Tempo de leitura: < 1 minuto

Agenciador conhecido como Tafarel (de camisa laranja) teria cooptado eleitores no distrito de União Queimada

Matéria do Correio:
Quanto custa um voto? Na cidade de  Itajuípe, Sul do estado, o ‘confirma’ estava em promoção nessas eleições. Imagens em vídeo, as quais o CORREIO teve acesso, revelam um esquema de compra e venda de votos envolvendo os candidatos Félix Mendonça Júnior (deputado federal) e Paulo Câmera (deputado estadual), ambos eleitos pelo PDT. As gravações mostram que partidários dos dois candidatos compraram dezenas de votos de moradores em 3 de outubro por R$ 50 cada.
No vídeo, registrado com uma câmera oculta, os votos são negociados por dois homens da região, identificados como Reinaldo Félix, o Nadinho, e Orlandi Santos de Almeida, o Tafarel. Eles são apontados como responsáveis por cooptar, agenciar e pagar eleitores de União Queimada, distrito que fica na zona rural da cidade.
Tafarel aparece pagando eleitores e apontando em quais candidatos as pessoas deveriam votar em troca do dinheiro. “É esse aqui, ó. É 12.580 Paulo Câmera e 1.234 Félix Júnior”. Tafarel destaca que só devem ser pagas pessoas de confiança, votos certos. “Na hora de gastar, tem que ser na pessoa certa”. E acrescenta. “Aqui cada um consegue dois votos. Eu dou R$ 50 pra votar e ele consegue um da família. Se a gente passa de 150 votos, ele (o candidato) prometeu um churrasco”.
Clique aqui para ler o texto completo.

25 respostas

  1. É o bixu pegou p os candidatos de Dr Paulo e Portela. Desse jeito é facil ter votos. Dr Paulo, Portela, Marcos Dantas, fizeram farras de compra de votos em itajuípe. Com isso só temos a parabenizar aos vereadores que fizeram uma campanha sem dinheiro. Zé lactario, venicios e gean parabens, falo pq vi a luta desses jovens.

  2. Bem que Aleluia avisou isso quando esteve em Itajuípe e afirmou categoricamente que “Félix Júnior é um empreiteiro comprador de votos”.
    E agora, cadê a irmã de Félix Júnior para defendê-lo??

  3. Meus caros, eu costumo dar opiniões sempre que possivel a esse blog. Em primeiro lugar não sou procurador de Felix Junior, apenas costumo analisar as coisas friamente. Agora, uma coisa deve ser levada em consideração. Infelizmente dentro de uma campanha existem diversos momentos e esse é um deles. Sinceramente eu nao acredito que Felix Junior tenha mandado comprar votos. Agora ele teve ao seu lado o sempre trapalhão Dr Paulo e o seu faz tudo conhecido na cidade como Tafarel que na busca de querer ter mais votos para mostrar que ainda os tem agiu isoladamente e de forma cretina, numa ação desnecessaria e imprudente como fez quando ele Dr Paulo foi prefeito de Itajuipe, e dessa forma mancha uma vitoria de um candidato que foi votado nos 415 municipios baianos.

  4. dizer que os vereaores fizeram campanha sem dinheiro é uma grande piada, porque cada um deles receberam nada mais e nada menos do que R# 25.000.00; alías a pratica de compra de votos em nossa cidade sabemos que é de zezinho Mansur presidente da camara; fora isto Marcos Dantas outro comprador de votos, porém a corda quebrou no lado mais fraco como sempre. é o retrato da Politica Brasileira.

  5. ISSO NÃO PASSA DE ARMAÇÃO DOS ADVERSÁRIOS INCONFORMADOS COM A DERROTA! MUITA GENTE EM ITABUNA, SE OFERECEU P/ FAZER BOCA DE URNA P/ FÉLIX JR, MAS ELE FOI RADICAL, DIZENDO QUE NA SUA CAMPANHA NÃO IRIA EXISTIR!

  6. È bom ter cuidado e avaliar antes de acusar. Quem foram as pessoas que fizeram a gravação? A quem interessa a acusação? Qual a ligação destas pessoas como candidato? Certamente os “irresponsáveis” que agiram como aparecem na gravação devem ser punidos, mas dai a responsabilizar os candidatos pela prática supostamente ilegal; é demais!

  7. QUE ESSAS PESSOA POSSAM REALMENTE PAGEM POR ISTO.ESTAO TIRANDO O DIREITO DO CIDADAO.SAO PESSOAS QUE NAO TEM COMPROMISSO NENHUM COM O POVO E QUEREM ESTAR NA ASSEMBLEIA LUTANDO PELOS DIREITOS DO POVO.

  8. ESSE FELIX JN. AINDA TEM CARA DE PAU DE SAIR ALARDIANO PELOS QUATRO CANTOS DE ITABUNA QUE VAI SER CANDIDATO A PREFITO DE NOSSA CIDADE, COM ESSE CURRICULUN QUE ELE ESTÁ CONTRUINDO VAI FICAR DIFICIL ELE CONSSEGUIR ALMENOS UM VOTO QUE NÃO SEJE COMPRADO. ¨TAL PAI¨,¨TAL FILHO¨.
    ESSES DOIS SÃO CRIAS DO CARLISMO ESSES MAL COSTUME JÁ VEM DE BERÇO, MAS SE FOR PERGUNTAR A ELES SE ELES FIZERAM ISSO, A RESPOSTA É A MESMA QUE MILTON GRANACHO,(VEREADOR DE ITABUNA) DEU NÁ ÉPOCA,¨ EU NÃO SEI DE NADA, NÃO MANDEI NADA¨.

  9. Pronto… contra fatos não há argumentos… ainda tem gente cretina defendendo esses bandidos.
    Agora é só cumprir a lei , o TRE não deixar esses sacanas tomarem posse.

  10. O pobre do Tafarel foi usado pela máquina eleitoreira, claro que pra todos, os culpados são os fracos, a ponta do barbante desgastada. Todos sabem que isso é uma prática comum, todos, todos fazem de uma forma ou de outra.
    Só a REFORMA POLÍTICA com o FINANCIAMENTO PÚBLICO E SÉRIO DE CAMPANHAS ELEITORAIS VAI DAR UM BASTA NESSE LAMAÇAL.

  11. Tem comentários aqui que são no mínimo ignorantes. Ou as pessoas se fazem de inocentes ou acham que no Brasil, principalmente na Bahia, só tem analfabeto, burro e leigo. Escândalos de compra de voto sempre existiram sim, todos sabem. Mas alguns são publicados, alguns são pegos em flagrante como esse dos deputados baianos. E ainda há gente que diz que o deputado não sabia, que foi culpa de fulano, de beltrano… aaahhhh tadinhos, eles são tão inocentes né? QUE NADA POVO!!! Eles compraram voto mesmo. Um deputado que NUNCA foi nada na vida pública de repente aparece como um dos mais votados, CLARO QUE FOI COM VOTO COMPRADO. Esse é o país de merda que nós vivemos, só tem corrupto. Vamos ver se o TSE e o MP vão agir nesse caso ou se serão comprados tb. Estamos de olho viu seu Felix Jr e seu Paulo Camera. FORA JÁ!

  12. Esses factóides, só servem mesmo, para dar “notícias (ibope)” para rádios, jornais, blogs. Não dá em nada.
    A vida continua! “Os caras”, também!

  13. eu tenho certeza que Paulo Câmera não permitiria algo assim,ele tem esperiencia,sabe o que faz pois está no seu quinto mandato e foi eleito por merecimento, desejo que os verdadeiros irresponsaveis sejam punidos, pois isso tudo é armação.
    Espero que vocês compreendan
    Ass:uma eleitora conciente

  14. A tal da Cida Montargil tirou a máscara, …!!!
    Faltou argumentoe e partiu para a agressão, …!!!
    Essa é a “democracia” facista dela, …!!!
    Isso é típico de quem não sabe perder, …!!!
    Vai casca grossa, …!!!
    Papel de enrrolar prego, …!!!
    O pior é que o pessoal do blog ainda não filtra comentários com impropérios, baixaria, ou coisa que o valha, …!!!
    Coisa feia, …!!!
    Como diz o experiente barbeiro Jonas, do beco do fuxico: “A careta fica feia na cara de quem faz”, …!!!

  15. O povo de itajuipe nao aprende mesmo. quando Dr Paulo foi prefeito foi dito isso da compra de votos grande parte perguntou: cade o video que mostra que eles compram votos?
    olha ele ai agora vcs querem mais oque?? que achem a pessoa que vendeu? essa turma de Lula é trançada dilma nao e melhor para o Brasil Serra 45 é Que estas palavras penetrem em suas mentes! só depende da consiencia de vocês

  16. Eu não sei o que é mais repugnante, o ato ou as considerações de algumas pessoas sobre o fato; “Todos sabem que isso é uma prática comum, todos, todos fazem de uma forma ou de outra.”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *