Tempo de leitura: 2 minutos

Do Estadão | por José Roberto Toledo
Pesquisa Datafolha feita nesta segunda-feira aponta queda de Dilma Rousseff (PT) e real possibilidade de haver segundo turno na corrida presidencial. Segundo o instituto, ela perdeu 3 pontos entre quinta-feira e ontem. Mantido esse ritmo de queda, haveria segundo turno, uma vez que a petista, nos números do Datafolha, já entrou na margem de erro de uma vitória em turno único.
Na média das quatro sondagens mais recentes, porém, Dilma ainda ganharia no primeiro turno, com 55% dos votos válidos. Entraram no cálculo da média duas pesquisas feitas pelo Datafolha, uma do Ibope e outra do Vox Populi, todas concluídas nos últimos quatro dias. A média tem a vantagem de diluir eventuais pontos fora da curva em uma sequência de pesquisas, mas é mais lenta para detectar mudanças bruscas de tendência do eleitorado.
Na sondagem feita nesta segunda, o Datafolha aponta uma queda das intenções de voto de Dilma para 46% do total de votos, ou 51% dos válidos. Segundo o instituto, o desgaste da petista, antes limitado aos segmentos mais rico e escolarizado, alcançou o eleitorado que ganha de 2 a 5 salários mínimos. É a primeira vez nesta eleição que uma pesquisa indica uma mudança de voto que desce a pirâmide social. Até então havia sido no sentido contrário.
Em comparação ao levantamento anterior do mesmo instituto, aumentaram os eleitores sem candidato (indecisos e quem pretende votar branco ou nulo), de 8% para 11%. É como se uma parte do eleitorado de Dilma, diante das denúncias e das críticas de Lula à imprensa nas últimas semanas, tivesse ficado em dúvida e estivesse repensando seu voto.
Isso porque, entre os adversários, apenas Marina Silva (PV) se beneficiou da queda de Dilma no Datafolha. Ela foi a 14% no total de votos, ou 16% dos válidos. José Serra (PSDB) continua com 28% no total, e chegou a 32% nos válidos, nas contas do instituto. Os demais candidatos não somaram 1%, mas o instituto não informou se, juntos, atingem esse percentual.
A pesquisa Datafolha contrasta com o tracking diário do Vox Populi (uma média móvel de quatro dias, com amostras diárias de 500 entrevistas). O percentual de Dilma ontem, no tracking, continuava sendo de 49%, como na véspera. Serra seguia com 24%, enquanto Marina mantinha a tendência de crescimento e chegava a 13%.
O Datafolha é o único dos institutos que divulgam pesquisas sobre a eleição presidencial que faz as entrevistas em pontos de fluxo, e não na casa dos eleitores. Por conta disso, o perfil de sua amostra tende a ser um pouco diferente dos demais: capta a opinião de mais pessoas ativas, que saem à rua com frequência.
Teoricamente, esses eleitores são uma espécie de vanguarda das mudança de humor do eleitorado, que demorariam a atingir os mais caseiros. Mas essa é uma hipótese ainda a ser provada.
O movimento que poderia levar a eleição para o segundo turno poderá ser confirmado ou não nos próximos dias. Há três novas pesquisas a serem divulgadas entre hoje e quinta-feira: do Ibope. do Sensus e outra do próprio Datafolha.

15 respostas

  1. BOMBA
    Mentiras propagadas nas Igrejas pelos adeptos da MARINA SILVA vem tirando votos da DILMA
    Como venho alertando no BLOG DA DILMA, os boatos mentirosos propagados
    pelos militantes de MARINA SILVA pela internet invadiram as Igrejas
    Evangélicas. PÂNICO! Fiquei sabendo que muitos evangélicos não vão mais
    votar em DILMA ROUSSEFF por esse motivo, que ela teria dito que nem
    Cristo impediria sua vitória em 3 de outubro.
    Procurei falar com o Comando de Campanha de Dilma Rousseff e eles até agora não fizeram NADA.
    É preciso que DILMA grave um pronunciamento na TV contra esse boato.
    São centenas de e-mail relatando esse fato nas Igrejas Evangélicas.
    Tenho recebido dezenas de telefonemas de evangélicos do Brasil e do
    Exterior
    http://www.itabunaonline.co.cc/
    http://www.youtube.com/watch?v=vVdGhBJoBsk

  2. A grande imprensa comete sim abusos contra a campanha de Dilma. O reflexo disso nas pesquisas mostra o quanto o Brasil ainda precisa evoluir no seu processo democrático, pois estamos reféns, ainda, de uma pequena quantidade de órgãos de imprensa, que são resquícios da ditadura, manipulam a opinião pública e subjugam os demais órgãos de imprensa menores.
    A liberdade de imprensa deve ser intocável. O que é preciso fazer é implantar políticas públicas que garantam uma maior igualdade e competitividade entre os órgãos de imprensa. Não diminuindo os grandes órgãos, mas possibilitando que os menores possam também crescer e ter igualdade no seu papel de informação.
    Um processo democrático dentro da imprensa brasileira, será fundamental para garantir a democracia no Brasil

  3. SABE O PQ ? OS FATOS DA CASA CIVIL AINDA BEM QUE VEM ATONA NA HORA CERTA.COISAS VAMOS ASSISTIR É SE A DILMA FOR ELEITA,AI A VACA VAI PRU BREJO.VAMOS DE MARINA SILVA 43,É A MAS CONFIALVEL,ASSIM COMO GEDDEL 15.

  4. Cada voto na MARINA, mesmo que não a leve a vitória, significa um recado da sociedade brasileira às autoridades nacionais e internacionais, de que nossas preocupções vão muito alêm do consumismo. Eu sempre fui petista e sempre votei no LULA, mas isso que estamos vendo é compra da dignidade do brasileiro. É como se dissesem: “sejam! agora vocês tem mais diheiro no bolso, e isso é o que importa. A vida (questão do aborto), a qualidade de vida (meio ambiente), a liberdade, a cidadania, a paz, a educação e etc… essas cisas não importam”.
    “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2

  5. Cada voto na MARINA, mesmo que não a leve a vitória, significa um recado da sociedade brasileira às autoridades nacionais e internacionais de que nossas preocupções vão muito alêm do consumismo. Eu sempre fui petista e sempre votei no LULA, mas isso que estamos vendo é compra da dignidade do brasileiro. É como se dissesem: “vejam! agora vocês tem mais dinheiro no bolso, e isso é o que importa. A vida (questão do aborto), a qualidade de vida (meio ambiente), a liberdade, a cidadania, a paz, a educação e etc… essas cisas não importam”.
    porém a bíblia diz:
    “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2

  6. O GILVAM GRITA: BOMBA!!!!! BUM!!!!
    QUAL É A SURPRESA SR GILVAM?????
    ONDE ESTÁ O BOATO SR GILVAM PT???????
    AS IGREJAS ESTÃO CONTRA DILMA PORQUE ELA ESTA A FAVOR DO ABORTO E DA LEGALIZAÇÃO DO CASAMENTO HOMOSSEXUAL!!!!
    O SR JA LEU O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS 3 ????
    ELE FALA DE TODOS ESTES TEMAS CLARAMENTE, ALEM DE DEIXAR CLARO QUAL SERÁ A POSIÇÃO DO PARTIDO EM RELAÇÃO AOS MESMOS!!!!!!
    EU NÃO SOU EVANGELICO NEM CATOLICO POREM ACHO CORRETA A DECISÃO DAS IGREJAS DE MANTER SEUS DOGMAS!!!
    E O SENHOR GUARDE A BOMBA, NÃO EXISTE SURPRESA NENHUMA!!! SE TRATANDO DE PT EXISTE O QUE ELES FALAM ABERTAMENTE E O QUE ELES FALAM INTERNAMENTE!!!
    A PROPOSITO, AS IGREJAS DECLARARAM APOIO A SERRA E NÃO A MARINA!!!

  7. O povo evangélico não pode ser contrário a palavra de DEUS, os boatos(ou verdades?) que estão rolando na mídia à respeito da candidata Dilma são bastante comprometedores, portanto, na dúvida é melhor votar em um candidato com um histórico limpo.
    A melhor opção no momento é Serra!

  8. Ô povo que se acha!!!
    Os serrados não se cansam das serras que aguentaram no lombo. Bem que se diz…
    Também…
    Estou com Zeca Baleiro:
    “Pouco vale ter o acesso à informação se não tiver estofo para julgá-la”
    A mídia está se aproveitando da falta de estofo das pessoas bobas, para fazer valer sua predileção pela aristocracia…

  9. Quem diria!
    A “Bala de Prata” prometida pelo PIG é uma “pesquisa” do Datafolha feita por telefone.
    Quando a “pesquisa” Datafolha sae às ruas faz uso do método “tortura”.
    Quando o leitor diz que vota na Dilma o entrevistador pergunta: tem certeza? Ela foi terrorista? Você vai votar nela assim mesmo? Até conseguir “virar” o voto pro vampirão de Supaulo!
    Essa “Bala” é a mesma que detonará de vez o Vampirão Nosferatu!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *