Tempo de leitura: < 1 minuto

Pode acabar ainda neste sábado, 9, a greve dos bancários em todo o país. A categoria cruzou os braços desde o último dia 29, quando os bancos ofereceram 4,29% de reajuste salarial.
Os bancários querem 11% e maior participação nos lucros dos bancos. A nova rodada de negociações da categoria com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) está prevista para acontecer às 11 horas deste sábado, em São Paulo. A greve atinge 8,3 mil agências bancárias em todo o país.

5 respostas

  1. Quanto à greve dos bancários, …!!!
    Eu até concordo que os bancários que trabalham nos bancos privados estejam em greve, mas os bancários que trabalham nos bancos oficiais, …?!?!?!
    Se o pessoal do Sindicato apóia (e faz campanha abertamente) o atual governo que, até então, saiu vitorioso nas eleições, de um governo há oito anos no poder, …, porque as coisas aínda não estão a contento para a categoria, …?!?!?!
    Ha alguma “coerência” nisso, …?!?!?!
    Será que seria realmente necessário os trabalhadores fazerem uma greve para que o pesoal do “Partido dos Trabalhadores” entenda a situação e conceda aumento considerado justo para esses mesmos trabalhadores, companheiros, camaradas, ou coisa que o valha, …?!?!?!
    Não precisa explicar, …, eu só queria entender, …!!!
    É de dar “dor de cabeça em melhoral”, …!!!

  2. Tomara que essa greve acabe logo. Entendo que os bancários recebam menos do que poderiam (dado o monstruoso lucro dos bancos de uns tempos pra cá, especialmente durante os 8 anos de governo Lula), mas eles precisam revisar sua estratégia de reivindicações. Uma greve acaba comprometendo a população, que nada tem a ver com a história, e enriquecendo ainda mais os banqueiros, que deixam de gastar com água, luz, limpeza, etc.

  3. Sérgio Oliveira, o reajuste dos bancários OFICIAIS segue os mesmos valores que forem estipulados na rodadada de negociações dos bancos privados. Ou seja, independem da vontade do governo. Caso você não saiba, os bancos oficiais integram a FEBRABAN juntamente com os bancos privados. A FEBRABAN é a federação que representa os bancos associados nos dissídios coletivos. Então, QUEM NEGOCIA os reajustes dos bancários não é o governo, são os banqueiros.
    É bom lembrar, que no governo SERRA, os servidores públicos, de um modo geral, são extremamente penalizados e arrochados em seus salários. Caso duvide, ou ache que se trata de informação de sindicalista, pesquise para comprovar o que estou falando.
    Aliás, VOCÊ, como professor, deveria se envergonhar de apoiar o candidato tucano. Na teoria, ele diz que vai valorizar a educação e promover a criação de universidades, melhorar os salários dos professores e estimular o crescimento profissional dos mesmos, através de cursos de capacitação e pós-graduação. Na prática, o que OCORREU, no estado de São Paulo, foi justamente o CONTRÁRIO.
    É bom lembrar que, no governo FHC (sociólogo e professor), houve um sucateamento do ensino público sem precedentes. A responsabilidade do Estado foi transferida para escolas e faculdades particulares. Convenientemente, GLOBO, VEJA, FOLHA DE SÃO PAULO, entre outras, deram pouco ou nenhum destaque a esses acontecimentos, por interesses óbvios.
    Não sou leitor da VEJA ou telespectador assíduo da GLOBO. O papel empregado nas publicações de Arnaldo Jabor e Diogo Mainardi deveria ser usado para limpar os restos do tubo digestivo. Marcelo Madureira é um humorista escroque, sem graça e ultrapassado, que tenta, a todo custo, segurar-se na pouca audiência do seu programa humorístico de qualidade duvidosa.
    Ao invés de despejar suas bravatas e fanfarronices, faça seu papel de EDUCADOR e dê aulas de VERDADE. Saia de trás do monitor e faça algo produtivo em benefício da população. É frustrante ver nossa cidade em um estado de abandono e miséria, enquanto cidades próximas não passam pelas mesmas agruras. Por que será? Já sei, VOCÊ vai dizer que a culpa é dos governos estadual e federal, lógico…!!! Então, por que os efeitos mais maléficos dessa política, que VOCÊ tanto critica, são mais sentidos AQUI? Talvez, o grande ENTRAVE, esteja localizado no Centro Administrativo Firmino Alves, onde VOCÊ, provavelmente, deve receber algum tipo de BENEFÍCIO ($$$) para ser um ferrenho defensor da política local…!!!

  4. Ao Sr (a). “Observador”:
    Eu, enquanto Professor de uma Universidade Estadual Pública, não me envergonho de apoiar quem quer que seja, pois estamos numa democracia. Ou não, …?!?!?!
    Agora, eu creio que alguém do Governo da Bahia, talvez o próprio Governador, deveria – sim – se envergonhar de estar pagando um dos piores salários dentre as Universidades Estaduais do Nordeste, pois só ganha do Maranhão, num estado tão próspero, dentre os demais nordestinos, como a Bahia, …!!!
    Não é que eu esteja simplesmente querendo ganhar mais, mas o maior problema em questão é o seguinte: Em vistude disto, perdemos, e continuamos perdendo, vários Professores para os demais estados, ao longo dos anos. Nos últimos quatro anos, houve um êxodo considerável de profissionais para outras Instituições, por conta de melhores salários. É justo que os nossos jovens percam tais oportunidades, de serem alunos e/ou orientados de tais profissionais? É assim que nós queremos que a educação melhore a qualidade, …?!?!?!
    Cara, antes de escrever e/ou falar “miolo de pote”, procura saber direito das coisas, se fundamenta, busca argumentos irrefutáveis, realmente convincentes, …!!!
    Já imaginou você fazer um Concurso Público e, ao longo do tempo, perder os primeiros colocados, os mais preparados conforme os critérios de avaliação utilizados pela banca examinadora do concurso, ficando apenas com o quinto, o sexto colocados, os menos experientes, abrindo mão dos detentores dos melhores curriculos, dos melhores títulos, de maior experiência profissional, e por aí vai, …?!?!?!
    Não tenta ponderar o imponderável, …, pois contra fatos não há argumentos, …!!!
    O que V. Sª. teria a me dizer a esse respeito, …?!?!?!
    Seria o caso de alguém se orgulhar disso (perda de profissionais de qualidade), mesmo após quatro longos anos de governo, …?!?!?!
    As Universidades Estaduais Baianas abrem concurso público para contratar Professores Doutores, mas ninguém se interessa, em certas áreas, pois em qualquer outro lugar as oportunidades profissionais e/ou financeiras, e de condições de trabalho, são visivelmente melhores, …!!!
    Você se orgulha disso, …?!?!?!
    Aproveita, toma coragem e se identifica, …, faz como eu, …!!!
    Não seja um (a) avestruz, …!!!
    A propósito, se fosse num eventual governo do PSDB, ou mesmo do DEM, por exemplo, o pessoal do PT, dos Sindicatos, estariam metendo pau no governo, não na negociação, ou coisa que o valha, como já ocorreu, …!!!
    È assim, ou não é, Sr (a) “Observador”, …?!?!?!
    Por favor, responda usando a razão, não a emoção, não a paixão, …!!!
    Ou será que você é mais um integrante do “Povo Gabriela”: Que “nasceu assim, cresceu assim, será sempre assim e morrerá assim”, …, sem evoluir, …?!?!?!
    Acorda, capicongo, …!!!

  5. Sérgio Oliveira,
    Em matéria de tratar os professores com dignidade e a educação como prioridade, convenhamos, que o PSDB e o DEM não são referência nesse quesito. Veja o exemplo de São Paulo, estado mais rico de nosso país, onde os professores e policiais tem um dos piores salários de nosso país. E aí, meu caro, como você explica isso?
    Pelo que sei, SÃO PAULO sofre uma alternância de poder entre os dois partidos, DEM/PSDB, e o que vemos, LÁ, de tão favorável em relação a nosso estado? Me diga aí…
    Outra coisa, o “quinto” e o “sexto” colocado, em concursos públicos, nem sempre está abaixo, em nível de qualidade, em relação aos primeiros colocados. Sabemos que os concurso para docentes são multifásicos, com critérios variados para composição da nota final. Então, nem sempre o professor “mais titulado” é o que tem a melhor didática. Não sei se é o seu caso.
    Não falo “miolo de pote” ou lanço palavras frívolas, sem conhecimento de causa, como você afirmou. Tenho uma relação institucional com o Estado e entendo perfeitamente como funciona o sistema e seus meandros.
    Entendo que o governo do PT não é perfeito, assim como não foi o governo passado e como não será qualquer um que o suceder. Me posiciono ao lado do atual governo por uma questão de coerência e não por paixão partidária, a qual considero uma bobagem sem tamanho, haja vista que as ideologias há muito se perderam. Comparo números e realizações para poder escolher. Assim, o placar se encontra extremamente desfavorável a seu candidato, na maioria dos aspectos.
    Voltando à questão da evasão de professores doutores, acredito que os professores paulistas não tenham melhor sorte, tampouco os professores gaúchos. Entre os DEZ estados que melhor remuneram seus professores, NENHUM é do SUL ou do SUDESTE. Pois é, você queria FATOS, te dei…
    Acredito que você tenha uma grande bagagem cultural amealhada ao longo do tempo, por méritos próprios. Lamento que tanto conhecimento adquirido não veio acompanhado de SABEDORIA, coisa que você não demonstra possuir, haja vista os inúmeros comentários depreciativos e carregados de preconceito que você costuma publicar neste blog.
    Não é esse tipo de EDUCADOR que quero para meus filhos e acredito que, muitos aqui, pensam da mesma forma.
    Quanto a mostrar a cara, é um direito que tenho e, por razões pessoais e profissionais, prefiro continuar no anonimato, a não ser que a moderação mude as regras. Posso lhe adiantar, de antemão, que não dependo de qualquer favor político nem tenho ligações íntrinsecas com o poder local ou estadual, e, ainda, que não exerço cargo que dependa de indicação política.
    Pra variar, o Sr. EDUCADOR sempre tem que terminar ofendendo o outro comentarista. Acredito que seja algum problema de ordem psicológica ou uma necessidade de valorização crônica que o persegue.
    É bom lembrar que riqueza de conhecimento não significa RIQUEZA de espírito. Coisa que, COMPROVADAMENTE, o senhor não tem. Caso você fosse tão competente, quanto se julga, certamente não estaria aqui, no meio dos capicongos, que tanto critica, querendo “um pouco de atenção” diária para poder sobreviver. Isso é MEDIOCRIDADE compulsiva, meu caro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *