Tempo de leitura: < 1 minuto

As Prefeituras de Ilhéus e Itabuna enfrentaram nesta quarta-feira, 15, paralisações de seus servidores. Em Ilhéus, o motivo da paralisação é o atraso de salários, enquanto na cidade vizinha a principal queixa dos funcionários tem a ver com o encolhimento dos contracheques em função da retirada de gratificações.
A prefeitura ilheense enfrenta dificuldades com o bloqueio de repasses para o pagamento de precatórios. Por acordo com o Tribunal Regional do Trabalho, as retenções de verba deveriam se limitar a 7% dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), mas essas transfererências já vêm sendo consumidas com a quitação de uma dívida com o INSS.
Como o FPM não tem sido suficiente para cobrir os débitos, no último mês a justiça determinou que o Banco do Brasil bloqueasse outras contas da Prefeitura. O governo chegou a alegar erro do Banco do Brasil, mas o presidente do Sindicato dos Servidores, Luiz Cláudio Machado, contesta o argumento. “A verdade é que o descontrole administrativo levou a Prefeitura ao estado em que se encontra hoje”, critica o representante do funcionalismo.
Cerca de 40 servidores ilheenses ocuparam a entrada do Palácio Paranaguá na manhã de hoje. Segundo o governo, ainda não é possível dimensionar o impacto da paralisação, já que a maioria dos setores funciona na parte da tarde. Serviços essenciais, como os da saúde, não foram afetados.
Em Itabuna, a adesão à paralisação é pequena. Às 17 horas, a presidente do Sindicato dos Servidores, Karla Lúcia Oliveira, senta para negociar com o prefeito José Nilton Azevedo e o secretário da Fazenda, Carlos Burgos. Se não houver o entendimento, a possibilidade de uma greve será discutida em assembleia de servidores.

3 respostas

  1. Não falta mais nada para os funcionários da Prefeitura de Itabuna, FGTS não deposita, INSS não paga, adicional de insalubridade cortado e até o vale trasnporte no mês passado não foi pago. Sem falar nos salários que estão defasados.
    Pelo jeito os funcionários só têm obrigações, os seus direitos não estão sendo respeitados.
    Queremos que o Ministério Público de Trabalho em ação.
    Greve já!!!!!!

  2. O prefeito sumiu seu Pimenta, saiu desde cedo do prédio aministrativo, fugiu do encontro com os servidores. Covarde, prefeito fajuta que só sabe enganar, mentir, também como todos sabemos não ele é quem governa, ele só assina os documentos que já chegam prontos na sua mesa! Vergonha e o povo o que faz??? Nada, aceitam tudo!!
    Segundo Joelma, sua secretária, o capitão que não manda em nada, vai receber os servidores na sexta feira às 18:00 h. Você acredita seu Pimenta?????
    Kd o MP ?????

  3. O que esta Gestão está fazendo com os servidores não se faz nem com um animal irracional, o funcionário trabalha o mês todo e só descobre q/ seu salário foi “cortado” na hora q/ pega o contra-cheque, isso quando o mesmo não foi demitido (como é o caso dos contratados/comissionados). As pessoas tem suas contas para pagar!
    Kd o aumento q/ o prefeito deu ? Já tem 2 meses q/ aguardamos e nada de aumento no salário. Só temos aumento na cesta básica, medicamentos, etc !
    Por tudo isso que o prefeito faz com os servidores defendo GREVE JÁ!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *