Tempo de leitura: < 1 minuto

Atrás do busto do jurista, o pedido de socorro (foto Pimenta)

É lamentável que  a Prefeitura de Ilhéus tenha destruído a Praça Ruy Barbosa e, passados mais de quatro meses, sequer iniciou a reforma daquele espaço situado em um área de expressão turística, das mais valorizadas da cidade.
Em junho, o governo Newton Lima mandou retirar todas as árvores, alegando tê-lo feito em atenção a um pedido dos moradores. As raízes das árvores estariam causando danos nos imóveis daquelas imediações.
Argumento plausível, mas faltou um tiquinho de planejamento ao governo, pois não se poderia fazer a remoção sem um projeto urbanístico, sabendo-se de antemão o que seria plantado no lugar das árvores arrancadas.
Por enquanto, o cenário na praça é desolador. Tanto que, atrás do busto em homenagem ao jurista baiano, uma faixa expressa apelo claríssimo ao governo:
– Socorro!

15 respostas

  1. O cenário de desolação toma conta de Ilhéus. Oh, maldição,meu Deus! Quando é que vai aparecer um homem de espírito público, honesto e competente pra mudar o rumo dessa cidade?
    Por enquanto só oportunistas, patrimonialistas tem se oferecido como fraudes eleitoreiras. Esse Newton, a exemplo do outro paraquedista que governa Itabuna, Azevedo, é um embusteiro.

  2. A praça não precisa de nenhum projeto novo, apenas ser reconstruida na sua forma original, o último projeto divulgado é rídiculo, uma fonte luminosa e um parque fechado que mais ficará parecendo um curral? Para que isso?? Uma calçada, árvores bonitas e bancos na praça é tudo que precisa, nada de espaço fechado e nem parque infantil pelo amor de Deus…

  3. Pimenta:
    O problema não é so na Praça Ruy Barbosa não.
    Nas Avenidas Osvaldo Cruz, Bahia e Soares lopes a situação está ainda pior.
    Cavaram para tentar tirar um entupimento no esgoto e deixaram tudo lá, ao Deus dará

  4. Falar em vingança, deve ser mesmo vingança pelo fato de Rui Barbosa ser – não ter sido – um homem íntegro, porque como ele previu, hoje em dia as pessoas honradas podem nem ter vergonha de ser honestas, mas são segregadas pelos que além de não se não se respeitarem, ainda perseguem. Deve ser vingança e perseguição dos infratores e deturpadores da lei.
    Ilhéus, há muito tem sido explorada pelos malfeitores.

  5. Tomei conhecimento de que tudo isso é o início das obras do metrô que vai ligar Ilhéus Itabuna, sem precisar duplicar a rodovia. Começou a obra na av. Bahia. A Praça Rui Barbosa é uma estação. Vocês ficam nessa agonia e nem dá tempo de Newton fazer a surpresa. A notícia oficial vai ser no dia da criança e quem estará ao lado do Prefeito, é o Tiririca (Pior do que tá, com fé em Deus não fica) ou FICA?

  6. mas vamos pensar um pouco.. a população de Ilheus e de itabuna votaram nos VICES dos governos mais impopulares que ja tivemos..
    Azevedo>Vice de FG
    Newton>Vice de Valderico
    Todo mundo tem culpa no cartorio..todo mundo tem que aguentar mais 2 anos desses toscos..
    So que as opçoes que temos são desprezíveis tb..

  7. Faz sentido as colocações de Palmira de que Newton começou a construção do Metrô de Ilhéus.
    1. Teremos uma estação junto ao terminal de onibus nas ruinas da Fabrica de Chocolate;
    2. Outra estação na Rua Ernesto Sá, aquela do calçamento interminaaaaaaavel;
    3. Mais uma estação na Praça Ruy Barbosa;
    4. Outra estação ao lado do Mario Pessoa/Av. Bahia.
    5. Outra Estação no Oiteiro de São Sebastião ligando com bondinho do Secretário de Turismo.
    Pois é, do jeito que vai o Metrô de Ilhéus sai antes do Metrô de Salvador
    Observador

  8. A CULPA É DE NEWTON E DOS MORADORES TB… VCS NÃO PEDIRAM PRA TIRAR? ENTÃO AGORA APRECIEM A PAISAGEM QUE VCS QUISERAM, SAIAM NAS SUAS PORTAS DE MORADORES DA TÃO ESTIMADA AVENIDA SOARES LOPES E CONTEMPLEM A M… QUE VCS MANDARAM O PREFEITO FAZER. A PRAÇA ERA LINDA, AS ARVORES ERAM LINDAS E AGORA SABE QTO TEMPO IRÁ DURAR PARA CRESCER ÁRVORES DAQUELE PORTE E LINDAS DAQUELE JEITO? NUNCA!!! NUNCA!! SIMPLESMENTE PQ JAMAIS SERÃO REPLANTADAS OUTRAS, MALMENTE UMAS FLORES PRA ENGANAR OS BESTAS OU FONTES LUMINOSAS (PQ ISSO SIM É CARA DE VCS MORADORES DA AVENIDA) OSTENTAÇÃO E É VÁLIDO LEMBRAR QUE ASSIM COMO A POSE DE VCS UMA FONTE SÓ TEM BELEZA EXTERIOR MAS NENHUMA UTILIDADE ENQUANTO AS ÁRVORES PURIFICAVAM O AR, NOS DAVA SOMBRA, NOS DAVA PÁSSAROS. AGORA ARQUEM COM A CONSEQUENCIA DO ATO DE VCS.

  9. è a obra que os moradores daquela região pediram… não podemos fazer nada a não ser acatarmos com o pedido dos “poderosos” da Avenida.

  10. Eu penso da seguinte maneira, se não tinha dinheiro para mudar a cara da praça, porque então a demoliu? Deixava ela quetinha que mesmo precisando de uma reforma, ainda sim servia para as pessoas, moradores e casais de namorados que era em Ilhéus a praça dos romanticos, neste ponto o Secretário Carlinhos Freitas, perdeu ponto comigo.
    Escobar

  11. O que está acontecendo com nossa região? caiu uma maldição que nao temos um prefeito que se aproveite. Vamos meu povo, fazer um levante contra esse malditos!! força nós temos é só saber usar.

  12. A moradora da praça tem razão. Não é preciso uma nova praça.É preciso reconstruí-la como sempre foi: simples e aprazível. Ainda bem que as providências já começaram. Com calma a situação será resolvida. Lembrem-se de que o autor do desastre é o conhecido e fortíssimo secretário de M… Carlinhos Freitas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *