Tempo de leitura: < 1 minuto

Saiu a primeira pesquisa da corrida presidencial brasileira neste segundo turno. Os números podem ser conferidos na edição de domingo da Folha: Dilma Rousseff tem 48% das intenções de voto e José Serra com 41%.
Em votos válidos, dá 54% a 46%.
Isso quer dizer que este segundo turno não será o passeio que petistas imaginavam. Nem traz Serra à frente de Dilma, como especulavam os tucanos. Quem vai suceder Luiz Inácio Lula da Silva?
Foram ouvidos 3.265 eleitores ontem (8) e a margem de erro é de dois pontos. A pesquisa captou que 51% dos votos de Marina Silva (PV) migraram para Serra e 22%, para Dilma. Outro ponto: no dia 2, o Datafolha apontava a petista com 52% e o tucano com 40% em cenário de segundo turno.
Atualizado às 18h

21 respostas

  1. A diferença ainda é grande, no entanto, levando em consideração que já foi muito maior, é de extrema importância ressaltar o quanto SERRA tem crescido nas pesquisas o que nos leva a crer que esse 2º turno será na base do VOTO a VOTO. Uma lastima para muitos e, talvez a contrária confirmação do que foi dito pelo LULA (atual Presidente). “Boa parte dos votos da Marina irá para Dilma”, coitado!!!
    O povo está começando a se manifestar, em meio a escândalos, mentiras…politicagem!!! O que prevalecerá só Deus sabe, temos mais de duas semanas de conquistas de votos. Uma missão árdua.
    Ninguém sabe o que prevalecerá… a continuidade do que já está pronto ou a possibilidade de uma mudança??? Prefiro ser parcial, estou com a MUDANÇA.

  2. sou uma pessoa que gosto do tempo eleitoral , porem nao gosto de pesquisas, sempre acho que ocontratante sempre será massageado pela empresa de pesquisa.
    perdir a confiança nos intitutos.
    eu vou votar em dilma , aqui em minha casa ela tem 3 votos
    para me o progeto pt é o melhor para o nordeste, e na Bahia .

  3. Quantos por cento das pessoas acreditam nisso, após o que aconteceu nas eleições, não apenas para Presidente, devido a problemas, erros, de metodologia, …?!?!?!
    A melhor “pesquisa” de todas será feita no dia 31/10, …!!!

  4. Os donos dos institutos Data Folha e Ibope justificaram muito bem o que houve nos dias que antecederam o 03 de outubro. Ruim mesmo ficou o Vox Populi, pois o dono afirmou com veemência que Dilma seria eleita sem sombra de dúvidas no primeiro turno. Deu na Globo News.
    Mas enfim, pra Serra dar a volta na Dilma só se ocorrer um desastre. rsrs

  5. Se fosse LULA eu votaria nele denovo, porque DILMA não tem nenhuma esperiencia para governar . vou votar em SERRA .
    DILMA precisa primeiro ser prefeita, senadora,deputada federal,governadora para depois para presidente.
    A REPONSABILIDADE E MUITO GRANDE PARA PRESIDENTE

  6. COM TODA A CERTEZA AINDA ACHO QUE DILMA É A MELHOR PARA O NOSSO PAÍS,ELA TEM QUE DAR CONTINUIDADE AOS PROJETOS DE LULA QUE SÃO MUITO BONS,QUERENDO OU NÃO O PAÍS MELHOROU E MUITO TIVEMOS MAIS CHANCE DE TER UMA VIDA DIGNA DE DAR UM CONFORTO AOS NOSSOS FILHOS DE DAR UMA BOA ESCOLA PARTICULAR QUE A 8 ANOS ATRAS ERA IMPOSSIVEL.
    TEMOS MAIS FACULDADES, TEMOS MAIS CURSOS PROFISSIONALIZANTES,
    OU SEJA TIVEMOS MAIS OPORTUNIDADES POR ISSO NADA MAIS JUSTOS QUE DARMOS ESTE VOTO DE CONFIANÇA A DILMA QUE AFINAL FOI ESCOLHIDA POR LULA E COM CERTEZA ELE NÃO DARIA O BRASIL A UMA PESSOA QUE NÃO TIVESSE CAPACIDADE DE GOVERNAR COMO ELE POIS ELE FOI O ÚNICO QUE PAGOU A DÍVIDA DO BRASIL AO CONTRÁRIO DE FHC QUE AFUNDAVA MAIS O NOSSO PAÍS E OS POBRES FICAVAM MAIS POBRES.
    POR ISSO NO DIA 31 DE OUTUBRO VAMOS VOTAR CONSCIENTE VAMOS PENSAR EM TUDO EM QUE CONQUISTAMOS DURANTE ESSES 8 ANOS.
    VOTEM DILMA VOTEM 13.

  7. Minha família e eu votamos na Dilma e olha que não somos poucos! Também não fomos consultados pela pesquisa.
    O Serra é mentiroso, diz que a educação no estado dele é uma beleza, só não sei por que os professores de São Paulo fizeram greve este ano e levaram foi chicote no lombo…

  8. A República dos companheiros da corrupção e subversão petista estar chegando ao fim, e o Tiririca foi a moral da história de oito anos do governo Lula. Neste segundo turno com Serra na presidência teremos finalmente a moral e a ética de volta na política brasileira. Quanto as pesquisas, não condiz com a vontade da grande maioria dos brasileiros.

  9. Acontece é nada. Andei lendo que jamais houve uma volta por cima assim.
    30 de outubro não tem pra ninguém. E daqui pra lá essa perseguição com o caso da ex ministra já terá esfriado.

  10. Graças a Deus as pessoas já estão começando a ficarem alertas quanto ao caráter mentiroso e dissimulado de SERRA. É só vermos que o mesmo, quando foi ministro da saúde, ano de 1998, editou uma portaria regulando o aborto. Essa portaria somente não foi efetivada devido a reação das comunidades evangélica e católica.
    REPITO: SERRA assinou norma técnica para o SUS (Sistema Único de Saúde), ordenando regras para fazer abortos previstos em lei, até o 5º mês de gravidez.Mas a conveniência eleitoral o inibe de propagandeá-lo. Na pele de candidato, Serra prefere apresentar-se como alguém “que sempre condenou o aborto e defendeu a vida”. Revelando-se um MENTIROSO.
    Para o eleitor votar consciente (seja a favor ou contra) e não ser enganado, a primeira verdade que precisa saber é: O único candidato a presidente nestas eleições que já assinou medidas para fazer abortos foi José Serra (PSDB), quando foi Ministro da Saúde, em 1998.
    Abaixo, alguns trechos da Norma Pró-aborto editada pelo dissimulado SERRA:
    1.“A garantia de atendimento a mulheres que sofreram violência sexual nos serviços de saúde representa, por conseguinte, apenas uma das medidas a serem adotadas com vistas à redução dos agravos decorrentes deste tipo de violência. A oferta desses serviços, entretanto, permite a adolescentes e mulheres o acesso imediato a cuidados de saúde, à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez indesejada.“
    2. “As equipes envolvidas diretamente na assistência deverão receber treinamento sobre o atendimento humanizado às mulheres que poderão ser submetidas à interrupção da gravidez. Os médicos deverão, além disso, ser treinados para a utilização das diferentes técnicas recomendadas para a interrupção da gestação.“
    3. “Esse atendimento deverá ser iniciado por ocasião da primeira consulta, devendo estender-se a todo o período de atendimento à mulher e após a interrupção da gravidez“
    4. “Procedimentos para a interrupção da gravidez
    O procedimento deverá ser diferenciado, de acordo com a idade gestacional.
    I. Até 12 semanas, podem ser utilizados, para o esvaziamento da cavidade uterina, os dois métodos identificados a seguir.
    A. Dilatação do colo uterino e curetagem
    B. Aspiração Manual Intra-Uterina (AMIU)“
    Me parece esclarecido quem de fato é a favor do aborto.
    ABRAÇOS A TODOS E ATÉ DIA 31, VOTANDO CONTRA A MENTIRA, CONTRA A CONVENIÊNCIA POLÍTICA, E CONTRA QUALQUER TIPO DE CALÚNIA!
    E CONTRA A “MUDANÇA” PARA O PASSADO, QUANDO O QUE MAIS VALIA ERAM AS PRIVATIZAÇÕES EM DETRIMENTO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASILEIRO!

  11. A turma do pt já gosta de fazer fiasco “nas vésperas” das eleições. Observem o histórico!
    Algumas coisas temos que refletir:
    1 – Se não for desta vez, (depois de quase duzentos anos de Independência)… Quando é que que o Brasil terá “EM SEUS QUADROS” uma mulher na Presidência?
    2 – São Paulo é, sem sombra de dúvidas, a República do Capitalisno da AL. Serra hoje representa esse sistema. O que será do Norte/Nordeste, com “São Paulo” no comando? Adeus “Pernanbuco”!
    3 – Dilma não tem experiência “nenhuma” como governante – Lula tamém, não tinha!!! E agora?
    Acho que a questão não é a PESSOAL mas a equipe que governa.
    PSDB/DEMO? x PT e ALIADOS.
    4 – O PSDB governou o Brasil, com Fernando Henrique por 8 anos;
    O PT governou o Brasil com Lula, por 8 anos;
    Qual foi o período melhor, para você e para o Brasil?
    Reflita, ore (reze), vote e….. corra para o abraço.

  12. Na Europa os candidatos a governantes assumem as questões polêmicas e firmam posição clara sobre elas. O problema do aborto é de saúde pública, não é uma questão de fé, pois o Estado brasileiro é laico. Porque a sociedade como um todo não discute essa questão, tal como aconteceu com a Ficha Limpa? Porque não dá prioridade à resolução do problema, tal como foi feito com o tratamento da AIDS? Precisamos deixar de ser hipócritas e discutir maioridade penal, tratamento de usuários de crack, reforma tributária de verdade e educação integral para alunos da rede pública, precisamos inaugurar um novo marco civilizatório no Brasil enfrentando as questões primordiais.

  13. A Dilma possa até que tenha perfil para ser um dia presidente do Brasil para isso acontecer ela terá que construir seu proprio projeto transmitindo confiança a sociedade,ela terá que disvincular do projeto de lula ai sim caminhar com seus proprios pes e não vir passar a sociedade um projeto que não está sendo ruim mais que possa avançar mais e não ficar estagnado.Lula quando quis ser Presidente do pais não pegou carona de ninguem não ele proprio criou seu projeto foi em frente e conquistou o povo.Nao foi facil para que o povo acreditasse em seu projeto teve chance e deu certo esperamos com a DILMA SEJA DA MESMA FORMA quem sabe se ela tiver persistencia como lula um dia ela não poderá ser presidente do nosso pais.

  14. Quanto aos candidatos que nos restaram, sinceramente, se a pessoa não anular o voto, terá que pensar a respeito de quem jé esteve num Ministério e, junto ao Ministro, uma pessoa considerada “braço direito”, apronta, rouba, corrompe, e ningumem sabe, ninguém vê, …!!!
    E ainda há quem diga que isso é o melhor para o país, …!!!
    Imagina o nível de consciência do nosso povo, …!!!
    Deus que me livre, …!!!

  15. Dilma é a continuidade de um país igual para todos, digo não para os burgueses falidos sem propósitos para um país melhor!!!Viva o povo Brasileiro!! 13 neles…..

  16. Devo lembrar aos enganadores de plantão, que andam espalhando mentiras sobre as administrações SERRA em são paulo (prefeito/governador) panfletando que os paulistas e paulistanos não aprovaram o SERRA foram desmentidos na eleição para prefeito, quando o Serra pegou o então desconhecido vice prefeito KASSAB e derrotou o Lulal e a Marta Suplício em 2008, aí vem 2010, e outra vez o PT se lascou, o primeiro colocado para o senado foi o Aloizio Nunes Ferreira ex-chefe da casa civil do governo SERRA, o tucano teve 11 milhões de votos e a Marta suplício teve 8 milhões, agora lhes pergunto, cadê o prestígio do Lula e do PT lá em SAO PAULO? e tem mais, os partidos de esquerda tem tanto prestígio em SÃO PAULO que o Lula apelou para o mensaleiro Valdemar Costa Neto, Tiririca e o Netinho, quando viram que a Marta iria ficar de fora, aí não teve outro jeito, jogaram o pagodeiro na fogueira igual tentaram fazer com a família do SERRA, como eles já sabiam que o netinho tinha telhado de vidro não deu outra, o tucano com 11.300.000 de votos e a Marta com 8.300.000 de votos e o Netinho com 8.200.000 votos, como verem os senhores e senhoras mesmo assim quase a Marta fica de fora. Sinceramente, só não entendo como toda essa popularidade do Lula só funciona no nordeste, até a região norte (Pará) não tá mais caindo nesse engodo.

  17. As pessoas são tão ignorantes a ponto de sair escrevendo besteiras e bobagens de maneira indiscriminada…Algumas retificações: 1)Ao Sr. Petista que se conforma com pouco ou nada, só pra lembrar as eleições será no dia 31 e não 30 de Outubro como disse; 2)Mais um desavizado. SERRA não regulamentou o aborto, apenas assinou uma ‘portaria’, que regulamentava o aborto para aquelas que por motivo de estupro ou força maior optassem pela prática delitiva, que por sinal é contemplada pelo CPB(Código Penal Brasileiro), para os desavizados. O que Dilma propõe desde 2007 até agora é a legalização do aborto de modo descriminalizado, ou seja, aquela que engravida pode com a aprovação da Justiça e de todos ‘abortar’, como se isso fosse algo fútil sem que causasse sérios impactos a sociedade. Vamos ser sensatos. Apesar da Igreja ter errado ao longo de séculos e tal, deve-se preservar a moral e os bons costumes.
    “Digo isso, não querendo favorecer SERRA. O que não pode é a pessoas saírem atacando o candidato de modo injusto e o pior sem que quem ataca tem o minimo de conhecimento sob aquilo que fala.Tenha dó. Ohh povinho desavizado!!! Coisas de Brasil.
    Quanto a Dilma, concordo com o Sr.Eduardo, ela deverá pleitear muitos cargos Públicos para conseguir chegar a Presidência.
    Como se veicula por aí através da Mídia… as pessoas estão votando em Dilma assim como votariam em qualquer outro candidato do PT, que tivesse a indicação de LULA.
    Não me venham dizer que entendem de POLITICA, se o que fazem não passa de POLITICAGEM.

  18. LULA NÃO FEZ NADA
    Desculpem amigos, vou votar no SERRA.
    “Cansei…Basta”!
    Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio. O alimento está barato demais. O salário dos pobres aumentou, e qualquer um agora se mete a comprar, carne, queijo, presunto, hambúrguer e iogurte.
    Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite. Cansei dessa demagogia.
    Cansei de ir em Shopping e ver a pobreza comprando e desfilando com seus celulares.
    O governo reduziu os impostos para os computadores. A Internet virou coisa de qualquer um. Pode? Até o filho da manicure, pedreiro, catador de papel, agora navega…
    Cansei dos estacionamentos sem vaga. Com essa coisa de juro a juro baixo, todo mundo tem carro, até a minha empregada. ” É uma vergonha! “, como dizia o Boris Casoy. Com o Serra os congestionamentos vão acabar, porque como em S.Paulo, vai instalar postos de pedágio nas estradas brasileiras a cada 35 km e cobrar caro.
    Cansei da moda banalizada. Agora, qualquer um pode botar uma confecção. Tem até crédito oferecido pelo governo. O que era exclusivo da Oscar Freire, agora, se vende até no camelô da 25 de Março e no Braz.
    Vergonha, vergonha, vergonha…
    Cansei de ir em banco e ver aquela fila de idosos no Caixa Preferencial, todos trabalhando de office-boys.
    Cansei dessa coisa de biodiesel, de agricultura familiar. O caseiro do meu sítio agora virou “empreendedor” no Nordeste. Pode? Cansei dessa coisa assistencialista de Bolsa Família. Esse dinheiro poderia ser utilizado para abater a dívida dos empresários de comunicação (Globo,SBT,Band, RedeTV, CNT, Fôlha SP, Estadão, etc.). A coitada da “Veja” passando dificuldade e esse governo alimentando gabiru em Pernambuco. É o fim do mundo.
    Cansei dessa história de PROUNI, que botou esses tipinhos, sem berço, na universidade. Até índio, agora, vira médico e advogado. É um desrespeito… Meus filhos, que foram bem criados, precisam conviver e competir com essa raça.
    Cansei dessa história de Luz para Todos. Os capiaus, agora, vão assistir TV até tarde. E, lógico, vão acordar ao meio-dia. Quem vai cuidar da lavoura do Brasil? Diga aí, seu Lula…
    Cansei dessa história de facilitar a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria, segundo pesquisas recentes do IBGE). E os coitados que vivem de cobrar aluguéis? O que será deles? Cansei dessa palhaçada da desvalorização do dólar. Agora, qualquer um tem MP3, celular e câmera digital. Qualquer umazinha, aqui do prédio, vai passar férias no Exterior. É o fim…
    Cansei, vou votar no Serra, porque quero de volta as emoções fortes do governo de FHC, quero investir no dólar em disparada e aproveitar a inflação. Investir em ações de Estatais quase de graça e vender com altos lucros. Chega dessa baboseira politicamente correta, dessa hipocrisia de cooperação. O motor da vida é a disputa, o risco… Quem pode, pode, quem não pode, se sacode. Tenho culpa eu, se meu pai era mais esperto que os outros para ganhar dinheiro comprando ações de Estatais quase de graça?
    Eles que vão trabalhar, vagabundos, porque no capitalismo vence quem tem mais competência. É o único jeito de organizar a sociedade, de mostrar quem é superior e quem é inferior.
    Eu ia anular, mas cansei. Basta! Vou votar no SERRA. Quero ver essa gentalha no lugar que lhe é devido. “Quero minha felicidade de volta.”
    SE VC É BURGUÊS, VOTE PELA SUA FELICIDADE!

  19. Meu Deus… O povo estar louco. Penso que “Ananda” exagerou um pouco, desabafou, ou melhor, cansou de hipocrisia. Não sei se condeno ou aprovo essa ideia, mas não considero inválida!!! Do jeito que as coisas andam daqui um dia ‘Viagem no exterior’, ir a Disney se tornará algo comum, no entanto penso que isso deve ser BOM, JUSTO.
    LULA melhorou as condições de vida da Classe C e D, que por muito tempo não tinham nem o que comer. Pena. Pobreza está sendo erradicada, faculdade estão sendo criadas, oportunidades estão sendo dadas para todos,inclusive a Burguesia ‘Carlista’.
    Considero o despreparo de DILMA o fim. Ver as pessoas dizendo que irão ou votaram nessa mulher que na verdade nada mais é que um ‘fantoche’ do Presidente é motivo de indignação e repúdio. O que ela vai fazer, será mesmo que ela vai dar seguimento ao governo LULA?, será que ela vai deixar o Brasil da mesma forma que estar ou irá melhorar ou piorar?
    Quem é DILMA ROUSSEFF,quais sãos as suas propostas de governo além dessas que já estão aí prontas, tais como BOLSA FAMILIA, PROUNI, LUZ PARA TODOS, PAC,CRIAÇÃO DE RODOVIAS, FERROVIAS, ou seja,o que já estar realizado.
    Como pode alguém que conhece ou ao menos conheceu a miséria ter a certeza que o prato de sua casa não estará vazio, em meio a uma frustração por mera idolatria àquela que foi tido como o PAI DOS POBRES.
    Lembremos que o governo foi projetado em cima do governo FHC, na qual, todos criticam, mas que elegeram este homem que mudou a cara deste País. A juventude esquece, ou melhor, nem conheceu a BAHIA de JORGE AMADO. Alguém sabe explicar porque ele, este sábio homem, citou essa BAHIA em seus romances, seus contos, suas histórias??? Não!. Esse contraste só pôde ser visualizado por ele.
    A BAHIA de Jorge era Carlista, pois foi projetada por ACM.A oposição se nega aceitar isso. Se sentem ofendidos,ameaçados,quando deveriam se sentir lisonjeados.
    Querem fazer com o BRASIL o que fizeram com a BAHIA… Pintar de Vermelho, derramar SANGUE.

  20. JOSHUAN.
    POIS SINTO RAIVA DE JORGE AMADO , AO AMOSTRA QUE AS MENINAS , DA BAHIA ERA UMA ETERNA GABRIELA.
    QUE O CAPITAOPODIA TUDO ATE MESMO ALICIAR A FAMILIA DOS SEUS EMPREADOS .
    AS MULHERESA DA SOCIEDADE BAHAIANA PELOS LIVROS DE JORGE AMADO ELAS ERAM MAL AMADAS, TROCADAS PELAS NEGRAS ESCRAVAS, TRAIDAS E SABEDORAS DISTO, SEUS TROCOS DE CARTIGO ERA NA CAMA ONDE OS CORRONEIS AS POSSUIAS COMO VACAS NO BREJO.
    PARA ME O ACM CHEGAVA A SER PIOR DO QUE O PERSONAGEM DO BEM AMADO (DIS GOMES),”ODORICO PARAGUAÇU”.
    QUEM SOU EU , PARA JULGAR A GRANDE OBRA DE JORGE AMADO. OU AO
    “ETERNO AMANTE DA BAHIA”, ACM POREM MINHA OPINIAO É QUE SE OS DOIS CANALIZASSEM ESTE “AMOR”, A BAHIA NAO SERIA MAIS ESTE ESTADO POBRE. PELO MENOS NAO SERIAMOS VISTOS COM SIDROME DE GABRIRLA,O PT PEGOU UMA BAHIA APODRECIDA, OS BANDIDOS MAIS ARMADOS QUE A POLICIA FEDERAL.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *