Tempo de leitura: < 1 minuto

Operários de indústrias moageiras de cacau do Brasil e da Holanda participaram de um encontro entre os dias 23 e 26, no Hotel Praia do Sol, em Ilhéus. Foi uma oportunidade para a troca de experiências e discussão de temas como automação industrial, precarização do trabalho, terceirização e negociação coletiva.
O encontro foi organizado pela TIE-Brasil, uma ONG criada em 1978 na Holanda, voltada ao acompanhamento de sindicatos e trabalhadores de empresas transnacionais. Da programação, constaram visitas à Ceplac e à indústria Barry Callebaut, a única do setor que permitiu a entrada dos participantes do evento.
Para o presidente do Sindicacau, Luiz Fernandes, a atividade foi proveitosa e permitiu um debate sobre a realidade das indústrias moageiras de cacau. “É importante unirmos forças e montarmos estratégias para a melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores do mundo todo”, afirmou.

2 respostas

  1. Esperamos o apoi e intregação da sociedade e dos que querem o bem da nossa região, teremos que investir nossas riquezas para nos tornamos líderes e independente, investimentos de capital aberto para que todos que queiram participar e investir em vários negocios.

  2. foi uma experiencia unica para os trabalhadores holandeses e tambem para mim, pois foi a primeira vez que tuve a oportunidade de conhecer companheiros do cacau no Brasil. E tambem ver que a producao do cacau esta outra vez crescendo de 156 toneladas este ano para mais de 220 toneladas o proximo ano. Com isso vai trazer mais desarrolho para a regiao, e tambem mais emprego.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *