Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br
Meu filho tem oito anos e adquiriu o estranho hábito (para alguém dessa idade) de assistir ao horário eleitoral na TV. Você pode pensar que o interesse seja pelos candidatos exóticos, alguns até engraçados ou ridículos mesmo, e vá lá que também tenha esse lado e às vezes chegamos a dar boas risadas com as figuras que se apresentam para resolver os graves problemas como a desigualdade, a falta de segurança, saúde, emprego e infraestrutura. Verdadeiros heróis.
Lado a lado na sala, eu e o moleque assistimos ao desfilar de promessas e é incrível como ele já manifesta desconfiança total e absoluta com relação aos políticos e à política. Mesmo com sua pouca idade, observa que a mentira permeia os programas eleitorais como uma sombra e já começa a perceber o quanto a eleição revela o verdadeiro caráter de quem se elege.
O guri andou tendo aulas de cidadania em sua turma de segunda série e aprendeu umas noções básicas sobre os serviços públicos, impostos e coisas do gênero. Já sabe, por exemplo, que nós pagamos vários tributos e o governo devolve uma ninharia em serviços. E estes, além de poucos, ainda são ruins.
Cheio de si, o novo cidadão interpela: “pai, aquela rua em que nós vamos morar está cheia de buracos”… E faz a pergunta caceteira: “os moradores não pagam o IPTU?”. Eu digo que sim e, claro, o moleque fica com aquela sensação de que tem alguém sendo roubado. Geração esperta essa de hoje. Esperta até demais.
Outro dia, candidatos externando seu bolodório, vem ele de novo: “pai, criança pode se candidatar?”. Eu digo que não, que criança não pode nem votar nem ser votada, mas resolvo dar uma de sabido: “só que você pode ser o prefeito de seu quarto e deixá-lo sempre arrumado”. A resposta: “que bom, então vou ser prefeito do meu quarto, mas como prefeito não faz nada mesmo…”.
Confesso que dei risada (pô, o moleque só tem oito anos). Mas pedi réplica e disse que ele teria que ser um bom prefeito, pois senão os seus eleitores (eu e a mãe dele) iríamos cassar o seu mandato. Não sei se a advertência o amedrontou, mas vamos ficar de olho.

13 respostas

  1. Bom texto, com fino humor literário. Ambos, pai e filho, são inteligentes, como se depreende depois da leitura agradável. Muito anos de vida ao futuro prefeito, governador e presidente do Brasil. De onde eu estiver vou torcer muito…

  2. Boa!
    Eu também tenho um “prefeitinho” de quatro anos. É de extrema importância o despertar da cidadania e do senso crítico o mais cedo possível.
    A essa molecada competirá mudar definitivamente esta Nação!

  3. Gostei muito do texto do Ricardo, mas algumas coisas ficaram no ar, como por exemplo, a consciência de que o pessoal que está no Governo devolve muito pouco em termos de serviços por aquilo que recolhemos de tributos, sobretudo impostos, tanto no âmbito federal quanto no estadual, mas a crítica só veio a nível de Prefeito, isto é, municipal, …!!!
    Será que no restante está tudo às mil maravilhas, …?!?!?!
    Se ele dissesse que queria ser Governador e/ou Predidente do quarto, será que teria o mesmo final, dizendo que também não fazem coisa alguma, …?!?!?!
    Consiste no tênue limite entre a tendênciosidade e a coincidência, …!!!

  4. beleza pura,tenho 50 anos,sei que não irei alcançar essa gloria,mais tenho certeza que dias melhores virão,e que,essas crianças de hoje salve o Brasil dessa robalheira eterna,que os meninos são cosme e são damião,protetor das criancinhas,faça com que eles visualize melhor a igualdade,a diretriz,a honestidade(que volte o fio do bigode),que Deus diga a amém a essas criaturas que hoje se desponta

  5. Zelão diz: – Nem mesmo “filho de peixe” deve nadar em águas poluídas
    Caro Ricardo;
    Vai aqui um lembrete: – Mesmo sem especificar a faixa etária, cabe aos pais selecionar o conteúdo do que os filhos menores podem assistir na televisão.
    Mesmo sabendo que voce é um democrata – assim como o é na vida profissional – na sua vida privada, vai aqui um conselho de pai e avô: – Não permita que seu querido filho assista à pornografia explícita.
    Mesmo considerando a precocidade do seu pimpolho, os maus exemplos que são veiculados na dita “Propaganda Eleitoral Gratuita,” pode levar uma criança a crescer e a formar a opinião de que a política (na forma e maneira como é praticada no Brasil) é coisa reservada somente aos homens e mulheres de mau caráter e da qual os verdadeiros democratas jamais devem participar. E, mesmo que seja verdadeiro, o melhor é deixar que a mente em formação de uma criança não seja submetida à tamanha excrescência.

  6. Sérgio, vc tem razão no seu comentário e acredite que eu mesmo fiquei pensando que iriam estranhar a referência a prefeito quando a disputa no presente momento é por outros cargos. Pois é. Acontece que os fatos relatados são reais e ocorreram da forma que está no texto. Penso que, na conversa com meu filho, a história do prefeito veio à mente por se tratar do quarto, um canto da casa, como os municípios o são dos Estados. Naquele momento nem pensei na disputa eleitoral, mas sim em transmitir alguma lição ao rebento. Na hora de escrever, confesso que cogitei alterar para governador, para evitar questionamentos, mas o primeiro que leu o artigo (adivinha) foi exatamente o prefeito e eu sei que ele reclamaria e ficaria me enchendo o saco se eu contasse a história dele de uma maneira que ela não ocorreu. Espero que entenda.
    Abraço!

  7. Agora fiquei mais calmo, depois do que vc escreveu.
    Meu filho, Gabriel também tem 8 anos e não perde o horário eleitoral na TV.
    Eu sou fã, assito a todos. É um show de besteirol, palhaçadas e alguma coisa que se aproveite. Tento imaginar o que está por trás do que está sendo mostrado. Aquele “burburinho” tradicional das redaçãoes que tanto conhecemos.
    Mas o Gabriel??? Tem nada a ver com isso, ou tem?
    Minha mãe dizia e com razão, que “é do pequeno que se faz o grande”.
    E ele me questiona se o que estão dizendo é verdade e em quanto tempo eles realizarão o que estão falando.
    A última dele foi sobre o tiririca.
    ” Pai, é verdade que o Congresso é um Circo?? Como assim filho? O tiririca não é palhaço? Eu – Digamos que sim. Então, porque ele quer ser deputado e ir pro Congresso??
    Gelei, mas devo admitir que apesar de vivermos numa “emocracia”, onde todos tem direitos iguais, existem fatos qur realmente merecem uma reflexão maior.
    E este é um dos casos

  8. Amigo Ricardo,
    Cuide para que seu filho não aprenda como a maioria dos políticos do cenário nacional, pois se tu deixar isso acontecer, além de não querer fazer nada no quarto, ele com certeza ainda vai tomar conta de toda a casa!
    É assim que temos visto muitos pais, reféns dos devaneios inglórios de uma nova geração inconsequente!
    Fica o alento de que a melhor maneira de ensinar os filhos é pelo exemplo e isto eu tenho certeza que você está fazendo bem feito!
    Feliz caminhada!!
    Abração!

  9. parabens pelo seu filhão inteligente,espero que você seja um exemplo de vida para ele,pois é ele que marcar o homem e a mulher, e a nossa ideologia e opiniões na teve sar comprada por altos salarios, principalmente quando é dinheiro público.

  10. Prezado Ricardo
    Sou professor. Seu filho de 8 e até os de menor idade, precisam estar em contato com a realidade o mais cedo possível. O diferencial está na orientação que ele está rebendo. Pelo visto, essa orientação está pedagogicamente correta.
    Vá em frente!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *