Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da subseção itabunense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Andirlei Nascimento, disse há pouco, no programa “Bom Dia Bahia”, da Rádio Nacional, que vários advogados da cidade estão com seus telefones grampeados. As interceptações telefônicas teriam a ver com a Operação Themis, que levou à cadeia na semana passada o advogado Bruno Daneu e a serventuária Sádia Pitanga, além de outras 38 pessoas. Eles são suspeitos de associação ao tráfico.
Para Nascimento, os grampos dos colegas são ilegais, configuram abuso de poder e desrespeito às prerrogativas dos advogados, asseguradas pela legislação. O presidente disse que pretende solicitar providências ao Conselho Nacional da OAB.

13 respostas

  1. Grampear os telefoenes de qualquer outro profissional é legal, agora grampear o telefone dos advogados é ilegal? Será que tem algo a esconder? Andirlei, o que vc tem a dizer sobre o flagra em escuta telefônica da encomenda de morte do seu “colega” de Ilhéus o advogado Cosme Araújo pelo também advogado Bruno Daneu?(encontra-se preso e espero que permaneça.

  2. “Abuso de Poder” na minha opinião, é, advogado não respeitar principios éticos, se vincular a marginalidade e a OAB querer acobertar. Sds Jose Alberto

  3. A polícia não investiga.A interceptação telefônica foi banalizada.Estão montando um estado fascista.O Advogado tem direito de conversar com seus clientes.São atributos do estado democrático de Direito.O advogado tem direito ao sigilo e a inviolabilidade profissional.

  4. Agora vamos observar o que a OAB tem a dizer desses péssimos profissionais. Eles estão em nosso meio prestando serviço a uma grande quantidade de pessoas que muitas vezes são desprovidas de orientação até educacional. Vamos ver qual será a atitude da OAB quanto aos inúmeros casos de mau conduta desses “profissionais”. Estaremos acompanhando esses casos, já que eles gostam tanto de opinar em outras instâncias, o que devem continuar fazendo.

  5. Onde se encontra essa gravação?
    Ainda bem que Bruno não depende de sua esperança.
    Não é só o telefone do advogado que não deve ser monitorado, todos os telefones de cidadãos que trabalham devem ser respeitados.
    A sociedade clama por respeito!!!

  6. Advogados, estão acima do bem e do mal, e eles tbem não erram? Se não fizeram nada de errado, logicamente não estaria sendo grampiados os seus aparelhos. É incrível o quanto são corporativistas.

  7. A interceptação telefônica deve ser meio de exceção para obtenção de prova.Deve ter autorização judicial , prazo determinados por lei.Acontece que a polícia sai grampeando a cidade toda , e utiliza a interceptação telefônica como regra nos procedimentos de investigação.Muitos aqui emitem opinião sem pensar direito no retrocesso que é a violação de direitos fundamentais.O sigilo profissional é uma garantia do estado democrático de direito.Já pensou um médico sair divulgando o resultado dos exames de saúde de pessoas na cidade ? Um contador sair espalhando quem deve ou quem não deve na cidade ? Um gerente de banco liberando as contas de clientes.O mesmo acontece com o advogado que tem a tarefa de defender direitos do cidadão.Todo mundo tem direito a defesa.Qualquer pessoa pode ser alvo de investigação e ter a necessidade de contratar um advogado para sua defesa.A advocacia é uma profissão de honra.Até o maior criminoso quando tem problema de saúde tem direito a atendimento médico , integridade física.Tem direito também a defesa de seus direitos.
    Aqui pessoas ficam tercendo juízo de valor sobre profissionais do direito , mas não estudaram , não se esforçaram para aprender as leis e sua aplicabilidade.Baseado apenas em senso comum ficam repetindo preconceitos. Mas na hora que um filho , um parente ou a própria pessoa sofre um constrangimento no direito de ir e vir.Vaia procura do advogado que confia para que lute por seus direitos.

  8. Ja foi o tempo em que os adv eram profissionais acima de qualquer suspeita, hoje no entanto estam tao marginalizados que vergonhoso dizer que eh adv ou que tem um adv na familia.

  9. É bastante interessante, não há uma só citação à suposta conversa da encomenda da morte de qualquer pessoa. As transcrições não existem, são falácia e, ainda assim, o povo gosta de condenar preventivamente.
    Interessante é que, quando são parados em blitz, quando ultrapssam o sinal vermelho, quando não usam cinto de segurança, sempre ligam para “algum conhecido” para não sofrer punição, ou não?
    Cadeia é exceção e a polícia não é dona da verdade não!

  10. Nenhuma instituição séria quer acobertar maus profissionais. A OAB deveria ser a primeira a pedir rigor nas apurações, e, não, ficar com mentiras, confundindo a cabeça das pessoas que não conhecem o Advogado alvo das investigações.

  11. Nossa !!! a situação na advocacia está tão ruim que tem advogado mandando matar outro para ficar com o cliente.
    Devem estar passando fome!!!
    Também, se chacoalharmos uma árvore caem dezenas de advogados !!!
    Tem advogado ganhasndo salário de R$900,00 por mês.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *