Tempo de leitura: 2 minutos

Ailson Oliveira | ailsonoliveira@hotmail.com

Mesmo com o crescimento de Paulo Souto a essa altura da campanha, o quadro na Bahia ainda é de estabilidade

É grande a confiança dos candidatos que não estão bem nas pesquisas realizadas pelos institutos IBOPE, DATAFOLHA e VOX POPULI de ir para o segundo turno, sob o argumento de que é possível ocorrer uma virada e lembram a eleição de Jaques Wagner para Governador da Bahia.
Para os que acreditam em mudança de cenário eleitoral e insistentemente dizem que o Ibope errou grosseiramente, informo que as pesquisas, do Ibope, indicavam crescimento de Wagner e queda de Paulo Souto desde quando foram definidas oficialmente as candidaturas.
Quando João Durval era pré-candidato, tinha 11%, Wagner apenas 7% e Paulo Souto 63%, segundo o Ibope.
Na pesquisa de 27 de julho, Souto aparecia com 56% e Wagner com 13%. Em 14 de agosto, Souto 52% e Wagner 16%. Em 11 de setembro, Souto 50% e Wagner 26%. Em 20 de setembro, Souto 48% e Wagner 31% e no dia 30 de setembro, véspera da eleição, Souto aparecia com 51% e Wagner com 41%. Como a margem de erro foi de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, haveria possibilidade de segundo turno. Na ocasião, o Ibope ouviu 2.002 eleitores. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 24209/2006.
No dia da eleição, o Ibope fez pesquisa de boca de urna e o resultado foi Wagner com 49% dos votos válidos e Paulo Souto com 43% dos votos válidos. Átila Brandão (PSC) apareceu com 4%, Rosana Vedovato (PSL), com 1%, Antônio Albino (PSDC), com 1%, Hilton Coelho (PSOL), com 1%, Antônio Eduardo (PCO) com 1% e Tereza Serra (Prona), com 0% dos votos válidos.
Como a margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o Ibope não garantiu a eleição de Wagner no primeiro turno, embora isso poderia acontecer de fato.
Os dados apresentados revelam que pesquisa é tendência devido ao crescimento de Wagner e estagnação de Paulo Souto e é momento, porque com a possibilidade de segundo turno, por certo, cresceu a impolgação da militância petista e aliados de Wagner, bem como, fez alguns eleitores (que votaria em Souto porque pensavam que a eleição já estava decidida), a pensar e mudar o voto. Isso se explicaria a vitória no primeiro turno.
Mesmo com o crescimento de Paulo Souto a essa altura da campanha, o quadro na Bahia ainda é de estabilidade se considerarmos que os resultados estão dentro da margem de erro da pesquisa. Mas como a vantagem não é muito grande, não custa coisa alguma sonhar acordado.
Ailson Oliveira é professor de Filosofia na Uneb

8 respostas

  1. veremos domingo kkkk
    por que será que geddel incomonda tanto eim ?
    ou será que essas pesquisas foram feitas na casa de prais igual jussara fez na dela? por que ai tem que ser quase todos votos na mesma pessoa né ?
    então vamos ver mo domingo meu voto e 15 e que venha vagner

  2. Povo Baiano, o Governador Jaques Wagner gastou mais de 60 milhões com a midia em propaganda enganosa, tentando enganar a população da Bahia, sem respeito nenhum, onde deveria aplicar esse valor em tantas outras áreas sociais, que vivem com grande sofrimento aquelas pessoas carentes. Assim é que este governo age, ultiliza do nosso dinheiro e de forma irregular gasta em campanha política. A segurança vai péssima, a saúde também, o hospital regional de Ilhéus, agora recente, deixou um paciente com fratura exposta vítima de acidente de trânsito, quase oito dias em espera agurdando para fazer uma cirugia. Onde foi necessário dizer que iria chamar a imprensa e contar o que estava acontecendo. Pra enganar isso eles sabem muito bem fazer. Não se iludam com esses politicos. Povo baiano analise e diga o que foi que Jaques Wagner fez, só fez criticar que estava no governo. E agora Wagner, o que você fez? 4anos de Paulo X 4 anos de Wagner. Vamos ver quem trabalhou mais.
    Querem sofrer mais vote em Jaques Wagareza.

  3. Professor Alisson tá desinformado. Na eleição passada houve erros nas pesquisas e por isso as mesmas não deram um resultado real.Mas se fossem feitas corretamente é claro que teria mostrado logo a tendencia de Jaques Wagner vitorioso no primeiro turno. Só que dessa vez vai ser muito pior porque Wagner vai dar uma surra de votos jamais vista na historia da Bahia.Não se esquecam DEM esta totalmente morto e PMDB agonizante.

  4. O PT DE ITABUNA SABE. QDO WAGNER FOI CANDIDADTO, NA API SÓ QUEM FALAVA QUE WAGNER GANHARIA FUI EU. PROFETIZEI E OS OUTROS DIRETORES NÃO ACREDITAVAM NA VITÓRIA DE WAGNER. POIS SÓ TRABALHAVAM LULA E GERALDO.
    FALEI PRA WAGNER PEGANDO NA MÃO DELE QUE ITABUNA ESTAVA COM ELE.
    WAGNER VAI GANHAR NO 1º TURNO DE NOVO.
    MAS COMPANHEIRO VC TEM QUE INTERFERIR NO PT DE ITABUNA, SENÃO A VACA VAI PRO BREJO NAS CAMPANHAS PRA PREFEITURA.
    SOCORRO DEUS, JESUS NÃO AGUENTAMOS MAIS OS DEMSMANDOS DESSES EX E ATUAL GESTOR.

  5. O souto, tem que se explicar porque entregou o nosso ferryboat para a TWB, quanto recebeu, para esses bandidos explorar o nosso sistema de ferry. Vejo que, três dias apos a retomada do ferry, ele melhorou 100%, vagabundos enchiam os bolsos de dinheiro e não investia um centavo no sistem, em cinco anos, a TWB não cumpriu nada do contratado, isso, se exista algum contrato firmado, sabemos muito bem do jeito que o Soute e o derrotado carlismo são…

  6. 1,0 rede de TV, 28 emissoras de Rádios FM, 12 apartamentos luxuosos, 3 gigantescas fazendas, duas construtoras gigantes, centenas de terrenos em area nobre de Salvador.
    Ganha um chocolate, quem advinhar a quem pertence esse patrimonio avaliado em R$1.0 bilhão de Reais.
    Tem 25 horas para responder e levar uma barra de chocolate. apropósito, todo esse patrimonio foi comprado com o nosso dinheiro, dinheiro do estado da Bahia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *