Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
Neste democrático e histórico domingo, o cidadão-eleitor-contribuinte, vitaminado com orgulho e autoestima, vai escolher livremente os seus candidatos. Não existe democracia sem o caminho das urnas, sem o exercício soberano do voto.
A decepção fica por conta do processo sucessório presidencial, sem dúvida o mais fraco dos últimos anos. Os embates programáticos foram substituídos por uma avalanche de promessas mirabolantes, tendo a frente o tucano José Serra.
Os postulantes ao Palácio do Planalto acovardaram-se na discussão sobre temas polêmicos, como se eles não tivessem importância na construção de um Brasil mais justo, solidário e humano.
Para não incomodar a elite econômica e a classe política, cujos privilégios saltam aos olhos, deixaram as reformas política e tributária na sarjeta. Esqueceram até dos graves problemas que atormentam o sistema previdenciário.
Dilma Rousseff e Marina Silva ainda elaboraram um “plano” de governo. O José Serra nem isso. O tucano apresentou dois discursos com 14 páginas, o que é muito pouco para quem se acha preparado para ser presidente da República.
Felizmente, mesmo aos trancos e barrancos, estamos vivendo em um Estado democrático de direito. A verdadeira conquista, no entanto, só quando todos forem “iguais perante a lei”, como preceitua a nossa Carta Magna.
Aí, sim, teremos uma democracia justa, digna do povo brasileiro.

MSR

A boa votação de Geraldo Simões, candidato a deputado federal (reeleição), especificamente na cidade de Itabuna, não vai mudar os planos do MSR (Movimento Suprapartidário Renovador).
Em conversa com a modesta Coluna Wense, o principal articulador do movimento disse que o MSR já conta com a simpatia de lideranças do PSDB, PDT, PSB, PTB, PR, PP, PHS, PV, PPS, PMN e do PC do B.
O movimento, de olho na sucessão municipal de 2012, busca um nome sem nenhum vínculo com os dois ex-prefeitos e o atual, respectivamente Fernando Gomes, Geraldo Simões e o Capitão Azevedo.
O MSR é um chega-pra-lá no geraldismo, fernandismo e azevismo. Um conceituado médico foi sondado para ser prefeiturável. Outro nome, sempre lembrado pelo movimento, é o do diretor-presidente da Bahiagás, o comunista Davidson Magalhães.
A discussão sobre o processo sucessório vai ficar mais escancarada a partir do segundo semestre de 2011, quando o MSR pretende se reunir com as agremiações partidárias interessadas.
O DEM, PMDB e PT ficam de fora do MSR. O prefeito Azevedo vai atrás do segundo mandato. Fernando Gomes e Geraldo Simões, impedidos por uma provável inelegibilidade, podem acionar suas respectivas esposas, Sandra Neilma e Juçara Feitosa.
Sandra Neilma versus Juçara Feitosa. Um duelo interessante. Uma disputa entre duas pessoas de ficha limpa. A primeira, mais carismática. A petista, mais experiente no jogo político

12 respostas

  1. O SR WENSE TEM RAZÃO, FALTOU REALMENTE TOCAR NAS FERIDAS DO PAÍS!!!!!
    POR EXEMPLO CORRUPÇÃO SERIA UM BOM TEMA PRA SER DISCUTIDO!!
    ESCANDALO NA CASA CIVÍL, O BOLSA FAMILIA ERENICE GUERRA, A QUEBRA DOS SIGILOS DE VERONICA E DE EDUARDO JORGE!!!!!
    QUANTO AO PLANO DE GOVERNO O SR WENSE VAI ME PERDOAR MAS SERRA JA FOI PREFEITO, DEPUTADO, SENADOR, GOVERNADOR E TEM BONS INDICADORES EM SUAS GESTÕES!!!!!QUANTO A DILMA….
    ALEM DE NUNCA TER DISPUTADO NADA DILMA ENVIOU UM PLANO DE GOVERNO CONTENDO IDEIAS ,DIGAMOS ASSIM, RADICAIS!!!!!
    DEPOIS VOLTOU ATRÁS E DISSE QUE :”NÃO ASSINE” FOI CONTESTADA
    DEPOIS DISSE “ASSINEI SEM LER” O QUE PIORA A SITUAÇÃO POIS PIOR QUE NÃO TER UM PLANO É ASSINAR O PLANO DOS OUTROS AFINAL OS “OUTROS” NÃO SÃO CANDIDATOS!!!!
    POR ULTIMO ELA SAIU COM UMA FRASE ESPETACULAR E DITOU MAIS UMA MODA PETISTA:”RUBRIQUEI MAS NÃO ASSINEI” ENTENDERAM??????
    NEM EU!!!!!!!
    POR ULTIMO VOU CONCORDAR DENOVO COM O SR WENSE: ESTAMOS AINDA VIVENDO UMA DEMOCRACIA!!!!!POR ENQUANTO!!!
    POIS SE O PLANO DE GOVERNO QUE DILMA “GUARDOU NA GAVETA” DEPOIS DE DIVULGADO E SUBSTITUIDO ENTRAR EM VIGOR…AÍ É…
    CONSELHO FEDERAL DE JORNALISMO
    DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO
    SOCIALIZAÇÃO DA MIDIA
    “COMISSÃO DA VERDADE” QUE NÃO APURA OS TERRORISTAS
    PARCIALIZAÇÃO DO PODER JUDICIARIO(INSEGURANÇA JURIDICA)
    PERDA DO DIREITO SOBRE A PROPRIEDADE, E ISSO QUER DIZER, SE ALGUEM INVADIR SUA CASA VC DEVERÁ NEGOCIAR A SAIDA!!!!
    ATE O FIM DAS TVS A CABO ESTÁ PREVISTO NO TAL PLANO….
    TO COM SERRA 45 E NÃO ABRO MÃO DO ESTADO DE DIREITO, DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DA SEGURANÇA JURIDICA, DA DEMOCRACIA, DO PODER INDEPENDENTE DO PARLAMENTO(SEM MENSALÃO) E DE TUDO QUE A CONSTITUIÇÃO, QUE POR SINAL O PT SE RECUSOU A ASSINAR, ME GARANTE!!!!!!!!!!

  2. que venha nomes porem venha tambem historico
    mudr por mudr nao e certo
    precisamos de nomes e nao imperadores com rainhas e capangas.
    precisamos de nomes que saiba liderar sem ser sejam idolos.

  3. A titulo de informação quem é o principal articulador do MSR? Porque se for na mesma linha do AME – Itabuna temos um movimento fadado ao fracasso.

  4. NO JOGO DO PODE TUDO QUANDO VE PLANEJAMENTO DO SERRA SÃO PROMESSAS. QUANDO SÃO AS DENUNCIAS DE FALCATRUAS NA CASA CIVIL PROPINAS, MENSALÃO E ETC.SÃO ACUSAÇÕES FALSAS E MENTIRAS E QUANDO SE TRATA DO BONECO DE VENTRICULO, QUE A EXEMPLO DO EX-CANDITAO GERALDO ALKIMIM,ERA SEMPRE REPETITIVO .VIVE REPETINDO PORQUE O PRESIDENTE LULLA, O PRES. LULLA ISSO E AQUILO, O PAC ISSO O PAC AQUILO. AHA! E POR FALAR EM PAC, O DO CACAU FOI UM VERDADEIRO POC NOS CACAUILCUTORES. Ô RAPAZ VÊ SE PARA DE ESCREVER BOBAGENS E ESCREVE COISAS CLARAS VEJA COM ATENÇÃO AS PROPOSTAS DE SERRA QUE SÃO FACTIVEIS, AS PROPOSTAS DE GEDEL DE PAULO SOUTO E ATÉ DO MARCUS MENDES DO PSOL, E RACIOCINE I TIRE CONCLUSOES SEM PARTIDARISMO. AH SE WAGNER TIVER PROPOSTAS AS ANALISE TAMBEM.TODAVIA A MELHOR PESQUISA SERÁ AMANHÃ.
    “VOX POPILLI VOX DEI”
    A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS.

  5. Me poupe, Sêo Pimenta! Mulher ou esposa de ex-qualquer-cargo cheira a nepotismo “impuro”. Precisamos renovara de verdade. acho que um bom nome seria o do comunista Luis Sena. É bom de administração e bem articulado, um gentleman na politica garpiúna, praticamente um Wagner itabunense. Vamos ouvir falar muito desse nome.

  6. Discordo em uma coisa: Eu não estarei nem orgulhoso, nem vitaminado, como diz o “articulista”, por um simples motivo: Eu continuo achando que o voto não deveria ser obrigatório, mas facultativo, …!!!
    O voto deveria ser um direito, não um dever, …!!!
    Estamos numa democracia ou numa ditadura, …?!?!?!
    O ano é 2010, não 1968, …!!!

  7. SRS, COMO PODEREMOS ACREDITAR NA SERIEDADE E IMPARCIALIDADE DESTE “MSR” QUE SE DIZ SUPRA PARDITÁRIO, E JÁ BUSCA VINCULO COM PARTIDOS NANICOS QUE SÃO VERDADEIRAS SIGLAS DE ALUGUEL QUE HOJE FAZEM PARTE E DÃO SUSTENTAÇÃO A PARTIDOS COMO PMDB, PT, PSDB?
    -NA MINHA CONCEPÇÃO ESTE “MSR” NÃO PASSA DE MAIS UM ENGODO, CRIADO POR PICARETAS QUE ESTÃO DOIDOS PARA MAMAR NAS TETAS DA VACA LEITEIRA CHAMADA DE PREFEITURA.
    -INFELIZMENTE ITABUNA É UMA CIDADE CARENTE DE HOMENS PROBOS E DE REPUTAÇÃO ILIBADA (QUE ME PERDOE AS RARISSIMAS EXECÇÕES).

  8. MEU CARO MARCO WENSE,
    FALTOU TAMBÉM NOSSOS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL DA REGIÃO DISCUTIREM ESTE GRANDE EMPREENDIMENTO DO TRANSPORTE INTERMODAL QUE NOS TRARÁ MAIOR DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO E PROPOREM A REGIÃO SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA COMO REGIÃO METROPOLITANA… CÉSAR BRANDÃO 23.222 FOI O ÚNICO A PROPOR ISTO NAS REUNIÕES EM MAIS DE 60 CIDADES DE NOSSA REGIÃO CACAUEIRA… é por isto que eu estou com ele: CÉSAR BRANDÃO 23.2222 e ESTOU TAMBÉM COM GERALDO SIMÕES 13330 (que trabalhou pela ferrovia leste-oeste/porto/aeroporto) e com todo o time de LULA…. VIVA A BAHIA, VIVA O BRASIL!
    Mark Wilson – pós graduando em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA & GERÊNCIA DE CIDADES pela FACINTER (Faculdade Internacional)

  9. Sérgio, se o voto fosse facultativo, aí é que a compra de votos se tornaria uma pratica incontrolável. Já até imagino: “toma aqui minha amiga, R$ 30,00 para vc ir lá votar em mim”, os canditatos colocariam ônibus para ir buscar os eleitores dando um “agrado” a cada um pela boa vontade de ter ido votar. Seria um caus instalado. Isso não funciona no Brasil, terra da corrupção e desorganização, onde pessoas se vendem por tão pouco.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *