Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Geraldo Simões (PT) voltou a defender, nesta sexta-feira, 20, em Buerarema, a revogação da portaria pela qual a Funai define 47 mil hectares de terras no sul da Bahia como território indígena.
A crítica ao documento ocorreu em mais uma reunião de produtores rurais dos municípios de Una, Ilhéus e Buerarema, que serão atingidos caso a medida se concretize. Segundo o agricultor Luiz Henrique Uaquim, que coordena o movimento em defesa dos produtores, já ocorreram 78 encontros como o de ontem desde julho de 2009.
Simões classificou a hipótese de demarcação como “medida absurda” e lembrou que o caso já foi levado ao presidente Lula. “O caminho é tomar medidas como levar o  problema ao Congresso e formar um comitê de fiscalização composto por deputados, para impedir essa medida absurda”, afirmou.
Já Uaquim observou que uma eventual expulsão dos pequenos produtores da área reivindicada pela tribo tupinambá deixaria aproximadamente 2.800 famílias em estado de desamparo. Afirmou que, além disso, as consequências para a economia local seriam desastrosas porque “a produção dos agricultores que serão afetados corresponde a cerca de 70% dos itens que compõem as cestas básicas da região”.

8 respostas

  1. GERÁLLLLLDOOO !
    AGORA VI FIRMEZA EM SUA EXA. !!!
    VERDADE, VERDADEIRA…. 70% DA ECONOMIA DE BUERAREMA, SAI DO TRABALHO DOS PEQUENOS AGRICULTORES DA REGIÃO DO SURURÚ, SERRA DO PADEIRO E MARUIM.
    DEPUTADO É MESMO, PARA OBSERVAR AS QUESTÕES REGIONAIS E EMITIR PARECERES, BUSCANDO SOLUÇÕES.
    CONTA CONOSCO!

  2. Uma medida impensada,pois várias pessoas derramaram suor no facão e enxada,com fome,no frio e calor,para na época de usufruir ainda com luta,ter um bonito que determina vasta área sendo de índios,muitos deles falsificados,intrujões na espectativa de vida mansa,de achar e tomar o que está pronto,deixando os verdadeiros donos na miséria.Esta pessoa do Incra que fez isto teria que ser apedrejado.Se a terra fosse dele será que ele ja tinha entregue aos indios?Desestruturar um lutador de longas décadas de sofrimento é muito absurdo.Os sem terra invadem uma área e ja querem ser donos,procuram logo o Incra.O dono tem longas décadas em suas terras e o Incra determina que o dono é quem nunca fez nada pela terra,muitos nem conhece o local.

  3. GENTE ME POUPEM!!!!!!! GERALDO SIMÕES NUNCA MOVEU UMA PALHA PARA SOLUCIONAR O EMBROLIO DOS AGRICUTORES,INCLUSIVE QUANDO ERA SECRETARIA DA AGRICUTURA,DIZIA QUE NÃO SE ENVOLVERIA PORQUE O PROBLEMA ERA TECNICO.
    AGORA VEM POSAR DE BOM MOÇO.

  4. Essa medida esdrúxula comecou com a invasão dos ditos Pataxös em PAU BRASIL, que mutilou e inviabilizou aquela outrora próspera região. Estudos confirmam que nunca existiu a Tribo Pataxós naquela região e sim no norte do Espirito Santo, Minas Gerais, até Porto Seguror. Agora querem 47 mil hectares para dar ao “cacique babau”. Quem não conhece, precisa conhecer e ler o poema,”No Caminho com Maiakovish”.

  5. Parabéns Geraldo, pelos comentaristas favoráveis a sua ação vc já percebe de q lado está. Cada vez mais perto da direita mais reacionária e distante das idéias progressistas e de esquerda. Boa sorte no seu novo rumo e viva a demarcação da terra indígena Tupinambá.

  6. Estou fora de Buerarema já fazzzem vinte anos, quando retornei lá em março para passar as minhas férias vi qua não evoluiu nada, que pena que esses caras que se dizem polítocos não faça nada, o que está precisando e uma reformulaçao de políticos com novos objetivos para retomar o crescimento dessa cidade que tanto amo, na minha época, era bem melhor,19 anos depois deveria está bombando ………

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *