Tempo de leitura: < 1 minuto

Após criticar o Insituto Sensus no primeiro turno e usar pesquisa da mesma empresa no horário eleitoral nesta semana, o PSDB decidiu rever sua relação com os números.
Hoje, o presidente nacional da legenda, Sérgio Guerra, descarregou adjetivos para cima do Vox Populi, que apontou Dilma Rousseff com 51% e José Serra, com 39% (ante 40% a 48% na semana passada). Para o tucano, a pesquisa que dá vantagem à petista é “sem vergonha” e induz o eleitor.
Marcos Coimbra, do Vox Populi, ficou na dele. “Pesquisas trabalham com probabilidades. Não é matemática, é estatística”. O que alivia os tucanos é o fato do VP ter errado em margem considerável em relação ao pleito do dia 3 de outubro, quando deu Dilma com 51% dos votos. Ela ficou com 46,2%.

28 respostas

  1. “SEM VERGONHA” é ver nordestino votando em Serra!
    Não é uma pesquisa do Vox Populi que a campanha de Serra tentar utilizar na sua propaganda eleitoral?
    Não foi uma pesquisa Vox Populi que deu empate técnico entre Dilma e Serra, fazendo com que os “serristas” comemorassem antecipado?
    AGORA que a pesquisa mostra DILMA com 14 pontos na dianteira, a pesquisa não é confiável?????????
    EU, particularmente não confio em pesquisas de opinião, mas que as pessoas são hipócritas, continuo afirmando!!
    Se fosse a favor do candidato tucano, com certeza muitos estavam comemorando!
    Como é a favor de DILMA, futura presidente, o que vemos é o desespero tomar conta!

  2. Ontem dia 18/10 no Jornal Nacional, quando Willian Bonner questiou Dilma Rousseff, sobre as pesquisas encomendadas que Ciro Gomes, antes desafeto de Dilma disse:Pesquisas são manipuladas como bem quer o candidato que paga pela pesquisa.Dilma engoliu seco,enrrolou tanto que nem soube dizer se Ciro Gomes tinha almoçado ou jantado em sua casa, ou mesmo se foi uma simples conversa informal.Já vimos este filme antes, quando o PT alardeava que a eleição tava ganha em 1º turno e deu no que deu.2º turno é outra rodada de negociações, acertos e mais promessas que:Se cumpridas 10% pelos dois candidatos que disputam o 2º turno me dou por satisfeito.
    Eleição ganha nas urnas,quem é politizado sabe muito bem separar o joío do trigo.Vamos aguardar para comemorar quando as urnas forem abertas e os votos contados, até lá para mim tudo não passa de um tremendo estelionato eleitoral art. 171.
    Kalif Rabelo

  3. até maquina de “ressonancia magnetica” estão usando para analisar a fala da candidatoa, “engoliu em seco ” kkk “Os dentes do serrote estão enferrujando” kkkkkk

  4. Tem gente que pensa que o povo é besta! Estão vendo que Serra tá indo bem nos debates e campanhas, logo vem o mêdo e apelam prá baixaria, mas no dia 31/10 veremos!

  5. Elição se ganha é na urna, sim. E foi assim que Lula ganhou duas, com toda a imprensa manipuladora, que idiotas adoram repetir, contra.
    Acabei de assistir a entrevista do “Vampiro” Serra. Me digam, é essa coisa que quer ser presidente do país, é?
    Um homem sem argumentos, sem programas de governo, praticando estelionato, prometendo salário mínimo de R$ 600,00 e 13% do Bolsa família, que eles odeiam porque ajuda pobres e miseráveis.
    Sinceramente só idiotas conservadores, burros, podem votar em um home desses. Eu, se por algum motivo tivesse que votar nesse homem, morreria de vergonha, e não declararia meu voto.

  6. O bom eleitor não se deixa influenciar por resultados de pesquisas de intenção de voto. Moro em Manaus,sou de Ilhéus e já morei 17 anos em São Paulo. Conhecendo o ranço bairrista da turma que o Sr Zé Serra representa, imagino o que fará ao restante do país, se por uma fatalidade for eleito. O grupo dele quase acabou com o Polo Industrial de Manaus, eliminando 60.000 empregos. Por motivo nenhum este Sr. Zé Serra teria meu voto.

  7. Sem vergonha é promessa de aumentar salário mínimo fora da realidade, aposentaria fora tb…Serra é cilada! CAIII FORAA BINOOO…
    DILMA 13, o país ja possui sua primeira presidenta!!!

  8. Era legal ler aqui as manchetes sobre pesquisas no 1º turno…o Entusiasmo, a Emoção que vcs reportavam essas notícias eram interessantes por não serem parciais…Bom, eu já decidi em quem votar, Votarei NULO….é hora de acabar com a demagogia de que quem vota Nulo, não tem o direito de cobrar….Mas aqui vão algumas perguntas?
    Todos Sabem, e-mails, teflefones, endereços dos candidatos a depuado federal por exemplo?
    Todos tem o livre acesso para cobrar desses caras?
    Todos encontram frequentemente seus deputados?
    Se não tem como cobrar, e sabemos que os escândalos continuarão, o bom mesmo é dormir de consciência tranquila!

  9. Os Institutos de pesquisa cometem erros de metodologia, além do erro que se admite em fazer amostragens, além do nível de significância, …, e por aí vai. Prova disso é a ocorrência do 2º turno, …!!!
    Se fossem 100% certas as pesquisas, não teríamos essa outra eleição, tudo já estaria decidido no 1º turno mesmo, …!!!
    Contra fatos não há argumentos, …!!!

  10. O rumo tomado pela política brasileira provocados por alguns seguidores de Serra está tomando caminhos tortuosos e assustadores, jamais visto na política do Brasil, isso sim é que é VERGONHOSO, será esse legado que queremos mostrar para os nossos filhos que estão na sala assistindo TV e são obrigados a presenciar as alfinetadas nos programas eleitorais? Ou podemos chamar isso, democracia?

  11. PESQUISAS, NO TEMPO DO CARLISMO, NA VERDADE, N/ ERAM CONFIÁVEIS, MESMO. QUEM SE LEMBRA DE PAULO SOUTO 67% WAGNER, 33%. DEU WAGNER, 53%.
    AGORA, CONFIÁVEIS OU NÃO, AS PESQUISAS SEMPRE APONTARAM DILMA À FRENTE; TODAS ELAS. AGORA, ACHO QUE DISPARA, POIS, ELAS, QUER QUEIRAM, QUER NÃO, INFLUENCIAM O ELEITOR E DESESTIMULA OUTROS.

  12. Sem vergonha, não é a pesquisa, pois ela foi aferida no nordeste, onde a candidata Dilma leva uma pequena vantagem. Vergonha seria se ela fosse aferida em São Paulo, Paraná ou Minas Gerais, aonde existe pessoas alfabetizadas e livres da famigerada bolsa esmola. Nesses estados, o candidato Serra é disparadamente o mais votado. Infelizmente, o povo brasileiro não lê, não discute, não pesquisa e vota, muitas vezes, induzidas por instituto de pesquisa mal intencionado e anti-ético. Esclareço que, o Vox Populi e o Sensus, vêm ao nordeste, entrevista meia dúzia de pessoas e aponta a vantagem da candidata Dilma. Ou você acha que não é assim? Se você acha o contrário, pesquisem aonde eles coletaram esses dados? Tenha santa paciência com os meus culhões empedrados, e com a minha paciência!!!

  13. Na verdade o Vox Populi não deu Dilma com 51% antes do primeiro turno….DEU NA REALIDADE 53%….isso um dia antes da eleição.
    Um “pequeno” erro de 7% em favor da candidata que comprou a pesquisa.

  14. TUCANADA BURRA DILMA NO PRIMEIRO TURNO TEVE 47%.O POVO Q AMA ESSE BRASIL VOTARAM NELE E VAI REPETIR.NAO SAO COMO ALGUNS ELEITORES DE ITABUNA Q FOI NA CONVERSA DO JECA–;DE PREFEITURA MOVEL,BOLSA .CARTEIRA DE MOTORISTA.SERRROTE PODE ENGANAR ALGUNS IDIOTAS ,DESSES Q ELEGERAM O JECA DAQUI.MAS O POVO BRASILEIRO SABE VOTAR VAI DE DILMA 13.;

  15. Sem vergonha é apelar para a baixaria em campanha eleitoral.
    Sem vergonha é fabricar boatos entre os eleitores.
    Sem vergonha é privatizar 33 empresas brasileiras durante os oitos anos do governo FHC.
    Sem vergonha é votar em SERRA.

  16. O Sr. Sérgio Guerra é um tipo de politico em extinção, acovardou-se por não concorrer ao senado e elegeram-no deputado federal. Na próxima, se até lá não mudar seu estilo de fazer politica, certamente não se elegerá a mais nada, exceto de prefeito ou vereador da sua cidade eleitoral.
    Esse politico não tem discurso, carisma e nem identidade eleitoral, deve se eleger na base de currais no agreste nordestino, usando do chicote para doutrinar a consciência dos eleitores.
    A mídia deveria tomar distância dele e deixá-lo cada vez mais isolado do cenário político nacional, também pertence a turma do mal por isso age assim, sempre desfazendo de pessoas ou instituições quando essas não servem aos seus interesses. Isso será assunto para o futuro.

  17. Não adianta senhores petistas fanáticos, o Serra é a melhor opção para governar esta grande nação. A grande maioria da população brasileira já decidiu não tolerar mais a república dos companheiros.
    VAMOS ELEGER
    “SERRA PARA PRESIDENTE, MAIS EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA”

  18. COMO PODE ELES FICAM TAO IRRITADOS QUE COLOCAM PSEUDO -NOMES RIDICULOS , SAO DESESPERADOS , SE NAO AGUENTAR PODEM CHORAR. DESCE A MADREIRA DESCE A MADEIRA
    PRESIDENTA DILMA 13.
    COM PESQUISA OU SEM PESQUISA.
    OS ARTISTAS SAO,.TODOS NORDESTINOS , DA FOME ZERO
    O EX SEDRETARIO DA EDUCAÇAO DE SAO PAULO NA GESTAO DE SERRA ,O ESCRITOR, PROFESSOR E AGORA DEPUTADO ELEITO COM 500 MIL VOTOS EM SAO PAULO APOIA DILMA . SERÁ QUE O GABRIEL CHALITA, CATOLICO TEM LIVRO ESCRITO COM O PADRE FLAVIO DE MELO, E DA CANÇAO NOVA. SERA QUE ELE É ANALFABETO , ? NORRDESTINO? RECEBE BOLSA FAMILIA?
    ALCIONE, BETE CARVALHO, LECY BRANDAO, GILBERTO GIL, CHICO BUARQUE + DE 1000 MIL ARTISTAS SAO NORDESTINOS E RECEBEM BOLSA FAMILIA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    CUIDADO COM SEUS COMENTARIOS SEUS NORDESTINOS BURROS , IDOLATRA DE BABABANS.” LIBERDADE AINDA QUE TARDIA” CICILIA MEIRELEIS.

  19. Pesquisa sem-vergonha, sim! E teria muitos outros nomes!!Serra está subindo…
    Quanto a “SEM VERGONHA” é ver nordestino votando em Serra”, quando o nordestino precisa de exame ou cirurgia mais complexa, vai pra São Paulo… se faz uma compra mais “pesada”(roupas, moveis, eletro, etc para suas lojas, corre pra São Paulo… Se está sem emprego e gosta de trabalhar ( o que muitos não querem por aqui)e não tem emprego porque os bostas daqui não fazem nada, corre pra São Paulo…
    Ora,raciocina comigo: se São Paulo tem emprego,hospital de referência internacional e oportunidade de emprego, é sinal que Serra administra bem!!!O que Dilma administra tem maracutaia no meio!! Que caminho seguir?? Lógico, Serra!!E deixa de delírio político de dizer que nordestino não vota em Serra: JÁ SOMOS A MAIORIA!! Vem conosco!!

  20. Oxente! E Wagner ganhou como? A pesquisa tava errada é? Menino! Tá tudo misturado. é como eu sempre digo, tudo isso é culpa do PT,foi pra rua arrumar confusão,depois brigar pra diretas já , pra liberdade de expressão e deu nisso que está aí, o povo se achando, dizendo o que pensa, abrindo o bocão e mandando ver
    Eita partidinho enqrenqueiro sô!O pessoal jogava os cavalos em cima deles, spray de pimenta,mandava a policia bater e nada, nada tirava esse pessoal das ruas.
    Defendam serra seus covardes! Digam que é para mlhorar o país que eu deixo aqui um trecho da música de Chico Buarque para quem quer acreditar no governo de serra: ” O que não tem governo, nem numca terá, o que não tem conserto nem numca terá, e o que não faz sentido…”

  21. O dificl mesmo é ter que decidir uma eleição através de uma pesquisa de opinião e não por causa de idéias e projetos pra um povo tão maltratado.

  22. Um internauta citou acima:
    ““SEM VERGONHA” é ver nordestino votando em Serra!”
    Concordo que é uma TREMENDA FALTA DE VERGONHA UM NORDESTINO VOTAR EM SERRA.
    Mas, tudo é possível nesse nosso Nordeste sem identidade. Sem identidade cultural, sem identidade política, etc…
    Querem um exemplo: os cariocas nos sacaneiam, nos chamam de pinico… No Rio, coisa mal feita é “baianada”… bloco de cimento que divide a faixa de trânsito nas ruas é “gelo baiano”… britadeira de quebrar asfalto é “lambreta de baiano”.
    Apesar dessas sacanagens preconceituosas contra bahianos e demais nordestinos, quase todos os bahianos torcem para clubes de futebol do Rio de Janeiro.
    São Paulo é ainda pior… O próprio Serra, num debate, para dar exemplo de fouxidão da segurança pública disse que um “criminoso da Bahia sem documentos não seria preso no Rio”. Por que o exemplo deveria ser de alguém nascido na Bahia?
    Apesar disso… também, muitos nordestinos, entre estes muitos bahianos, votarão no Serra. E… o Lula, nordestino, logo será esquecido…
    A vida é assim… E a vida segue seu rumo. O rumo que traçamos!

  23. Pica Rêtas, você é quesm está precisando se informar melhor, Dilma não tem uma pequena vantagem na região nordeste mais uma ampla vantagem de algo em torno de 65%. Dos estados do que vc citou Minas gerais Dilma foi a mais votada assim como no Rio De Janeiro, e o Rio Grande do Sul. E nos estado como SP e PR a vantagem de serra é miinima. E vc tem razão o nordeste tem muitas pesoas desinformadas sim você é uma prova disso !

  24. Esse pessoal q fica falando o tempo todo q Serra deu o exemplo os nordestinos são uns idiotas , pois ele poderia se referir a qualquer estado. poderia ser paulistas , cariocas cabixabas cearenses , enfim qualquer um ,agora ficam ai dizendo besteiras, só pro povo ignorante pensar q Serra estava dizendo q os nordestinos são bandidos , vão procurar o q fazer petistas q vcs estão é com medo, afinal,Dilma antes do 1º turno disse q nem jesus Cristo tirava mais ela do poder, será q ela pensou q ela era DEUS?

  25. safira…
    …já que São Paulo tem emprego, porque não vai com sua família morar nesse lugar próspero????
    Hospitais “de referência” PARTICULARES tem em todo Brasil, quero um hospital público de referência em São Paulo!
    Só você compra móveis e eletrodomésticos em São Paulo, porque aqui na BAHIA têm: Americanas, Makro, Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio, Bom Preço, Lojas Maia, Insinuante…etc…isso, claro, são lojas POPULARES! O governo LULA fez com que a maioria da população brasileira tivesse condições de adquirir uma TV, uma geladeira, fogão, produtos domésticos que eram quase impossível em governos passado!
    Roupas, são as MARCAS FALSAS que são encontradas no Braz, 25 de Março…
    Como alguém pode er tão alienada e falar tanta besteira!!??
    Essa safira é do tipo que acredita em boatos, mentiras…
    …essa coitada nem sabe o que deve ser São Paulo!

  26. Muitos simples a análise:O PSDB acreditava piamente que a Marina daria total apoio a eles. Ledo engano! so conseguiram menos da metade ( nao esquecer que “os verdes” vieram do ultero petista!Gabeira ( quem fuma e cheira… )nao tem credibilidade e muito menoas respeito nem por ele mesmo ( usando verbas parlamentar para pagar passagens para a filha sufar no exterior) nao tem voto e enm prestígio!Dilma tem mnantido a sua vantágem sobre o Serra o tempo todo!nos debates deu para notar o nervorsismo do Serra , a insegurança e os boatos do PSDB que so serviram para destrui-lo com maior rapidez que o esperado!contar fatos nao se tem argumentos! e para finalizar agora sao só dois candidatos , ficando muito mais facil para o eleitor humilde mas … verdadeiro e que respeita o seu voto É no TREZE é 13 !!!!!!!!!!

  27. O PV SE DIVIDIO E A MELHOR PARTE VEIO APOIAR DILMA
    GABEIRA NAO TEM MORAM NEM IDEOLOGIA POLITICA, O PV FAZ PARTE DA CORRENTE ESQUEDISTAS, ENQUANDO OS DE DIREITA ESTAO VINDO APOAR A COLIGAÇAO DO PROGETO PT O GABEIRA E UNS GATUNOS PERDIDOS SE EENROSACA COM O PSDB E O DEM, PROVAVELMENTE MORRERAM ABRACADOS, SÓ NOS RESTA SENTIR PENA, DOR.
    E SE NAO AGUENTAR.
    PODE CHORAR.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *