Padre Alberto (à direita do engravatado): mestre de várias gerações
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sensei Alberto Kruschewsky, que é também padre, foi um dos precursores do judô em Itabuna. Neste domingo, 22, alunos, admiradores e judocas de toda a região se reuniram em uma competição organizada em homenagem ao mestre, na Vila Olímpica de Itabuna.

O Troféu Padre Alberto, coordenado pela Associação Sogabe, em parceria com a 5ª Delegacia Regional da Federação Baiana de Judô, reuniu 220 atletas de 14 agremiações, nas categorias pré-mirim (3 a 6 anos) até o master (mais de 35). Além de Itabuna e Ilhéus, veio gente de Canavieiras, Una, Barra do Rocha, Ubatã, Barro Preto, Eunápolis, Jequié e Itacaré.

Os três primeiros colocados foram, pela ordem, Associação Sogabe de Judô, Associação Barrochense (Barra do Rocha e Ubatã) e Associação Mares (Eunápolis).

8 respostas

  1. Sem tirar o mérito de padre Alberto, que foi um dos grandes nomes do judô em Itabuna. O precursor desse esporte aqui
    foi o Sr. Zito Cordier fui aluno dele em 1972, sua academia ficava na Ruy Barbosa perto da praça Adami. Depois fui aluno de padre Alberto, quando o prof. Zito parou de ensinar.

  2. Realmente caro Manoel(cometário acima), meu padastro conta a mesma história. Ainda existem pessoas que falam que os precussores foram Jaime Paz e Gringo. Bom, eu não era nascido neste tempo, mas treino desde 1989 e sei o quanto o Padre foi, e ainda é, importante para o nosso esporte. Parabéns grande Sensei!

  3. Prezados(as) leitore(as) do Pimenta,
    Resgatar a história é importante a primeira academia de judô, em Itabuna, foi do Mestre Zito Cordier, funcionava desde os anos 1960 no 3o. andar do prédio do Sindicato dos Comerciários e nos anos 70 no prédio da Cofaba. Por lá estiveram muitos jovens: Gringo – melhor aluno, Dr. Alberto Bezerra, Permínio Cordier, Dr. Mardes e Dr. Naomar Monteiro, Paulo Roberto (Frigobom), Geraldo Lessa e etc.. Época brilhante dos judocas itabunenses.

  4. Soube realmente que Gringo, prefiro denominar assim, como “um dos precursores” do Judô em Itabuna.
    Mas, voltando ao Padre Alberto, é sem dúvida inquestionável a importância dele nesta bela arte que é o judô, não só da cidade como até mesmo na Bahia. Porquê?
    Ele era realmente muito bom, os treinos eram fortíssimos, principalmente quando se tratava em focar os seus alunos a competições, onde aguerriavam ainda mais, tornando a equipe com uma das melhores, senão, a melhor de uma época, onde ganhavam quase tudo. Só para ter uma ideia, ouvia falar que os treinos eram numa igreja, onde havia uma sala só com tatames.
    Certamente, uma das poucas coisas de se orgulhar, que é o passado, tratando-se aos fatos que Itabuna se encontra nos dias atuais.

  5. De qualquer maneira o judo de Itabuna sempre teve excelentes judocas,ate hoje temos grandes revelações.varias equipes baianas e brasileira e ate olimpiadas já tivemos atletas de Itabuna.
    Temos outros nomes de professores e atletas que ganharam destaque nas competições;
    Professores;
    Joaquim ( Kimura )
    Manoel Roberto ( Samurai )
    Luciana Fonseca ( Sogabe )
    Tina Kruschwevisk ( sogabe foi reserva na olimpiada de Seul )
    Roni ( Ipon )
    Guiga Reis ( Sol Nascente )
    Mario ( Sol nascente )
    Atletas;
    Wesley Coimbra
    Fabiano Araujo
    Elson Duarte
    Alexandre Alpoim
    Alexandre Duarte
    Fabiano Zucky
    Henrique Aracaju
    Otaviano Burgos
    Paulinho Kruscwevicky
    Walmir Ribeiro
    Alexandre Samurai
    Joseane Duarte
    Larissa Prates
    Candice Pinheiro
    Adson Franco
    MIkeas Bezerra
    Pablo Nascimento

  6. Pois é o judo em itabuna so tem a crescer.So falta mais um pouco de dedicação e patrociniu da PMI.Pois judocas a cidade tem,so não estão dando suporte para eles se destacarem mais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *