Tempo de leitura: 2 minutos

Um veículo desgovernado e descendo a ladeira. É essa a impressão que se tem da Câmara de Vereadores de Itabuna, e isso não é de hoje. O que mudou foi a velocidade da descida, que nunca foi tão grande.
Loiola, o presidente tardio, só agora descobriu que tem poder, mas ainda não teve tempo de entender que o poder sem sabedoria nunca leva a um final feliz. Se antes ele era um bobo nas mãos das “águias” do legislativo municipal, continua o sendo, porém em outras mãos.
Sem habilidade, com a chamada sutileza de elefante em loja de cristais, Loiola vai promovendo não uma reforma, mas a demolição administrativa da Câmara. A estrutura anterior talvez não fosse das melhores, mas o que é mesmo esse monstrengo que vai surgindo naquele prédio em forma de pizza?
Por enquanto, a guinada napoleônica de Loiola não passa de uma pseudo-engenharia, que pode ter trocado seis por meia dúzia ou nem isso. As manobras, pensadas em consórcio pela soma das inteligências do presidente da Câmara com a do capitão-prefeito, visaram tirar os amigos de Roberto de Souza dos cargos de influência no legislativo. Mas quem são os novos titulares? Claro, os amigos de Loiola.
E quem é amigo do povo nessa briga de panelinha contra panelinha? Ora, e o que é o povo, esse ente abstrato, sem rosto e sem forma, que só nas campanhas se transforma em Dona Maria, Seu João e outras milhares de pessoas às quais os políticos somente procuram no momento que lhes interessa? Depois, voltam-lhes as costas e tapam todas as frestas para que ninguém veja o desenrolar das negociatas.
Enquanto incorpora o presidente-canetada, Loiola espalha insegurança e confusão na Câmara. Hoje à tarde, funcionários de empresas terceirizadas invadiram as dependências da casa e reclamaram de que os cheques recebidos do legislativo eram legítimos borrachudos. Em vários setores, surgiu um clima de apreensão, já que ha notícias de novas exonerações sendo preparadas.
E Loiola, o que diz? Absolutamente nada! O presidente não explica seus atos nem dá sequer uma pista do que pretende construir após a demolição. Pelo jeito, esse arroubo de poder deverá produzir muita bagunça, mas está longe de resolver a grave crise do legislativo itabunense.

9 respostas

  1. SE TODO O JORNALISMO DA REGIÃO CACAUEIRA TIVE A LUCIDEZ DE PENSAMENTO DO PIMENTA, TERIAMOS UM MIDIA VERDADEIRAMENTE SEM RABO PRESO.
    “PATROCINIO” É BOM MAS SEM AMARRAS.

  2. O MATRIMONIO DE ROBERTO DE SOUZA NÃO CONDIZ COM A REALIDADE DE QUEM NUNCA TEVE CARTEIRA ASSINADA. E SEM TER NUNCA ATUADO NA SUA PROFISSÃO DE ENHEHEIRO AGRONOMO.
    SÓ PARA EXEMPLIFICA ROBERTO POSSUI UM MANSÃO NA PRAIA DO FLAMENGO EM FRENTE A FAMOSA BARRACA DO LOURO.
    COISAS DE 2.000.000.00 MILHOES DE REAIS.
    SE OUVER UMA INVESTIGAÇÃO SERIA FICA DIFICIL EXPLICAR.

  3. É isso aí, seu Pimenta.Essa é uma crise que tem origem na incompetência, destempero, oportunismo e improbidade administrativa. A Câmara de Vereadores, que devia ser um lugar de defesa de interesses coletivos, se transformou, literalmente, em um lupanar. Aliás, desde que me entendo por gente que é assim. O que é uma lástima!

  4. Coitada de Itabuna, viu?
    Como se não bastasse o “desgoverno” do Capitão Prefeito Azevêdo, agora, essa achincalhação na Câmara!
    É, o Executivo e Legislativo Itabunense, estão necessitando de um bom banho de sal grosso!

  5. Antes era so um burro com várias cangalhas! hoje sao vários burros com uma cangalha!!!!! Que tristeza!!!!que azar que Itabuna dá com essa estratos de pó de m……!!coitado de todos nós moradores Grapiunas sempre estivemos na contra mao da históra com relaçao a toda essa sórdida politicagem ,travestidas com toda essa sugeira que lhes sao bem peculiar!Um dia a casa cai!hoje temos um blog com o Trombone, Pimente na muqueca, R2 Press e outros mais que nao tem rabo preso e muito compromisso com as críticas sérias e bem fundamentadas!!!!!” A dignidade so existe, para as pessoas detentoras de caráter e honestidade”FORA INCOMPETENTES E APROVEITADORES!!!!No meu voto mando EU!!!!!!!!!

  6. A população de Itabuna se preocupou tanto em falar de mal de Geraldo e de Fernando e algumas pessoas foram esquecidas no anonimato…
    Na hora que Loyola, em dois anos de mandato, tomou posse de verdade, querem criticar o cara? Desconheço os substitutos e os substituídos, mas, independente disso, já era hora de mudar. Primeira atitude coerente do Loyola.
    O Loiola até demorou pra tomar essa atitude. Se eu fosse o Presidente da Câmara, independente da capacidade dos funcionários exonerados, teria exonerado no dia da posse.

  7. Uma vez escrevi um comentário aqui, mas não postaram… Foi na época em que todos louvavam Loyola pela conquista dos trocentos votos!
    Essa “conquista” dele revela as nuanças nossa pseudo-democracia!Por causa das mil possibilidades de meandros dessa pseudo-democracia temos aberrações como essa: um Loyola da vida à frente da “Casa do Povo”!! Só pode dar nisso: um des-governo!!
    Ele tem duas características, que em outros contextos seriam interessantes: é perseverante (faz anos que tentava entrar na política local… Quem o conhece sabe disso!); sabe se articular (fez links com Deus e o povo da feira pra conseguir os tais trocentos votos).
    Enfim,na verdade esses caras tem anseios pessoais: empoderamento, riqueza, provisão da dispensa, etc. Dane-se o coletivo!!

  8. Paulo de Tarso
    Vc deve estar trocando as pessoas, Roberto de Souza tem realmente uma casa na praia do flamengo,porem essa casa tem muito tempo e não vale mais que R$ 100.000,00,porem quem tem uma casa em frente a cabana do Louro avaliada em R$ 2.000,000,00 é Augusto Castro candidato a deputado estadual,inclusive ele declarou a mesma no imposto de renda,a casa de Augusto é vizinha a de Ivete Sangalo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *