Tempo de leitura: < 1 minuto

A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, estará nesta terça-feira, 26, em Vitória da Conquista , no sudoeste da Bahia. Ela será recebida às 13h30min, no aeroporto da cidade, pelo governador Jaques Wagner. Depois, a candidata seguirá em carreata pelas principais ruas de Vitória da Conquista, finalizando com um ato público na Praça Sá Barreto.
Os petistas tentam reverter a vantagem que o tucano José Serra teve no primeiro turno da eleição presidencial em Conquista. E lembram que em 2002 Lula perdeu no primeiro turno na maior cidade do sudoeste baiano, mas venceu com folga no segundo.

14 respostas

  1. Os riscos na reta final da eleição
    publicada sábado, 23/10/2010 às 19:26 e atualizada sábado, 23/10/2010 às 19:40
    Pesquisas internas do PT – avisa-me um colega muito bem informado – mostram que a diferença entre Dilma e Serra segue a se alargar: nesse fim-de-semana, em votos válidos, o resultado é Dilma 57% x Serra 43%.
    Desde o debate na “Band” – quando partiu para o confronto, e mudou a pauta do segundo turno – a tendência tem sido essa. O que aparece nas pesquisas Ibope, DataFolha e Vox Populi da última semana – que apontam vantagem entre 10 s 12 pontos para Dilma. Só o Sensus trouxe um levantamento diferente, com vantagem de 5 pontos.
    A última capa da “Veja” – que muitos viam como ameaça para Dilma – foi apenas mais um factóide, sem importância, que não para em pé. Além disso, nas bancas de todo o país, estará exposta ao lado da “Istoé” e da “CartaCapital” – que trazem capas desfavoráveis a Serra. Nese terreno, o jogo está empatado. O progama de TV de Dilma segue melhor.
    Então, qual seria a aposta de Serra para virar o jogo? Como sempre, a aposta está nas sombras.
    Escrevi há alguns dias um texto sobre as “Cinco Ondas” da campanha negativa contra Dilma. O texto está aqui. O desdobramento final dessa campanha de medo e boatos (ou seja, a ”Quinta Onda”) seria ”mostrar” ao eleitor que a “Dilma terrorista” e o “PT contra as liberdades” não são apenas boatos. A Quinta Onda, pra dar resultado, precisa gerar fatos. Não pode viver só de boatos.
    Serra parece ter chegado à Quinta Onda, com o factóide da bolinha de papel em Campo Grande. Caiu no ridículo, é verdade. Mas a mensagem que interessa a ele segue no ar (especialmente na Globo): “os petistas agridem, são violentos”.
    Por isso, o grande risco dessa reta final é a criação de um factóide de maior gravidade: temo muito pelo que possa acontecer no Rio nesse domingo, com passeatas do PT e PSDB marcadas para o mesmo dia (felizmente, o PT mandou cancelar qualquer atividade na zona sul, onde os tucanos vão marchar).
    Serra precisa de tumulto, de militantes tucanos feridos. Ou até de uma agressão mais grave contra ele mesmo. Imaginem só, entrar na última semana de eleição com essa pauta: “PT violento”, “a turma da Dilma é terrorista”. Imaginem Serra com um curativo na cabeça no debate da Globo!
    A emissora dirigida por Ali Kamel já mostrou que não terá limites na tarefa de reverberar a onda serrista – seja ela qual for.
    Serra quer criar tumulto. Serra precisa do tumulto. Só o tumulto salva Serra.
    Não é por outro motivo que o vice dele, Indio da Costa, encomendou uma pesquisa ao grupo GPP – como nos alertou o Renato Rovai em seu blog. Normalmente, partidos e politicos encomendam pesquisas não para divulgá-las, mas para uso interno – para ajudar a traçar estratégias de campanha. Essa pesquisa do Indio é diferente, foi registrada no TSE. Ou seja, ele contratou a pesquisa para divulgar na reta final.
    Por que? Qual a lógica?
    Evidentemente, para provocar dúvida, confusão, para arrancar – na marra – um resultado que seja mais favorável aos demo-tucanos.
    Pesquisas contraditórias na reta final seriam um ingrediente perfeito para quem – desde o começo – apostou numa linha “Bush” de campanha. Lembremos que Bush ganhou a primeira eleição (contra Al Gore) na base da confusão, com o tapetão na Flórida.
    Humildemente, acho que a campanha de Dilma deveria ficar atenta para esse tripé: tumultos forjados/pesquisas estranhas/urnas eletrônicas. É o que resta para os adversários. E o trio Serra-Indio-Globo já mostrou nessa campanha que não tem limites.
    Por isso, apesar do amplo favoritismo de Dilma, sigo a afirmar: é preciso estar preparado para qualquer coisa na última semana da eleição.
    http://www.rodrigovianna.com.br/palavra-minha/os-riscos-na-reta-final-da-eleicao.html#more-4623

  2. Eu, estarei em Vitória da Conquista sem falta, sairei as 5 da manha de Itabuna, com mais um amigo e três amigas o carro está completo com muito carinho e amor pelo Brasil. Vamos a vitória com DILMA 13.

  3. A Dilma é natural de Sofia, na Bulgaria, …, não poderá ser Predisente da República do Brasil, mesmo que seja eleita, …!!!
    Consultem a Constituição Federal, …!!!

  4. SERGIO QUANTAS BOLINHAS VOCE ACERTOU NO SERROTE TEM UM JOGA MASSA JIGUE;ASSIM VOCE SE ACALMA E PARA DE FALAR ABOBRINHAS DE DILMA TENHA JUIZO E CUIDE DE SEU PREFEITO MARIONETE AQUI. OBRSIL VAI ELEGER A MINEIRA BRASILEIRA DILMA .NAO ESQUEÇA DIA 31 —- VOTE —13

  5. Com certeza Dilma ganha aqui em Vitória da Conquista, muitas pessoas que conheço votaram em Marina no 1º turno e agora irá votar em Dilma. Não foi Serra que ganhou da Dilma no 1º turno, foi Marina que tirou votos da Dilma.
    Dilma e Serra, o PV de Conquista sabe que o melhor é Dilma.
    O governo da Bahia com Wagner vai precisar muito do governo federal, e com o resultado do 1° turno com 2 senadores engajados com o governador, a Bahia ficará mais forte com Dilma presidente para ter mais recursos e para a aprovações de grandes projetos.
    A oposição saiu muito fraca desta eleição. Serra sem apoio político suficiente poderá levar o país a um patamar indesejado.
    Será que José Serra ajudaria Jacques Wagner no bom desenvolvimento da Bahia dando ainda mais força ao seu oponente?
    Pense nisto antes de votar.
    Vote pensando na Bahia. Vote pensando no Brasil.

  6. Vit. da Conquista, nestes 16 anos administrados pelo PT, realmente deu salto positivo e muita coisa melhorou – é visível. Espero que nosso povo siga o exemplo conquistense e tenham sabedoria e consciência livre para escolher. Não é a toa que Conquista está melhorando sempre.

  7. Quetaa com Dilma, affz , povo veéi cego, a mulher vai botar o Brasil no buraco de novo , ninguém deve dizer q ela é a melhor só poq foi indicada por Lula, se ele fez, não significa q ela fará, da msm forma q se FHC não fez, não significa que Serra não fará . Abre o olhoo gente .-.

  8. Sr Mario Pereira
    Realmente se nota que Vitoria da Conquista nestes últimos 16 anos tenha crescido!
    Não precisamos ir muito longe pra provar que está cidade no sudoeste Baiano está vivenciado ao longo deste anos um indice muito alto de violência. Também é notavél que o atendimento a saúde desta população seja referência em cadeia nacional.
    Não que esta seja uma cidade sem recurso, pois Vitória da conquista é um dos maiores centros comerciais do estado da Bahia.Infelismente nem a reforma do aeroporto tem sido colocado em situação de emergência.Visando que a reforma deste aeroporto iria aumentar muito o comécio desta região, mais estamos felizes com os governantes do PT. Nestes últimos 4 anos temos o PT na presidência da republica, no goveno estadual e em nossa prefeitura e mesmo assim não se notar o menor comprometimento com a nossa gente. O povo não merece ser mais enganado, então por favor vamos parar com estes contos que vivemos em um país dos nossos sonhos. Tenho muita fé em Deus que está cidade vai novamente mostrar pro Brasil que quer crescer e que deseja um Brasil digno e justo. Parabéns Vitória da Conquista pelo o primeiro turno. Juntos iremos domingo as urnas novamente eleger SERRA 45 PRESIDENTE.

  9. Concordo com você Clésio; acho que Vitória da Conquista merecia mais do PT. Estou insatisfeito com as migalhas que recebemos. Não é por conta do grande número de construções, de condomínios, empreendimentos, agências bancárias, etc, que vamos creditar ao governo – tudo é dainciativa privada. A violência tá demais aqui em VDC. Não foi a toa que a resposta foi dada nas urnas e J. Serra ganhou no primeiro e segundo turnos. Agora é só ver o que a nova presidente fará por nós conquistenses. Com certeza que em 2012 vamos tirar o PT de vez de nossa cidade. Acho que está na hora de mudarmos. Sr Mário, talvez seja de outra cidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *