Tempo de leitura: < 1 minuto

Agosto findou e poderá ter sido o mês do desgosto para a principal companhia de telefonia fixa em solo baiano, a OI-Telemar. Ontem, a Assembleia Legislativa baiana promulgou lei que acaba com a assinatura embutida mensalmente em cada fatura do telefone fixo e custa, na média, R$ 41,00 para clientes residenciais.
Mas nada será fácil como parece. As companhias telefônicas têm prazo de 120 dias para adaptar-se à mudança, prazo que muitos vão usar para recorrer à Justiça e continuar enfiando a faquinha amolada no consumidor.
O projeto que acaba com a assinatura é de autoria do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), o mesmo que exige que a OI reduza os preços cobrados pelo serviço Velox, equiparando-os aos praticados em capitais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Enquanto não rola por aqui o fim da assinatura nem a redução do custo do Velox, os baianos pagam por serviços considerados ruins e situados entre campeões de queixas em órgãos de defesa do consumidor. Vida que segue.

33 respostas

  1. Os usuários da Oi ainda estão pagando a assiantura porque querem. A Embratel lançou o fone fixo livre que já tem muitos adeptos. O dificil foi cancelar assinatura. A Oi me deu um chá de espera de 40 mim, mas consegui e tenho feito campanha.Se nao tem assinante,nao tem assinatura.

  2. Um absurdo as cobranças das taxas de manutenção. Será que realmente elas irão acabar? Duvido muito. As companhias só cobram caro pelos serviços mas fornecem um péssimo serviço. Vocês já viram como os telefones públicos em Itabuna estão todos detonados? Um absurdo!

  3. Depois dessa notícia liguei para a prestadora de serviço pra pegar mais informações. O atendente de nome Hélio me informou que temos q continuar pagando as contas, caso contrário a linha será cortada. E falou para aguardar os 120 dias de prazo.
    Espero q o deputado já esteja planejando um contra atque, pq a Oi não tá com cara de que vai aceitar as mudanças…. Tá na hora de colocar a Oi em seu defido lugar. Chega de estorção.

  4. Só acredito vendo, duvido muito que isso aconteça, o jogo de interesses é grande e essas companhias sempre acabam dando um jeitinho de deixar as coisas como estão.

  5. Parabéns ao deputado Alvaro Gomes!
    Foi uma iniciativa louvável que nos dar esperança, de uma mudança de atitudes dos políticos. Com certeza foi um grande passo.

  6. Parabéns ao deputado Alvaro Gomes pelo projeto e DIVULGUE ISSO, ficando agora uma luta pela equiparação de AUTOMOVEIS E TELEVISORES aos PREÇOS PRATICADOS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA E EUROPA, afinal de contas são eles BEM MAIS RICOS DO QUE NÓS e é uma DESMORALIZAÇÃO PAGARMOS NESSES PRODUTOS PREÇOS TRES VEZES MAIS CAROS QUE ELES EM SEUS PAISES.
    VAMOS VER SE ALGUEM TEM ESSA CORAGEM DE DEFENDER ISSO ABERTAMENTE.

  7. Alguém já parou pra pensar sobre a origem desses absurdos que acontecem no Brasil, geralmente com empresas do setor de telefonia e energia????
    E aí! Já descobriram?
    A raiz de todos esses problemas está nas privatizações mal feitas!
    Entregaram as empresas estatais brasileiras de telefonia e de energia nas mãos de estrangeiros! Hoje, esses empresários não tem nenhum compromisso social, somente com os lucros.
    E as Agências Reguladoras que foram criadas para “domar” essas empresas?
    Não regulam nada!
    Qual é a atual proposta do PT/Dilma com relaçao às estatais que não foram privatizadas (por FHC e Serra) e precisam se capitalizar para ampliar suas estruturas?
    Abrir o capital! Abrir o capital é diferente de privatizar. Um bom exemplo é a Petrobrás.
    Com abertura, o governo capitaliza a empresa e mantém o controle, pois fica com, no mínimo, 51% das ações. Tem ainda a vantagem de impedir que a estatal (ou melhor, agora empresa de capital misto) seja utilizada como cabide de empregos, uma vez que, mesmo com a presidência e alguns diretores indicados pelo governo, existe um Conselho formado por pessoas indicadas pelos responsáveis pelo capital privado investido.
    É isso que a Dilma vem propondo em seus pronunciamentos!

  8. Não temos só que criticar politico, precisamos tambem reconhecer a luta do deputado ALVARO GOMES que de 07 a 08 anos vem tentando este feito, portanto já vejo com carinho a possibilidade de que ele obtenha o meu voto, porque esta sim é uma conquista real da nossa população.
    Parabens ao deputado.

  9. A BAHIA DE TODAS ESQULANBAÇAÕ,Essas operadoras fazem o que qerem,tarifas abusivas,combranças indevidas,pessimo atendimento,pessimos sinais de internet e celulares,emfim essa é a BAHIA DE TODOS NÓS.

  10. Só espero saber logo qual empresa que vai administrar a Banda Larga Popular em Itabuna. Quero pular fora da OI de qualquer jeito. Chega de bagunça. Até pra sair da trabalho.

  11. Este deputado do PCdoB sabe que a Anatel e legalmente quem regula o servico de telefonia, portanto leis estaduais nao tem efeito legal sobre as empresas prestadoras de servico de telefonia. O deputado deveria ser honesto e explicar a seus eleitores que o governo estadual arrecada milhoes de reais todos os meses com a ICMS e nao acredito que esteja apta a deixar estes milhoes sairem dos cofres do governo onde a custo de arrecadar e minimo. Depois deputado do PCdoB detesta o capitalismo, acredita ainda em empresas estatais aquelas aparelhadas pelo governo, em que se esperava ate dois anos para ligar uma linha fixa..acorda povo, nao caia em conto do vigario…

  12. oi duvido que aconteca isto minha conta e um abisurdo pois nao uso o telefone e por causa do velox ja coloquei na defesa do consumidor espero ate hoje a audiencia a justica e lenta muinto obrigado espero que aconteca boa noite

  13. Agenceslau
    As votações sobre a cobrança ou não das assinaturas estão sendo feitas na esfera estadual porque o Superior Tribunal de Justiça entendeu que a competência é dos Estados e não da área federal.

  14. Boa noite,
    Para quem deseja cancelar os serviços da Oi, sem aborrecimentos e conversas sem nexo com atendentes, minha sugestão é enviar uma carta com AR (registrada), para o endereço que vem na conta. Se não me engano é em Recife. Antes, parei de usar o telefone, para zerar a conta. Deu certo no meu caso, desligaram imediatamente.

  15. bom dia! ate que em fim um deputado que não vai a assembleia dormir como é o caso de vários deputados e senadores. continui assim talvez esses picaretas que só aparecem de quatro em quatro anos, toma vergonha na cara e façam alguma coisa. valeu Álvaro Gomes

  16. Caros amigos,
    Precisamos valorizar os políticos sérios que temos e deixar de falar que todos são corruptos.
    Se os corruptos estão lá é porque o eleitor votou neles: por favores pessoais recebidos, por vender o seu voto, ou por nâo conhecer os candidatos na época da eleição. Não vote em quem você não conhece a historia.
    ALVARO GOMES é um Deputado que tem historia de luta para quem quizer conhecer.
    Sempre votei nele e sempre vou votar e sem nenhum medo de me arrepender.
    Deputado com inumeros projetos de leis; que mais participa na Assembleia; o mais assiduo e que pensa na sociedade como toda e especialmente nas classes necessitadas.
    O numero dele para o colega que perguntou e quem mais quiser é:
    Deputado Estadual: 65321
    Alberto Oliveira

  17. talvez a alegria dos consumidores baianos não dure muito tempo,pois o mesmo pode acontecer no caso do estado de São Paulo.O Gilmar Mendes pode receber algum trocado da telefônica e liberar novamente essa taxa abusiva assim que ela recorrer.Infelismente a justiça brasileira tem agido dessa forma.É lamentável

  18. Bom dia a todos,tem muita gente que acha que essa lei não vai dar certo,vai dar certo,e para os que acham que não,tem muitas outras operadoras no mercado,por exemplo a embratel,que lançou o ¨livre¨,que parece ser uma opção muito boa,excelente para as pessoas de pouca renda,na propaganda diz que o preço é R$39,90,e não paga mais nada,e melhor as ligações são ilimitadas pra qualquer lugar do Brasil,pra quem não quer mais ser cliente da oi essa é uma ótima opção,e pra quem paga muito caro na oi,ainda sobra um dinheirinho pra outras coisas,como por exemplo uma TV por assinatura,muito bom dia a todos

  19. Sou de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Goustei dessa ótima notícia da Lei conquistadada na Assembléia Legislativa da Bahia, graças a esse ilustre Deptuado Àlvaro Gomes, polícito que demonstra estar voltado para os interesses sociais, conforme previsto na Constitução Federativa do Brasil. Quanto a OI, digo, sinceramente, é uma instituição voltada somente para o vil metal, pratica um verdadeiro crime de lesa pátria. Todavia, acredito muito em Deus, que a Excelentíssima Dilma Roussef, encontrará um caminho para colocar um basta nessa terrível especulação financeira dessa empresa onde quer que ela atue no território brasileiro, inclusive, o Estado de Minas Gerais. Parabéns, Deputado Álvaro Gomes!

  20. a verdade é o seguinte, quando a causa é do interesse pulitico é votada e a aprovação é imediata. agora se for do interesse populacional, só DEUS poderá intermediar. conclusão eu nao acredito que essa maldita taxa de assinatura seja extita

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *