Tempo de leitura: < 1 minuto

Acusações infundadas, informações distorcidas e preconceito extremo foram estratégias exaustivamente utilizadas para desidratar a candidatura de Dilma Rousseff no primeiro turno. Para espalhar boatos como os de que a petista seria a favor do aborto (ela defendeu a descriminalização e não a prática), lésbica e que teria declarado que nem Jesus Cristo lhe tiraria a vitória, o principal meio de propagação foi a internet.
Mas em Itabuna, esse nível de campanha invadiu o sagrado espaço da sala de aula. Segundo alunos e professores do Colégio Divina Providência, o professor de história Cláudio Zumaêta repetia os mesmos argumentos do parágrafo anterior para desacreditar a candidata petista perante seus alunos de 5ª a 8ª série, embora os mesmos sequer tenham idade para votar.
Alguns dos alunos queixaram-se à direção da escola e o professor foi advertido por conta da militância barra pesada em sala de aula. Após a bronca, Zumaêta abandonou as aulas de boato e voltou a lecionar somente História.

68 respostas

  1. É um absurdo, principalmente para um professor de HISTÓRIA.
    Não se pode fazer história com boatos de baixo nível. Argumentos típicos do Carlismo.

  2. Zelão diz: – Entre as coisas de Deus e os interêsses mundanos.
    “Dai a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César.”
    Dizer que a candidata Dilma Roussef, foi (a única) vítima da “sujeira eleitoral” patrocinada pelos seus adversários, é querer vestir-se com o manto da pureza que sempre foi utilizado pelo PT, sempre que foi pego no malfeito. Foi assim nos escândalos do mensalão; dos aloprados e dos dólares na cueca no passado;recentemente do caso Irenice Guerra na Casa Civil da Presidência da República; da violação dos sigilos bancários e fiscais dos tidos como adversários.
    Nega-se agora o que foi dito por Dilma e consta do programa do PT: – “A discriminilização do aborto, é, acima de tudo, uma questão de saúde pública…” E o que vem a ser a tal “discriminilização,” se não o reconhecimento pelo estado, do direito amplo e irrestrito da mulher à prática do aborto? E ao “reconhecer o direito,” o estado prover os “meios,” através da rede de saúde pública, para que a prática “discriminalizada,” possa ser exercida legalmente?
    Anotadas as incongruências entre o discurso político e o pensamento programático, surge agora além da figura da “Mãe Dilma” a figura da “Santa Mãe Dilma,” devota fervorosa às coisas de Deus, saltando o período da sua vida pregressa, no qual; pelos dogmas da sua ativa militância “marxista,” Deus e as religiões, serviriam apenas como “ópio das sociedades.”

  3. Me desculpe o pessoal do pimenta….mas descriminalizar é sim tornar o aborto legal, ou seja, deixar de ser crime, e se ele se torna legal incentiva-se a prática do mesmo.

  4. No Galileu tem um também, vou procurar saber o nome dele para que todos vejam o papelão que ele está se prestando. Sei que é professor de redação. se ele continuar falando as besteiras que ele tem dito, vou publicar o nome dele em letras garafais. Fica esperto professor, seu trabalho além de ensinar é garantir o direito de todos e todas a voz e opinião (cadê a democracia?), e vc tem ridicularizado e humilhado as crianças que os pais votam no PT. Estou de olho aberto.

  5. Outro ponto importante é que vocês denunciam um professor que faz política dentro da sala de aula, para alunos que nem votam.
    Então o que dizer dos professores de universidades ou de cursinhos pré-vestibulares espalhados pela cidade?
    Pau que dá em Chico tem que dá em Francisco tbm.
    Espero que essas denúncias sejam para todos os professores e todos sabem que os esquerdistas usam mto mais esse artíficio do que os outros.

  6. Outra questão….vcs poderiam fazer uma postagem sobre isso.
    O que vcs acham da candidata Dilma ficar mudando de posição apenas para ganhar votos???
    Pois todos sabemos que a Marina foi demitida do Ministério do Meio Ambiente, acusada de travar as grandes obras hidrelétricas na Amazônia, ou ainda, o fato de dizer agora que é contra o aborto, por ser uma violência contra o corpo da mulher, como se o feto não fosse nutrido de vida.

  7. Defender a descriminalização do aborto é defender que existe um “direito” a abortar, ora bolas. O argumento “sou contra o aborto mas a favor da legalização” tem o mesmo significado concreto de “sou contra o homicídio, mas a favor da legalização”.
    Assim, que diz que Dilma é a favor do aborto não está espalhando boatos, está falando um fato concreto.
    Mais a mais, neste exato momento quantos professores estão falando mal das privatizações, dos “neoliberais”, dos “reacionários” para seus alunos? Quase todos os meus professores de história e geografia, e alguns de direito, o fizeram, em diferentes anos, em diferentes cidades, nas escolas que estudei (particulares e públicas).

  8. Zelão (Gerson Menezes), ninguém está envolvendo Dilma em manto de pureza ou negando verdades sobre a candidata. Acredito que a nota tenha procurado exatamente esclarecer as coisas que os tucanos procuram, espertamente, confundir e misturar.
    O programa do PT e boa parte da sociedade brasileira são a favor da descriminalização do aborto. O que significa isso? Tirar o aborto – que como o senhor bem disse (num espetacular momento de lucidez, é questão de saúde pública – da esfera criminal. É algo bem diferente de dizer que a candidata é a favor da prática do aborto. Onde ela declarou isso?
    A mentira mais eficiente é aquela em que se manipula uma verdade. O senhor, por exemplo, fez isso em seu comentário, onde nos dá margem para duas interpretações: ou o senhor é um idiota completo (o que não acreditamos) ou entrou na onda do tucanato de metamorfosear a verdade.
    Recomenda-se uma boa dose de vergonha na cara!

  9. Comparar o aborto ao homicídio é uma ideia ridícula, de quem não tem a mínima noção da realidade. Sou a favor de que se evite a gravidez indesejada, que se estimule o planejamento familiar, e o aborto deve ser discutido em outra esfera que não a criminal. Discordo totalmente do Edgard. Vc pode descriminalizar sem necessariamente incentivar a prática e isso pode ser feito por meio da educação, da rediscussão do papel da família e da escola na vida dos jovens e por aí vai.
    Chega de simplificações. Vamos debater com mais inteligência e sem perder de vista, como já disse, a realidade.

  10. Caramba,
    quando será que este professor vai dizer que foram Fernando Henrique Cardoso e o ministro dele da Saúde Zé Serrote que liberaram o aborto na rede pública em 2000?

  11. A candidata de Lulla em entrevista a revista Marie Claire e ao jornal Folha de São Paulo, cujas imagens estão no YouTube, se disse a favor do aborto. Contra fatos não há argumentos.
    Dilma Rousseff assinou o PNDH3, que também vai na mesma direção.
    Ela só mudou sua posição, oportunisticamente.

  12. Isto não é só um absurdo profesora Sheila e aos demais interessados, é uma mentira.
    Eu sou aluno de Zumaeta do 8º do Divina e ele não comenta sobre candidato de qualquer partido. Comentar sobre política em geral faz parte da disciplina História mas nunca(na minha sala) falou mal de Dilma,Serra ou Marina.
    É com certeza um absurdo e não acredito.

  13. Fico preocupada com o nível de politização de certos professores, pessoas que trabalham com a formação do educando, num momento em que imaginamos que o preconceito, a injúria e outros sentimentos nada nobres estariam sendo abolidos. Mas ao contrário, estes sentimentos primitivos estão tendo ênfase… Assisti a uma entrevista da Dilma, quando ele perguntada sobre aborto disse que faria um plebiscito para consultar a população sobre o assunto. Penso que temos nestas eleições, o privilégio de poder ouvir e escolher entre duas mulheres de História e de fibra. Cada uma delas se destacou em momentos especiais em suas vidas e na vida pública brasileira. Dilma Roussef, tanto quanto Marina Silva tem condições de assumir o lugar da mulher no posto mais alto do executivo nacional.
    Infelizmente a sociedade machista, é composta também por mulheres, que ingenuamente seguem a postura de homens como esses que subestimam a mulher e quando se sentem ameaçados, ainda se valem dela para depreciar e destruir o pensamento e o rigor feminino com golpes baixos quanto este que estamos presenciando. Uma vergonha que tamanha aberração ainda esteja acontecendo.

  14. “No entanto, nesta terça-feira, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, declarou que não é ambientalista de última hora apenas para agradar aos eleitores de Marina Silva.” (Fonte UOL – JOVEM PAN – ENTREVISTA MARINA SILVA)
    É BOM QUE OS ELEITORES DE MARINA, VEJAM ISSO AI.

  15. Incrível como as pessoas que defendem a candidata do PT fazem malabarismos para tentar evitar o fracasso da mesma. Mesmo que, para isso, tenha que distorcer a verdade e estar fora da realidade. Pois é, Mariana. Quem está fora da realidade é vc e sua candidata que é altamente abortista. Basta ver a entrevista de Bassuma, que teve contato direto com a Dilma, tanto no governo quanto nas instâncias de luta partidária. Isso é a pura verdade!

  16. Sou evangélico e defendo os princípios blíbicos, onde Deus diz que a união somente entre o homem e a mulher conforme está escrito na Biblia em Gênesis cap: 2 e vers. 24, assista este vídeo e como tenho certeza de que vc seu pimenta não tem conhecimento bíblico defende os interesses políticos e partidários e nós evangélicos defendemos princípios.Apesar de não sermos preconceituosos não devemos deixar de defender os nossos princípios, valores e crenças.http://www.youtube.com/watch?v=Y42kd99gIO0

  17. INCONFORMADOS COM O QUE????????
    OS PETISTAS FAZEM TERRORISMO ELEITORAL O TEMPO TODO!!!!!
    SERRA CONTRATOU O EX MARQUETEIRO DE LULA PRA ASSUNTOS LIGADOS A REDE!!!!
    ESSE MARQUETEIRO DIFUNDIU IDEIAS COMO:SERRA VAI VENDER A PETROBRAS, A CAIXA ECONOMICA, O BANCO DO BRASIL!!!!!
    O PT E SUA TROPA ESPALHAM A DUPLA MENTIRA DE SERRA VAI ACABAR COM O BOLSA FAMILIA. DIGO DUPLA PQ ALEM DE SEU PARTIDO TER CRIADO OS BENEFICIOS QUE HJ COMPÕE O BOLSA FAMILIA O CANDIDATO TUCANO NEM NEHUMA DE SUAS LIDERANÇAS AFIRMARAM O MESMO!!!!
    A VERDADE É: DILMA É A FAVOR DO ABORTO SIM!!!!!ELA JA REPETIU EM ENTREVISTA A REVISTA MARRY CLEAR!!!!
    O PLOANO DE GOVERNO DELA E O PNHD3 DEFENDEM O CASMENTO HOMSSEXUAL, O ABORTO, O CONSELHO DE JORNALISMO, O CONTROLE DA MIDIA E COISAS DO TIPO!!!!!!!!!!!!
    AGORA UM PROFEESOR EXPRESSA O QUE PENSA E É LINCHADO, JA AS UNIVERSIDADES ESTÃO CHEIOS DE “VERMELHOS”, SOCIALISTAS E COISAS DO GENERO, COM IDEIAS JURASSICAS E ATRASADAS E NINGUEM FALA NADA!!!!!!!!
    SEMANA PASSADA RECEBI UM DEPOIMENTO NO ORKUT DO REPRESENTANTE DO DCE DA UESC PEDINDO VOTOS PRA DILMA E CHAMANDO O GOVERNO ANTERIOR DE ATRASO!!!!!
    CHEGA DE LOROTA!!!DILMA VAI PERDER POR NÃO TER CAPACIDADE, POREM NADA PAGA O GOSTINHO DE VER ELA SER VITIMA DO TERRORISMO ELEITORAL QUE O PT SEMPRE PRATICOU!!!!

  18. Ah, sendo assim, pq não falar entao dos professores do Sistema e Galileu que ficam fazendo campanha pró-Dilma (asssim como certos blogueiros) em um espaço reservado ao ensino e não a demagogia!!!!!!!!!

  19. um monte de hipócritas, tem homem que é a primeira coisa que fala para a amante ou a namorada, “tira o filho”, agora vem com essa de crime. quem pode dizer contra sou eu que nunca pratiquei nem incentivei a ninguém praticar o aborto, ridículos e hipócritas. o que Dilma quer dizer é “desafoga o judiciário com essa história de aborto porque ninguém fica preso por isso” e já é prática tão aceita na sociedade que já dão até a pílula do dia seguinte e o Citotec vende igual água nas farmácias.

  20. Antes de colocar minha opinião quero dizer que NÃO SOU PARTIDÁRIO, OU PUXA SACO DE POLÍTICO ALGUM!
    Descriminalizar na minha opinião é incentivar!Não votarei no Serra Nem na Dilma, mas a verdade seja dita…O partido é a favor e tem ,mais uma, qualquer que fosse o partido ou presidente no poder era a favor, pq Na cabeça dos partidos é muito mais viável Legalizar o Arboto que investir em outras políticas públicas…Seria chamado de controle de Natalidade, mas se dermos espaço pra esse absurdo, tenham certeza de que daqui a uns anos teremos até campanha publicitária para abortar!
    FALAM COMO EU GENTE, ANULEM SEU VOTO…Deixar essa demagogia de lado de dizer que anulando não temos como cobrar no futuro( Ninguém cobra, depois que ganham andam em seus carros blindados e o povo q se vire !!)
    Não seja DEMAGOGO
    Vote NULO!

  21. Engraçado, quando é o pessoal do PT, fazendo barulho e anarquia nas salas de aula, é só a legitimação do povo, quando é o que eles fazem de errado é perseguição.

  22. CAMPANHA SUJA…
    ME DIZ AÍ?
    A EMPREGADA DA MINHA CASA AFIRMOU QUE A ESPOSA DE UM CANDIDADO A DEPUTADO, EX-PREFEITO DE ITABUNA, TEVE NO BAIRRO DELA NO MARIA PINHEIRO E DISSE QUE O PLANO DO ATUAL PREFEITO ERA PAVIMENTAR O BAIRRO TODO, FAZER INFRA-ESTRUTURA E DERRUBAR OS BARRACOS PARA CONSTRUIR PREDIOS PARA CLASSE RICA, E QUE TINHAM QUE VOTAR NO CANDIDATO DELA (ESPOSO) PARA ELE BARRAR ISSO LA EM BRASILIA..
    NAO SEI O QUE EH CAMPANHA SUJA OU LIMPA.
    OBRIGADO!

  23. BRUNO TEM RAZÃO EM PARTE, PORQUE DEIXAR DE SER CRIME É QUANDO A LEI PERMITE FAZER ALGO LEGALMENTE, MAS O QUE ELA ESTA FAZENDO É APOLOGIA AO CRIME, DEVERIA SER INVESTIGADA PELO SUPREMO TRIBUNAL, NÃO DARIA EM NADA, MAS…

  24. Não se trata de campanha suja não!
    O professor Zumaeta é muito querido pelos meus filhos que estudam no Divina.
    Pior foi o depoimento de um evangélico de que Lula é o pai do pobres ( o próprio Deus, então?)
    Essa Dilma é podre mesmo e nem precisa alguém me alertar sobre ela. Diz que o Brasil tá mudado, se tivesse mudado eu não teria que dar duro o dia inteiro pra sustentar meus filhos numa escola particular, pois a educação pública está de-sa-cre-di-ta-da!!! Na escola pública é assim: se tem reunião não tem aula, se tem feriado na terça ou na quinta ( enforca-se a segunda e/ou a sexta). E agora ainda vão distribuir camisisnha nas escolas públicas… E se elas falharem, aborta-se!
    Não quero dizer que com Serra será diferente não, mas pelo menos.
    Tem mais: na UESC tem uma professora que faz campanha para Dilma abertamente em sala de aula do curso de Pedagogia e diz que tem que se fazer mesmo!!!
    Dilma não, não e não!!!!
    É isso aí Zumaeta, vou parabenizá-lo pessoalmente.

  25. Caro pimenta falta também você denunciar as propagandas politicas que ocorre no colégios públicos em favor da Dilma, professores usando alunos vitima de uma educação fálida em prol do PT. E o que dizer dos diretores dos colégios estaduais que obrigam os funcionários PST e REDA a irem para as caminhadas do PT e trabalhar como fiscal 9caso não faça isso ligam para Direc para pressionar) nas eleições sem receber nada. Isso não é invenção e vocês sabem muito bem que isso acontece. Então vamos ser menos hipocritas antes de denunciar A ou B pois esse artificio é utilizado tanto pelos simpatizantes do 45 e do 13.

  26. A Questão maior não é a defesa da descriminalização do aborto contida no programa do PT e sim a autoria da “fala” da candidata, como se fosse legitima e verdadeira, considerada pelos adversarios uma heresia. A bem dos esclarecimentos quando ministro da saúde do governo FHC, SERRA assinou o decreto dos procedimentos em relação a prática do mesmo. Se quisermos baixar o nivel do discurso… quem assinou a favor do aborto foi Serra. Vide site do M. S. ou mais rápido, o blog conversaafiada.com.br

  27. Gostei muito do comentario acima quando se fala em professores de cursinhos que alem de ensinar deixa transparecer e ate tenta induzir o seu pensamento politico. E quanto ao ABORTO foi a propia Marina Silva que colocou essa questão na midia, dizendo que estava registrado no programa do PT a flexibilização do aborto(…), pior que isso é saber que quem vai pagar pela irresponsabilidade de muitos jovens somos nós com o dinheiro de nossos impostos via SUS, um sistema que nao anda bem e um cidadao tem que esperar ate meses pra um exame simples que o cidadão é capaz de morrer e nao da tempo de saber o que ele tem. Particularmente sou a favor do aborto em duas situações: QUANDO A VIDA DA MAE ESTA EM RISCO, E QUANDO A GRAVIDEZ E ORIUNDA DE ABUSO OU VIOLENCIA SEXUAL

  28. Não vejo como negativo o debate em sala de aula, pois é parte do processo de aquisição do conhecimento. O ruim é manipular a formação de opiniões com inverdades e aspectos irrelevantes, além de apostas em mensagens sem credibilidade veiculadas e exploradas insistentemente, ao invés de se discutir o que realmente importa. Em se tratando de eleições, presidenciais ou outras, acredito que seria interessante o confronto de ideias e propostas de todos os candidatos, pela democracia. E essa questão do aborto está impedindo debates de melhor qualidade, tá cansativo!

  29. É PRA ESSA MÃE AO QUE VAO PARABENIZAR FIQUE SABENDO DEVE SE ´Q ELE NÃO DAR[ AULA PARA SEU FILHO NÃO TENHO PARTIDO POLITICO E POE POUCO NÃO FUI NO DIVINA A SEMANA PASSADA FALAR COM ELE POIS MINHA FILHA CHEGOU EM CASA PARECENDO QUE TINHA VISTO UMA AULA DE TERROR E O QUE ELE TINA ASISTIDO ERA A AULA DE ZUMAETA ELE É PAGO PARA DAR AULA E NÃO PARA FAZER TERROR POLITICO.

  30. OLHA NÃO É SO O PROFESSOR ZUMAETA NÃO O PROFESSOR KLEBER DE INGLES TBM ESTA NESSA LINHA AI DOIS ALIENADOS E FAZENDO PAPEL RIDICULO. ESPERO QUE A ESCOLA CHAME MESMO ESSES DENHORES ATENÇÃO .

  31. Caros amigos,
    Sou aluna do professor Zumaeta, mais conhecido como Zuma pelos alunos. Pelo que sei ele é apenas professor do Ensino Médio e nunca ouvir nenhum comentário discrimando nenhum candidato a presidência ou outro cargo político.
    O que vejo é um professor comprometido que apoia os interesses do alunos, lecionando divinamente e que nunca faltou com respeito a ninguém. Sou petista e se ele tivesse citado tais palavras seria a primeira a discordar e me opor as suas idéias.Acredito que todos tenham seu direito de escolha tanto na área política como em qualquer outra e ainda de expor as suas idéias mesmo que alguns possam vir a discordar.
    Desde já agradeço.
    C.N.O.D.J

  32. O que me preocupa nessa matéria não é qual candidato é melhor ou tem mais qualidades. Importa saber que o nome de um profissional e de uma escola foi envolvido sem sequer sabermos se existe veracidade nas informações. É impressionante a facilidade que as pessoas tem de “comprar tudo o que vendem”. Como podem difamar alguém e uma instituição com tanta facilidade de maneira tão irresponsável. Estamos falando de pessoas, de famílias, de respeito …
    Meu filho é aluno de Zumaêta e afirma que o mesmo não apresenta a atitude que o pimenta publicou. É preciso ter mais responsabilidade com o que se fala/escreve.

  33. Zelão diz: – Osvaldo;
    O linchamento público tem sido uma arma sempre apontada pelo PT contra todos aqueles que “ousam” contra-argumentar as posições petistas, que ao longo do tempo mostram o quanto são contraditórias.
    Ao tentar justificar as antigas posições do PT e de Dilma, o senhor me ataca com a a alcunha da “imbecilidade,” como se a minha simples visão dos fatos pudessem alterar a concepção que hoje se faz da candidata Dilma. na tentativa de “justificar” o que o próprio PT incluiu no seu programa, o senhor comete a heresia própria dos que repetem discursos e palavras de ordem. Dizer que o Estado Brasileiro, ao “discriminalizar o aborto” – fazendo-o, o Estado “legaliza a prática” e assume a responsabilidade de prover os meios para que aconteçam, sob as custas do erário público.
    Particularmente sou favorável à “liberação sem sofismas” do aborto, já que é impossível abolir a sua prática na forma criminosa, contra as mulheres, como vem sendo feita. Não creio também que somente com campanhas educativas, a curto e mesmo a longo prazo, a prática do aborto possa ser irradicada da cultura brasileira e ocidental de modo geral.
    Eu sei que tem sido difícil para os senhores reconhecer a grande merda política em que se meteram. Porém, negá-la agora, é mais que “oportunismo político.” É passar atestado da grande confussão mental em que o PT se meteu.

  34. Gostaria de lembrar aos leitores desse site que as pessoas usam as armas que tem para defender seus ideais. O presidente Lula fala descaradamente para o povo votar em Dilma, ocupou mais o espaço da propaganda que a própria candidata, mas isso pode e é legal, fazer campanha em horário de trabalho. Tudo pela vontade de se perpetuar no poder.

  35. Sou mãe de alunos do Divina Providência.
    O professor Zumaeta por sinal é muitoadmirado e respeitado em nossa família.
    O que ele discute em sala de aula é uma forma de mostrar a atualidade do nosso país. Ele não induz em momento algum a opinião dos alunos e sim faz com que haja interação sobre assuntos atuais do Brasil, ou seja, política, fome, desemprego…
    O que chega até a mim é o discurso do professor:
    Filhos, tenham consciência que seus pais só querem o melhor pra vocês, portanto aproveitem a oportunidade de estudar em uma escola como o Divina Providência.
    Parabenizo ao professor Zumaeta e aos alunos que seguirem os seus ensinamentos.
    Política tem que ser discutida SIM nas salas de aula, principalmente nas aulas de História.

  36. Aos que estão questionando a veracidade da nota, informamos que a mesma está embasada em relato de alunos e professores da própria escola. Não descartamos a possibilidade de que alguém interessado em desacreditar a postagem esteja “enchertando” comentários com tal objetivo.
    o blog assume o que escreveu e não houve qualquer intenção de difamar quem quer que seja, mas sim de narrar um fato real.

  37. A VOCES CRETINOS IMBECIS REDATORES DO PIMENTA NA MUQUECA. MAIS UMA VEZ VOCES NÃO PUBLICAM MEU COMENTARIO. JOGANDO O PROFESSOR CONTRA A POPULAÇÃO. JA VI MUITOS CASOS, QUE AS PESSOAS PENSSA QUE NUNCA ACONTECE COM ELAS. CUIDADO COM ESSE PROFESSOR. A VIDA E UMA SO E O PT FICA AI, NÃO VÃO NEM AO FUNERAL.
    Da Redação: Que nível, hein, senhor? Da próxima vez, recomendamos que o senhor utilize nome e e-mail verdadeiros para mostrar que assume o que está falando ou denunciando. Não se trata de jogar a população contra o professor. Uma situação foi exposta e os fatos ocorreram como ali narrados. No mais, recomendamos que o senhor tenha respeito a si próprio.

  38. Fui aluna de Zumaeta por 3 anos, e posso dizer que conheço o método de ensino dele. Zumaeta não faz nada além de debater o assunto com seu alunos e ampliar a visão dos mesmos, fazendo com que eles não fiquem alienados como muitas pessoas que existem por ai.
    Zumaeta é um professor MARAVILHOSO, e expor os temas abordados por ele em sala de aula, que dizem respeito à verdade em que o Brasil vive e que toda a população sabe, desvaloriza o profissional.
    Muitos alunos já vieram aqui falar que isso não aconteceu como foi relatado. Então, antes de postarem alguma coisa, investiguem primeiro.

  39. Gostaria de informar que sua idéia de fato real está bem distorcida. O tal fato real a que vocês se referem é apenas versões fundamentadas em interpretações que podem ser equivocadas. Olhares, ponto de vista, o que vocês quiserem chamar.
    Aula de terror, isso é ridiculo… o pai nesse caso deveria ter ido a escola realmente.
    Se o que vocês estão fazendo não é difamar alguém … então não sei o significado de se escrever algo analisando um ou outro ponto de vista que pode vir acompanhado de impressões negativas adquiridas anteriormente. Ou seja, pessoas que não gostem do professor. Prova disso são os depoimentos de alunos que negam a atitude em questão.
    PS: Não conheço o professor em questão, conheço o seu trabalho. Mais acredito que nós professores às vezes somos mal interpretados, julgados por um, dois ou meia dúzia de alunos. É nesse sentido que me preocupa a divulgação da matéria. Todos os dias leio o Pimenta e continuarei lendo pois acredito que vocês tem bons objetivos com a informação e com o povo de nossa região.

  40. Considerações sobre a matéria:
    1) Política dever sim, ser (não discutida), mas tratada como tema transversal nas salas de aula. No caso da disciplina História, nem chega a ser transversal, porque é conteúdo programático.
    O que não se dede fazer é utilizar a prática docente para a política partidária!
    2) Sobre a questão do aborto. particularmente, sou contrário, por tratar-se de um infanticídio. Pior do que um latrocínio cometido por um ancião de 100 anos. Este, pelo menos tem braços frágeis para se defender e voz para suplicar: “POR FAVOR, NÃO ME MATE!” Já a criança no ventre materno não tem a mesma oportunidade… Não pode se defender e nem gritar: “MÃE, POR FAVOR, NÃO ME MATE!”
    3) Sobre a descriminalização do aborto. Ele já está descriminalizado em duas situações: a) nos casos de estupro; e b) nos casos em que a partiriente tem uma gravidez de risco que poderá levá-la à morte com o prosseguimento. Diz a Lei que, nesse caso, deve-se optar pelo ser que já está nascido.
    4) Sobre as opiniões dos candidatos Serra e Dilma, ambos tem a mesma opinião sobre o aborto, em se tratando dos dois casos supracitados.
    Reproduzo apenas um dos textos que demonstram ações do Serra quando ministro da Saúde:
    “Norma assinada por Serra orientava sobre como fazer o aborto
    Enviado por luisnassif, qua, 06/10/2010 – 17:25
    Em novembro de 1998, o então Ministro da Saúde José Serra assinou uma Norma Técnica da sua pasta implantando o atendimento na rede SUS de toda mulher, vítima de violência sexual, interessada em praticar o aborto.
    O Manual descreve as técnicas a serem utilizadas:
    Até 12 semanas, o médico poderá optar pelo esvaziamento da cavidade uterina, de acordo com dois métodos. O primeiro, a dilatação do colo uterino e a curetagem. O segundo, a aspiração manual, além de um jogo de dilatadores anatômicos, seringas com vácuos. “A técnica consiste em dilatar o colo uterino até que fique compatível com a idade gestacional. Introduz-se a cânula correspondente e se procede à aspiração da cavidade uterina, tomando-se o cuidado de verificar o momento correto do término do procedimento, ocasião esta em que se sente a aspereza das paredes uterinas, a formação de sangue espumoso e o enluvamento da cânula pelo útero, e em que as pacientes sob anestesia paracervical referem cólicas”.”
    Existem muitas outras matérias na Internet a esse respeito.
    5) A questão do aborto como uma prática defendida pela Dilma não de mais uma baixaria do Zé, para minar a candidatura da petista.
    Não vai dar certo! O Zé perde o 2º turno!
    Sou terminantemente contrário ao aborto nos casos de estupro. Já, nos casos de sérios de riscos de vida à parturiente, cientificamente comprovados, é aceitável.
    O que é que o Zé quer? Foi ele o principal articulador da Lei que prevê a prática do aborto nas duas situações citadas acima!
    Além disso, o Zé, quando ministro da Saúde, lançou no Brasil a “Pílula do Dia Seguinte”. Nesse caso também haverá aborto se tiver ocorrido a fecundação. O efeito da pílula do dia seguinte é impedir que o embrião acople no emdométrio e, com isso, venha a morrer.
    POR ISSO, VOTEI NA DILMA E VOTAREI NOVAMENTE!
    CHEGA DE BAIXARIA!
    O ZÉ PENSA QUE O ELEITOR É BURRO!
    ZÉ BAIXARIA… EU NÃO SOU OTÁRIO!

  41. Sou alunaa de Zuma , gente isso não
    procede não existe melhor professor de história
    do que ele , além do mais isso é totalmente
    anti ético ele jamais perderiaa seu tempo de aula para
    falar essas coisas no ensino médio por exemplo isso não acontece
    mas tenho certeza são esses alunos do fundamental que não tem maturidade pra ouvir certas coisas e as vezes entenden errado .
    Anne Assis

  42. Eu acho isso tudo um absurdo , sou aluna do 9º ano do professor Zumaeta e momento algum ele quis esculhambar a candidata Dilma , ele apenas deu seu assunto sobre a ditadura militar e citou o nome dela mas em momento algum ele falou contra ou a favor a candidata ! Se essa nota foi realmente mandada por algum membro do colegio foi totalmente ridiculo , proprios colegas ou alunos informarem em rede coisas como essa , falando coisas do professor sem que ele tenha feito ! O que me deixa mais chateada é que politica nao se discute nem deve ser manifestada no colégio e nos tempos de eleições para deputados isso estava ocorrendo dentro do proprio colegio , rolando adesivos de campanha e outras coisas e praticada principalmente a favor do partido do PT , porque sera que agora que dizem que o professor fez uma coisa que muitos alunos tenho certeza que garantem que nao foi ocorrido publicam e na epoca que estavam fazendo campanha na escola nao publicaram ? porque ate onde eu saiba é proibida a campanha dentro dos colégios !
    nao sou contra nem a favor do PT , pois tambem nao voto , mas acho que as pessoas deveriam pensar um pouco mais no que falam para publicar coisas desse tipo
    muito grata !
    T.S.B

  43. Eu sou ALUNA do professor Zumaêta e não fiquei NADA satisfeita com o que foi postado. Diferente do que foi dito Profº: Zumaêta é um profissional de cárater, suas aulas são SUPER democráticas, e quando ele expõe comentários políticos(PT, entre outros) tem haver com toda a história. Gosto muito do Blog, mais ele ficaria mais interessante se não fosse postando coisas sobre pessoas como Zumaêta sem antes checar direitinho. E também não tem ninguém aqui “enchertado” querendo que o comentário seja apagado. Tem sim alunos que acharam isso uma SUPER falta de respeito.
    Espero que peçam desculpas a Zumaêta.

  44. Quanto mais apaixonado pela elite e suas façanhas escravocratas, mais baixo o discurso. Professor de História que faz campanha para o Serra é alienado aos livros didáticos, lê por obrigação, não para ser instruído, deve odiar a leitura. Quem gosta de ler e se informar, lê a História nos historiadores. Leiam Dom Evaristo Arns – Brasil nunca mais, leiam sociólogos, como Florestan Fernandes, para conhecer a necessidade de sacar fora esses metidos a besta como o Serra e FHC…

  45. O mais engraçado de toda essa história é que o filho de Geraldo Simões é aluno divina Providencia , Túlio Simões, será que ele não se sentiu oprimido e resolvel se queixar? Ai tem!

  46. Infelismente tá todo mundo baixando o nivel.Há tempos atrás disputávamos os espaços politicos no campo das idéias. Agora é terrorismo politico, golpe baixo de ambas as partes. Estou abismada como o PT pode trair suas bandeiras históricas dessa forma, retirando questões importantes do Programa do Partido. Quanto ao Serra, esse é outro oportunista. È um vale tudo onde quem perde é o povo. Em São Paulo o PT fez insinuações sobre a sexualidade do Kassab na Campanha à Prefeito. Não precisavam disso, existe argumentos de sobra para repudiar o atual prefeito de São Paulo. Acredito que a escola é um Espaço Democratico onde tudo pode ser discutido. Foi assim que me filiei ao PT no final dos anos 80, pela retórica do meu ex professor de história. Mas o nivel do debate era outro, critico, amplo, avançado. Hoje eu tenho vergonha da rasteirice, do engodo, do sequestro intelectual vindas de ambas as partes.

  47. Votar em Dilma significa mais uma esperança de tirar os atuais gestores de Itabuna do comando. Que Deus nos ajude a sair da sola do sapato de Fernando Gomes, Azevedo, Carlos burgos e Companhia!!!!!!!!!!!!
    Sendo assim começaremos pelo ato mais simplório nas questões de infra-estrutura e pavimentação das ruas de nossa cidade, ou seja: (Retirar aqueles incômodos tijolinhos do nosso caminho)sejâmos dondoca ou secretária do lar, quando resolvemos caprichar nos adereços para darmos um passeio pelo centro da cidade, tropeçamos. Enfim não podemos mais seguir a moda, nem comprar sapatos altos.
    Lembro-me de um Azevedo alegre no BA TV agredecendo as quiacinhas pela alegria e felicidade ao vê-lo nas caminhadas rumo a preifeitura. Pois é, ele presenteou as (QUIANCINHAS)com tijolinhos coloridos no centenário da cidade, pois só menores de idade podem andar naquele tapete. Recomendo as mães cuidados com meninas que gostam de um salto mais elevado, se vacilar cai, e aí haja bandaid…
    No mais, lamento o povão de Deus que acusam a candidata Dilma de abortista. Esses são os mesmo que mandam as namoradas abortarem quando engravidam ou só reconhecem a paternidade quando a justiça os obriga assumir o filho.
    Ganhou Dilma, Wagner, Lídice, Pinheiro aqui em Itabuna. Foi a vontade do povo.
    É DILMA 13 PRESDIDENTE PESSOAL!!!!!!!!!!!!!!!! Não adianta reclamar, mentir, chingar, chamar dilma de Anti-Cristo etç.
    As mulheres vão assumir a presidência do BRASIL GALERAAAAAAA!!!!!!!!!!!
    Se quiserem aprender um jeito de caminhar pelos tijolinhos coloridos da Centenário, assistam o filme (MELHOR IMPOSSÍVEL), o cara é aloprado e faz vários malabarismos pra não andar sobre o mesmo passo nas calçadas. Vale a pena conferir.

  48. Sou aluna do professor Zumaêta a 4 anos, I Tnho orglho em dizer q ele é um dos melhores professores q ja tive em saal d aula, um excelente profissional… Mas naum Omito q por Muitas veses, ele citou comentários indesejavéis sobre Politicos do partido trabalhista, Claro q ele como prfessor tem o direito d discutir em sala d aula, temas d atualiades, i aé sobre a propria politica tbm, i temo fireito d expor suas opiniões.. mas jamais, querer citar absurdos sem provas, politica é democracias, é ridiculo ussar o papel d professor pra tentar incentivar as pessoas a propagar informações i acusações..
    Todos nós q somos alunos dele, estamos cetos i sabemos, q ele nunca s indentificou, com politicos do partido trabalhista, i até mesmo um dos presientes mais querido do nosso país, q fez pelo brasil oq nenhum tinha feito, é alvo d criticas absurdas dele…
    Mas deixado claro d q quando s trata d suas funções ele é um excelente profissional..

  49. Isso ocorreu porque estar sendo dito que ele falou “mau ” de” “Dilma”( o q foi distorcido porque sou aluno nunca ocorreu isso)
    Agora se ele fala-se bem de Dilma como muitos fazem não ia ter essa repercussão pq a região tem massa grande PTista q aliena
    os outros
    Em nenhum momento ele falo mau o q pode ter ocorrido é de aluno ter perguntado porque ele não votaria em Dilma ele relatou seus fatos de não votar em Dilma simples.
    AGora o q não é relatar os fatos é nesse termo “CAMPANHA SUJA TAMBÉM EM SALA DE AULA” eu não vejo nenhum relato dos fatos,mas afirmações sem provas .
    E comentários de alienados de quem não soube o q de fato ocorreu e q tem como referência somente esse texto como pode falar de algo q nem sabe q a unica informação é um artigo de site me poupe

  50. A questão aqui não é Dilma e suas propostas políticas,e sim Zuameta.
    Sou aluna de Zuma desde a quinta série – hoje estou na oitava- e posso garantir o quão íntegro ele é,posso garantir também que ele nunca fez campanha política em sala de aula,nem mesmo nos disse em quem vai votar,se me lembro bem,ele é professor de História,e política é sempre presente em suas aulas,principalmente na unidade passada, pois estudamos a ditadura militar,ele simplesmente nos disse a realidade politica atual do Brasil, não difamou nenhum político nem inventou mentiras sobre eles,enfim,não sei quais alunos e funcionáriso disseram tamanha mentira,independente de quem tenha sido, cometeu grave erro,não sei como funcionários podem saber o que se passa em sala de aula,já que não assiste as mesmas conosco,não sei como alguém pode sustentar essa injustiça, espero que tudo seja esclarecido.
    Zuma sempre será Zuma,o melhor professor de História, não apenas na minha opinião,tenham essa certeza!
    Sinto um orgulho tremendo em ser aluna desse cara brilhante!

  51. Um absurdo essa matéria, isso não procede!
    O professor Zumaeta é um exemplo para seus alunos, eu posso afirmar isso com todas as letras!
    O site está caluniando o professor. Até os próprios alunos e funcionários do colégio podem ter se envolvido nisso com intenção de prejudicar o professor… Tá faltando caráter e honestidade para quem o acusou.
    O site deveria averiguar melhor antes de lançar as matérias, pois nem sempre o que falam , é o que acontece…
    Tenho certeza que tudo vai ser esclarecido, agora o que não aceito é uma calúnia dessa…
    Dignidade é fundamental na formação de um ser humano.
    Só podemos falar aquilo que realmente sabemos, e ninguém pode julgar os fatos sem ter as provas.
    Os divulgadores desta matéria estão totalmente equivocados e quem enviou mais ainda .
    Lamento pelo ocorrido… As pessoas deveriam se mobilizar enquanto ao fato, pois é de tamanha tristeza ver que o professor está sendo acusado dessa forma.

  52. Sou aluna do Prof° Zumaêta , e acho tudo isso um absurdo por conhece-lo e saber do seu caráter, simplismente durante a explanação do assunto: Ditadura Militar sitar o nome de Dilma em um debate em sala não quer dizer que ele estar defamando a. Pena que muitos não interpretão as coisas coretamente e saiem falando o que não sabem.

  53. Sou aluno do Profº Zumaêta do 9ªano em momento alguma em sala “ZUMA” asssim como é conhecidos entres os alunos sitou referencias malisiosas sobre candidata a presidencia da república pelo PT Dilma Rousseff,deste então estavamos discutindo o assunto posto em aula o qual era DITADURA MILITAR quando alguem em sala sitou sobre as eleições atuais e sobre a candidata Dilma.O profº Claudio Zumaêta então falou que os crimes que a candidata Dilma Rousseff cometeu foram objetivamente e exclusivamente para derrubar a DITADURA MILITAR sem qualquer pretensões de atingir a república.

  54. Sou aluno do professor Zumaeta e posso garantir q ele jamais fez campanha politica em sala de aula. o q acontece é q os petistas DOENTES ou simplesmente interessados na candidatura do partido por algum motivo, se ofendem por até mesmo um “ai” relacionado o partido. o professor nem mesmo em algum momento declarou em quem vota, e muito menos pediu para q votassemos ou não em algum candidato. além do mais, ele é uma pessoa integra e garanto q ele jamais perderia o tempo dele fazendo campanha politica, muito menos pra quem nem vota.
    quem fez essa materia deve ser mais um petista ( eu votei em Dilma), no entando é por esses motivos q o Brasil nao vai a frente, como é q criam um boato desses com um PROFISSIONAL Q POR SINAL É OTIMO EM Q FAZ.
    falta consiencia e maturidade de seja la quem foi o responsavel do boato.

  55. Sou aluna do professor Zumaeta desde o 6° Ano. Conheço o seu jeito e seu carisma e tenho certeza de que ele não seria capaz de fazer CAMPANHA contra o PT dentro da sala de aula, pois a sua competência e responsabilidade não o dão “direito” algum de cometer essa incredulidade. O que pode ter aconteciido é a falta de maturidade de alguns alunos do colégio, que se sentiram magoados por uma ou duas vezes ele expressar o que estava sentindo. Na verdade eu acho que cada um tem que ter capacidade para respeitar o que cada um pensa, pois se Zuma tivesse falado bem da Dilma tenho certeza que não teria toda essa confusão, que pode até levar sua família a passar constrangimentos. Um aviso: Vocês que gostam tanto das vidas alheias, porque não cuidam um pouco da suas próprias vida, será que ela está ruim demais para esquecer de cuidar dela ?
    Zuma um grande abraço … Saiba que nós do 9ºAno estaremos sempre te apoiando.
    Beijo !

  56. Sou aluna dele há 4 anos e isso nunca ocorreu!
    Caso não saibam difamação é crime!
    Espero que a escola e o professor processem vcs!
    Vcs estão caluniando um dos professores mais queridos do Divina!

  57. Sou aluna do Professor Zumaeta no Colégio Divina Povidencia a 2 anos. Zumaeta é um profissional de caráter indescritivel, um professor sem igual, inteligente, dinamico, companheiro, conselheiro e acima de tudo muito democratico, posso afirmar com toda certeza de que em momento algum em suas aulas Zuma ofendeu ou sequer influenciou seus alunos contra a candidata citada, nos informa apenas sobre a realidade de nosso país, pois adora trazer novidades para dinamizar suas aulas. O que está acontecendo é uma grande injustiça e que deve ser corrigida e averiguada enquanto a tempo. Mais podem ter certeza Zumaeta vai saber resolver esse problema com muita classe e elegancia, ele é um grande exemplo.
    Zuma, sou eternamente grata por tudo que você me ensinou e por todas as melhores segundas de muito aprendizado da minha vida !

  58. Fui aluno de Zumaeta e tenho muita admiração por ele,acho isso uma injustiça pois tenho certeza que ele não seria capaz de fazer isso.

  59. mascarado pra vc ser muito HOMEM vc tinha que fala seu nome seu retardado vc sabe de nada com suas ideias abisurdas quem e vc pra falar de dilma vc deve ser maria vai com as outras se esse professor falou ele que assuma o erro dele sala de aula e pra dar aula e nao querer manipular jovens pois eles tem opiniao propria acorda mascarado vai catar piolho na cabeca de cavalo.

  60. O professor é um cara sério E o que dizerdeum certo professor e vice diretor de uma escola publica,que chega na sala de aula do ensino noturno que é professor de história do ensino médio e diz que os alunos tem que votar nopo PT e na Dilma oque dizer disso?Mas sabemos que na escola particular da cidade ela não faz isso e aí?

  61. Por que tanta falta de ética?
    Isso mesmo! Temos que inquirir a razão desse comportamento tão deprimente, quando, em qualquer disputa, justo e correto é saber respeitar os adversários, reconhecer suas superioridades, disputar com elegância e, principalmente, não se utilizar de mentiras deslavadas através da mídia, na tentativa de confundir e suscitar dúvidas entre os menos avisados.
    Talvez seja essa a mídia que eles falam que o governo deseja coibir e, se assim fizer, claro que está coberto de justas razões. Pois, informar verdades baseadas em provas é uma coisa séria, honesta e digna de elogios. Mas, criar declarações, totalmente improcedentes e descabidas no sentido de jogar a população religiosa contra seus adversários, é de uma falta de brio e compostura imperdoável!
    Esse meu repúdio e estarrecimento são alusiva a mentirosa e criminosa declaração atribuída à candidata Dilma, que, “nem Jesus Cristo conseguirá tirar sua vitória!” Esse descalabro que publicam e circula na net, certamente, espelha o desespero de uma provável derrota, em função da incompetência demonstrada nos passados oito anos, onde se desculpam com justificativas de que foram os mentores de todos os projetos, que hoje são realidades através da comprovada competência do presidente Lula! Esquecem eles que competência se mede pelos resultados. E os resultados de hoje, apenas provam as deficiências de ontem!
    O governo passado do PSDB foi tão insólito que o ex-presidente FHC nem aparece para defender seu candidato, pois, se assim fizer, certamente, piorará o seu índice nas pesquisas. E, quanto ao candidato José Serra, curiosamente, não conseguiu nem unir o seu partido para apóiá-lo. Verdadeiramente, estranho esse comportamento de pouca confiabilidade! Porém, isso não nos interessa, pois nossa preocupação é em fazer o Brasil crescer, dando andamento aos projetos que eles elaboraram (?).
    Como não somos retaliadores, já disse antes que até concordo e dou como prêmio para os tucanos a coroa de “reis da prancheta”, mas, seria mais correto fazer uma política mais decente, sem chegar a um nível tão simplório e indecente como o que temos o desprazer de assistir e ler diariamente.
    Já perdemos várias disputas, mas, felizmente, embora tristes com as derrotas, jamais chegamos às raias da insanidade de apelar para um comportamento burlesco. Ao contrário, nos preparamos para vencer!
    Fica a pergunta no ar: Por que tanta falta de ética?

  62. SEI QUE ZUMAETA NÃO FARIA ISSO. E VAMO COMBINAR ESSA ONDA DE IR FALAR ISSO NA CORDENAÇÃO VEY,MT CRIANCISSE.SE NN CONCORDASSE APRESENTASSE SEUS ARGUMENTOS,DISCUTIA O ASSUNTO.

  63. ACHO QUE NÃO VALE APENA FICAR DESCUTINO ISSO AGORA SOU ALUNA DELE E ELE FALA SIM MAL DO PT NA SALA DE AULA ACHO ATE QUE O PROBLEMA DELE DEVE SER PESSOAL POIS ELE DEVE TER SEDO DO PT E NÃO MAMOU COMO G9OSTARIA SOU ALUNA DO CURSINHO ONDE NEMGUEM QUE MAIS FICAR NAS AULAS DELE.COISA QUE SINTO MUITO PQ EU GOSTAVA MUITO DAS AULAS DE ZUMA.

  64. Riiiiidiculo isso!
    Sou aluno de “Zuma” desde a 5ª Série e momento algum o vi fazendo algo do tipo!
    Se ele falou algo que “atingiu” alguém, que culpa ele tem?
    É A VERDADE DO NOSSO PAÍS!
    Em momento algum ele difamou a candidata (naão que ela naão mereça), mas sim citou alguns casos ocorridos na DITADURA MILITAR que todos aqui ja sabemos! Fora isso, não vi nada que foi falado na postagem!
    Zuma é um dos professores mais respeitados do Divina, e ele sabe disso e eu tenho certeza que ele não faria nada desse tipo.
    E voces, podem ter certeza que “Zuma” nunca vai se igualar a esse blog, pois uma coisa que ele não faz é JULGAR OS OUTROS SEM AO MENOS TER UMA PROVA E UMA FONTE SEGURA!
    Qualquer problema com meu comentário, pode me procurar 😀

  65. Isso é um absurdo,sou aluno de Zumaeta faz 3 anos e momento algum esse ano e todos os anos atras ele nunca falou sobre politica dentro da sala de aula.Isso é difamação e ele tem o direito de processar vcs por isso.
    OBS:ZUMAETA NAO DA AULA PARA A 5ª SERIE.
    PRIMEIRO VCS TINHAM PESQUISAR MAIS SOBRE O FATO PRA DEPOIS PUBLICAR NA INTERNET.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *