Tempo de leitura: < 1 minuto

Pesquisa do Instituto Datafolha sobre a disputa para o Senado na Bahia, divulgada neste sábado, 18, registra que o petista Walter Pinheiro e a socialista Lídice da Mata continuam encostando em César Borges (PR).
Borges aparece no levantamento com 29%, dois pontos a menos que sua marca na pesquisa divulgada dia 11. Já Walter Pinheiro subiu levemente, de 26% para 27%, e Lídice manteve os 28% da pesquisa anterior.
A situação entre os três candidatos é de empate técnico.
Leia mais sobre pesquisa eleitoral na Bahia.

12 respostas

  1. A arrancada de Pinheiro e Lídice
    Publicada: 13/09/2010 06:39| Atualizada: 13/09/2010 06:32
    Lílian Machado
    O explícito apoio do presidente Lula e de sua candidata Dilma Rousseff (PT), através de gravações com pedidos de votos no rádio e na TV, combinado com uma dose extra de estratégia de marketing, dando a ideia da necessidade de eleger o “time completo” do presidente da República, podem apontar para uma tendência de crescimento da dupla de candidatos Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) ao Senado.
    É o que dizem os especialistas políticos, diante do quadro eleitoral que demonstra empate técnico nas últimas pesquisas eleitorais. No estudo realizado pelo Ibope, divulgado na última sexta, o candidato César Borges (PR) aparece com 29% da preferência do eleitorado, seguido de Pinheiro com 27% e Lídice com 26%.
    A “casadinha” explorada pelos candidatos da chapa petista, aliada à “identificação histórica com o projeto do trio Lula, Dilma e Wagner” podem estrangular as candidaturas adversárias, que têm buscado “estratégias apenas individuais” segundo os cientistas. “Independente da interferência de Dilma e Lula, o que temos visto é uma campanha competentemente casada dos postulantes da chapa petista com declarações, jingles e materiais publicitários”, avaliou o cientista político, Paulo Fábio Dantas.
    Segundo Dantas, a tática usada pelas outras duplas das chapas concorrentes, leia-se César e Edvaldo Brito (PTB); José Carlos Aleluia (DEM) e José Ronaldo (DEM), de buscarem votos particularmente, não têm ajudado na arrancada. “Não existe nenhuma outra chapa se opondo a essa (Lídice e Pinheiro). De modo que transparece que essa é a única composição ao Senado, já que notamos que as outras são individuais. Precisaria que um dos candidatos fosse tão forte que se sobrepusesse a eles.
    Não é que César Borges esteja fora do páreo, mas nesse sentido há uma tendência desfavorável a ele, por todos esses motivos”, afirmou. Expectativas de resultados diferentes poderiam acontecer se a eleição fosse por região. “Exemplo se a eleição fosse só em Feira, Lídice e Pinheiro teriam dificuldade e Zé Ronaldo quem ganharia, pois se trata de seu reduto”, frisou Dantas.
    A exploração da imagem unida dos candidatos é um fator favorável à chapa petista, segundo a cientista política Analice Alcântara. “O presidente Lula com o alto índice de popularidade puxa, além do candidato a reeleição no Estado, Jaques Wagner, que aparece com percentuais favoráveis nas pesquisas. Mas, além disso, o que tem dado certo é a ideia do time. O partido tem centrado nessa ideia de conjunto”, enfatizou.
    Segundo ela, a tendência de continuísmo também tem prevalecido, com o discurso “incisivo” e “unificado” junto ao eleitorado. “Eles têm explorado a ideia de mudança – de que se isso aconteceu no executivo é preciso que agora ocorra no legislativo com a criação de uma base de sustentação no Senado”, avaliou.
    Obs.: Matéria do Tribuna da Bahia antes do Datafolha de hoje.

  2. Lula Miranda: Carta a um futuro jornalista
    16/09/2010
    Carta capital a um jornalista do futuro
    por Lula Miranda, na Carta Maior
    Prezado Jornalista,
    Escrevo-lhe do Brasil, cidade de São Paulo, em meados de Setembro do ano de 2010 (a caminho da sagração da Primavera). Peço-lhe o máximo de paciência [a prosa será por demasiado extensa], cuidado, ponderação e desprendimento ao ler esse depoimento/testemunho. Intuo que um calendário, na parede à sua frente, registre um ano qualquer na segunda metade desse século XXI. Certamente, se tomar como parâmetro a realidade dos tempos que você vivencia aí, aquilo que chamaria grosseiramente de “übermídia”, achará absurdos, inacreditáveis mesmo, os fatos que passarei a lhe narrar. Mas, asseguro-lhe, trata-se da mais pura verdade (a tal “factual”).
    Estou seguro de que o seu “olhar épico” propiciará um julgamento e uma visão mais eqüidistante e reveladora dos dias difíceis que vivemos por aqui. Remeto-lhe essa mensagem com a esperança de que zele para que parte da história da imprensa seja contada de forma a que esteja preservada a verdade dos fatos, como eles ocorreram realmente; para que não prevaleça apenas a versão deturpada daqueles que chamamos de “donos do poder” [ver Raymundo Faoro].
    Aqui, nos dias que correm e, em verdade, desde sempre, os principais veículos de comunicação pertencem a cerca de meia-dúzia de famílias [sim, por incrível que pareça tal oligopólio existe e, o que é pior, ainda é permitido]. Dá para você imaginar o que disso resulta em termos de controle e manipulação da informação? Compreendo ser difícil você ter a mais remota idéia do que essa realidade que vivemos hoje significa [algo aos seus olhos tão distante, extemporâneo, atrasado, estapafúrdio e espúrio], mas…
    Digo-lhe ainda outra [impropriedade]: os proprietários desses veículos são aqueles aos quais esses mesmos meios deveriam fiscalizar. Grandes empresários e/ou parlamentares são donos [ou sócios majoritários] dos principais jornais, revistas, redes de rádio e televisão, e suas retransmissoras – até portais de internet. Já pensou no absurdo dessa situação?! Ou seja: a raposa no encargo de tomar conta do galinheiro. Impensável, não?
    Esses veículos trabalham em sintonia e em rede. “Claro! Como conseqüência do avanço da tecnologia das comunicações” – exclamaria você, inocentemente. Não propriamente, esclareço. A “sintonia” e a “rede” funcionam aqui com o seguinte significado e fim: todos os veículos, mancomunados, em “sintonia fina”, transmitem de maneira massiva a mesma versão dos fatos e, claro, só os temas e notícias que interessam à preservação do status quo. Estão todos a serviço dos conservadores de sempre, aqueles que querem manter as coisas exatamente como estão; os que defendem o estabelecido [os já citados “donos do poder”].
    Captou a nuance da coisa? Tentando ser ainda mais claro: quando eles desejam se ver livre de algum ministro ou alto funcionário do governo que está atrapalhando seus negócios e interesses, ou mesmo se livrar de algum membro do partido desse governo (ou de um partido aliado do governo), ou ainda, em última instância, quando querem/desejam derrubar o próprio presidente começam a “operação bombardeio”. Exemplo de caso: um determinado veículo [por exemplo, a revista Veja, cuja tiragem já foi de um milhão de exemplares, hoje, caindo, na casa dos oitocentos mil] dá como matéria de capa um suposto escândalo contra determinado integrante da máquina pública. Então, na seqüência, o principal noticiário da rede de televisão [o jornal Nacional da Rede Globo – audiência também cadente] dá a notícia com pompa e circunstância. Em seguida, quase sempre de modo simultâneo, todos os demais veículos esquentam e repercutem essa matéria até transformar aquele “suposto” escândalo num fato consumado. Com esse ardil, aprenderam a forjar “novas realidades” ou “supra-realidades”, bem como “novas” lógicas e linguagens, muito semelhantes à “novilíngua” e ao “duplipensar” [ler “1984” de George Orwell].
    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/lula-miranda-carta-a-um-futuro-jornalista.html

  3. quem deve tah feliz.. é o sr. geraldo simões, já que sua esposa juçara feitosa é segunda suplente de lidice da mata . Geraldinho que tomar tudoo msm.. rsrs

  4. Não adianta, Cesar Borges vai ser eleito nem que seja apertado, mas vai.
    Espero que os suplestes dos vereadores não esqueçam de que Brges brigou por eles. Não consgui ter êxito. Só lutou, fez a parte dele.

  5. Isso não constitue nenhuma novidade pra mim. Já vaticinei aqui várias vezes que o poste que ACM elegia dessa vez não iria ser eleito. Acabou a fonte de votos. O povo já está consciente de quem efetivamente trabalha pelo coletivo e quem é patrimonialista. Pinheiro e Lídice têm história política e serão os escolhidos. Vai, César, vai embora.

  6. O Lula Miranda traduz fielmente o aporte midiático que atenta contra a democracia brasileira.
    Não é coisa de hoje…
    Juntos, esses meios midiáticos formam o que a blogosfera denomina de PIG – Partido da Imprensa Golpista.
    Não terão – mais uma vez – sucesso.
    Quanto à senatoria bahiana, acredito que a dupla Lídice-Pinheiro emplaca.

  7. Estamos vivendo um momento cívico não entendido, ainda, pelos conservadores.
    A sociedade está atenta, informada, sabida.
    A direita está sem discurso. Esvaiu-se seu arsenal eleitoral arcaico, atrazado.
    O senador da “água e óleo” vai ficar em último lugar, que é onde está sua capacidade de entender o tempo presente.

  8. Cheguei agora da roça minha gente, lá não tem tv nem rádio, então me esclareçam os fatos por favor. Se o que está acontecendo é trama da mídia (que eu realmente reconheço ser tendenciosa) então porque que a ministra foi demitida ou afastada?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *