Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
A palavra “engodo”, no dicionário Aurélio, é uma isca ou cerva com que se apanham peixes e aves. Coisa com que se engoda ou seduz alguém.
É evidente que o debate entre os deputados Geraldo Simões (PT) e ACM Neto (DEM), com um desafiando o outro para o confronto, não passa de uma inteligente jogada de marketing.
Não deixa de ser também um engodo. Não para pegar peixes. Geraldo e Neto querem “pescar” eleitores. Pescador de verdade, na acepção da palavra, é o ex-prefeito de Ilhéus, Antonio Olímpio (PPS).
Geraldo Simões está de olho nos votos do anti-carlismo e ACM Neto no anti-geraldismo, principalmente em Itabuna. Ninguém quer debater nada. É mais uma empulhação inerente ao jogo político.
DILMA E O PMDB
O mínimo que o pragmático PMDB vai exigir de um eventual governo de Dilma Rousseff é a manutenção dos ministérios que ocupa no atual governo federal.
O que se comenta, no entanto, é que Geddel Vieira Lima, candidato do partido ao governo da Bahia, não retornará ao cargo de ministro da Integração Nacional depois da sucessão estadual.
O comentário nos bastidores do Palácio do Planalto, longe dos holofotes e do povão de Deus, é que o presidente Lula estaria irritadíssimo com os ataques de Geddel ao governador Jaques Wagner, candidato do PT ao Palácio de Ondina (reeleição).
É bom lembrar que Geddel foi ministro da Integração Nacional com o endosso e o aval do petista Wagner, que, consultado pelo presidente Lula, deu o sinal positivo.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

17 respostas

  1. Em resumo:
    Geraldo e ACM Neto (ask!), tentam “engodar” os “peixes” (digo, eleitores).
    Enquanto isso, o Geddel age como se fosse “peixe” (traíra).
    Nota: “engodo” na Marinha é um repasto feito com sobras de comidas. Tudo é misturado numa grande panela ou caldeirão e os marinheiros e/ou fuzileiros postam-se em sua volta e comem com as mãos. O engodo acontece normalmente à noite, algumas horas depois do jantar. Tem até marujo que não janta na expectativa do engodo.
    Mas, não é pra todo mundo… Sempre tem um grupinho que coordena e participa o engodo, entre os quais o pessoal que trabalha nas copas e nas cozinhas (taifeiros, cozinheiros e auxiliares).

  2. ACM NETO NÃO É, E NUNCA VAI SER PARÉO PARA O DEPUTADO GERALDO SIMÕES, POIS SÃO DUAS HISTÓRIAS TOTALMENTE DIFERENCIADAS.
    ACM NETO ENTROU NA POLITICA COM O APADRINHAMENTO DO FALECIDO AVÔ, ONDE ELE SÓ SE ELEGE COMPRANDO ALGUNS PREFEITOS, FAZENDO PROMESSAS ONDE ELE NUNCA LEVOU NADA.
    JÁ O DEPUTADO GERALDO SIMÕES TEVE SUA VIDA POLITICA INICIADA EM MOVIMENTOS SOCIAIS E É VOTADO POR TRABALHADORES QUE VÊ NELE UMA LIDERANÇA DE EXPRESSÃO, POIS É O UNICO DEPUTADO QUE ESTÁ PRESENTE NO DIA A DIA DA NOSSA REGIÃO.
    POR ESTE MOTIVO, NÓS DA REGIÃO CACAUEIRA APRESENTAMOS O TIME DE LULA:
    -DILMA 13
    -WAGNER 13
    -LIDICE 400
    -PINHEIRO 130
    -GERALDO 1330
    -J.CARLOS 13.678
    E ASSIM CONTINUAMOS NA LUTA!!!!!

  3. O jogo de Noblat. O jogo da velha mídia
    Ricardo Noblat, colunista de política do O Globo, talvez o mais importante do país, recebeu um artigo meu, reproduzido ao final desse posto, ontem, 2a feira dia 06/09 pela manhã. Na semana anterior, na 5a feira dia 02/09 ele havia me proposto assinar um artigo para seu blog, com a condição que eu pudesse provar o que iria dizer.
    O assunto do artigo, é o mesmo do meu post Aécio Vs. Serra, publicado aqui no blog na mesma 5a feira, dia 2 de setembro. Da grande possibilidade de que o sigilo de Verônica Serra tenha acontecido fruto da guerra interna no PSDB entre José Serra e Aécio Neves, tendo partido de investigações conduzidas pelo jornal Estado de Minas.
    Não seria muito difícil provar o meu ponto, pois todas as informações estão presentes em matérias veiculadas pela própria imprensa. Amaury Ribeiro, repórter do Estado de Minas a época da quebra do sigilo deu diversas entrevistas sobre a investigação que conduzia sobre José Serra. Basta ler o que já publicou O Globo, a Folha de São Paulo e a Carta Capital sobre o assunto.
    Noblat no entanto não me respondeu aos emails sobre o artigo. Havia perdido o interesse e o artigo não foi publicado.
    É sabido em todo o meio jornalístico qual era a missão do repórter investigativo Amaury Ribeiro no Jornal Estado de Minas. Mas mesmo assim, a velha mídia insistia e continua insistindo na versão de que os dados de Verônica Serra foram violados pelo PT por motivos políticos, e não durante uma guerra interna entre os tucanos.
    Noblat, resistia e resiste em CITAR a versão aonde os personagens são Serra, Aécio, o Jornal Estado de Minas e o repórter Amaury Ribeiro. Quando finalmente, a candidata do PT cita essa versão, Noblat, que normalmente reproduz matérias e artigos na íntegra no blog, reproduziu assim a fala de Dilma:
    http://blog.danielflorencio.com/

  4. Pressão de jornalista
    Ao ignorar o caso de polícia da venda de dados fiscais em São Paulo e insistir em ação da turma da candidata Dilma nessa violação, a mídia chama à arena seus melhores profissionais, clientes sedentos de vazamentos de dados protegidos pelo sigilo. E vai ter que decidir: se continuará ou não a publicar informação sigilosa de qualquer natureza, inclusive de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público, uma vez que classifica os “vazadores” de criminosos. Hipocrisia demais beber na fonte que condena.
    Até porque parte dos jornalistas sugere e incentiva esse vazamento por servidores públicos de todo tipo de órgão, que nem estão inicialmente dispostos a isso. Muitos utilizam oportuna e falsamente o argumento do interesse público. Mas querem mesmo o brilho do furo jornalístico.
    Durante o escândalo do mensalão do PT em 2004 e 2005, que fez o governo Lula sangrar durante meses a fio, vazou-se de tudo: de declarações de IR de autoridades petistas até extrato do Banco Rural, que entregou o caixa dois do partido. Esse vazamento sistemático de dados de petistas não mereceu críticas de órgãos da imprensa.
    Vai ver, só é crime o vazamento de informações sigilosas que dizem respeito a aliados e simpatizantes.
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-midia-e-usuaria-dos-vazamentos#more

  5. E o jornalista Amaury Ribeiro Jr. – que está escrevendo o livro “Os Porões da Privataria” e compromete Serra e familiares – também está no bolo.
    Ele teria sido “contratado” pelo Aécio/Jornal Estado de Minas como araponga. Viu que informações valiosas em mãos e resolveu ganhar dinheiro escrevendo o tal livro.
    A bomba vai explodir no colo!

  6. O QUE SERIA DOS ESPERTO SE NÃO OUVESSEM OS OTÁRIOS.
    GERALDO SIMÕES SAIU DE TECNICO AGRICULA DA CEPLAC PARA SER UM DOS SUJEITOS MAIS RICOS DE ITABUNA.
    JESUS DEVE TER LHE CONTADO O SECREDO DA MULTIPLICAÇÃO.
    VAI “RUMA” DE OTÁRIO!!!!!!!.

  7. ESSE DU BATISTA CONTINUA PUXANDO O SACO DO PT,QUERO QUE ELE ME MOSTRE ALGUM PROJETO DE J CARLOS PARA A NOSSA CIDADE (ITABUNA).INCLUSIVE OS RODOVIÁRIOS SABEM DESSA TRAIÇÃO.E QUE MOSTRE NESSE PERÍODO DE 4 ANOS O QUE GERALDO AJUDOU A NOSSA REGIÃO(TENHO CERTEZA QUE NADA)QUE ME PROVE O CONTRÁRIO DONA MIRALVA MOITINHO.

  8. Geddel vai ter o que ele merece ficar de fora da política é um ótimo presente de Natal antecipado, sua ganância pelo poder é semelhante a do Coronel ACM, minha torcida é que ele vá abraçado com seu irmão Lucio outro Coronel.

  9. JÁ VOTEI EM GERALDO, MAS JÁ NÃO VOTO NELE DESDE A ELEIÇÃO PASSADA E DIGO PORQUE:
    -GERALDO SIMÕES TEVE TUDO EM MÃOS PARA TRAZER GRANDES BENEFÍCIOS
    PARA NOSSA CIDADE, COMO URBANIZAÇÃO, SANEAMENTO E MUITAS OUTRAS COISAS DAS QUAIS PODERIA-MOS NOS ORGULHAR-MOS DA CIDADE EM QUE MORAMOS, INCLUSIVE TER BANIDO DA POLÍTICA LOCAL UM SANGUESUGA, PARASITA, TRAPACEIRO DEMAGOGO DE CONDNOME FERNANDO GOMES. BASTAVA SEGUIR O BOM EXEMPLO DE TRABALHO, PROBIDADE E TRANSPARENCIA QUE DR.GUILHERME MENEZES IMPLANTOU EM VITÓRIA DA CONQUISTA, A PROVA INCONTESTE DISSO É QUE JÁ VÃO PARA 16ANOS DE ADMINISTRAÇÃO PETISTA, SENDO QUE NA PENÚLTIMA ELEIÇÃO DEU UMA VIRADA DE MESA EM CIMA DE ACM (NA ÉPOCA AINDA VIVO) E TODA SUA TROPA DE CHOQUE.
    MAS O GERALDO PREFERIU SE NIVELAR E IGUALAR-SE AO SEU OPONENTE, FAZENDO UMA POLÍTICA DE FAZ DE CONTA, ENGANADORA, MANTENDO EM SUA EQUIPE DE FORMA CONVINIENTE E CONIVENTE UM GRUPO DE VAGABUNDOS INCOMPETENTES, QUE SÓ SERVEM AOS SEUS INTERESSES PESSOAIS DEIXANDO A CIDADE A MERCÊ DA SORTE E NAS MÃOS DE POLITIQUEIROS INESCRUPULOSOS.
    -SALIENTO AQUI QUE NÃO EMPUNHO BANDEIRINHA DE PARTIDO ALGUM, POIS AS SIGLAS PARTIDÁRIAS SÓ SERVEM PARA AGRUPAR INDÍVIDUOS AFIM DE DEFENDER OS SEUS INTERESSES PESSOAIS, A PROVA MAIOR DO QUE ESTOU DIZENDO É O PT QUE FOI CRIADO EM CIMA DE UMA IDEOLOGIA E HOJE DEFENDE INTERESSES DE GRUPOS, LOGICAMENTE QUE DENTRO DESTES GRUPOS AINDA EXISTEM ALGUNS POUCOS HOMENS QUE A AINDA PENSAM EM TERMOS COLETIVO. SITO DR.GUILHERME, SR.JOSÉ MENDONÇA(EX-PREFEITO DE IPIAÚ) E TALVEZ MAIS ALGUNS POUCOS NESTE BRASIL AFORA. DE RESTO TUDO É FARINHA DO MESMO SACO E DE PÉSSIMA QUALIDADE.

  10. O PIOR DE TUDO ISTO, É VER OS CURURUS DO PCDOB,DEFENDENDO
    O GRAMPINHO(ACM NETO), EU ATÉ ENTENDO POIS ESTÁ EXISTINDO UMA DOBRADINHA ENTRE WENCESLAU E ACM NETO, ATÉ PORQUE O TAL VEREADOR DO PCDOB JÁ ESTÁ LIGADO AO PREFEITO AZEVEDO, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ESPORTE, ONDE O VEREADOR MANDA E DESMANDA, E MAIS, NA CAMARA O VEREADOR NÃO FAZ NADA CONTRA OS DESMANDOS DO PREFEITO.¨QUEM NASCEU PARA SER FEZES, NUNCA VAI SER PINICO¨.

  11. Infelismente, tenho que concordar com as palavras colocadas, pelo internauta anteior. Pois na verdade, esse Geraldo,também já mereceu o meu voto e da minha familia. Mas agora que ele comprou a consciência do Sr. França, aqui do bairro São Pedro, não precisa mais dos votos dos itabunenses. E diga-se de passagem, um cabo eleitoral,que tem um butiquim, alí perto da AMURC, já disse a mim mesmo e para outras pessoas, que: Geraldo Simões,não precisa do povo de Itabuna, e, é ao contrário. Que o povo de Itabuna é quem precisa de Geraldo Simões.

  12. Com todo respeito a Marco Wense, mas Geddel foi Ministro na cota do PMDB, se Jaques Wagner tivesse tanta força com Lula como se apregoa, Geddel não teria feito o seu sucessor no Ministério, pois tanto o PT da Bahia quanto Jaques Wagner, trabalharam para evitar a nomeação de João Santana. Lula consultou Wagner por uma questão de gentileza e de amizade, para uma nomeação já acertada com o PMDB.

  13. Eu nãoa guento mais essa perguição do PT_BA a Geddel! A propaganda do governodo do sr Jaques Wagner não diz que Geddel está em terceiro lugar nas pesquisas, bem longe do ilustre amigo do presidente? Então por que tanto incomodo? Acho que essas pesquisas são fajutas e que na verdade, o baiano Geddel Vieira Lima está bem mais cotado do que dizem e o PT-BA sabe disso!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *