Tempo de leitura: 3 minutos

Marco Wense
É evidente que os candidatos eleitos em 2010, para deputado federal ou estadual, têm cadeira cativa na mesa das negociações envolvendo o processo sucessório de 2012.
Alguns, respaldados por uma boa votação, serão até prefeituráveis, como, por exemplo, o deputado Geraldo Simões (PT), já que existe um quase consenso no petismo de Itabuna de que Juçara Feitosa não será mais candidata a prefeita.
Pesquisas de intenções de voto apontam Geraldo Simões, ACM Neto e Félix Mendonça Júnior como os mais votados em Itabuna para a Câmara Federal.  Renato Costa e o Coronel Santana para a Assembleia Legislativa.
O médico Renato Costa, do PMDB, e o Coronel Santana, do PTN, não escondem o desejo de uma pré-candidatura a prefeito. A dúvida é Félix Mendonça Júnior, principalmente em relação ao seu comportamento diante da sucessão municipal.
Salta aos olhos que Félix, mais conhecido como Felinho, filiado ao PDT do saudoso Leonel Brizola, não tem condições políticas para enfrentar “Minha Pedinha”, “Cuma” e o Capitão Azevedo (reeleição).
SOBREVIVÊNCIA

O comando nacional do PSDB, de olho na sobrevivência política, não acreditando que José Serra leve a disputa presidencial para um segundo turno, vai cuidar do próprio ninho.
A cúpula da legenda já decidiu que as belas, exóticas e coloridas plumagens tucanianas serão direcionadas para os estados de São Paulo, Minas, Goiás e Paraná, onde os candidatos do partido ao governo têm chances de vitória.
Elegendo três governadores – como pretende o tucanato –, o PSDB pós-eleição continuaria respirando como agremiação partidária de oposição ao governo da petista Dilma Rousseff.
Algumas lideranças do DEM da Bahia até que gostaram da decisão do PSDB de priorizar os candidatos da legenda. São da opinião de que, agora, o candidato Paulo Souto pode cuidar da sua campanha sem ter que associá-la a de José Serra.
O encosto do tucano, principalmente na região nordeste, é ruim para qualquer candidato. O último placar sobre a disputa presidencial no estado da Bahia, do instituto Datafolha, é de 60×22. A petista Dilma Rousseff tem 38 pontos percentuais na frente de Serra.
CADA UM POR SI

O título acima é o mesmo da coluna do jornalista Jânio de Freitas, jornal Folha de São Paulo, edição de 26 de agosto, quinta-feira última. Uma gostosa coincidência.
O pessoal do PSDB – e também do DEM, principal aliado do tucanato na corrida presidencial – se afasta cada vez mais do candidato José Serra, principalmente no nordeste, região que o tucano tem uma grande rejeição.
Não é à toa que os democratas da Bahia se mostram preocupados com a presença de Serra na propaganda eleitoral de Paulo Souto, candidato da legenda ao Palácio de Ondina. Tem democrata falando até em queda nas intenções de voto.
Jânio de Freitas tem toda razão: “Pelo país afora, o que se depreende é que o PSDB está abandonando Serra”.
NANINHA
Quando alguém passa a elogiar o que antes criticava (ou criticar o que elogiava), a sabedoria popular, para enquadrar o sujeito, costuma usar a expressão “quem foi naninha, hein!”. O constrangimento é inevitável.
O deputado José Carlos Aleluia (DEM), candidato ao Senado pela coligação “A Bahia Merece Mais”, conhecido pelos discursos apimentados contra o governo federal, o PT e o presidente Lula, é o “naninha” da vez.
O parlamentar, ao ser questionado sobre a utilização da imagem do presidente Lula no programa eleitoral do PSDB, disse que “Lula e Serra são dois estadistas experientes e, portanto, é natural que este tipo de relação seja feita”.
Agora, o bom deputado Aleluia, naturalmente dando suas mãos à palmatória, acha Lula um “estadista”.  Será que o democrata acha Lula “o cara”? Se a resposta for positiva, Aleluia pode dizer que “o cara é estadista”.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

7 respostas

  1. Esses oportunistas antes diziam que Lula ia incendiar o país, que sob o governo de Lula viveríamos em eterno estado de greve, que investidores fugiriam do país,e que o Brasil viveria isolado do cenário político mundial.
    Diziam tudo isso e mais as mentiras que hoje dizem pensando que vão fazer com que o povão tenha medo de Dilma Rousseff.
    Tiveram que engolir “O cara” e agora vão ter que engolir “a coroa”. Estou gargalhando. Logo, logo, estarão tentando pongar na imagem de Dilma.

  2. O dep. federal Geraldo Simões não para com essa mania de querer sempre empurrar uma “bruxa” para nossa cidade/região .As vezes com vassoura.A respeito do oportunismo ora citado,o Lula rasga apoio público para os Sarney e Collor porque que os outros não podem heim?………………………..

  3. O povo do DEM magoado porque perdeu a eleição para Wagner, vai sempre achar um jeito de querer manchar os nomes do Pessoal do PT. Como é feio e preconceituoso ficar manchando o nome das pessoas. Além do mais os bruxos e as bruxas são criaturas do bem. Esta história de vassoura criada pela direita radical ainda consegue entrar em cabeças de pessoas que usam pseudônimos para esconder com mede de identificar. Os outros não podem Sr NADA MUDA ou senhora? Porque sempre difamaram o Lula. Ninguém queria saber dele. Agora que provou que o homem é o cara, todo mundo quer tirar uma lasquinha.

  4. pena que nas sucessões aqui na Bahia apenas se mudem aquelas velhas figurinhas chatas, falaciosas,ávidas pelo poder e muito pouco preocupadas com o cidadão. Geraldo Simões então é um marco na história de Itabuna, subiu ao trono e de lá não quer descer de jeito nenhum. GENNNNNNNNNNNNNNNNTE É HORA DE MUDAR CHEGA DOS MESMOS. HAJA NAFTALINA PARA TIRAR O BOLOR DESSE POVO.

  5. Amigo Walmir do Carmo,usar pseudonimo é uma atitude democratica,mas pelo visto esse pessoal que se esconde atras de uma bandeira polica(PT),não sabe exercitar a democracia,haja visto que “o cara e a cara”já tentaram de todas as formas cercearem a imprensa.A propósito não sou do DEM e de nenhum partido politico não,sou somente eleitor,e como deverá saber tenho o pleno direito de expressão.Democracia é isso também.Abraços.

  6. Não fico em cima de muro, especialmente quando se trata do futuro da Nação Brasileira.
    Por isso, sou PT de carteirinha!
    Por enquanto, não existe projeto melhor!
    Quando existir, se um dia existir, eu mudo!
    Aliás, se um dia existir um projeto melhor do que o atual petista ( que não é perfeito), este será também do PT. Digo isso, porque enxergo muito dinamismo no projeto petista. Evolui à medida que o mundo avança. Vai se ajustando e se aperfeiçoando conforme as circunstâncias (mercado, economia, diplomacia, social, meio ambiente, ciências, tecnologias, etc.).
    É por isso que sempre digo: petista não é comunista nem socialista. Petista é Progressista!
    Desse modo, a tendência do projeto petista é permanecer sendo o melhor por longos anos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *