Tempo de leitura: 2 minutos

Os jornais Folha e Estadão publicaram matéria nesta quarta-feira, 20, afirmando que a Polícia Federal (PF) havia concluído pela ligação da pré-campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) com as quebras de sigilos do Imposto de Renda de tucanos parentes de José Serra. A PF, entretanto, afirma que a investigação nada encontrou neste sentido (“não foi comprovada sua utilização em campanha política”).
Nesta tarde, o jornalista que pediu as quebras de sigilo, Amaury Ribeiro Jr, repetiu versão de que as quebras de sigilo foram pedidas para reportagem no jornal Estado de Minas. O objetivo era defender o então governador de Minas, Aécio Neves (PSDB) contra a turma do também tucano José Serra.
O caso, observa-se, seria mais uma briga interna do PSDB. À época das quebras de sigilo, setembro e outubro de 2009, o PSDB enfrentava uma guerra para decidir quem seria o candidato a presidente da República, se Aécio Neves ou José Serra. Na versão que seria a do repórter, o tucanato decidiu-se por Serra e, ai, a reportagem para defender Aécio não faria mais sentido. Abaixo, a íntegra da nota:
NOTA À IMPRENSA
Brasília/DF – Sobre as investigações para apurar suposta quebra de sigilo de dados da Receita Federal, a Polícia Federal esclarece que:
1- O fato motivador da instauração de inquérito nesta instituição, quebra de sigilo fiscal, já está esclarecido e os responsáveis identificados. O inquérito policial encontra-se em sua fase final e, depois de concluídas as diligências, será encaminhado à 12ª Vara Federal do Distrito Federal;
2- Em 120 dias de investigação, foram realizadas diversas diligências e ouvidas 37 pessoas em mais de 50 depoimentos, que resultaram, até o momento, em 7 indiciamentos;
3- A investigação identificou que a quebra de sigilo ocorreu entre setembro e outubro de 2009 e envolveu servidores da Receita Federal, despachantes e clientes que encomendavam os dados, entre eles um jornalista;
4- As provas colhidas apontam que o jornalista utilizou os serviços de levantamento de informações de empresas e pessoas físicas desde o final de 2008 no interesse de investigações próprias;
5- Os dados violados foram utilizados para a confecção de relatórios, mas não foi comprovada sua utilização em campanha política;
6- A Polícia Federal refuta qualquer tentativa de utilização de seu trabalho para fins eleitoreiros com distorção de fatos ou atribuindo a esta instituição conclusões que não correspondam aos dados da investigação”.

7 respostas

  1. Isso já se sabia desde sempre. O problema não é nem a grande imprensa caluniadora e manipuladora do fatos,condenável, claro, mas os “legumes” que acreditam nela é que são o grande mal.
    É claro que a manipulção da notícia, a falta de compromisso com a verdade factual, são atitudes que devem sofrer algum tipo de punição, mas, pergunto, o que fazer com o terreno baldio que os leitores e espectadores desses orgãos têm onde deveria existir um cérebro?
    Só mesmo algum controle para que a retratação seja de quem publicou a notícia e não de quem nela foi caluniado. É preciso que a sociedade civil se organize para não permitir que tantas mentiras e interesses velados assumam ares de notícia.
    Sou contra qualquer tipo de censura, mas não podemos nos deixar engabelar pela gritaria hipócrita dos meios de comunicação que confundem o limite da lei. Ninguém está acima dela. Calúnia é passível de punição.

  2. Se eles mesmos se investigam e por que a onde tem fumaça, tem fogo. Agora a policia Federal além de prender quem relatou essa matéria absurda que isso ñ é mais campanha eleitora e sim
    TERORISMO, pode tmb investigar todos supostos líderes do PSDB, acho que ñ custa nada, só para colocar o preto no branco, vixe ñ pode falar em Preto ñ,por que é assim que tá a campanha do Serra!!kkkkkkkkkkkk
    Cadê Paulo Preto SERRA????????????
    Paulo Preto cadê o dinheiro roubado pra Serra que vc ficou pra vc???????????? Ele vai precisa pra poder fugir de vergonha dia 31/10, depois das apurações e o povo Brasileiro ter escolhido DILMA presidente, para todos viver contente
    A onde tá o dinheiro?
    O gato comeu, o gato comeu
    E ninguém viu
    O gato fugiu, o gato fugiu
    Fujão , igualzinho ao amiga SERRA!!

  3. 10 coisas que devemos fazer para garantir a vitória da Dilma
    -1. Conversar com quem não pretende votar nela, argumentar sobre as razões pelas quais você vai votar, ouvir as razões do voto da pessoa e contra argumentar.
    -2. Sair com plásticos, bandeiras, bottons, tudo o que identifique nosso voto.
    -3. Acionar redes de internet com frequência, reenviar mensagens, responder outras, escrever e mandar – em suma, fazer circular ao máximo as mensagens que acredita que possam favorecer o voto na Dilma.
    -4. Denunciar sistematicamente, multiplicando pelos endereços já existentes, a rede de calúnias que a direita continua a fazer circular.
    -5. Fazer circular especificamente as declarações da Dilma e do Lula.
    -6. Tomar a iniciativa de marcar atividades – seja com grupos de propaganda nas ruas, seja em debates nos setores onde exista certo número de indecisos, de gente que pensa votar em branco ou passível de ser convencido do voto pela Dilma.
    -7. Fazer campanha sistematicamente para que as pessoas votem, só viajando depois de fazê-lo, caso pensem viajar.
    -8. Ir votar, se possível, com algo de vermelho na roupa.
    -9. Reiterar a necessidade dos eleitores terem de levar algum documento com foto.
    -10. Não nos fiarmos nas expectativas geradas pelas pesquisas e disputar votos até o último momento, para garantirmos a vitória da Dilma.

  4. Tenho 68 anos, até hoje nunca soube de nenhuma investigação feita pela PF contra membros desse ou de outros governos que resultasse em alguma punição para alguém.
    Qualquer instituição independente nesse país já não resolve grandes coisas, imaginem só quando fica atrelada aos políticos, alguém ainda se lembra do delegado Protógenes? pois é, ao investigar as armações do Daneiel Dantas ele deu de cara com as diabruras do filho do Lula (Lulinha) aí logo logo tiraram êle do caso.

  5. Depois de muito se questionar, apareceram as explicações. Um pouco distorcidas, afinal, não se sabe a quem acreditar. O que interessa, é que essa conversa que isenta a candidata DILMA e seu partido PT não passa de balela, história pra ‘boi dormir’, ou melhor, pra engabelar eleitor com poder de voto ou será veto?
    Se fosse o contrário garanto que a foto do Presidenciável, JOSE SERRA, estaria estampado em tudo que é canto.
    Essa não acredito, nem mesmo que a PF afirme, afinal, não sou menino e a política não deixa.
    E você, acredita????

  6. Pessoal, essa gente e alienada com esses aí que acreditam que o povo e ovelha de tosa desses que mandaram no pais! A tido momento saem factoides Cintra a Dilma e Lula,
    mas os “legumes” como, bem o disseram antes, ainda tem a coragem de dizer que se fosse contra o Serragio a imprensa cairia matando! Vocês trocaram as bolas mesmo, dessa vez, isso acontece e com a Dilma, agira vocês querem atribuir a culpa a vitima, seus espertalhoes?

  7. A DEMOCRACIA SÓ É BEM VINDO ONDE NÃO TEM REVISTA JORNAIS E TV TRABALHANDO PRA PARTIDO POLITICO.TUDO TEM LIMITES VEJA SÓ UM VAGABUNDO CHAMADO MADUREIRA Ir Ao VIVO NA TV DIRIGIR AO PRESIDENTE Do PAIS COM PALAVRAS XINGOU DE TODO JEITO.QUE EXEMPLO ESTAMOS DANDO AOS NOSSOS JOVEM?DEPOIS RECLAMAM PELAS AS ATITUDES ERRADAS QUE OS ADOLECENTES TOMAM.EU NÃo CHAMO ISSO DE DEMOCRACIA,E SIM DE FALTA DE RESPEITO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *