Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
Se alguém ainda tem dúvida sobre o voto na disputa pelo Palácio do Planalto, basta lembrar que a incerteza com o tucano José Serra é muito maior do que com a petista Dilma Roussef.
O enigmático candidato do PSDB não apresentou uma linha sobre o seu plano de governo, o que é lamentável.  A candidata do PT esboçou uma lista de diretrizes dando ênfase ao combate a pobreza.
É incrível. Mas o ex-governador de São Paulo continua achando que os brasileiros viviam melhor no governo Fernando Henrique Cardoso, que foi marcado pelo aumento do desemprego, arrocho salarial e entrega do patrimônio público.
Para Serra, tudo é uma farsa. O tucano integra os 3% que acham o governo Lula péssimo. O engraçado é que 67% dos eleitores de Serra estão satisfeitos com o atual governo, que tem um índice de aprovação de 83%.
José Serra não consegue esconder o seu preconceito com os nordestinos.  Na discussão sobre segurança pública, no debate da TV. Bandeirantes, o tucano escolheu um baiano para ilustrar o seu pensamento: “Hoje, um criminoso da Bahia que está andando na Rua do Rio de Janeiro, se pedir o documento não acontece nada”.
Agora, sem mostrar nenhum constrangimento, o presidenciável do PSDB quer que suas eleitoras conquistem os votos dos indecisos através dos atributos físicos. O candidato implora: “Se é menina bonita, tem que ganhar 15 votos”.
O enigmático José Serra, cada vez mais surpreendente, ainda passa a receita para a sedução eleitoral: “É muito simples: faz a lista de pretendentes e manda e-mail dizendo que vai ter mais chance quem votar no 45”.
Esse Serra é uma figura, digamos, inominável. É de um cinismo impressionante. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem toda razão quando diz que “o Serra tem uns demônios dentro dele que, às vezes, nem ele mesmo controla”.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

48 respostas

  1. Eu respeito a opinião do Wense, mas discordo totalmente, …!!!
    Se ele realmente for dono de uma empresa privada, ao escolher um administrador, será que irá preferir um candidato experiente ou um totalmente inexperiente, claudicante, para trabalhar lá, …?!?!?!
    Agora quando é para opinar a respeito da Administração Pública, quer colocar uma pessoa que nunca foi Prefeita de uma Capital, ou mesmo Governadora de um estado importante do nosso país, …!!!
    No caso do Lula, apesar de todos os acontecimentos, de dizer que nada sabia, mesmo as coisas tendo acontecido nas salas ao lado do Gabinete dele, (assim como a Dilma em relação à Erenice), muita coisa ainda deu certo, além do “vento” da economia mundial a favor dos países emergentes, mas nem todo mundo é Lula, …!!!
    Se a Dilma já tivesse sido uma boa Prefeita de Belo Horizonte e/ou Porto Alegre, por exemplo, ou mesmo uma excelente Governadora de um desses estados cujas capitais foram citadas por mim, por exemplo, aí sim, certamente ela teria o meu voto, como é o caso do Serra, nesta oportunidade, …!!!
    Gente, dirigir um país como o Brasil não é fácil, não é tarefa para qualquer um (a), como muita gente está propenso a entregar a direção do país a uma pessoa inexperiente, só porque alguém – o Lula – mandou que votasse nessa pessoa, …?!?!?!
    Temos que pensar muito bem antes de tomar uma decisão tão importante como essa. Depois nós mesmos poderemos ser as vítimas, …!!!
    Se ela vier a fazer um bom governo, tudo bem, mas a probabilidade de que isso ocorra é muito pequena, o risco de dar errado e enorme, dada a inexperiência dela, por mais que ela tenha vontade de acertar (tanto é que muitos já falam na volta do Lula por mais oito anos, a partir de 2014, no entanto ninguém cogita a hipótese da reeleição dela), …!!!
    Além disso tudo, ainda tem o PMDB, um bando de Hienas, um bando de aves de rapina, que só pensam em rapinar, tomar de assalto, o erário público, …!!!
    Qualquer decisão mal tomada, no próximo domingo, num só dia, num só ato impensado, num só momento de nossas vidas, poderá repercutir negativamente nas nossas vidas por, no mínimo, mais quatro anos, …!!!
    Por isso: Pensem, …!!!

  2. Data venia, meu caro Marco, com José Serra a certeza é bem maior que com Dilma Rousseff.
    Com Serra estamos certos da continuidade das políticas entreguistas, da subserviência aos interesses estrangeiros; estaremos certos que nossos chacheleres continuarão tirando os sapatos para serem revistados quando desembarcarem em aeroportos dos EUA.
    Estamos certos que continuaremos sendo motivos de chacotas no mundo inteiro, que os aposentados continuarão sendo chamados de vagabundos, que os conflitos no campo se acirrarão, que a miséria absoluta continuará a envergonhar milhões de pessoas, jogando-as na marginalidade, recrudescendo, com isso a violência urbana, enfim, estaremos certos que tudo isso irá voltar a acontecer, e muito mais.
    Mas no dia 31, domingo,iremos exorcizar todos esses demônios que habitam o interior de Serra. Aí, sim, teremos a certeza definitiva que nosso futuro político será prenhe de outras certezas. A certeza de que este é um país de todos os brasileiros.

  3. SE SERRA É INOMINEVÉL O QUE SERIA A PETISTA DILMA RUSEFF!!!!
    O ESTADO QUE SERRA GOVERNA ATINGIU O MELHOR INDICE DE SEGURANÇA PUBLICA DESDE QUE SE FAZEM LEVANTAMENTOS!!!!!!!
    A MAIOR CAPITAL DO PAÍS É POR INCRIVÉL QUE PAREÇA A MAIS SEGURA E O ESTADO TORNOU-SE O 3 MAIS SEGURO DA FEDERAÇÃO!!!!!
    ENQUANTO A BAHIA DO GOVERNADOR PETISTA ASSUMIU A 6 POSIÇÃO NO RANKING DA VIOLENCIA E A SUA CAPITAL, SALVADOR, É A TERCEIRA MAIS VIOLENTA DO BRASIL!!!!!!
    LEMBRANDO QUE PROPORCIONALMENTE A NOSSA ITABUNA É A CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!
    SERRA FOI MINISTRO, GOVERNADOR, PREFEITO, SENADOR E DEPUTADO!!!!!
    JA DILMA SEMPRE TEVE CARGOS LIGADOS AO APADRINHAMENTO POLITICO!!!!
    SE COMPARARMOS O DESENVOLVIMENTO DE SÃO PAULO, MINAS GERAIS E DO PARANÁ(GOVERNADOS POR TUCANOS)COM A BAHIA, ACRE E SERGIPE(GOVERNADO POR PETISTAS) VEREMO O ABISMO DE GESTÃO QUE SEPARAM OS ESTADOS GERIDO PELO PSDB EM RELAÇÃO AO GERIDO PELOS PETISTAS!!!!
    DILMA E LULA PODEM FALAR QUE SÃO PELO NORDESTE POREM A PERGUNTA QUE DEVE SER FEITA É:
    VC QUE MORA NA BAHIA, SE SENTE SEGURO????????
    VC TEM SAÚDE DE QUALIDADE??????
    VC TEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE???????
    A RESPOSTA MEU QUERIDO JA RESUME BEM O QUE É MISTIFICAÇÃO DO QUE É REALIDADE!!!!!!!!!!!!

  4. QUANTO A COMPARAÇÃO EM RELAÇÃO A FHC SR WENSE, ME PERDOE MAS NÃO PASSA DE MISTIFICAÇÃO BARATA!!!!!!!!
    LULA AVANÇOU MUITO GRAÇAS AOS ALICERCES DE FHC!!!! VEJAMOS:
    1- COMO LULA CONTROLARIA A INFLAÇÃO E DARIA GANHO REAL AO SALARIO MINIMO SEM O PLANO REAL???????? LEMBRO-ME QUE ELE FOI CONTRA O REAL!!!!!
    2- COMO COGITARIA EXPLORAR O PRÉ-SAL SEM A ABERTURA DA PETROBRAS AO CAPITAL EXTERNO?????LEMBRO-ME QUE LULA ERA CONTRA, POREM HOJE JA LOTEOU PARA 108 EMPRESAS!!!!!
    3- COMO SUPERAR A CRISE SEM A POLITICA DE CAMBIO FLUTUANTE????
    APESAR DE TER SIDO CONTRA LULA DEIXOU HENRIQUE MEIRELES NO BANCO CENTRAL E CONTINUOU A POLITICA DE FHC!!!!!!
    4- O QUE É O BOLSA FAMILIA SE NÃO A UNIÃO DOS BENEFICIOS (BOLSA ALIMENTAÇÃO, BOLSA ESCOLA, VALE GÁS E ETC)???????? NA EPOCA LULA FEZ ATE UM VIDEO DIZENDO QUE ERA UMA FORMA DE COMPRAR O VOTO PELO ESTOMAGO!!!!!!!!!SO QUE HOJE….
    5- O QUE SERIA DA TELEFONIA SEM A PRIVATIZAÇÃO??????ANTES NINGUEM PODIA TER TELEFONE E HOJE QUALQUER UM TEM CELULAR E INTERNET!!!!!!!!MAS LULA FOI CONTRA E DEPOIS DISSE QUE FOI BOM!!!!!!!
    ENTÃO SR WENSE, O PT PODE ENGANAR MEIA DUZIA DE DESAVISADOS MAS A HISTORIA ESTARÁ SEMPRE AFAVOR DA VERDADE!!!!!!!
    QUANTO A APROVÇÃO DO GOVERNO LULA… COM ESSAS BASES ATÉ O GOVENO DO MASCARADO SERIA BEM AVALIADO!!!!!!!!!!

  5. pior é quem vota neste sujeito. Dá a impressão que os brasileiros- ou parte deles-esqueçeram o que sofreram no governo FHC. Hoje o brasileiro vive melhor, come melhor,compra casa, carro, moto, computador etc., e pareçe que estão insastifeito e querem voltar a sofrer. Fico profundamente triste, quando vejo um pobre deçidido a votar no Serra.Acho que no mínimo é burrice.

  6. Podem censurar!!!
    Piadas sobre a fala de Serra no twitter:
    Serra inaugura a Prostituição Eleitoral;
    Serra diz que eleitoras farão boquete eleitoral;
    Serra distribuirá camisinha ao invés de santinhos;
    Se algo der errado, Mônica Serra conhece um médico no Chile que pode ajudar;
    Sou Dilma e não abro mão, ma as eleitoras de Serra devem abrir as …;
    Serra acaba de criar o Bolsa Foda, mas para ter direito tem que conseguir 15 votos;
    Mudança de slogan, agora é: Com Serra o Brasil “phode” mais;
    Este cara virou motivo de pura piada no Brasil, quanto desrespeito.

  7. Analisando as palavras de Wense, me veio uma outra situação relativa a realidade politica dessa nossa Itabuna:
    Incrível como as pessoas daqui não conseguem “desconectar” o ingrediente “paixão” da eleição.
    Uma analíse fria das opções que nos são colocadas nesse segundo turno, onde um eleitor consiga apenas raciocinar sobre vantagens e desvantagens de um ou outro candidato, embasado na realidade e não por sentimentos, ou eventuais vinculações a politicos locais nos leva a constatação, mesmo observando a realidade da nossa cidade:
    -Nunca foi tão dificil se conseguir um pedreiro como hoje (A disparada da construção civil, nos deixa refêns dos chamados “pedreiros meia-colher”.
    -Faz tempo que nossa região não via inaugurar um empreemdimento novo agora, estão fazendo fila (Atacadão,Makro,Gasoduto,Cefet, e estão vindo po ai POrto Sul, Ferrovia, Ampliação do Shopping, e prédios e mais prédios)
    Na época de FHC, estavamos na bancarrota, ele veio aqui, Chpou umcacauzinho, fez promessas e ficamos chupando o dedo.
    Então, você chega para determinadas pessoas ditas esclarecidas e pergunta: porque você não vota na candidata desse governo que está fazendo essa região renascer? a resposta é absolutamente insensata e preconceituosa: ” AHHH sei não, não vou com a cara dela, ela foi isso, foi aquilo” Tentam buscar as justificativas mais esdruxúlas para justificar o “cabresto” a que estão submetidos e não percebem.
    Poxa vida, não dá para esquecer uim pouco na briga politica idiota que se cdesenrola hás décadas nessa cidade e pensar: “O PROJETO ATUAL É MELHOR PARA NÓS, NOSSO BOLSO,NOSSOS FILHOS!”.
    DEixem as brigas politicas paroquiais para 2012 e votem no que é concreto: “o governo Lula está indo muito bem, fazendo bem para região cacaueira, tem uma atenção especial pelo norte-nordeste (eramos tratados como cidadõs de segunda categoria por esses politicos da Avenida Paulista). Não importa que seu politico preferido local, está do outro lado, observem que eles nem estão fazendo muita força pelos seu candidato. No fundo eles sabem q

  8. desculpem os erros. batí o dedo sem querer na tecla enter antes de fazer as correções. É isso ai, temos de separar a realidade de Itabuna, da realidade nacional. Vamos eleger DILMA. Itabuna nós cuidaremos em 2012.

  9. Me espanta a preocupação do Brizolista Marcos Wense. Ele que tanto crítica a política PSDB/DEM, se diz tão preocupado com o futuro do Brasil nas mãos do Candidato José Serra que não se dar conta das acusações que faz. Ou melhor, das suposições baratas que escreve. Ele, assim como qualquer responsável na veículação de notícias pela mídia informatizada deveriam ter suas ‘suposições’ repudiadas.
    Assim como o candidato JS seria com outro qualquer, afinal, as tendências desses “midialistas baratos” sempre estará voltados para o discurso de apoio a partidos ou coligações ‘fajutas’.
    No decorrer de todo o 1º turno as acusações a JS foram feitas, apontadas, descobertas, no entanto, não tão bem intensificadas como no 2º turno,visto que tinham a Candidata do PT praticamente eleita. Trecho desse discurso barato, fala que 67% do eleitorado de SERRA apoio o Governo Lula, pois bem, por que será que não elegeram a candidata. Porque tanta desconfiança??? Será medo, receio ou incredulidade. Eu acredito que seja incompetência.
    Eu, no decorrer de todo processo eleitoral não vir nem nesse Blog nem alguns outros uma forma sensata e bonita de fazer política. Vi acusações, insultos, inverdades. Como pode, querer cobrir uma mentira com outras, afinal, não foi apenas uma.
    Aqueles que estar em cima do muro, indeciso… Não irei pedi voto pro meu candidato, acho isso o cúmulo. Mas, peço que vejam, analisem, repensem em quem irão votar. Aponte qualidades, defeitos, pense que viverá os próximos 4 anos numa democracia ou na insatisfação e certeza de ter feito a coisa errada.
    SERRA PRESIDENTE,45.

  10. Boa noite, como um orgão de comunicação vocs poderiam ser mais imparcial ou apenas um pouco voces não acham? Dizer só que a Dilma é isso e aquilo e o Serra é uma incerteza só prova o que vocês tem algum interesse para isso e não busca o interesse pela verdade.

  11. Gostaria de tecer alguns comentários, respeito todos que escreveram aqui, não respeito aqueles que atacam a honra dos outros sem argumentos. Vamos lá, estou recebendo em minha casa alguns amigos Paulistas, que ha muito tempo que não via, eles viajaram sabem porque, primeiro eles acham que a Dilma ganha, segundo eles, olhe não sou eu quem disse, pois não tenho este costume, eles diseram que quem conhece Serra são eles e por isso o Brasil não merece votar em uma pessoa que simplesmente odeia o Nordeste, e tem mais quando eles chegaram aqui tinha seis categorias de profissionais de São Paulo em greve, e é um dos Estados que pior paga aos ´professores, como somos professores então… é só pensar…
    Um forte abraço a todos.
    Ia me esquecendo EU SOU 13 até a Vitória.

  12. caro Wense,bacharel em direito,muito me impressiona o posicionamento tão partidário e tão empolgado,parace que já nasceu com uma estrela na testa,mesmo sabendo que é do PDT.Flar que a Dilma apresentou programa e diretrizes é brincar com o povo.Fla em incerteza com o Serra,um politico já testado e aprovado,na verdade o que quer dizer o bacharel é que com a Dilma a certeza é que ela não sabe nada,não manda nada,não será nada do nada,será na verdade comandada pelo Lula51,Zé mensalão Dirceu, Collor,Renan robalheiro, e Sarney por isso a certeza dos roubos,dos desvios,do caixa 2,3, e 4,ISSO É CERTEZA NÃO WENSE.

  13. O “professor” falou, como sempre, um monte de lugares comuns que não se sustentam quando observados com atenção. Primeiro, o argumento que tenta desqualificar Dilma Rousseff como administradora nem um homem do povo, sem nenhum grau de instrução, engole.
    Só um tonto daria ouvidos a esse pífio argumento depois que Lula, que nunca ocupou cargo nenhum, tornou-se o melhor presidente que este país já viu.
    Dilma, ao contrário do presidente com o maior índice de aprovação “nunca antes visto neste país”, já ocupou vários cargos e em todos eles se saiu muito bem.
    Pra mim basta. não vou enumerar mais a falta de argumentos contido no comentário citado.
    Até domingo, nas ruas, onde iremos comemorar a vitória de DIlma Rousseff.

  14. como vcs fazem imprensa partidaria tão bem.tudo que o PT faz é bem feito ,ou se é corrupção o chefe não sabia.Quando é feito por outros partidos não presta,ou são corruptos.FORA CORRUPTOS EMENSALEIROS do PT.Acorda, BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Por que vocês não criticam a revista veja, que trás na capa Aécio espertalhão Neves? Felizmente, veremos a justiça vencer a inoperância e a arrogância neste domingo. Espero que Dilma se negue a responder as imbecilidades prolixas do Serra. Se ela partir para a fundamentação das promessas mirabolantes que ele tem feito, a casa acaba de cair na frente do Brasil… Mas há sempre os fanáticos grosseiros que irão dizer que o tucano sabe onde tem o bico.
    Dilma Presidente do Brasil, para que continuemos perseguindo a equidade e a inclusão social neste país que eles queriam deserdado.

  16. Engraçado estes fanáticos por Lula, eles só sitam números comparando o que é conveniente a eles, nunca falam do verdadeiro alicerce (REAL) que Lula encontrou e que possibilitou este “Brasil que está dando certo”, muito menos reconhecem quem criou o REAL. E pensar que eles foram contra.
    Já pensou se Lula, PT e seus aliados tivessem recebido o governo das mãos de Fernando Collor, com certeza não teriamos o REAL nem estas maravilhas que eles tanto arrotam grandeza dando só a eles o mérito.

  17. Por que vocês não criticam a revista veja, que traz na capa Aécio espertalhão Neves? Felizmente, veremos a justiça vencer a inoperância e a arrogância neste domingo. Espero que Dilma se negue a responder as imbecilidades prolixas do Serra. Se ela partir para a fundamentação das promessas mirabolantes que ele tem feito, a casa acaba de cair na frente do Brasil… Mas há sempre os fanáticos grosseiros que preferem se enganar para manter a capa.
    Dilma Presidente do Brasil, para que continuemos perseguindo a equidade e a inclusão social neste país que eles queriam deserdado.

  18. Só gostaria de fazer três perguntas ao nobre wense:
    1- Quem criou o Real?
    2- O governo Lula seria este sucesso sem o REAL?
    3- Lula teria realizado estes avanços se ele tivesse recebido o governo das mãos de Collor? (lembre-se que se isto tivesse acontecido não teriamos o REAL, pois Lula e vocês aliados dele foram contra)

  19. EXISTEM DOIS CANDIDATOS, A DILMA QUE DARÁ CONTINUIDADE E PODE ATÉ MELHORAR O QUE JÁ ESTÁ SENDO FEITO PELO GOVERNO LULA, E O SERRA QUE DIZ EM SUA PROPAGANDA QUE FARÁ O QUE LULA JÁ ESTÁ FAZENDO (SERÁ?). ENTRE O CERTO E O DUVIDOSO É MELHOR CONTINUAR COM O CERTO.
    -EXISTE UM PARADOXO NO COMENTÁRIO DO SERGIO OLIVEIRA, QUANDO ELE COLOCA EM DÚVIDA A CAPACIDADE DA DILMA GOVERNAR PELA FALTA DA EXPERIENCIA, (SENDO Q O MESMO DIZIAM DE LULA HÁ OITO ANOS ATRÁS), NO ENTANTO ELE FOI UM DOS QUE CONTRIBUI PARA BOTAR PREFEITURA DE ITABUNA UM INCOMPETENTE QUE NEM PRETENSÃO DE SER PREFEITO TINHA.

  20. Ao ser perguntado em quem votaria!, o meu trabalhador rural me disse: “hoje,tenho televisão, geladeira, fogão, microondas,. e tudo isso, consegui adquirir no governo lula , quem poderia imaginar que um simples trabalhador rural poderia ter sua casinha simples e arrumadinha! isso é poder de compra! , isso é a força de um governo do PT.”

  21. Ô Wense!
    Escreva alguma coisa que o povo não sabe!
    Tudo que você disse aí em cima, a gente já sabia!
    Os que discordam são os “trolls-patos” adeptos do “trololó” serrista. Inimigos do Brasile do Nordeste!

  22. Que eu saiba o Lula tinha muita experiência em se candidatar a presidente. Perdi as contas de quantas foram. Posso estar errado mas creio que nem mesmo já foi prefeito de alguma cidade.
    Então quem é Lula hoje? Melhor presidente da história, sendo aceito com grande record pelos brasileiros e assim até por quem nem deve ter votado nele.
    Agora o outro lado da moeda: FHC. Este também teve 2 gestões, a primeira ainda progrediu, a segunda desandou. Então cheio de diplomas disso e daquilo, doutorado, poliglota, mas chegou onde chegou o torneiro mecânico? Tirem suas próprias conclusões.
    Eu vou de Dilma e penso que pela firmeza dela, pela desenvoltura e pelo que vem surpreendendo eu vejo dois caminhos:
    1 – Fará um bom governo, quem sabe tão bom quanto o do Lula.
    Ou
    2 – Pode ser que não consiga produzir positivamente e assim o governo desande.
    Então diante da primeira eu digo que pelo modo durão e firme dela, é bem capaz de não querer largar a cadeira de presidente e assim podendo haver uma disputa mais tarde com o Lula.
    Diante da segunda opção então teremos o grande e querido presidente Lula voltando ao bom comando do país.
    O resto, Serra e Cia, continua no ostracismo.

  23. Dilma escolheu como assessora e depois a indicou para sucede-la na Casa Civil, resultado disto foi a escolha de Erenice, pessoa que fez negócios escusos na ante sala da presidência, Voce confiaria na Dilma a mulher que escolheria milhares de cargos para administrar o Brasil, se não foi capaz de escolher a sua assessora?

  24. É NO MINIMO HILÁRIO, ESSAS POSIÇÕES JOCOSAS, DISCRIMINATÓRIAS E DIRECIONAIS, PRÓPRIA DE PESSOAS QUE ESTÃO : A SERVIÇO DE UMA POSTULAÇÃO,OU ATÉ MESMO DEFENDENDO INTERESSES PRÓPRIOS, QUE PODEM SER ATÉ POR MOTIVOS PECUNIÁRIOS. TODAVIA PODE SER ATÉ FALTA DE INFORMAÇÃO, OU MOLDES DA POLITICA DE ANTIGAMENTE, QUE DIZIA: INIMIGO QUANDO NÃO TEM DEFEITO, SE INVENTA HUM, OU A MAXIMA NAZISTA DA MENTIRA REPETIDA TORNAR-SE VERDADE, AO PONTO EM QUE O PRÓRPIO MENTOR DA MENTIRA PENSA QUE POR ELE ACREDITAR NELA(A MENTIRA) TODOS OS OUTROS SERÃO TÃO TOLOS QUANTO O MESMO.
    VIVA A DEMOCRACIA, E A TOLERANCIA NÃO SÓ DO BLOGUEIRO, COMO QUEM O LÊ DIUTURNAMENTE ,QUE PERMITEM COISAS DESSA ESPECIE.

  25. Giba, parabéns pelo sue comentário. Voce disse que quando pergunta a eleitores aqui em Itabuna porque não vão votar em Dilma, obtem como resposta: Ah sei não, ela é inesperiente, não tem carisma, ela já foi isso, já foi aquilo… Aí me vem a mente a eleição passada para prefeito desta nossa cidade quando foi apresentada a Senhora Juçara Feitosa e as coisas que dizem hoje de Dilma,também falaram da Juçara, aí elegeram um candidato cheio de carisma no meo dos eleitores feito um menino extasiado ao fazer um gol e deu no que deu. Ocandidato cheio de carisma, fabricado pelo então prefeito FG, dono do maior ìndice de reprovação para um prefeito que já passou por estas terras, também pudera, pelo governo que fez não poderia se de outro geito.
    Temos um prefeito inoperante, incompetente,incapaz, totalmente abstrato(sabemos que xiste, mas não se ver),e agora estão fazend a mesma coisa em relação a Dilma, ela é a continuidade de um governo que deu certo, avaliado e aprovdo por 83% dos brasileiros, uma mulher que chefiou o mais importante dos ministérios, que comandou as obras do PAC e voces dizem não ter cometência? Carisma? talvés ela não tenha, mas competência ela já provou que possui, não é ese prefeitinho feito nas “cochas” que comandou a vida toda o DETRAN desta cidade e todo da tinha denùncia de corrupção e que foi eleito só porque tinha caisma, mas que em dois anos de governo ja se mostrou que não tem capacidade para administar a noassa cidade.
    Então é Dilma 13.

  26. Imprensa imparcial, será que temos??
    Por este site abre as portas para uma tendência politica apenas??
    Será que no governo FHC só houve coisas ruins? Se fosse ele não seria reeleito, não acham? A propósito sobre privatizações, quem era a Vale do Rio Doce enquento Estatal e agora privatizada? Seu desempenho não é melhor??

  27. Realmente fiquei muito triste pela falta de imparcilidade de um dos canais de comunicação mais influentes da região.
    É evidente a inclinação petista.
    Relembrando que só existe 02 tipos de petistas: o antigo militante (que não conhece o verdadeiro interesse financeiro da cupula), idealista, ingenuo, que sonha com um mundo de igualdade e justiça manipulado por sindicatos, diretorios estudantis e etc. E o outro o articulador,aproveitador, preguiçoso, puxa saco interessado numa teta pra mamar.
    E temos uma massa alienada, que na verdade não é patidaria, que apenas foi comprada por uma esmola eleitoreira, e que infelizmente vai garantir que a corja se matenha no poder durante varios anos, a ponto do Brasil virar uma Venezuela, Equador, Bolivia etc.
    Estes ultimos, não devem ter conhecimento da quantidade de escandalos, esquemas, falcatruas, que derrubaram quase todos os MINISTROS do cego e surdo Lula. Documentos, provas, videos, dolares na cueca, nepostismo, Sarney, Renan, Roberto Jerfesson ETC ETC ETC ETC ETC ETC ETC ETC
    CADE O PT DA ETICA?????? FALA SERIO CAMBADA.

  28. CONCORDO PLENAMENTE COM SÉRGIO OLIVEIRA QUANDO DIZ: “Eu respeito a opinião do Wense, mas discordo totalmente”…
    QUAM ASSISTIU O DEBATE ONTEM COM SERIEDADE PÔDE PERCEBER QUE A CANDIDATA DO PT NÃO SABE ARTICULAR AS FRASES…VCS QUEREM SER REPRESENTADOS POR UMA PESSOA ASSIM? O QUE SERÁ NO NOSSO PAÍS???????????????

  29. Eu quero ver é o que os locutores (perdedores) das emissoras de radio de Itabuna vão dizer na 2a. feira, dia 1o. Sim: e nos 4 anos seguidos. Coitados! Podem continuar no seu “baixo nível”!

  30. Marco Wense, fala como brizolista,escreve como Brizola.Suas articulações políticas não acertou uma no primeiro turno, vai amargar a derrota der Dilma.Serra é mais preparado para governar o Brasil.Se Dilma fosse eleita, quem vai Governar?Dilma,Lula,ou a quadrilha do Planalto, Zé Dirceu, Palloci, Genoino, etc..Dilma esconde atrás de Lula.Temos que eleger um presidente que tenha competência de governar, de comandar este imenso país chamado Brasil.Nada de amadorismo em política, política e para quem tem experiência, e Serra tem.Qual mesmo foi a experiência de Dilma, nem sua substituta na Casa Civil ela soube escolher, tendo a seu lado Erenice escandalo pipocando por todos os lados.Acorda Marco Wense, ainda é tempo de mudança.Serra 45.
    Kalif Rabelo

  31. Pra falar a verdade, eu nunca vi na história um presidente igual ao nosso, ficar na frente de uma campanha, querendo que a sua candidata ganhe uma eleição, discutindo com todo mundo, acusando o tucano de ter falsificado aqueles objetos que jogaram nele, depois ele teve a resposta dos peritos, ai vai uma pergunta ” Será que ele esta com medo de os podres serão descoberto que estão por trás do governo?como posso dizer que o brasil nao deve mais nada ao fmi? evido ao constante aumento das reservas ocasionado pelos sucessivos saldos positivos na balança comercial em dez.2008 essas reservas atingiram US$122 bi.O saldo da dívida externa atingiu US$198 bi(das empresas)que somados aos US$65 bi (do governo) soma US$263bi.O que o governo insiste em comemorar é que as reservas internacionais conseguem pagar o saldo de sua divida externa de US$65bi e ainda ¨sobra¨algum para ser credor do FMI.O que o governo não divulga é que ao comprar dólares ele está vendendo títulos publicos em reais pagando mais de 12% aa de juros e tudo aplicado em títulos do tesouro americano que rendem 4,5%aa.Troca então a dívida externa pela dívida interna com custo muito alto.Passamos a ser então um outro grande financiador do deficit americano,hoje liderado pela China com mais de US$1 tri.Por esse motivo nosso querido Obama disse ao Lula e ao mundo financeiro ¨esse é o cara¨.Poderíamos analisar a qualidade economica das nossas reservas, mas isso é outro assunto.Deus te abençoe e bons negócios.

  32. denelisio nobre,miralva e cia.. tem que defender o pão de cada dia.defendem uma sociedade igual,mas querem estar no poder,com seus carros do ano,boas casas.vcs tem que apoiar o PT sempre,se não a boquinha acaba!!!!!!!!!!

  33. Sabe de uma coisa, Marcos Wense já está contratado pelo pt! É! Todos são sabedores que Wense sempre acompanhou e trabalhou para GS e o pt de Itabuna. O que me chama a atenção no momento é ele usar esse blog para pedir votos para a sua candidata. Há algum tempo atrás (1 ano), ele vinha escrevendo alguns artigos com uma certa imparcialidade. Agora, com o texto acima, o que se vê de um partidarista como Wense é imperdoável. Vai ser pelego e zé boquinha assim lá no pt, vai!!!!

  34. Engraçado, o articulista fala tão raivosamente do Serra (que já foi testado e aprovado) e passa a mão na cabeça de uma das pessoas que fizeram parte do governo mais corrupto da históri do Brasil. “Nunca antes nesse país” se ouvira falar em aloprados, mensaleiros, corrupção na Casa Civil, etc. etc.. O marcos Wense ´w PT desde criancinha. Deveria respeitar um pouco mais as diversas tend~encias políticas que se utilizam do Pimenta na Muqueca para tomar conhecimento dos fatos como eles são na realidade, sem paixões e sem tendências claras e objetivas.
    O site deveria colocar ao lado, um atalho para a coluna do articulista para acessá-lo só quem professa a sua mesma fé política de petista que de uma hora pra outra passou a acreditar em Deus.
    Uma vergonha para a imprensa e leitores.

  35. E lamentavel que alguem que eu acredito tenha um pouco de cultura e formacao, defenda uma candidata sem nenhum preparo para o cargo.Seguir e continuar o governo atual, e manter a corrupcao, Lula nao sabe de nada, manter as mentiras de pagamento da divida externa(cresceu no atual governo algo entorno de 05 vezes)manter uma pessima politica externa,serve de piada em qualquer parte do mundo a presenca de lula em quaisquer discursao internacional, agora ele se acha acima de Deus e quer ser secretario geral da Onu, o maximo que consiguira e ser secretario do luxuoso condominio do flho prodigo Lulinha , o genio da economia mundial, em 08 anos saiu de funcionario do Zoologico de Sao Paulo para grandde empresario, socio de Daniel Dantas.

  36. Esquizofrênicos serristas vocês perderam em argumentos e perderam as eleições. Espero que vão todos para a Ilha Paulicéia! Ou se quiserem, para a Faixa de Gaza!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *