Tempo de leitura: < 1 minuto

Da fachada à programação, Difusora mergulhou na campanha tucana (foto Pimenta)

Em Itabuna, a Rádio Difusora AM foi transformada em comitê avançado da campanha do tucano José Serra. Além de ostentar uma grande imagem do candidato na fachada do prédio onde funciona o seu estúdio, a Difusora recheou sua programação com referências ao presidenciável: algumas abertas e escrachadas e outras subliminares.
Quem tem sintonizado a rádio por esses dias certamente já ouviu algum apresentador proclamando que, no dia 31 de outubro, “vamos subir a serra”, ou coisa parecida. A música “Serra do Jequitibá”, do macuco Marcelo Ganem, também nunca foi tão executada na rádio do ex-prefeito Fernando Gomes.
A valorização do artista regional é altamente louvável, mas a intenção de repetir o nome do candidato evidencia claramente a propaganda indevida. É crime eleitoral com todas as suas características.

51 respostas

  1. Assim como a Difusora,o Pimenta também tem matérias favoravéis a Dilma Rouseff, ou seja, os dois tem uma campanha iniretamente á um candidato; isso é inegavél.
    Enfim… é meu ponto de vista.
    E na matéria cita ser crime, que as medidas legais sejam tomadas, eu particulamente não induzo ninguém a votar no mesmo candidato que eu vtarei.
    Mas… onde é que ta a democracia, que um rádio ou site não pode apoiar um candidato?, o Brasil ta longe de uma democracia séria.

  2. Marcos, nós agradecemos pelo seu comentário, mas é preciso entender que rádio e televisão são concessões públicas e, como tal, sujeitas a limitações que não atingem as publicações impressas nem a internet.
    Por exemplo, o jornal “O Estado de São Paulo” recentemente publicou editorial manifestando seu apoio a José Serra. Perfeitamente legal. Mas uma rádio, por ser concessão pública, não pode fazer o mesmo.
    Abraço e obrigado pela sua atenção!

  3. Prezado Marcos, vou me antecipar ao honorável Seu Pimenta e lhe responder:
    Rádiodifusão é concessão pública (DECRETO n º 88.066, DE 26 DE JANEIRO DE 1983 – Art 1º – A renovação das concessões e permissões para exploração dos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens, subordinada ao interesse nacional, depende do cumprimento pelas concessionárias ou permissionárias das disposições legais e regulamentares aplicáveis ao serviço, bem como da observância de suas finalidades educativas e culturais;
    Portanto, já que um “BLOG É UM ESPAÇO PARA EMITIR OPINIÕES”, ao contrário do que diz a legislação eleitoral no que pertine à radiodifusão, o blog em evidência tem todo direito de emitir suas afinidades partidárias, caso sejam essas, não confirmo que sejam. Contudo, a citada emissora, mesmo tendo conhecimento da sua situação de subordinada à referida lei, de forma acintosa descumpre o que lhe cabe. O tempo em que essas concessões não serão mais ligadas à interesses escusos já urgiu a muito, assim sendo, espero que finalmente chegue o momento em que elas se destinem tão somente aos seus mais verdadeiros e cristalinos fins!

  4. POR ACASO VOCÊS JÁ PROCURARAM SABER SE O IMÓVEL PERTENCE MESMO A EMISSORA ?
    EU MESMO, NÃO TENHO CONHECIMENTO A QUEM PERTENCE O PRÉDIO. PARECE QUE NÃO É DA EMISSORA NÃO. MAIS É MELHOR CHECAR.

  5. Este blog não ficou igualmente estarrecido quando foi divulgado que inúmeras rádios FM também concessão de serviço publico no interior da Bahia deixaram de divulgar o horário gratuito quando era a hora do candidato Serra. Cobrar legalidade de uns enquanto relaxa com outros não é honesto.

  6. A rede Record abertamente faz campanha pra Dilma, será tambem crime eleitoral? Ou os telespectadores são inocentes de sintonizarem nesta emissora? Assim tambem é no rádio, é só mudar de sintonia! Eu sempre acesso este blog e sei que é tendencioso ao PT, e dai? Problema dele, leio o que acho interessante e o resto, não dou a minima.

  7. Entao e preciso tomar providencias com uma radio comunitaria daqui de Ilheus, onde o radialista Vilanova faz constantemente comentarios contrarios a Serra e no primeiro turno comentarios contra Paulo Souto, e nao vi ninguem criticando.A foto que Samuel Celestino coloca no Bahia Noticias e uma afrnta ao candidato Serra, o presidente larga suas obrigacoes e com o dinheiro do povo viaja Brasil a fora para soltar mentiras contra Serra, como a mais nova que foi desmascarada pela Globo e ele nao passou de falastrao , que nao mede o diz em publico.

  8. Ainda querem nos fazer acreditar que o Serra do bem, que respeita as leis, são democraticos que proibio a divulgaçao das pesquisas no Paraná.

  9. Agora, apenas faço uma pergunta. Onde está a justiça eleitoral desta terra, que não vê esta irregularidade. Sinceramnte é o fim da picada.

  10. SEU PIMENTA!!!!!!
    ENTÃO PORQUE VC NÃO DEIXA CLARA A SUA PREFERENCIA??????
    GOSTO DO PIMENTA POREM TENHO PERCEBIDO QUE AS MATERIAS PRÓ-DILMA ENCHEM A PAUTA DO BLOG!!!!!!!
    PENSO QUE A IMPRENSA DEVE SE POSICIONAR MAS SEM PERDER O BOM SENSO!!!!!!
    QUANTO AS COCEÇÕES PUBLICAS: TEM COISA MAIS DESCARADA DO QUE O APOIO QUE A REDE RECORD VEM DANDO A DILMA???????
    PIOR QUE ISSO É O FATO DE VARIOS JORNALISTAS DA REDE APARECEREM NA FOLHA DA TV BRASIL!!!!!!!!!

  11. Seu PIMENTA acabo de assistir na Tv Cabrália uma entrevista com o Governador Wagner, ou melhor um horario politico e vcs não falam nada, quer dizer que com Dilma pode????? hehehehehe.

  12. Porque o pesoal do pimenta não pergunta se é crime eleitoral colocar placas em logradouros publicos, como o pessoal do PT está colocando? Perguntar não ofende.

  13. “Cuma é?”
    Esse antigo “Cuma” não tem jeito!
    O tempo passa e ele consegue ficar, a cada dia, pior!
    Retógrado!
    Vai custar ele entrar no Século XXI!!!

  14. Acho bom que os meios de comunicação se posicionem se não conseguem ser imparciais. Gostei da atitude da Difusora fosse quem quer que fosse o candidato! Melhor que a hipocrisia!

  15. Quero saber qual i veículo de comunicação no Brasil, que não esteja direto ou indiretamente vinculado há algum partido ou politico? Em nossa região vamos citar todas as emissôra de rádio AM e FM, tvs, sem falar em blogs e jornais. Não fica triste não seu pimenta, o seu blog está inserido também! rsrsrs

  16. Esse Marcos é mais um ignorante dentre muitos que não conhecem a Lei e que tem ideias baseadas em boates!
    Mas o pior é saber que essa rádio ainda está no AR!
    Liberdade de impresa SIM, vagabundagem NÃO!

  17. Viva a anarquia da internet, viva a liberdade da blogosfera, viva aos que podem exprimir suas vontades sem estar com uma argola no focinho.
    Abaixo a direita conservadora, canalha e escrota.

  18. que é o pimenta pra tá falando mal da difusora??!! qndo vc parar de puxar o saco do PT ai vc pode falar mal da difusora.
    gosto do site pimenta e da radio difusora, mais não aceito que um sujo fale mal do outro sujo.

  19. Deixa assim seu pimenta. É bom que o povo veja qual candidato eles estão apoiando. Afinal, foram eles que enfiaram Azevedo goela abaixo dos eleitores, e o resultado taí. Tenho certeza que a exibição daquela foto, tira votos do tal candidato.

  20. Agradeço a réplica do Pimenta e demais, mas entendam uma coisa, antes da parte que cita a democracia, eu coloquei a seguinte frase “No meu ponto de vista”, por tanto é uma opinião minha,e que antes de criticarem vocês devem procurar respeitar o meu direito de expressão.
    Boa Tarde!

  21. Ô “Mascarado”, não sabemos se é o Zorro, mas está mais parecido com o “Tonto”… Só vc ainda não percebeu a clareza de nossas preferências. Não sei quanto a sua predileção, mas a gente gosta é de mulher, meu chapa! Sacou?
    Forte abraço!

  22. E se o cartaz fosse da Dilma teria algum problema?rsrsrsrsrs
    Vão procurar outras matérias prá colocarem nêste site ao invés de falarem somente em política,pois já tá muito repetitivo!

  23. Nossa!!!! Não precisamos chegar a tanto. É sabido por todos ou então pela maioria o APOIO do Blog “PIMENTA NA MUQUECA” a candidata do PT. O que tem de errado???Vivemos num País democrático de Direito, na qual, todos tendem a parcialidade mesmo quando se dizem imparciais.
    Conclusão: É triste vê uma política de baixo escalão/nível como vejo(e acredito que estejam vendo também), afinal, ninguém é cego nem doido.
    Quanto ao fato da Imagem do Candidato SERRA(PSDB)estar estampada numa emissora de Rádio, que como já fora dito é concessão pública, conforme lei tal… bla bla bla!!!
    Já pararam pra analisar que esta pode ser uma forma de repúdio a ilegalidade, imoralidade, ao infringir de lei Eleitoral que o próprio PT e outros fazem e fizeram quando saíram destribuindo indiscriminadamente fotos/imagens da Candidata DILMA ROUSSEFF por aí, pela Cidade???? Quero resposta.
    Isso também é crime ELEITORAL. é IMORAL. Cadê o MPE.
    P.S.: Foi muito batido no 1ºturno com o candidato derrotado a Dep. Estadual, CAPITÃO FABIO,que teve que retirar, ou melhor,despoluir a cidade. Lembro até que fora alvo de críticas pelo então PIMENTA NA MUQUECA… que por sua vez, se ‘omite’ em publicar qualquer ‘coisa’ sobre, em virtude, de ser favorável a Candidata.
    Se estiver cometendo algum equívoco, também quero ver o link, afinal, posso estar sendo leviano.
    Ao mais, agradeço.
    SERRA PRESIDENTE, 45.
    Da Redação: Joshua, emissora de rádio é concessão pública e, por isso, está proibida de fazer propaganda política desse ou daquele candidato.

  24. O PIOR É QUE NAO CHEGA DIA 31 PRA SERRA SUMIR DE VEZ, NAO AGUENTO MAIS AQUELA CARA EM TODA PARTE, COM AQUELE SORRISO FALSO, TOMARA QUE PERCA DE 39 PRA BAIXO E SUMA DE VEZ.

  25. SAQUEI SEU PIMENTA!!!!!!!!!!
    É UM DIREITO DE VCS!!!!
    INDEPENDENTE DA POSIÇÃO DO BLOG, ACHO QUE ELE PRESTA UM BOM SERVIÇO A SOCIEDADE ITABUNENSE E É BASTANTE DEMOCRATICO!!!!!
    COMO DISSE O ILUMINISTA “POSSO NÃO CONCORDAR COM UMA SO PALAVRA QUE DIZES, POREM DEFENDEREI ATE A MORTE O DIREITO QUE TENS DE DIZER!!!!!!!!!
    UM DOS FATORES QUE FIZERAM COM QUE EU DEIXASSE DE VOTAR EM LULA E NO PT(COM EXEÇÃO DE WAGNER) FORAM OS PROJETOS EM RELAÇÃO A MIDIA!!!!!
    OS TERMOS “CONTROLE SOCIAL”, “CONSELHO DE JORNALISMO” E “CONTROLE DE MIDIA” ME CAUSAM ARREPIOS!!!!!!
    PERCEBO QUE NA CONFECOM E NO PNDH3 ESSES TERMOS APARECEM COM FREQUENCIA E JAQUES WAGNER INFELIZMENTE DEU UM PAÇO PERIGOSO PARA A CRIAÇÃO DE MECANISMOS DESSE TIPO!!!!!!!
    SINCERAMENTE NÃO ENTENDO COMO PARTE DA IMPRENSA SE CALA OU ATE CONCORDA COM ESSE PAPO AUTORITARIO!!!!!!!
    UM ABRAÇO E DESCULPE SE AS VEZES EXAGERO EM ALGUNS COMENTARIOS!!
    PS:POSSO NÃO SER O ZORRO, MAS O TITULO DE “TONTO” VCS JA DERAM PRO PREFEITO, LOGO SOU APENAS UM MASCARADO!!!!!!

  26. É LAMENTÁVEL VER UMA RÁDIO FAZER CAMPANHA ABERTA PARA UM CANDIDATO, COMO TAMBÉM É LAMENTÁVEL VER UM SITE COMO O PIMENTA NA MUQUECA, QUE PARECIA SER ISENTO DE PARCIALIDADE, E AGORA VIMOS QUE NÃO É BEM ASSIM, A PIMENTA É TÃO VERMELHA QUE ATÉ DA PARA SER CONFUNDIDA COM A ESTRELA DO PT.

  27. Serra é tudo isso em vão! Serra nada vai acontecer! Serra é só imaginação! Serra Dilma vai conseguir vencer! ô õ ô ô ô ô!
    É DILMA 13 E PRONTO!

  28. E a Lei???
    Se fosse no tempo do ACM a porrada já tinha comido solta! Ou, quem sabe, alguém já teria sido derrubado por um pombo sem asa. Isso aconteceu com um jormalista itabunense, lembram-se!?

  29. PQ VCS DO PMENTA NAMUQUECA NAO VAO FASER UMA MATÉRIA SOBRE O HOSPITAL DE BASE QUE JA NAO EXISTE MAIS,VAI SENHOR REDATOR DO PIMENTA, DEIXA QUE A POLITICA A RESPOSTA O POVO DÁ DIA 31 E VAI SERRRA NA CABEÇA E PRONTO

  30. Engraçado tudo isso! Os logradouros públicos estão cheios de placas do pt e da candidata Dilmal, e nem a imprensa vermelha ataca, nem o ministério público faz nada. Onde está a lei e a justiça nesse momento? Nós só invocamos a lei e a justiça quando é pra nos favorecer, quando não é…?! Gostaria de deixar o meu repúdio e o meu descontentamento sobre essas placas de propaganda eleitoral expostas nas praças, ruas semáforos e em locais públicos. Além de não servir de convencimento, atrapalha e polui visualmente quem estar dirigindo. Portanto, fere a lei e causa desordem. Pimenta nos olhos, na língua e na mente dos outros…?!!!

  31. Pessoal fiquem tranquilo. A emissora oficial do Cuma fez campanha pra SErra no 1º turno. Ah, fez tambem campanha pra Renato Moleza e pra Paulo Souto. Lembremos que em virtude da campanha da DIFUSORA, todos esses candidatos sairam vitoriosos, campeões de votos. Portanto…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *