Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
O presidente Lula, de olho na eleição de Dilma Rousseff, vai evitar qualquer tipo de atrito com o PMDB, que tem Michel Temer, comandante nacional da legenda, como candidato a vice na chapa encabeçada pela ex-ministra da Casa Civil.
Geddel Vieira Lima é o candidato do PMDB ao governo da Bahia. Portanto, qualquer atitude de Lula a favor do petista Jaques Wagner, que busca o segundo mandato para o Palácio de Ondina, pode causar transtornos para a campanha de Dilma.
Nos bastidores, o popular presidente admite um apoio aberto a Wagner se o candidato do DEM, Paulo Souto, crescer nas pesquisas a ponto de ameaçar uma vitória do PT no primeiro turno.
Uma maior participação do presidente só aconteceria com a estagnação da candidatura de Geddel. Se o peemedebista não atingir 15 pontos nas pesquisas de intenções de voto, até a segunda quinzena de setembro, Lula entra de corpo e alma na campanha de Wagner.
Se houver um segundo turno com Wagner e Souto, o presidente aposta no apoio de Geddel ao petista. Não acredita na hipótese do seu ex-ministro apoiar o candidato do DEM, partido que elegeu como principal adversário na eleição de 2010.
BOLA DA VEZ
Os comunistas do PC do B de Itabuna, incluindo aí todos os membros do diretório municipal, são unânimes na opinião de que a bola da vez é Davidson Magalhães, diretor-presidente da Bahiagás.
O assunto é a sucessão do Capitão Azevedo, candidato a um segundo mandato via instituto da reeleição. Vale ressaltar que Davidson está animado com a possibilidade de sair candidato a prefeito de Itabuna.
Os petistas, principalmente os geraldistas, não acreditam no lançamento da candidatura do ex-vereador. Acham que tudo não passa de mais uma “brincadeirinha”, já que o PCdoB costuma lançar pré-candidato para depois negociar o cargo de vice-prefeito.
E por falar em candidatura própria, um conhecidíssimo médico pode sair candidato a prefeito pelo PDT. Só espera uma mudança no comando municipal da legenda brizolista, hoje atrelada ao chefe do Executivo, o democrata José Nilton Azevedo (DEM).
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

16 respostas

  1. se for pela estagnação de Geddel ditador pode o presidente Lula começar a campanha ainda hoje. Geddel tem uma natureza de ACM, trata mal amigos imagine inimigos. Wagner é um cidadão polido, educado, mudou o jeito de fazer política na bahia e será futuro presidente do Brasil.

  2. A tendência é o PT fazer a maior bancada no Congresso Nacional, afirma sociólogo
    O sociólogo Alberto Carlos Almeida, autor de “A cabeça do brasileiro”, faz uma previsão: “O PT vai crescer bastante na Câmara dos Deputados, tendendo a eleger algo em torno de 120, e o PT e seus aliados terão maioria no Senado”. Antes, ele já havia feito outra previsão: “Dilma tende a derrotar Serra no primeiro turno com uma margem entre 15 a 20 pontos percentuais”.
    Ele afirma que há um dado novo em relação ao PT. Trata-se de uma forte associação entre a preferência partidária pelo PT e a proporção de deputados que o partido elege. Agora em 2010, a simpatia pelo PT (revelada pelas pesquisas de intenção de voto) atingiu o nível de 25%. É possível que em setembro seja ainda maior. Se o PT ficar com uma simpatia partidária entre 27% e 30%, numa projeção conservadora, tende a eleger entre 22% e 25% de todos os deputados. Isso resulta em 110 deputados no mínimo e 130 deputados no máximo.
    Em seu livro, no capítulo 2 intitulado “Por que Lula?”, ele chama atenção para um fato: o partido que menos dependia de dinheiro para conquistar votos para deputados estaduais e federais era o PT, em 2002. Ele demonstra que há uma correlação entre simpatia partidária e o voto proporcional.
    O artigo “A futura bancada do PT”, de Alberto Carlos Almeida, foi publicado no caderno EU&FIM de SEMANA, do Valor (20/08/2010).
    http://bahiadefato.blogspot.com/

  3. Antigamente exigia-se competencia, conhecimento, história de vida, participacão e projetos, para se credenciar a cargos executivos de real importancia. Devido a grande popularidae de Lula, a sua história de vida, o seu discernimento, a sua participacão,o seu enfrentamento na luta pela redemocratizacão do país sem partir para a luta armada(o fez de peito aberto na frente do Sindicato dos Metalúrgico). Hoje, quem se mostrar melhor “baba ôvo” de Lula leva vantagem. É como dizia o poeta português Luis de Camões:”Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.
    Itabuna precisa procurar candidatos que tenham coragem de romper certos vícios, que sejam transparentes que tenham humildade para ouvir e escutar e que tenham compromissos primordiais com a cidade e não com os Partidos e companheiros.
    Deividson é uma pessoa atuante, batalhador, mas o seu compromisso primeiro é com os companheiros do PCdoB. Lula fez um grande governo e ganhou as eleicões, porque foi maior do que o PT. Enquanto ele foi menor que o PT, perdeu todas. Essa é a grande diferenca entre Lula e Dilma.

  4. Nem se preocupe caro articulista, Geddel não é querido dentro do PMDB nacional, visto suas traquinagens com as verbas para a Bahia, principalmente por Michel Temer, que não vai com a cara dele.
    Eles, particularmente, querem que Geddel se lasque em bandas.

  5. LULA E DILMA EM SALVADOR NA 5ª EM COMÍCIO DE WAGNER
    O presidente Lula e a candidata à sua sucessão Dilma Rousseff (PT) estarão em Salvador na próxima quinta-feira, 26. Junto com o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, farão comício na praça Castro Alves, às 19h. Será a primeira visita da presidenciável à Bahia após o início oficial da campanha política.
    ESSE POST DO PIMENTA DERRUBA A TESE DO ARTICULISTA.

  6. tem razão junior. essa coisa de “amigos” não dar. quem tem um bom projeto precisa perder essa parte romantica. o presidente Lula disse que “ele não tem partido”, ou seja, o partido é fazer o bem para as pessoas. além do mais, as pessoas, segundo pesquisa ibope no quesito partidos mais aceito, o PC do B, estar longe, longe de ser simpático pelo povo.

  7. EU ME PERGUNTO?
    QUE EFEITOS ESTÃO TENTANDO PRODUZIR COM ESTE TIPO DE INDAGAÇÃO;
    DAVIDSON É UMA GRANDE LIDERANÇA DO PCdoB COM CERTEZA,DIRETOR DA BIHIAGAS COM MUITA RESPONSABILIDADE.
    LUIZ SENA, POLITICO COMO POUCOS COM NOME LIMPO EM ITABUNA, PESSOA COERENTE, QUE TEM SIMPATIA E RESPEITO DOS ITABUNENSES.
    PODEM ATÉ TENTAR MAIS NÃO CONSEGUIRÃO CONFUNDIR A CABEÇA DO POVO DE ITABUNA SOBRE O PCdoB, A CAMPANHA PARA PREFEITO ESTÁ MUITO LONGE, VAMOS NOS PREOCUPAR COM A ATUAL CAMPANHA QUE É DE MAIOR IMPORTANCIA POIS SE TRATA DO FUTURO DO BRASIL, O FUTURO DE ITABUNA DECIDIREMOS DEPOIS.
    UM ABRAÇO A TODOS.

  8. É isso aí consciente. Cada eleição na sua hora. Os comunistas itabunenses estão concentrados e esforçando-se bravamente, como é característica de nossa militância, pelas vitórias de Dilma para Presidente, Wagner Governador, Lídice e Pinheiro no Senado, Alice Portugal na Câmara Federal e Wenceslau na Assembléia Legislativa. QQ consideração além dessas é jogo de quem tá vendo o crescimento de Wenceslau em Itabuna e tá ficando preocupado e querendo distrair os aliados.
    O q caracteriza o PCdoB em sua atuação é sua total coerência com seus princípios e franqueza e lealdade no trato com os aliados. Tudo isso com vistas à melhoria da condição de vida do povo.

  9. NOSSA POR TRAS DE WENCESLAU TEM O “DAVIDSON O RETORNO”
    PERDEU MEU VOTO LAU!!!
    POXA TAVA TÃO BEM A SUA CAMPANHA WENCES, O TEMPO RUIU
    AGORA SABEMOS QUE VC É O CANDIDATO BAHIAGÁS…
    …E QUE O RETORNO DO COMUNISTA MAIS CAPITALISTA DA REGIÃO SUL DA BAHIA, NUNCA FEZ NADA NA VIDA A NÃO SER TOMAR WISKE 12 ANOS FUMAR CUBANO LEGITÍMO FOI VEREADOR POR ACASO EM ITABUNA DEPOIS DAI TENTOU SER DEPUTADO, PREFEITO, ETC. SEM EXÍTO O POVO É SÁBIO… AGORA MANDA E DESMANDA NA BAHIA GÁZ… FICA DE OLHO WAGNER? DE ONDE TA VINDO TANTO RECURSOS PRA UM SIMPLES VEREADOR DE ITABUNA SERÁ MILAGRE DOS DEUSES DA CHUVA.
    VOTANDO EM WENCESLAU VC ESTARÁ ELEGENDO DAVIDSON “o retorno”

  10. O nosso articulista quer mimo de Geraldo…
    COMO GERALDO E FRIO QUE NEM UMA PEDRA, ESPERA WENSE, UM DIA ELE
    LEMBRA DE VC AGUARDA SENTADO…
    ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

  11. Wense, vc não ta assistindo o program eleitoral? Lula ja deu uma manifestação explicita de apoio ao Wagner. E não só a ele como a Lidice e Pinheiro.
    Geddel é um criador de caso. Ele é um peso morto pra o PMDB nacional pois criou problema com o PT por uma campanha rabo de cavalo, que so cresce pra baixo.
    só não ve quem naum quer.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *