficiência, idosos, indígenas, dentre outras).
    PL 311- Criar o Conselho Nacional de Comunicação e os Conselhos Municipais, Estaduais e Distrital, como instâncias de formulação, deliberação e monitoramento de políticas de comunicações no país. Tais conselhos serão vinculados ao Poder Executivo…

  8. oi estou muinto indignada com tudo isto que vem acontecendo com a saude de itabuna aqui so faz exame de tomografia computadorizada se tiver amigos na regularizacao desde ja muinto obrigado gostari que voces fizese uma materia sobre este assunto fiquem com deus

  9. Enquanto os fatos não forem esclarecidos não poderemos culpar inocentes.Reconheço que o Ederivaldo Benedito é um profissional competentíssimo,assim como também ja utilizei dos serviços do Hospital de Base e fui muito bem correspondida,mas como tudo tem seu dia,acontecimentos existem muitas vezes por imcompatibilidade do stress do ser humano em momentos inoportunos.Acredito que tudo será solucionado e se este hospital for para administração do estado será ótimo pois terá mais respaudo e provavelmente condições de acabar com todas estas polêmicas.Parabéns ao maravilhoso jornalista desde criança e ao hospital por terem gerado uma matéria ao leitor.Tudo se transforma,basta o homem querer.

  10. Com tantos problemas no hblem, ainda vamos encontrar caguetes e puxa sacos de administradores, voces deviam parar para se preocupar com os desfalques que andan ocorrendo no hospital, e com muitos funcionários contratados, esses são os que mais botam o hospital no fundo do poço, não fazem nada e só prestam para fazer picuinhas, principalmente uma tal de ana que fica la no ps, nao sei o que ela é, se coordena ou o que, afinal não tem função nenhuma, somente de olhar a vida dos outros e fazer fofocas, não vou nem siter aki os outros que lá existem……………….

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *