Tempo de leitura: 2 minutos

José Roberto Toledo
A diferença de 8 pontos porcentuais entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) captada pela primeira pesquisa do segundo turno parece maior do que é de fato. Com apenas dois candidatos na disputa, o que sai de um vai para o outro. Os vira-casaca contam dobrado.
Ou seja: se 4% dos votos válidos trocassem de lado, Serra empataria com Dilma, ou a petista dobraria sua vantagem – dependendo de para onde o vento sopre. Como se vê, é uma margem apertada.
Além disso, o Datafolha encontrou 7% de eleitores indecisos. Um cenário possível é que eles venham a se distribuir da mesma maneira que os eleitores de Marina Silva (PV) e dos nanicos já se distribuíram até agora, isto é, na proporção de dois para um em favor de Serra.
Se isso acontecer, o tucano passaria de 41% para entre 45% e 46% do total de votos, enquanto Dilma iria de 48% para entre 50% e 51%. Nesse caso, a diferença entre eles poderia cair de 7 pontos para, no limite mínimo, 4 pontos.
Em 2006, o porcentual de votos brancos e nulos caiu do primeiro para o segundo turno da eleição presidencial (porque eram menos cargos e a votação ficou mais fácil), mas a abstenção aumentou. A quantidade de votos válidos foi praticamente igual nos dois turnos.
Mantido esse cenário em 2010, Dilma e Serra estariam disputando 101,6 milhões de votos (os válidos do primeiro turno). Aplicados os porcentuais de intenção de voto do Datafolha, a petista teria hoje 50,8 milhões de votos, e o tucano, 43,4 milhões.
A diferença entre eles, de pouco mais de 7 milhões de eleitores, equivale aos 7% de indecisos, que na urna precisarão votar em alguém. Se conquistados todos pelo tucano, o que é improvável, seriam suficientes para Serra empatar com Dilma, sem precisar cooptar nenhum eleitor seu.
A grande maioria dos eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno não ficou esperando a orientação de quem quer que seja para decidir seu voto. E não deve ser isso que vai definir o destino da eleição, apesar de petistas e tucanos estarem bajulando Marina por seu apoio formal.
Em comparação ao primeiro turno, Dilma ganhou até agora 3,1 milhões de votos, e Serra amealhou 10,2 milhões de novos eleitores.
Os que trocaram Dilma por Marina na reta final do primeiro turno por motivos religiosos provavelmente já migraram para Serra e dificilmente voltarão para o colo da petista. Pelos números do Datafolha, são principalmente do sexo feminino.
A seu favor, Dilma conta com o eleitorado do Nordeste e dos municípios onde o Bolsa Família tem mais peso. O programa funciona como uma espécie de para-quedas da petista, lhe fornecendo um piso alto nessa região.
Com dificuldades para crescer no Norte/Nordeste, resta a Serra ampliar sua vantagem no Sul e ganhar votos no Sudeste, principalmente nas maiores cidades, onde se concentra o eleitorado que votou em Marina. É lá que deve ser travada a batalha do segundo turno.
Conheça o blog de José Roberto Toledo

11 respostas

  1. Achei fraco o debate e o Sera extremament nervoso, pois só trabalhar em cima de boatos , nao é nada fácil! é o mal do passaro tucano: Bico grande, é pesado, vôo curto e faz muita m……
    Dilma estava tb um pouco nervosa mas muito segura de que falava! Apresentou plasnos e mostrou que o PSDB faz o que sabe: BOATOS para denegrir a imagem de qwuem eles sao contra! Estao tarbalhando em cima de aborto, religiao etc etc e pano de governo NADA !!!!!! Treze nelles!!!!!!

  2. Não entendo isso. As pessoas dizem que o candidato a presidente José Serra trabalha em cima de BOATOS, MENTIRAS, SUJEIRAS, ou seja, POLITICAGEM.Os petistas temem uma virada no segundo turno, e por isso tentam se retratar de suas ‘BOBAGENS’, bobagens essas que ninguém nem mesmo os petistas consideram verídicas. Há uma verdadeira ‘camuflagem’, tentam passar despercebidos em um assunto tão polêmicos que ao mesmo tempo é besta e de extrema importância.
    Erra o PSDB, e JOSÉ SERRA em atacar a candidata Dilma dessa forma.Cada qual com suas convicções. O Desespero da candidata é tão grande que a agressividade e ‘baixaria’ do debate foi tão grande que deixou de falar de coisas interessante, importantes que poderiam enriquecer e trazer benefícios para ambos. O PT teme uma virada que cada vez mais vem se confirmando.
    AS PESSOAS DIZEM QUE SERRA VENDERIA SUA MÃE PARA SE TORNAR ‘PRESIDENTE’, DILMA AO CONTRÁRIO, VENDERIA SUA ALMA AO ‘D…’.
    RESTA SABER O PESO QUE ESSA VENDAGEM TERÁ NO DIA 31/10/2010.

  3. Realmente, Serra não necessita mais vender “SUA ALMA AO ‘D…’.” como dito aqui no blog, pois isso ele e muitos do seu partido e do DEM já fizeram a muito tempo, quando venderam a Vale, fizeram as concessões (doações) das empresas de telefonia e energia, criaram o apagão de energia e inventaram a rede de favorecimento que fazia o dólar ir a R$ 4,00 para encher os bolsos de seus agregados!O que me entristeceria desse senhor na presidência, por conta de incautos que votarão nele, é que infelizmente eu também sofreria por conta do masoquismo dos outros. Espero com muita veemência que isso não seja necessário.

  4. SERRA teve menos votos que os brancos nulos e e os de abatençao.
    Cai na real SERRA fabricante de denuncias vazias. ate a mulher de Serra fazendo fofoca, seria um maroca como primeira dama.

  5. Engraçado como apareçem “legumes” querendo mostrar raciocínio dialético, mas só terminam criando uma salada de entupir esgoto. Dementes querem ver desespero onde existe indignação. Dilma não está desesperada, não, demente. Ela está é indignada com tantas mentiras e calúnias, como de resto todas as pessoas decentes deste país.
    A campanha insidiosa que a grande imprensa vem criando contra Dilma está prestando um deserviço ao país, que nada em nada contribui para a democracia.
    Mas a verdade vai prevalecer, e dia 31 elegeremos Dilma Rousseff, a primeira mulher a ocupar o cargo máximo do país. Pra desespero da grande mídia e dos “legumes” que emprestam ouvidos e olhos à imprensa caluniadora e manipuladora.

  6. o que eu quero saber é, se estão caluniando a Dilma, porque a mesma não representa uma queixa crime na delegacia de policia.

  7. Então os serristas estão muito desinformados e não assistiram o debate na Band, onde Dilma diz que José Serra responde a processo na justiça por calúnia e difamação contra ela!!

  8. A virada que eles querem eles vão ter; tal como teve Souto. Lembram da empolgação do Souto falando em virada e em 2° turno? Em Itabuna me arrumaram até meia dúzia de carros de som propagando a malfadada “virada”. Virou mesmo! Mas virou carnaval de Wagner!
    Tomem vergonha viúvas carlistas! O que lhes sobrariam é a reflexão, mas nem isso vocês querem! Vão amargar nova “virada”! Ou pagam pra ver?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *