Tempo de leitura: 3 minutos

Ailton Silva

Fiquei mais impressionado ainda com a quantidade de gente que acredita no que é espalhado pela internet sem saber de quem ou de onde partiu a “informação”.

Nos últimos dois meses, tornei-me um “cidadão muito importante”. Não ganhei um prêmio ou fiquei milionário (olha que tenho tentado a sorte quase toda a semana!). Ah, também não pense que fui promovido a qualquer coisa. A verdade é que os simpatizantes dos candidatos me descobriram. Ainda não descobriram você?
Tenho recebido uma média de 25 spams por dia. Praticamente todas as mensagens são de partidários de alguns candidatos atacando outros.
São “informações” sobre os presidenciáveis e políticos de Pernambuco a Rio Grande do Sul, dentre alguns estados que só conheço pelo noticiário e graças às aulas de Geografia e História.
Porém, o que me surpreendeu não foi essa descoberta de que sou um “cidadão importante”, mas as idiotices, imbecilidades e baixarias que os simpatizantes de algumas candidaturas são capazes de produzir.
Fiquei mais impressionado ainda com a quantidade de gente que acredita no que é espalhado pela internet sem saber de quem ou de onde partiu. Muitas pessoas com as quais tenho contato vendem as “informações” sem nenhuma contestação, como se elas fossem verdades absolutas.
As “informações” ganham força até em alguns veículos de partidários regionais. Na terça-feira, 28, fui a uma vidraçaria para fazer orçamento de um box, quando, de repente, o gerente da loja comentou comigo sobre uma frase que um dos candidatos (as) à presidência da República teria dito e foi publicado em um jornal local.
Disse para ele que eu era jornalista, estava acostumado com campanhas eleitorais e que seria um absurdo alguém ter dito aquilo, por mais arrogante e burro que fosse.  Ele e outras pessoas que estavam no local, começaram a achar que eu era partidário do dito candidato (a) que falou a suposta frase.
Mais tarde, conversando sobre eleições, um amigo meu (universitário) puxou conversa: “você leu o que fulano de tal afirmou?”. Eu, dissimulando para ter certeza de que iria ouvir aquela bobagem dele, respondi não. “Fulano (a) de tal disse que nem Jesus (a) o faz perder as eleições”.
Então, perguntei onde ele leu aquilo. “Vi há pouco na televisão”, foi a resposta do meu interlocutor. Perguntei em qual canal. Ele acabou confessando que alguém tinha lhe dito aquilo.
À noite, estava eu assistindo ao telejornal quando uma amiga minha liga e disparou: “Você viu como candidato (a) tal está arrogante?” Eu, que já estava esquecido dos embates anteriores, respondi: “estou sabendo não”.
Minha amiga mandou: recebi um e-mail dizendo que meu candidato (a) disse que nem Deus tira a vitória dele (a). “Só por isso, vou mudar o meu voto”. E assim bateu o martelo para o próximo domingo.
E eu, que achava que muitos universitários que conheço valorizassem a palavra ceticismo e fossem votar baseado nas suas convicções, já estou pensado em reler todas as teorias sobre campanhas eleitorais e enquadramento da mídia que estudei na faculdade e no período pós-formatura.
Mas só penso em fazer isso depois da leitura legal sobre os spams que não param de chegar no meu e-mail. Ah, eles não vão influenciar meu voto. Nem o (a) candidato (a), em momento algum, falou aquela asneira publicada em jornal local e também reverberada pela internet.
Ailton Silva é jornalista, produtor e redator do Jornal das Sete e editor de A Região.

12 respostas

  1. Minha nossa! Aproveitando o assunto eu iria sugerir ao Pimenta sobre esses tais boatos e quando entro me deparo com essa nota do Ailton.
    O pior que aconteceu comigo do mesmo modo com minha sogra. Misericórdia! A criatura chegou falando aqui em casa que uma amiga dela disse que jamais iria votar na Dilma, porque ela viu (na verdade viu nada) na TV que a candidata é a favor do aborto e que não votaria devido a isso. Inclusive a pessoa é evangélica e disse que Dilma perderia a eleição pois uma parcela grande de eleitores são religiosos e blá blá blá.
    Eu logicamente não levei a sério e quando entro no site IG me deparo com uma notícia verdadeira e esclarecedora: Dilma reúne líderes religiosos para tentar conter boatos.
    A notícia da qual podem conferir e tirar suas conclusões:
    http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/com+liderancas+religiosas+dilma+quer+evitar+boataria/n1237786907739.html
    Seu Pimenta, seria muito proveitoso vocês reproduzirem isso em um tópico. Fica a dica.
    Abs!

  2. É isso mesmo, Ailton. Quando temos a impressão de que as pessoas estão mais esclarecidas e críticas nos deparamos com reações como essas que vc relata. Também recebi de mais de uma pessoa as tais mensagens e ouvi de outras duas, pelo menos, que não tinham certeza do voto ou que não votariam de jeito nenhum na candidata “arrogante e burra”, sim pois é o que seria alguém que dissesse tantas bobagens num veículo de comunicação. O que se sabe, é que a entrevista aconteceu numa cidade de Minas a um jornalista da imprensa local. Muita loucura e alienação mesmo!

  3. E verdade que quando se chega na reta final de uma eleiçao, acaba os candidatos perdidos entrando em desespero politico! ai atacam de qualquer forma os candidatos!

  4. O Estadão desqualifica os boatos:
    Dilma vai se reunir com religiosos, em seu escritório no Lago Sul, em Brasília. Segundo Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula, padres e pastores pediram a conversa, sob o argumento de que boatos contra a petista têm sido disseminados por fiéis e ninguém sabe de onde vêm. Além da questão do aborto, circulam nas igrejas e nos templos rumores de que a candidata teria afirmado que “nem Jesus Cristo” tira dela a vitória. Dilma, porém, nunca disse esta frase. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

  5. Pessoalmente tenho tidos problemas por causa destes boatos.
    Defendo que uma pessoa que envia mensagens como essas ultimas nao pode ser um cristão,pois esta fazendo um papel sujo de denegrir a imagem de um semelhante,e ainda usando Deus e a religiao como argumentação.
    Espalhar tantas mentiras e falsos testemulhos é Pecado galera.
    Por isso eu volto em Dilma 13.
    Nao mudaria meu voto por meras mentiras.

  6. Tudo bem, mas se fosse verddeira a declaração de Dilma? Seticismo demais também é perigoso. Lembro-me que em detrminado programa da BAND foi perguntado a Dilma do PT se ela acreditava em Deus. Ela simplesmente disse que não acreditava em Deus. mas acreditava em Nossa Senhora. AKAKAKAKAKA

  7. Nossa futura presidenta não seria tão estúpida de proferir tal frase.
    Mas, com certeza, com a AJUDA DE DEUS, isso podem ter certeza, vamos à VITÓRIA. Democracia verdeiraramente consolidada neste país!
    Esses boatos são dos desesperados, perdedores, invejosos, etc, etc…

  8. Infelizmente grande parte da nossa sociedade esteja sendo levada por uma onda ( não é a verde ) de populariedade ou ate mesmo chamo de populismo do nosso atual presidente, para eleger uma candidata que não precisa de nenhum email ou bate papo informal para perceber que trata-se de uma pessoa sem carisma , antipática, sem bagagem alguma para exercer o papel de líder do nosso país.
    A contentação na situação economica , no crescimento da renda familiar, na crescente alteração de classe social , nos faz pensar que isso so basta , entretanto , olhe ao lado,( exemplo Chile ), país emergente com índices altamente superiores ao nosso e imagine o efeito do bolsa família a alguns anos , com sua política assistencialista e natalista.
    Sendo esse o maior cabo eleitoral da historia da política brasileira, ate quando iremos aguentar bancar essa política do pão e circo ?

  9. mais vai ai um teste… Ailton você é o cara, você ta certo, Dilma não teria coragem de fazer isso, ela é exemplar e uma ótima Candidata Presidenciavel e a melhor para substituir o deus de vocês (Lula)…
    meu voto é dela!
    PS. Texto acima é pura ironia, tirando a parte que Ailton é o cara!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *